Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Cogumelos pequenos

Igormoura777

Esporo
Cadastrado
15/03/2020
10
3
22
Olá pessoal ! Esse é meu primeiro post no fórum, e desde já agradeço a todos pela experiência que ganhei lendo os tópicos aqui, se não fosse por vocês. Esse é meu primeiro cultivo de cogumelos e arrisquei fazer um monotub, pelo fato de ter um rendimento maior. Mas sinto que não fiz uma distribuição do substrato condizente ao tamanho do meu terrario(Caixa organizadora 60L), e sinto que isso influenciou o tamanho dos meus cogumelos, pelo que li isso influência no tamanho.
Caso queiram mais detalhes para entender a possível causa do problema, darei mais informações
 

Anexos

  • 20200417_120901.jpg
    20200417_120901.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 63
  • 20200417_121311.jpg
    20200417_121311.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 62
  • 20200417_120909.jpg
    20200417_120909.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 57
Os experts vão responder, mas me parece que a oxigenação não tava boa, por causa do micélio estar assim exasperado.
 
Upvote 0
Qual spawn e substrato?
Proporção?
Substrato= Vermiculita 3L (aproximadamente 6kg)
Strain: Ecuador spawnado em grãos de pipoca
Pelo fato da caixa ser bem grande, creio que a espessura do substrato ficou muito pouco
Os experts vão responder, mas me parece que a oxigenação não tava boa, por causa do micélio estar assim exasperado.
Ele está assim desde a colonização. Não fiz trocas gasosas nesse processo, apenas deixei a caixa com uns 3 furos coberta com saco de lixo, para não entrar luz e não ter contato com ar de fora( medo de contaminação era 100%).
 
Última edição:
Upvote 0
Faltou a quantidade de spawn.

Pra ser sincero, tô achando esses cogumelos bem bonitos.
Antes um pequeno brincalhão hahahahah

Eles não estão finos, o que normalmente acontece com falta de troca gasosa.

É difícil dar um fator pra isso, mas pra entender, fica mais fácil se falar como foi o processo.
Quanto tempo incubando, se tinha camada de casing e ele cobriu ou nunca teve.

Mesmo assim, tá com um flush bom aí, talvez no próximo venham maiores.

Como é a iluminação?

As vezes, por ser o primeiro, não acerta o ponto de umidade e coisas assim.
Até genética pode ser...
 
Upvote 0
Quanto tempo incubando, se tinha camada de casing e ele cobriu ou nunca teve.
Ele ficou 10 dias colonizando, logo depois coloquei para frutificar.
Não coloquei camada de casing, pois não havia mais vermiculita, e como estamos em meio a pandemia aqui no RJ, não achei lugar para comprar. Meu medo é, será que ele aguenta outros flushs sem camada de vermiculita???🤔
Como é a iluminação?
Iluminei com uma lâmpada florescente (Temperatura 6500K) 12 horas de luz/ 12 horas de escuro
 
Upvote 0
será que ele aguenta outros flushs sem camada de vermiculita???🤔

Aguenta sim, vc faz um dunk nele. Retire todos os cogumelos qdo for pratir pro segundo flush, inclusive pins e abortos atrasados. Ai vc enche isso com água até submergir o bolo (provavelmente flutuará, mas ok) e ai deixa por algumas horas, eu deixei entre 6 e 12 não lembro bem, drena toda água, e ai o bolo vai ter água novamente pra partir pro segundo flush.
 
Upvote 0
Sinceramente não acho mais que eles ficaram tão
pequenos 😅😆
 

Anexos

  • 20200418_123139.jpg
    20200418_123139.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 41
  • 20200418_124028.jpg
    20200418_124028.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 43
  • 20200418_123132.jpg
    20200418_123132.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 38
  • 20200418_123301.jpg
    20200418_123301.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 38
  • 20200418_120148.jpg
    20200418_120148.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 36
Upvote 0
Aguenta sim, vc faz um dunk nele. Retire todos os cogumelos qdo for pratir pro segundo flush, inclusive pins e abortos atrasados. Ai vc enche isso com água até submergir o bolo (provavelmente flutuará, mas ok) e ai deixa por algumas horas, eu deixei entre 6 e 12 não lembro bem, drena toda água, e ai o bolo vai ter água novamente pra partir pro segundo flush.
Obrigado pelas dicas! Mas séria possivel fazer o dunk dentro do próprio monotub?? Sinto que o substrato e o micelio não estão muito consistentes, se eu tirar para fazer o dunk ele deve se desfazer.
 
Upvote 0
Obrigado pelas dicas! Mas séria possivel fazer o dunk dentro do próprio monotub?? Sinto que o substrato e o micelio não estão muito consistentes, se eu tirar para fazer o dunk ele deve se desfazer.

sim faça dentro do monotub msm, como é uma caixa, dá pra encher de água e depois drenar a água pelos furos sem precisar manusear o bulk.
 
Upvote 0
Então você aprecia um rape boas
Rapé é bom demaisss!! Esse rapé em questão, é o Tsunu. Ele me ajuda em algumas coisas mais do cotidiano, é uma medicinal muito boa
tô pensando em fazer um monotube kkkk
Para mim o monotube foi muito bom. Porque ele se sustenta bem sozinho, e com pouco gasto. Esse foi o meu primeiro cultivo e o rendimento foi muito bom.
Rendeu 4 colheitas(flushs), aproximadamente 70 gramas.
 
Upvote 0
Rapé Tsunu é muito gostoso. Jurema prea também está na minha lista, apenas abro mão, no que conheço até então, do de ypê. PAreceu-me mais coisa criada por curioso do que séria, o corpo deu uma rejeitada legal =/. Rapé, cogus, aqui dá pra se sentir em casa!
 
Upvote 0
Back
Top