Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Colheita Amanita Muscaria

Fkingpirate

Hifa
Cadastrado
12/11/2016
3
5
boas pessoal, hoje fiz uma colheita mas como primeira vez tenho duvidas , serao eles todos bons para comer? Alguns estavam já deitados no chão , dois deles estao muito moles a desfazerem-se...Qual o melhor metodo para os secar ? Agradeço a vossa ajuda Cumps
 

Anexos

  • IMG_0882.JPG
    IMG_0882.JPG
    311.3 KB · Visualizações: 45
  • IMG_0878.JPG
    IMG_0878.JPG
    376.4 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0879.JPG
    IMG_0879.JPG
    391.8 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0877.JPG
    IMG_0877.JPG
    501.5 KB · Visualizações: 39
serao eles todos bons para comer?


Use o mesmo critério que usa para o que ingere. Tem cheiro de podre ou estragado? Não aproveite.

Seque o mais rápido possível, com um túnel de vento e depois com um dessecante. Amanitas são muito maciços, então podem estragar facilmente nessa etapa.
 
Eu sequei eles no forno pois vi que era o metodo mais usado deixei cerca de 3 horas a 100C com a portinha aberta :) espero obter os resultados desejados

E vou agora tentar procurar mais posto fotos se encontrar, encontrei varios mas desconheço , deixo algumas fotos se tiver alguem que dê umas dicas
 

Anexos

  • IMG_0904.JPG
    IMG_0904.JPG
    492.7 KB · Visualizações: 31
  • IMG_0906.JPG
    IMG_0906.JPG
    368.5 KB · Visualizações: 29
  • IMG_0907.JPG
    IMG_0907.JPG
    298.3 KB · Visualizações: 27
  • IMG_0909.JPG
    IMG_0909.JPG
    513.8 KB · Visualizações: 25
  • IMG_0892.JPG
    IMG_0892.JPG
    342.8 KB · Visualizações: 23
  • IMG_0912.JPG
    IMG_0912.JPG
    401.1 KB · Visualizações: 23
Última edição por um moderador:
Eu sequei eles no forno


Boa sorte. Os relatos sobre secagem no forno que já apareceram por aqui não são muito animadores, mas vez por outra parece que alguém acerta o ponto.



deixo algumas fotos se tiver alguem que dê umas dicas


Não sei se o pessoal aqui do Brasil vai conseguir ajudar com estas espécies.

Mas o local do fórum para pedir ajuda com identificação é o Identificando seus cogumelos! Veja como preencher a ficha descrita na primeira mensagem do tópico, por favor.
 
Hoje correu melhor , espero que corra tudo pelo melhor :)
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    234.2 KB · Visualizações: 26
  • image.jpg
    image.jpg
    292.6 KB · Visualizações: 29
Oi @Fkingpirate, não querendo te desanimar mas você está colhendo amanitas "fora do prazo", o ´período da mágica é no inverno, preferencialmente em junho e julho são os melhores meses. A dica é Festa de São João, nesse período é o pico de força.

Quanto a secagem. Há vários métodos.

Há o autor Donald E. Teeter, com o livro chamado "The Sacred Secret", que afirma que a temperatura de 68ºC é a que melhor funciona para os seus 'objetivos', rs. Esse autor já pesquisa as amanitas a mais de 30 anos.

Há também os autores Hawk e Venus com o livro "Soma Shamans", colocam que você deve ferver os cogumelos por 20 minutos, e o chá resultante é a melhor pedida (chá fresco, amanitas frescas).

Ainda, que na minha opinião é o melhor método, é usar o mesmo procedimento de secagem que é usado para os cubies.
Depois fazer uma poção mágica com eles e tomar o líquido, não usar a massa.

IMG_8879_800x533.jpg
 
não querendo te desanimar mas você está colhendo amanitas "fora do prazo"

Fiquei curioso. Quanto tempo um cogumelo amanita pode "viver" até apodrecer? :bigode:

Os cubensis são tão rápidos até sumirem no mesmo chão em que brotaram...
 
O que vocês querem dizer com "fora do prazo"?


A época típica de ocorrência de amanitas é no inverno. Nas regiões em que há um inverno típico, e com condições para ocorrência desses cogumelos, é claro.

O Brasil está no hemisfério sul, Exporo, assim como a maior parte dos usuários do fórum. E no hemisfério sul o inverno e as condições mais propícias o crescimento de Amanita muscaria, e outras espécies assemelhadas que crescem no mesmo habitat e clima, ocorrem por volta do meio do ano, entre maio e agosto. Quanto mais frio e úmido o lugar mais extensa a estação dos amanitas.

Entretanto em algumas regiões frias do Brasil, conforme o clima, os amanitas podem aparecer mesmo em meses como novembro, geralmente associados a alguma frente fria, ou sucessão de frentes frias. Esses exemplares "temporões" não são bons para serem aproveitados. Podem ter muito veneno e pouco princípio ativo, por exemplo. Assim como os amanitas piloto, que são os que surgem no início do inverno.


Mas no hemisfério norte o inverno é por volta do final do ano. Assim, a estação dos amanitas é em outros meses.
 
Sempre lindos e fascinantes os amanita :feliz:

Diz aí, a secagem funcionou? Como foi a trip?

"Seu perfume me inebria, minha barriga fica fria.":cantar:
 
Back
Top