Bom, eu vou expor brevemente a minha linha de raciocínio, vocês verão que é um pouco limitada, mesmo porque como eu disse , sou químico industrial e tenho limitados conhecimentos sobre saúde e anatomia, mas ainda assim posso estar certo.
Bom, inicialmente eu me baseio que no nosso estado "normal" de consciência, nosso cérebro funciona "corretamente" devido a um preciso equilíbrio químico de hormônios, neurotransmissores , percursores e outras substancias produzidas pelo nosso organismo. E meu ponto principal , ou a "parte " que me cabe desse estudo seria justamente essa: determinar como e em quais concentrações esse equilíbrio químico é ideal para possibilitar a perfeita velocidade de sinapse , o perfeito funcionamento do cérebro.
Certas doenças como a depressão sao ocasionadas por um deficit de certos neurotransmissores como a serotonina , noradrenalina e etc, as quais meus conhecimentos sao limitados. Ja outras doenças como a esquizofrenia se assemelham em seus "efeitos" ao consumo de substancias alteradoras de consciência, proporcionando visões , alucinações e mudança da realidade, capacidade elevadíssima de raciocínio, dificuldade de concentração.... Jamais conseguiremos saber o quão parecidos sao os efeitos da esquizofrenia em comparacao com uma bela ingestão de pscilocibina a menos que algue vire esquizofrenico pra contar, mas cruamente falando os efeitos sao parecidos. Tanto é que nao raro chamamos os efeitos de loucura ne?
E como todos sabemos a estrutura química da psilocibina é bastante semelhante á da serotonina. Assim como a morfina e a codeína sao semelhante ás endorfinas. E vou fazer uma comparacao idiota mas que considero valida: qual é uma das " funções" das endorfinas quando lançadas na corrente sangüínea? Parar a sensação de dor e causar bem-estar. O que acontece quando ingerimos morfina? Para a sensação de dor e temos um bem estar. Minha linha de raciocínio é que usando a psilocibina ou outras triptaminas para "substituir" a serotonina, conseguiríamos possivelmente um bem estar e "felicidade" causadas por esse neurotransmissor. Muito mais eficiente do que ingerir recaptadores dessa serotonina, ne?
Nao diria que é uma substituta, mas seus efeitos na neurotransmissao devem ser semelhantes se usados na concentração certa, portanto , poderia "curar" a depressão se usada corretamente. E a esquizofrenia, onde entra nessa? Bom, vamos supor que esquizofrenia seja um estado biologicamente e quimicamente parecido com uma trip de cogumelos. Em outras palavras, pode ser que um esquizofrênico tenha níveis altissimos de serotonina ou alguma substancia parecida lá na sua corrente sangüínea. E como poderíamos tratar isso? Novamente com equilíbrio químico. Vamos jogar ainda mais triptaminas na corrente sangüínea desse cara. Por alguns dias. Voce deve estar se perguntando: porra o cara ja é louco, vamos deixar ele ainda mais louco? Na pratica sim, mas com isso talvez curaríamos a loucura congênita dele. Quimicamente falando, de forma bastante simples, sempre que um equilíbrio é "quebrado", o meio faz o possível para restaurar esse equilíbrio. Se voce estiver com excesso de alguma coisa no meio, a tendência é compensar esse excesso de alguma forma, ou consumindo isso mais rápido, ou produzindo menos disso.
Quem quiser exemplos com reações químicas, explicadas de uma forma mais cientifica e linguagem correta, pode ler aqui na Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equilíbrio_químico
Quem quiser continuar com minhas explicações esdrúxulas, vou dar um exemplo de como o corpo compensa esses desequilíbrios:
- quando um marombado injeta testosterona no sangue pra crescer músculo e ter melhor rendimento atlético, o corpo "percebe" que tem testo demais ali e para de produzir. Dai o cara quando para de injetar testo pra nao destruir o fígado, entra num estado de baixa hormonal absurda, e num longo prazo pode até a perder capacidade de produzir.
Isso me leva a crer que se fornecêssemos triptaminas pra quem tem distúrbios causados possivelmente pelo excesso destas, o corpo pararia de produzir parte dessas triptaminas excessivas, e os sintomas das doenças seriam minimizados ou até eliminados.
Além disso, faço um paragrafo separado sobre assuntos pertinentes mas secundarios. Tenho um palpite menos cientifico mas ainda assim julgo interessante compartilhar. Eu diria que o uso desses neurotransmissores nos permite acessar funções no nosso cérebro que nao temos acesso normalmente. Como um espirita kardecista, acredito na existencia e influencia dos espíritos na nossas vidas. Uma das minhas teorias é que médiuns clarividentes por exemplo (outras religiões denominem como preferirem), sao pessoas que produzem transmissores suficientes para se comunicar e ver espíritos, uma função nao comum a todas as pessoas... e é claro, esses que tem o dom, tem "treinamento" suficiente para isso. E os cogumelos e plantas sagradas sao portais que nos dão um "atalho" para despertar essa habilidade. Ou que contem as ferramentas que nosso cérebro precisa para acessar essa função. Por isso , nao raras sao as visões e a interação com entidades quando há uso de cogumelos/plantas. Principalmente ayhuasca quando usada no background religioso. E eu também acredito que se minha teoria estiver certa, poderíamos provar isso coletando sangue de voluntários durante alguma cerimonia religiosa, como um ritual umbanda, um descarrego evangélico ou etc.
Então, retomando o foco inicial, pra finalizar, o nosso estudo se basearia em:
Fase 1 :
Quantificar os neurotransmissores na corrente sangüínea em uma certa gama de pessoas "normais" e também em estados alterados. Vou até discorrer melhor sobre o que chamaria de estados alterados.
Fase 2: após comparação de dados dessa quantificação, caso a teoria estiver correta, conseguiremos determinar a quantidade necessária para compensar esse deficit ou superavit de triptaminas e tentar tratar com baixas ou altas concentrações de enteogenos que contenham triptaminas equivalentes.
Fase 3: coletar resultados e redigir a conclusão do estudo e defender nossa querida tese e mudar como o mundo vê as plantas e fungos do poder.
O que me dizem?
Faz sentido? Preciso de opiniões de algum medico, enfermeiro, psicólogo, e etc. Ah e se vc leu essa coisa toda e tentar se apoderar da minha idéia, lembre-se, papai do céu ta vendo!