Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos com chapéu amolecendo

moalago

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/03/2008
2
56
50
olá amigos, estou no meu primeiro cultivo e até agora está dando tudo mais ou menos certo, apesar de não ter tido tanto cuidado nem ser tão profissional como uma rapaziada que já vi aqui.

dei uma lida e não vi nada parecido com isso, então é o seguinte. estou com um terrário com 3 bolos do golden teacher. usei semente de passaros mais vermiculita, tudo em panela de pressão e tal. preparei 4 copos e com 20 dias da inoculação, os bolos ficaram totalmente tomados pelo micélio, então botei no terrario com perlita e vermiculita. um dos copos havia contaminado, e foi descartado.

com 5 dias, sem nenhum controle de temperatura e só mantendo a humidade com um borrifador desses comuns e usando água mineral, começaram a pinar e na sequencia a crescer os cogus. mas nesse primeiro flush, quase todos, ao atingirem mais ou menos 5cm de altura, começam escurecer o centro do chapéu e amolecer, parecendo um aborto. seria isso mesmo? noto que quando os tiro do bolo, seus troncos estão amolecidos também, parecendo estar se decompondo. o que parece isso para vocês?

obs.: experimentei pegar alguns antes disso, bem novinhos mesmo, e botei pra dentro. estão com um ótimo nível de princípio ativo.

valeu!
 
com 5 dias, sem nenhum controle de temperatura e só mantendo a humidade com um borrifador desses comuns e usando água mineral, começaram a pinar e na sequencia a crescer os cogus. mas nesse primeiro flush, quase todos, ao atingirem mais ou menos 5cm de altura, começam escurecer o centro do chapéu e amolecer, parecendo um aborto. seria isso mesmo? noto que quando os tiro do bolo, seus troncos estão amolecidos também, parecendo estar se decompondo. o que parece isso para vocês?

obs.: experimentei pegar alguns antes disso, bem novinhos mesmo, e botei pra dentro. estão com um ótimo nível de princípio ativo.

valeu!

E ai velinho!
Deve ser abortos sim!
Não tem umas fotos ai?
Quando escurecerem é só apanhar, pq crescer eles não vão!
Em um dos meus bolos rolou muitos abortos, subi a temperatura e o indice caiu muito, controle a temperatura.
Aqui estou deixando entre 22 e 25!

Boa sorte ai!:pos:
 
Upvote 0
escurecer e amolecer pra mim eh decomposicao..

aconselho a descartar esses frutos amigo..

Paz
 
Upvote 0
Por isso apanhar assim que escurecer, assim acredito que não tenha problemas.
 
Upvote 0
Seus bolos estão com poucos nutrientes. Se voce puder faça um casing com pó de coco para ampliar a rede de micélio.

Senão colha os cogumelos assim pequenos mesmo, antes de amolecerem servem para consumo, eles dificilmente crescerão mais do que 5 cm.
 
Upvote 0
pois eh.. selvagens a tempos atras eu ja consumi ateh uns q tavam mais velhos e a descricao era como tu disse.. tive uma trip boa e nao me deu nada de ruim..
mas como atualmente to cultivando, nao vejo necessidade de ingerir frutos assim..
por isso aconselhei descarta-los, mas avalie, teste, aprecie, ou descarte.. faca como seu coracao disser ;D

paz
 
Upvote 0
Pode ser que você usou uma proporção de sementes e vermiculita errada.
Muita mais vermiculita do que sementes.

As sementes já absorvem muita água, a vermiculita também pode ser que os bolos já tenham bastante água, e borrifando mais água você está enchargando os bolos.

Pode ser que seus bolos, pequenos e enchargados, estejam sentindo falta de nutrientes e associado a temperatura inadequada (alta ) estejam estagnando.

Antes de ficarem moles, os cogumelos estão bons para consumir, depois que começarem amolecer, iniciou o processo de decomposição então é impróprio.

