Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Columbian Rust Spore

Diário de cultivo completo.
Fiquei meio fascinado por essa strain, que o @Dr_Seuss cultivou. É realmente muito bonita.

Com o carimbo doado do cultivo, realizei 3 CL's com dextrose e água. No momento eu não tinha um medidor de mls adequado. Acabou saindo meio fora da medida recomendada, mas deu tudo certo.

Utilizei uma glovebox, indispensável para a realização de culturas líquidas.

Esterilizei-a previamente, e então fiz a inoculação dos vidros, já preparados na noite anterior.

_DSC2003.jpg _DSC2007.jpg _DSC2008.jpg

Até agora, somente uma CL se desenvolveu bem. Eu notei que os esporos incham, se juntam e então germinam:

IMG_2247.jpg IMG_2249.jpg IMG_2250.jpg

Eu estou incubando as culturas em meu novo terrário. (A temperatura está baixa por que ela cai quando a geladeira fica aberta por um bom tempo.)

É isso aí!

_DSC2167.jpg
 
Galera, minhas preocupações eram bobagem, o cultivo tá rolando muito bem, a colonização tá linda.

Coloquei um aquecedor de maior potência, agora a temperatura vai estabilizar novamente.

Os focos de micélio estão por todos os lados, mas as fotos que eu tirei não ficaram boas.

Isso aí! Agora to mais feliz, e menos preocupado.

Boa semana a todos! ;)
 
É isso ai Rain!! Certamente meu proximo nivel sera usar sacos para preparar spawn! Otima contribuiçao :)
Desejo.lhe toda a sorte :)
 
Galera, bad news, de novo.

O micélio tava lindo, mas o assassino verde tomou conta. Isso aconteceu por causa do primeiro problema com a queima do aquecedor, que acabou atrasando o micélio. Quando voltei a aquecer o terrário, o duende encontrou ambiente propício e tomou conta. Esses sacos deram problema.

Ponderações minhas:

  1. A técnica explicada nos fóruns gringos não funciona. Misturar água e grãos e mandar diretamente para a panela não acaba com os contaminantes.
  2. As panelas de pressão que nós utilizamos não esterilizam realmente o substrato. Acho que elas nem dão pressão direito (pelo menos a minha), porque 10 minutos depois do "cozimento", a pressão sumiu completamente. Vou ter que investir em uma autoclave (panela de pressão especializada para a esterilização) o mais cedo possível.
Ah, esse diário não está finalizado, e muito menos problemático. Semana que vem vou inocular uma nova leva de sacos que estou preparando, dessa vez, com uma técnica que estou testando (provavelmente o mesmo processo do milho.)

Fim de semana triste, por ter que fazer tudo de novo.

Boa semana a todos.
 
Triste em ouvir tais noticias Rain mas vamo qui vamos e daqui a um mes tem ai uns saquinhos prontinhos prontinho :) .
Para ja no spawn estou utilizando grãos de centeio e ainda nao tive qualquer problema rain e ja vou em 5 ou 6 frascos de centeio.
Porque nao utiliza a tecnica falada ai no forum? 24 em agua , fervura de 30 min pra amulecer centeio e de seguida vai à PP ( no seu caso ja dentro dos sacos) ??
Boa sorte :)
 
Porque nao utiliza a tecnica falada ai no forum? 24 em agua , fervura de 30 min pra amulecer centeio e de seguida vai à PP ( no seu caso ja dentro dos sacos) ??
Boa sorte :)

Isso, vou trabalhar com essa técnica para os próximos sacos. Testando a técnica gringa não deu certo mesmo.

Ah, esse diário não está finalizado, e muito menos problemático.
Boa semana a todos.

Quem colocou o diário como problemático? :huh:
 
Bom galera, pra não deixar o diário rengueando, eu fiz 14 copos PF com os esporos do mesmo carimbo. Até agora, todos germinaram e estão colonizando muito bem, a temperatura constante de 28 graus realmente ajuda na velocidade e qualidade da colonização.

