Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Com iMAO ou sem iMAO, eis a questão

Wezy

Esporo
Cadastrado
18/09/2019
7
2
27
Saudações!

Comecei minhas primeiras experiências psicodélicas neste presente ano, final da segunda década do segundo milênio da era comum. Confesso que fui atraído para o mundo mágico através da música, eu como o mero tocador de guitarra que sou, quis viajar para o universo onde as lendas viajaram. Eis que o buraco é mais fundo que o imaginado!


Resumido resumo das experiências:

A primeira vez foi com 3g de P. Cubensis secos, no geral, mal deu para entender quais são os efeitos de fato. Me lembro de me sentir como uma criança novamente, mas nada de visões ou profundo aprendizado. Considero que foi bem fraquinha perto do que eu pensava que seria.

Segunda experiência, 5g secos. Nessa, pude perceber distorções visuais olhando para algum ponto fixo, mas acabei me frustrando pois por volta de uma hora depois de bater, parecia que o efeito simplesmente havia se dissipado, por conta disso acabei trazendo a maria joana para participar também e com isso obtive uma sensação incrível, talvez não tão psicodélica e ainda um tanto longe das portas da percepção, porém rendeu muitas reflexões.

Terceira vez foram 7g secos. Fiz jejum de umas seis horas, mas em uns 20 min depois da ingestão comecei a passar mal com fraqueza e enjoo, acabei não aguentando, logo corri e preparei algo para comer. No geral a intensidade foi semelhante com a de 5g mas a trip foi diferente.


Um futuro planejado:

Tenho em mãos 13g de P. Cubensis secos para a próxima experiência e estou me programando já fazem umas duas semanas, venho pesquissando bastante até me deparar com o iMAO. Como resultado acabei comprando 5g de extrato de Peganum Harmala e por isso estou aqui, pedindo o conselho de vossos senhores(as) mais sábios(as) e experiênciados(as):
Minha ideia com o iMAO seria ingerir 6g de cogumelos junto com 1 ou 2g de peganum, mas temo ficar mal do estômago e acabar não valendo a pena.
A segunda opção seria mandar goela abaixo 13g de cubensis puros.

Peço perdão de antemão se este tópico não estiver dentro dos conformes e ao mesmo tempo agradeço aqueles que puderem partilhar um pouco de sabedoria!
 
Minhas sugestões são:
  1. Comer frescos, com alguma leitura aqui no fórum percebi que grande parte dos novatos não armazenam eficientemente (meus primeiros cogumelos também perdi todo ativo)
  2. Esperar pelo menos 15 dias da ultima viagem, mas quanto mais tempo melhor.
  3. Estudar sobre os efeitos e psicodelia com o cubensis.
  4. Você viaja mais introspectivamente caso tenha um objetivo e se prepare anteriormente. Apenas comer e esperar por um portal da sabedoria infinita não existe.
  5. Não recomendo cubensis se o foco for alucinações, mas se for, diria que pelo menos 1 mês entre as trips, de preferencia 3. Pelo menos pra mim é assim..
  6. Lemon TEK

Eu não comeria 13g de cubensis e isso estou assumindo que seja do seu próprio cultivo.
A flutuação dos níveis de psilocibina em cada flush é muito diferente, pode ser que um seja fraco e o outro super forte.
Uma dose dessas sem a devida experiencia pode ser bem complicado e só vai saber no pico.

iMAO é evitado até como medicação, não usaria para fins recreativos visto que os efeitos colaterais são péssimos.
Principalmente se já ficou enjoado com 7g.
Mas tem alguns posts aqui sobre isso e vários já usaram sem problema, só que mais comumente sentem a necessidade de iMAO apenas para "burlar" a tolerância ou depois de muitos anos do uso.
Outros enteogenos dependem dela, mas não é o assunto do fórum.

Sinto que o cogumelo tem a peculiaridade dos efeitos virem em ondas, eles batem com força, dissipam e voltam, esse ciclo por algumas horas.

Para sentir os efeitos o melhor é em um ambiente mais escuro e permitindo os pensamentos fluírem.

Contando como se tivesse apenas 3 experiencias, então ainda está iniciando e é importante entender quais os efeitos reais do cogumelo em você.
Não recomendaria pular a evolução de doses.
Sugiro comer 30g frescos de cultivo próprio como começo.
 