Para dar um upgrade, eu misturaria os bolos com pó de coco esterilizado e montaria um só casing com uma fina camada de vermiculita na superfície.

Use pó de coco ao natural, sem adicionar água e a camada de vermiculita superfícial seca.

Milho e sementes são para montar casings, o shrowwer tem uns cultivos em baldes utilizando sementes e pó de coco.
 
Upvote 0
eh isso ae nomade.. inclusive eu li no shroomery uma vez uma coisa q ja se provou verdade aqui.. casings encharcados = contaminacao.. mta agua nao frutifica e contamina..

se o caso for esse, o nomade ja deu a letra do procedimento hehe

PAz
 
Upvote 0
pessoal, muito grato pelas respostas, acho que devem ser abortos mesmos. e talvez tenha realmente exagerado na humidade, vou tentar solucionar isso e fazer o procedimento sugerido pelo nômade.

toda forma a proporção de vermiculita nos bolos foi de 10%. não sei se a vermiculita ao redor pode causar isso ... será? quanto aos nutrientes, usei uma mistura de ração para pássaros e farinha de arroz integral.

minha máquina fotográfica quebrou o display há duas semanas, por isso to tendo dificuldade em registrar esse caso, mas vou tentar fazer amanhã com a máquina de um amigo e em seguida posto aqui.

outra coisa bem curiosa: alguns cogumelos começam a ficar com o "tronco" deformado, como se alguem tivesse apertado o meio deles - ou como se houvesse um vácuo por dentro, inclusive alguns até chegam a rachar.

bom, como eu falei, é minha primeira experiência. ao menos estou registrando tudo e pretendo investir mais um pouco na proxima, me baseando inclusive nos exemplos extremamente profissionais que tenho visto aqui.

grande abraço a todos e muita paz!
 
Upvote 0
mas nesse primeiro flush, quase todos, ao atingirem mais ou menos 5cm de altura, começam escurecer o centro do chapéu e amolecer, parecendo um aborto. seria isso mesmo? noto que quando os tiro do bolo, seus troncos estão amolecidos também, parecendo estar se decompondo. o que parece isso para vocês?


Pode ser excesso de umidade conforme o pessoal falou, moalago.

Mas pode ter uma contribuição aí de Pseudomonas, uma bactéria que contamina as culturas favorecida justamente pelo excesso de umidade.
 
Upvote 0
pessoal, muito grato pelas respostas, acho que devem ser abortos mesmos. e talvez tenha realmente exagerado na humidade, vou tentar solucionar isso e fazer o procedimento sugerido pelo nômade.

toda forma a proporção de vermiculita nos bolos foi de 10%. não sei se a vermiculita ao redor pode causar isso ... será? quanto aos nutrientes, usei uma mistura de ração para pássaros e farinha de arroz integral.

minha máquina fotográfica quebrou o display há duas semanas, por isso to tendo dificuldade em registrar esse caso, mas vou tentar fazer amanhã com a máquina de um amigo e em seguida posto aqui.

outra coisa bem curiosa: alguns cogumelos começam a ficar com o "tronco" deformado, como se alguem tivesse apertado o meio deles - ou como se houvesse um vácuo por dentro, inclusive alguns até chegam a rachar.

bom, como eu falei, é minha primeira experiência. ao menos estou registrando tudo e pretendo investir mais um pouco na proxima, me baseando inclusive nos exemplos extremamente profissionais que tenho visto aqui.

grande abraço a todos e muita paz!


A resposta pode está aqui.

Então você poderia descrever o material que utilizou para preparar o substrato, parece uma contaminação (bactéria) que está estagnando o crescimento e deformando os frutos.

Informações precisas são importantes para saber o que está acontecendo.

Sendo um contaminante não há possibilidade de cura, nem necessidade de transformar os bolos em casings, pois já agora todo micélio está comprometido.
 
Upvote 0
Back
Top