Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos fedem muito?!

Jugly

ex-membro
Excluido
28/03/2011
13
47
36
Serra - ES
Olá amigos cogumeleiros,

Começei a tentar secar e conservar meus cogumelos, e segui as principais dicas:

1º criei um tunnel de vento :)
2º deixei por 1 dia e meio (n)
3º coloquei tudo num vidro com siliga gel :)

TA FEDENDO DEMAIS!!! :confused:

A minha dúvida é o cheiro... o cogumelo esta fedendo muito, é normal esse cheiro forte?! parece rato morto!! o_O

Algumas imagens para ver o resultado.
20042011214.jpg20042011207.jpg20042011208.jpg20042011213.jpg
 
Estragou.
 
Não arrisque! Cogumelos estragados podem te matar por intoxicação alimentar, pode ser pior que a intoxicação com peixe estragado (que já é super fatal!).

Agradeça pelo sacrifício dos cogumelos para te mostrar que tem algo errado na secagem.
Como foi feita exatamente? Tem mais fotos?

Parece que eles ficaram espremidos no túnel do vento e acabaram fermentando, talvez..
Onde está o túnel do vento? pode ter caído algum esporo.

Eu chego a guardar alguns cogumelos em condições um pouco suspeitas fora da geladeira por no máximo 36 horas para consumi-los frescos.

E quando seco uso apenas sílica gel.

Aguardando detalhes.
 
Então Giuliano

O tunel ficou pequeno mesmo, e acho que meu erro foi ter colocado muitos cogumelos de uma só vez, dentro do tunel para secar. E os saquinhos de silica gel foram poucos, acho que 5 ou 6 para os 17 cogumelos que sequei.

Eu agora tenho 1k de siliga gel, estou pensando em pegar mais sabado, e o que voce me recomenda fazer para não estragar novamente?

Abs
 
Pelo qu entendi você tem 1kg de silica gel, isso? Eu não sei quanto em volume é isso mas eu acho que daria para você colocar essa silica em um recipiente que fique fechado com uns cogumelos lá dentro por algum tempo pnara secar, se você não adicionar muitos cogumelos deve funcionar.
Provavelmente o problema que fez os cogumelos estragarem ai foi esse tunel de vento meio precário. Antes de guardar tem que estar bem seco mesmo senão estraga na certa.
O melhor seria você aprimorar esse seu tunel de vento para que ele funcione melhor, ai você deixa os cogumelos no tunel de vento por algumas horas, depois no recipiente com silica, ai então quando tiver bem seco mesmo você pode guardar. Deve ficar cracked dry.
 
Pelo qu entendi você tem 1kg de silica gel, isso? Eu não sei quanto em volume é isso mas eu acho que daria para você colocar essa silica em um recipiente que fique fechado com uns cogumelos lá dentro por algum tempo pnara secar, se você não adicionar muitos cogumelos deve funcionar.
Provavelmente o problema que fez os cogumelos estragarem ai foi esse tunel de vento meio precário. Antes de guardar tem que estar bem seco mesmo senão estraga na certa.
O melhor seria você aprimorar esse seu tunel de vento para que ele funcione melhor, ai você deixa os cogumelos no tunel de vento por algumas horas, depois no recipiente com silica, ai então quando tiver bem seco mesmo você pode guardar. Deve ficar cracked dry.
Isso ai!

Vou fazer um novo tunel mais eficiente.
E deixar secando por 1 dia
No outro dia eu guardo os cogu num recipiente fechado com siliga gel
Depois de mais 1 dia, eu troco a silica gel!

Ai sim eu posso guarda-lo! (eu axo :unsure:)
 
Sim, se fizer isso vai dar certo, se estiver bem seco pode guardar tranquilo, é bom tbm colocar um pouco de silica junto do recipiente que você vai usar pra guardar. :)
 
Agricola, o desumidificador de cloreto de cálcio tem a mesma função da silica e funciona tão bem quanto, a silica ainda tem a vantagem de poder ser reutilizada várias vezes.
 
Seus cogumelos fermentaram, pois a secagem não foi eficiente.

Faça um túnel de vento maior, para acondicionar melhor os cogumelos, pesquise no forum sobre túnel de vento e verás inúmeros aparatos e idéias para contruir um bom túnel.

Após 24 horas na secagem, os cogumelos perdem bastante massa. Acondicioná-los dentro de um pote fechado com tampa, enrolados em papel toalha e colocar a sílica gel junto, essa que você comprou.

Provavelmente os saquinhos de sílica que vc utilizou já estavam saturados de umidade, não exerceram a função correto.

Boa sorte, leia bastante a biblioteca e o fórum.

ps.: resposta direta à sua pergunta: humanos fedem mais.
 
Percebi uma coisa: a bom de secar um pouco no túnel do vento antes de botar na sílica!

Secar o cogumelo um pouco no vento já é suficiente para secar ao menos a pele no píleo. Esta pele gruda em qualquer tipo de papel ou superfície, lisa ou porosa, e fica um saco para desgrudar depois!:mad:

Então secar antes é bom porque evita que o cogumelo grude em alguma coisa e acabe rasgando ou quebrando.

Já comi cogumelo com papel por causa disto!
 
Cara, seque num tunél de vento eficiente, pode até ser um túnel de cartolina com redinha de frente pra um ventiolador mesmo, SEQUE POR UM DIA no vento, coloque pra secar assim que vc puder depois de ter colhido.
DEPOIS coloque silica no pote, no fundo e nas paredes e bote papel filtro para proteger os cogumelos do contato com a silica, ai bote os cogus dentro e deixe lá.
VAI FICAR CRACK AND DRIED. e por favor amigo, leia na biblioteca que isso tem lá, bem fácil de achar.
o cheirinho dos cogus quando bem secos da forma adequada é aquele cheirinho de cachorro bem gostoso hehehe, cachorro depois que nós damos banho neles... hwehehe muito bom, nada de rato morto.
 
cogus estam fedendo por eu ñ secar direito, nem fazendo chá é aconselhavel :question::(:confused::cry::poop:
 
cogus estam fedendo por eu ñ secar direito, nem fazendo chá é aconselhavel :question::(:confused::cr::poop:

Sinceramente, eu não arriscaria! Bola pra frente!
Na próxima, já sabe: Cracker dr (crunch punch!) :)
 
Putz agora fiquei assustado, tem gente falando que comer cogumelo estragado mata:eek:, e eu que já comi uns cogumelo bem podre que acho q tinha até verme dentro e ainda tava meio sujo de coco de vaca e não morri nem passei mal. Será q foi sorte?
 
Putz agora fiquei assustado, tem gente falando que comer cogumelo estragado mata:eek:, e eu que já comi uns cogumelo bem podre que acho q tinha até verme dentro e ainda tava meio sujo de coco de vaca e não morri nem passei mal. Será q foi sorte?

Deve ter sido maravilhoso não?

:cautious:
 
Back
Top