Agradeço os conselhos!

Então, o cultivo é de um camarada meu e é bem modesto, daí não é sempre que surge a oportunidade de pegar uns cogus. Ele sempre desidrata, nunca acompanhei o processo todo, só sei que uma das partes do processo envolve uma silica laranja, no final fica seco a ponto de esfarelar. O interessante é que com os cogus da mesma colheita bateu bem mais forte nele do que em mim.

Na primeira vez tentei comer fresco, mas me deparei com um sabor muito tenebroso para o meu gosto, nem o chá desceu.
Talvez o problema seja pelo fato de nunca ter encarado de barriga vazia, para mim é bem difícil ficar de jejum...

Gratidão!
 
Não precisa ficar de jejum o dia todo. De qualquer jeito, não se deve comer pelo menos duas horas antes.
Recomendo no geral pra vida, comer saudável, mas, pra experiência é importante de fato comer bem. Não se deve meter um carre ou bife ou muita carne de qualquer jeito imagina então no dia da experiência. Fique uma semana comendo saudável (caso ja tenha uma alimentação mais ou menos) e fazendo exercício. Se você tem hábitos muito ruins, como comer miojo todo dia, ou comer basicamente só carne e muito refri, então recomendo ficar um tempo comendo bem e desintoxicando o corpo antes de tomar os cubes de qualquer jeito, ainda mais com iMAO.
Comer bem e fazer exercícios físicos ajuda muito a fazer com que o corpo regule bem, assim o estomago fica bem regulado e tem mais capacidade tbm de aguentar ingerir cogumelos frescos (que culinariamente não devem de jeito nenhum ser ingeridos frescos). No geral o corpo fica mais resistente e o espirito mais animado, torna a trip mais agradável estar em dia com o corpo. Não há nada melhor pra vida do que estar saudável, pra trip tbm.
Estou comentando isso pq vc disse que é difícil ficar de jejum. Eu quando não me alimentava direito e nem fazia exercício e ficava sentado o dia todo (vida de estudante) não aguentava ficar de jejum, ficava fraco, e tinha enjoo, e dor no estomago e ficava doente direto. Isso, no meu caso, era tudo sinal de que meu corpo tava ruim. agr como melhor e aguento ficar horas de jejum e ainda fazer coisas sem passar mal. Fazer exercício direto faz a alma ficar mais leve, diminuiu minha ansiedade com relação aos cogumelos. Agr fico doente com menos frequência e senti uma melhora geral.
Pra trip recomendo ficar um tempo cuidando do corpo, depois no dia, comer só comida leve como frutas (tem um milhão de receitas). Antes da Trip caso tiver c muita fome você pode meter uma fruta tb. E no geral, mantenha-se hidratado. É importante beber água antes, durante (se conseguir) e depois. É importante tbm ter dormido bem, não é uma boa ideia dormir pouco e tomar cogs quando o cérebro ja esta saturado.
Um monte d gente mistura a joana com os cogs, muitos até recomendam, mas eu sugiro dar um tempo alguns dias antes da trip tb pra limpar o receptores e deixar o corpo normalizar as atividades. Se puder, regule o sono na semana da trip tbm, não durma menos que 7 horas por noite e durma e acorde mais ou menos no mesmo horário.
Sobre o iMAO, recomendo deixar de lado isso e fazer mais experimentos. Se quiser usar o iMAO de qualquer jeito, faça que nem o @Texugo recomendou e use o Lemon TEK.
Enfim, são algumas dicas de set que podem ser úteis e que na maioria dos casos acabam negligenciadas e subestimadas.
 
Se você está afim dos cogumelos, é bem fácil cultivar em pequena quantidade.
Com um copo PFTek de 300ml e um terrário de garrafa pet 2l você consegue ter uma experiencia plena.
Isso a um custo minimo, diria que o que, uns 10 reais se conseguir comprar vermiculita e argila avulso.

Você pode bater os cogumelos com suco no liquidificador, comer com mel/chocolate ou qualquer coisa doce.
A questão de comer frescos é apenas para garantia da psilocina/bina.

O que influencia no armazenamento é a luminosidade, ar, temperatura e se secaram rápido ou devagar.
Por isso na nossa secagem amadora não é muito garantido.