Captura de Tela 2013-09-28 às 14.54.01.png Captura de Tela 2013-09-28 às 14.54.14.png

* tem dois copos que eu estou fazendo com uns esporos antigos.

Agora é esperar colonizar para seguir para a próxima etapa, a de fazer o bulk com o micélio.
 
mesmo já com muita experiencia, dá para ver que ficar um tempo sem cultivar faz diferença!
muita humildade em começar em pftek novamente para pegar o jeito!
muitos copos!
quero ver um belo casing!!!!
 
Bom pessoal, prosseguindo com o diário então:

Ontem, sábado:

Realizei a montagem dos sacos de substrato. Dois copos de água, para quatro de centeio em cada saco. Me guiei pelo tutorial que eu publiquei aqui.

View attachment 52144 View attachment 52145 View attachment 52146 View attachment 52147

Selei com um selo duplo os sacos de substrato, utilizando uma seladora de impulso. Vocês podem notar que o selo é muito bom, não passa nem um pouco de água por ele.

View attachment 52149 View attachment 52150 View attachment 52151

Então mandei para a panela de pressão, dois sacos na primeira sessão e mais um saco na segunda (a panela é pequena.) Lembrei do suporte no fundo e no topo - importante! Os sacos expandem bastante na panela.

View attachment 52152 View attachment 52153 View attachment 52154 View attachment 52155

Deixei, após a esterilização, os grão descansarem até o dia seguinte (hoje) quando realizei a inoculação com as culturas líquidas e então coloquei no terrário, que no momento está funcionando como incubadora.

View attachment 52156 View attachment 52157 View attachment 52158

Tudo isso feito da querida casinha, que fica na beira do mato! :X3:
Rain, desculpe eu voltar com perguntas do inicio do cultivo mas por favor mano, onde vc comprou esses sacos próprios pra PP ? testei um aqui mas derreteu, e dizia ser Polipropileno tinha atpe o sinal de 5 com as setas... naoa guentou nem 15 minutos de PP .... vc sabe se esse q vc comprou, vende pela internet ? valeu
 
Última edição por um moderador:
Rain, desculpe eu voltar com perguntas do inicio do cultivo mas por favor mano, onde vc comprou esses sacos próprios pra PP ? testei um aqui mas derreteu, e dizia ser Polipropileno tinha atpe o sinal de 5 com as setas... naoa guentou nem 15 minutos de PP .... vc sabe se esse q vc comprou, vende pela internet ? valeu

Opa man, eu importei eles, dê uma olhada nesse tópico:

https://teonanacatl.org/threads/tutorial-de-spawn-sacos-com-filtro.9030/

Eu importei esse produto em específico:

http://www.ebay.com/itm/20-x-SPAWN-...515?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c6ca4724b

Eu não sei se o método que eu descrevi nesse tutorial funciona não. Eu acho que esterilizar sacos selados é furada, o vapor não entra, não esterilizando os grãos, consequentemente.

Selar logo após a esterilização é um risco, mas creio que é melhor arriscar do que não esterilizar realmente.
 
Ae pessoal, esse cultivo foi muito difícil, realmente. Talvez por que eu tenha ficado um bom tempo sem cultivar por causa da universidade.

Com o micélio que eu consegui desenvolver até o final (Rust Spore parece ser uma strain um tanto complicada de trabalhar, o micélio é exigente, não cresce muito facilmente), fiz um balde bem simples. Não utilizei terrários por ter conseguido pouco micélio.

Dia 28/10 montei o balde com esterco pasteurizado utilizando o mesmo método descrito nesse meu cultivo anterior, de Cambodians.

Seguem algumas fotos:

_DSC2597.jpg _DSC2598.jpg _DSC2596.jpg

Estou esperando a pinagem, parece que vai ser boa!
 
É uma strain desafiadora. Ainda quero trabalhar com ela.
Torcendo bastante aqui.
 
Back
Top