Uma vez consumi logo depois de comer pizza, levou umas 3 horas para o pico e eu não estava mais esperando por ela.

Como o @Kvasir falou, é bom cuidar da alimentação, nunca cuidei disso na minha vida.
Depois dos cogumelos até diminui drasticamente o consumo de carnes e melhorou muito tanto meu dia a dia quanto as experiencias.

------------

Respondendo ao titulo do tópico, que acabei fugindo um pouco:

Como comprou e acredito que a decisão seja individual e opte pela iMAO recomendaria de 2-4g de cubensis o que ainda te sobraria uma boa quantidade pra outra viagem.
Se ainda não atingir os efeitos, pode tomar gradualmente mais um pouco, o que ameniza o impacto.
Recomendo também escolher bem o local e a companhia.
Jejum de 6 horas é suficiente, caso ache muito difícil consuma frutas e água.
Garanta sua saúde.
 
Última edição:
Boa tarde colegas...
Sempre que se ascende a luz de IMAO no foro eu topo conversa...
Debo dizer que Peganum Harnala nas minhas experiencias com cogumelos e sempre bemvinda (tal vez porque tenha muito tempo experimentando e posso afirmar que para mim tempera bem )

Nao recomendo inicar com extratos...ja que se nao foi vc mesmo que fez arriscaria na dossagem desnecesariamente.

Consegue sementes mesmo... tritura. coloca uma medida de suco de limao e deixa ferver bem no minimo mesmo por meia hora...

Tem restriccao de algums alimentos por precaucao... algumas pessoas sao mais sensivels aos efeitos entao melhor prevenir novamente..

Procura por essas restricoes .. informese... seja consciente e prudente...

Experimenta mais seja listo..
Aprenda da exoeriencia
Catalogue e calcule para a proxima...

Grande Abç
 
Se você tem hábitos muito ruins, como comer miojo todo dia, ou comer basicamente só carne e muito refri, então recomendo ficar um tempo comendo bem e desintoxicando o corpo antes de tomar os cubes de qualquer jeito, ainda mais com iMAO.
Comer bem e fazer exercícios físicos ajuda muito a fazer com que o corpo regule bem, assim o estomago fica bem regulado e tem mais capacidade tbm de aguentar ingerir cogumelos frescos (que culinariamente não devem de jeito nenhum ser ingeridos frescos). No geral o corpo fica mais resistente e o espirito mais animado, torna a trip mais agradável estar em dia com o corpo. Não há nada melhor pra vida do que estar saudável, pra trip tbm.
Estou comentando isso pq vc disse que é difícil ficar de jejum. Eu quando não me alimentava direito e nem fazia exercício e ficava sentado o dia todo (vida de estudante) não aguentava ficar de jejum, ficava fraco, e tinha enjoo, e dor no estomago e ficava doente direto. Isso, no meu caso, era tudo sinal de que meu corpo tava ruim. agr como melhor e aguento ficar horas de jejum e ainda fazer coisas sem passar mal. Fazer exercício direto faz a alma ficar mais leve, diminuiu minha ansiedade com relação aos cogumelos. Agr fico doente com menos frequência e senti uma melhora geral.
Salve Kvasir! Agradeço os conselhos!

Posso não ser geração saúde, mas acredito que no geral a minha alimentação está um pouco distante de ser ruim, também um pouco distante de ser excelente, até que dei uma melhorada nessa semana como preparação para uma trip mais intensa. Sobre o jejum, acho que especifiquei mal hehe, jejum de umas 4 até umas 5 horas talvez, dá para encarar, mas quando passa disso fica difícil, não sei o que acontece, talvez falta de costume de ficar esse tempo sem comer e na real este detalhe eu ainda não havia pesquisado a fundo, é tanto que eu não fazia ideia de que umas 2hrs já dá.
Faria mais exercícios se tivesse mais tempo, meu trabalho consome quase todo meu tempo durante a semana, mas aos sábados pratico umas 2hrs de esporte, sei que não é grande coisa, mas certamente é melhor que nada.

Pra trip recomendo ficar um tempo cuidando do corpo, depois no dia, comer só comida leve como frutas (tem um milhão de receitas). Antes da Trip caso tiver c muita fome você pode meter uma fruta tb. E no geral, mantenha-se hidratado. É importante beber água antes, durante (se conseguir) e depois. É importante tbm ter dormido bem, não é uma boa ideia dormir pouco e tomar cogs quando o cérebro ja esta saturado.
Um monte d gente mistura a joana com os cogs, muitos até recomendam, mas eu sugiro dar um tempo alguns dias antes da trip tb pra limpar o receptores e deixar o corpo normalizar as atividades. Se puder, regule o sono na semana da trip tbm, não durma menos que 7 horas por noite e durma e acorde mais ou menos no mesmo horário.
Sobre o iMAO, recomendo deixar de lado isso e fazer mais experimentos. Se quiser usar o iMAO de qualquer jeito, faça que nem o @Texugo recomendou e use o Lemon TEK.
Enfim, são algumas dicas de set que podem ser úteis e que na maioria dos casos acabam negligenciadas e subestimadas.
Legal essa dica, seguirei bem nesse caminho aí, água e frutas durante o dia. A joana é uma companheira de longa data, tenho altíssima sensibilidade aos efeitos dela diga-se de passagem, já faz um bom tempo que parei o uso diário, deixando-o sempre para os finais de semana, acho que essa parte não será problema hehe. Sobre o iMAO, de fato um dos motivos para eu criar cadastro no forum (nunca consigo participar de fórums por muito tempo, geralmente nem me cadastro) e abrir este tópico é justamente o receio de tomar uma substância potencialmente perigosa, de fato ainda não tenho experiência o suficiente com os Psilocybes a ponto de partir para esse tipo de mistura, mas ainda anseio por uma experiência forte, por isso pensei que talvez valesse a pena, ainda mais pelo fato de que iria me poupar cogumelos para uma outra trip.
Estou dando uma estudada no Lemon TEK, o que me preocupa neste método é a redução do tempo da trip, mas pode ser que valha a pena tentar.

Se você está afim dos cogumelos, é bem fácil cultivar em pequena quantidade.
Com um copo PFTek de 300ml e um terrário de garrafa pet 2l você consegue ter uma experiencia plena.
Isso a um custo minimo, diria que o que, uns 10 reais se conseguir comprar vermiculita e argila avulso.
Show! Certamente tentarei um cultivo desses, mesmo que falhe, pelo custo já vale o aprendizado!

Boa tarde colegas...
Sempre que se ascende a luz de IMAO no foro eu topo conversa...
Debo dizer que Peganum Harnala nas minhas experiencias com cogumelos e sempre bemvinda (tal vez porque tenha muito tempo experimentando e posso afirmar que para mim tempera bem )

Fala Gteach!
Cara, você alguma vez já passou mal com a Peganum Harmala?


Valeu galera, ficou bacana este tópico, bastante informação útil!
 
Última edição:
Eu nunca passei mal... tudo o contrario

Mais tenho conhecimento por ter visto pessoalmente de pessoas que tinhan muita experiencia com cogumeloa e a Peganum nao foi boa...

Nao debes sentir medo de ela..
Debes sentir respeto...
Faz como te falei..
Comença em dosis minimas...
Se nao e para vc vc vai perceber rapidamente..

Abç
 
extrato de Peganum Harmala
:!: Perigo, Will Robinson! 🤖
Você não sabe o que tem aí. As sementes já são fortes por si sós, um extrato pode sair mais forte que a encomenda...

E se você está ingerindo 5, 7 g de cogus secos e nada... Ou seus cogus estão ruins, ou tem algo a mais aí. Faz ou fez uso de alguma outra coisa além da cannabis ocasional, por exemplo, algum remédio?


Se for mesmo usar peganum, comece usando uma dose baixa, de apenas arruda, sem os cogus. Para "testar" o tal extrato.
Se você já passa mal só de ficar de jejum, ou só com cubensis, tem chances de passar bem mal com IMAO.
Via de regra, o principal risco é a elevação da pressão arterial, principalmente se você ingerir certos tipos de alimentos enquanto ainda sob efeito da arruda.
Aqui tem alguns tópicos sobre :apontar: tiramina :apontar: Resultados da Pesquisa para Consulta: psilohuasca

No mais, psilocibina por si só não é perigoso, mas IMAO é.

quis viajar para o universo onde as lendas viajaram.
E o que os seus ídolos da guitarra usaram, não foi cogumelos, e sim drogas pesadas... A menos que você seja fã do Donovan. 🍌
 
:!: Perigo, Will Robinson! 🤖
Você não sabe o que tem aí. As sementes já são fortes por si sós, um extrato pode sair mais forte que a encomenda...

E se você está ingerindo 5, 7 g de cogus secos e nada... Ou seus cogus estão ruins, ou tem algo a mais aí. Faz ou fez uso de alguma outra coisa além da cannabis ocasional, por exemplo, algum remédio?


Se for mesmo usar peganum, comece usando uma dose baixa, de apenas arruda, sem os cogus. Para "testar" o tal extrato.
Se você já passa mal só de ficar de jejum, ou só com cubensis, tem chances de passar bem mal com IMAO.
Via de regra, o principal risco é a elevação da pressão arterial, principalmente se você ingerir certos tipos de alimentos enquanto ainda sob efeito da arruda.
Aqui tem alguns tópicos sobre :apontar: tiramina :apontar: Resultados da Pesquisa para Consulta: psilohuasca

No mais, psilocibina por si só não é perigoso, mas IMAO é.

Fala Salaam! Agradeço as dicas!

Acho que a questão da potência dos cogumelos pode ser como @Texugo disse, cultivo amador e desidratação caseira podem ter degradado o princípio ativo, mas o meu amigo que cultivou-os teve experiências mais fortes da mesma colheita, também não uso remédio ou outra substância, vai saber....

E o que os seus ídolos da guitarra usaram, não foi cogumelos, e sim drogas pesadas... A menos que você seja fã do Donovan. 🍌

Saberia me dizer onde posso adiquirir quantidades cavalares de heroína? Hehe, brincadeiras a parte, acho que ídolo é uma palavra meio forte, na música conseguimos extrair influência de diferentes instrumentistas e até mesmo vocalistas, de qualquer maneira, essa frase foi só para fazer alusão ao cenário da música psicoldélica dos anos 60/70, do qual renderam muitas obras que admiro. Dessa época saíram diversas grandes pérolas, como Beatles, Jimi Hendrix, Pink Floyd (Syd Barrett), Led Zeppelin e muitas outras. Apesar que certamente o que predominava era o LSD, entre outras drogas mais pesadas é claro!
 
Última edição:
é tanto que eu não fazia ideia de que umas 2hrs já dá.

2 horas é o minimo diria eu, mas isso depende na real do seu organismo.
Talvez iniciar um cultivo ou sair para caçar seja a melhor forma de conseguir o que você busca.
Nada melhor que sair no pasto e encontrar eles em seu habitat. Aprende-se muito sobre cogumelos procurando por eles.

Apesar que certamente o que predominava era o LSD, entre outras drogas mais pesadas é claro!
Eu li que o Eddie Vedder usava lsd e cogumelos, mas que não usava essas drogas viciantes como cocaína e heroína.
Não é conhecido como guitarrista, mas conta!
 
A pessoa comer 7g d cogumelo desidratado e não sentir nada, e ir comer 1 hora depois é impossível. Verifica ai A genética do teu cogumelo, porque eu nunca vi isso na minha vida... aliás eu tenho certeza, isso não existe.
Acho melhor você procurar comer algum cogumelo que você tenha certeza que é mágico, do que tentar tomar imao. Imao é pra se tomar com outras plantas que tem dmt, não com psilicibina que já é oralmente ativa e muito potente. Você está fazendo algo errado Aí mas nao teve problema por enquanto, cuidado pra não errar mais ainda e aí sim entrar numa situação problemática .
 
Eu li que o Eddie Vedder usava lsd e cogumelos, mas que não usava essas drogas viciantes como cocaína e heroína.
Não é conhecido como guitarrista, mas conta!

Tem razão cara, curto bastante um Pearl Jam também!

A pessoa comer 7g d cogumelo desidratado e não sentir nada, e ir comer 1 hora depois é impossível. Verifica ai A genética do teu cogumelo, porque eu nunca vi isso na minha vida... aliás eu tenho certeza, isso não existe.
Acho melhor você procurar comer algum cogumelo que você tenha certeza que é mágico, do que tentar tomar imao. Imao é pra se tomar com outras plantas que tem dmt, não com psilicibina que já é oralmente ativa e muito potente. Você está fazendo algo errado Aí mas nao teve problema por enquanto, cuidado pra não errar mais ainda e aí sim entrar numa situação problemática .
Meu velho, acho que resumi tanto as experiências que deu a entender que não senti nada, não foi bem assim hahaha. Logo na primera vez com 3g já bateu o efeito mas foi bem mais fraco do que eu imaginava pela dose e também eu não estava entendendo direito qual era a viagem, de qualquer forma, essas experiências ocorreram entre janeiro e fevereiro deste ano, então mesmo que eu quisesse detalhar tudo, sinceramente, não conseguiria. De certa forma, pelo que a galera andou analizando, o mais provável é que os cogus perderam muito do potência mesmo...

Hoje na madruga será a próxima trip, estou praticamente descartando a posssibilidade de usar o iMAO, visto que dei uma escapada ontem e cai na bebedeira, apesar de estar mantendo a dieta sem tiramina, acho que não dá para arriscar pois tomei bastante cerveja ontem, que por sinal é rica em tiramina. No mais, eu já estava mais interessado no Lemon TEK mesmo, minha ideia é fazer 2g do Lemon e comer 3g dos cogus.

Valeu galera!
 
Cogu.jpg
LemonTEK.jpg
Galera, agradeço a todos que me orientaram, eu não poderia ter feito uma decisão melhor que essa.
Separei 5g e dividi em duas porções sem critério, apenas no olho mesmo, a maior para o Lemon TEK e a menor para mascar.
Jejum de 7:30 hrs.
Não sei descrever o que aconteceu, foram muitas coisas, ainda não consegui processar toda a viagem, foi muito intensa.
 
Esses foram do mesmo "lote" que os que você tinha consumido anteriormente?
 
Tudo que tenho a responder sobre uso de cogumelo com iMAO é:

No mais, psilocibina por si só não é perigoso, mas IMAO é.

Usando as palavras de @Salaam`aleik, não recomendo a ninguém nunca usar iMAO com cogumelos.

Na verdade, não recomendo nunca a usar iMAO com nada. Inclusive Ayahuasca, se o DMT precisa de iMAO, então não é pra ser usado na forma oral. Por mim, acabavam com o chá dos daimistas e substituía por cogumelo.

Sou um purista enteogênico: enteógenos devem ser usados puros ou cruzados entre si, sem iMAOs.
 
Tudo que tenho a responder sobre uso de cogumelo com iMAO é:



Usando as palavras de @Salaam`aleik, não recomendo a ninguém nunca usar iMAO com cogumelos.

Na verdade, não recomendo nunca a usar iMAO com nada. Inclusive Ayahuasca, se o DMT precisa de iMAO, então não é pra ser usado na forma oral. Por mim, acabavam com o chá dos daimistas e substituía por cogumelo.

Sou um purista enteogênico: enteógenos devem ser usados puros ou cruzados entre si, sem iMAOs.


Tu é um chato de galochas isso sim !!! Rs
 
Não sei quanto a vcs, mas se eu usar 1kg do branco puro no modo grotesco de se dizer em mim quase nem influência, agora se eu pega um fisquefarelinho daquela erva maldita e por na boca parece que eu to entrando dentro de um caixão e me joga td pra baixo, perco a noção de td e me pareço um lixo senão um morto vivo, uma lesma.

Resumindo cada pessoa tem um organismo, como eu não tenho mais neurônios pra consumir parece que ela começa a consumir o vazio que me torna inteligente e me transforma em sei la o que.

Eu acho que o melhor é se equilibrar em td que se curta, antigamente eu bebia 1 litro de cachaça e só vomitava no outro dia, hj algumas garrafas de cerveja já me corróem e não me dão a onda que eu antes tinha se eu não misturar.

A química do nosso organismo é uma verdadeira merda e é que nem qualquer máquina, sempre se deve estar em constante reparo, senão uma hora ela pifa, assim como qualquer função motora, até mesmo para se sentir quais quer efeito sobre determinada substância.
 
Pessoal, por favor vamos manter o foco em cogumelos e na associação cogumelos / iMAOs.
 
Back
Top