Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelo querendo ser avestruz

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
46
Salve, amigos

Aconteceu um lance estranho num monotube meu aqui, queria uma orientação do oráculo.
Passei a fazer monotubes em galões de 5 litros e baldes com tampa (dá pra ver nas fotos do terrário-geladeira)
Um flush de TKSS num dos tubes se comportou dessa forma, o maior cresceu (tá com um chapéu de uns 10 cm de diâmetro, talvez esteja pesado)e caiu, e os outros que estavam perto meio que imitaram o cara.
Parecem que estão querendo brincar de avestruz, enfiando o chapéu no substrato. Kkkk

Já rolou com alguém aqui?

Anexos

• IMG_20220228_223902519.jpg
    IMG_20220228_223902519.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 24
  • IMG_20220228_223702268.jpg
    IMG_20220228_223702268.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 24
  • IMG-20220228-WA0205.jpeg
    IMG-20220228-WA0205.jpeg
    551.3 KB · Visualizações: 24
Pelo que parece,
É o tamanho das crianças, deixando pesado e caindo mesmo.

Pode ser que fiquem mais "fracos" por falta de agua no substrato (não umidade relativa do ar).
Então, meu caro
Eu tô fazendo misturas de esterculita (metade esterco, metade vermiculita), bem proporcionais.
A quantidade de água tô indo na dinâmica do apertar e sair poucas gotas, inclusive tô com as medidas bem controladas.
Um substrato mais úmido pode ser mais favorável?
Outra perguntinha, sem querer abusar: cada monotube tá rendendo de 4 a 5 cogumelos, em média, mas não proliferam no substrato, como vejo em muitas fotos aqui uns flushes repletos. Como chegar nesse nível de flush?

Upvote 0
cada monotube tá rendendo de 4 a 5 cogumelos, em média, mas não proliferam no substrato, como vejo em muitas fotos aqui uns flushes repletos. Como chegar nesse nível de flush?

Para frutificações uniformes em todo o substrato é preciso que a inoculação seja por meio de clonagem de um isolamento, de forma que o bolo ou bloco sejam compostos por apenas um único micélio.

Inoculações ME ou clonagens simples geram múltiplos micélios, que a olho nu parecem só um. Como consequência, há diferentes tempos e formas de pinagem e desenvolvimento dos cogumelos pra cada grupo de micélios compatíveis.

Upvote 0
Para frutificações uniformes em todo o substrato é preciso que a inoculação seja por meio de clonagem de um isolamento, de forma que o bolo ou bloco sejam compostos por apenas um único micélio.

Inoculações ME ou clonagens simples geram múltiplos micélios, que a olho nu parecem só um. Como consequência, há diferentes tempos e formas de pinagem e desenvolvimento dos cogumelos pra cada grupo de micélios compatíveis.
Salve

Então, tô usando bolos colonizados como spawn...
Camada de substrato por baixo, espalho os pedaços do bolo esfarelado/quebrado e cubro com mais substrato, coisa de 1 ou 1,5 cm pra cada camada de substrato.

Upvote 0
Upvote 0
Só pra facilitar o entendimento.

É exatamente o que o exporo falou.

O jeito mais fácil de fazer o isolamento e melhorar a frutificação, é fazer g2g ou transferência de micelio.
Inocula 1 bolo e desse retira pedaços para inocular os outros.

Mas o rendimento de utilizar bolo como spawn é bem menor (porque ele já é 1 de arroz pra 2 de vermiculita, então é pouco nutriente).

Essa é minha proporção favorita pra bulk ou casing, qualquer coisa que você misturar o pftek vai diminuir a proporção.

Eu não vejo vantagem, acho melhor frutificar como pftek direto.
Você teria o mesmo rendimento.

O isolamento também aumenta a produção do pftek.

Obs: o isolamento sozinho não é tão bom quanto selecionar antes, mas já é muito melhor do que multiesporos.

Upvote 0
Só pra facilitar o entendimento.

É exatamente o que o exporo falou.

O jeito mais fácil de fazer o isolamento e melhorar a frutificação, é fazer g2g ou transferência de micelio.
Inocula 1 bolo e desse retira pedaços para inocular os outros.

Mas o rendimento de utilizar bolo como spawn é bem menor (porque ele já é 1 de arroz pra 2 de vermiculita, então é pouco nutriente).

Essa é minha proporção favorita pra bulk ou casing, qualquer coisa que você misturar o pftek vai diminuir a proporção.

Eu não vejo vantagem, acho melhor frutificar como pftek direto.
Você teria o mesmo rendimento.

O isolamento também aumenta a produção do pftek.

Obs: o isolamento sozinho não é tão bom quanto selecionar antes, mas já é muito melhor do que multiesporos.

Vi que a questão de isolamento funciona melhor com utilização de placas petri e ágar (me corrija se eu estiver errado, pfvr). Não tenho fluxo laminar, só uma glovebox improvisada (caixa organizadora deitada). Mas ando brincando bastante com a Técnica de Clonagem em Papelão e a Broke Boy Tek - Arroz Integral, além de outra sobre milho de pipoca que não estou encontrando agora, que acredito que podem ajudar bastante...

Pelo que entendi, quando uso um pedaço de micélio desse papelão ou um spawn derivado desse, tenho um micélio único, mesmo que quebrado em vários pedaços. Com isso, temos regularidade em matéria de tempo, colonização e frutificação. É isso mesmo, produção?

Upvote 0
Vi que a questão de isolamento funciona melhor com utilização de placas petri e ágar (me corrija se eu estiver errado, pfvr). Não tenho fluxo laminar, só uma glovebox improvisada (caixa organizadora deitada). Mas ando brincando bastante com a Técnica de Clonagem em Papelão e a Broke Boy Tek - Arroz Integral, além de outra sobre milho de pipoca que não estou encontrando agora, que acredito que podem ajudar bastante...

Pelo que entendi, quando uso um pedaço de micélio desse papelão ou um spawn derivado desse, tenho um micélio único, mesmo que quebrado em vários pedaços. Com isso, temos regularidade em matéria de tempo, colonização e frutificação. É isso mesmo, produção?

Fala Rickarddin, beleza?

Também quero começar a brincar com a clonagem em papelão.

Hoje fiz 3 potes de spawn com milho de pipoca e já hidratei e esterelizei.

Com relação à transferência do micelio do papelão, eu corto o papelão em pequenos pedaços e jogo lá??

Ou precisa remover o papelão?

Upvote 0
Fala Rickarddin, beleza?

Também quero começar a brincar com a clonagem em papelão.

Hoje fiz 3 potes de spawn com milho de pipoca e já hidratei e esterelizei.

Com relação à transferência do micelio do papelão, eu corto o papelão em pequenos pedaços e jogo lá??

Ou precisa remover o papelão?
Clica no link na minha resposta anterior, que vai direto pras instruções..
O processo todo tá bem explicado e com fotos

Upvote 0
Clica no link na minha resposta anterior, que vai direto pras instruções..
O processo todo tá bem explicado e com fotos
Eu já li o tópico algumas vezes, e em nenhuma delas achei instrução de como realizar o processo de inoculação com o papelão clonado, por isso perguntei.

Só fala que é pra dar continuidade no agar ou fazer G2G, mas não explica detalhadamente o processo (se vai com papelão ou não, se raspa, se picota, etc.)

Upvote 0
Eu já li o tópico algumas vezes, e em nenhuma delas achei instrução de como realizar o processo de inoculação com o papelão clonado, por isso perguntei.

Só fala que é pra dar continuidade no agar ou fazer G2G, mas não explica detalhadamente o processo (se vai com papelão ou não, se raspa, se picota, etc.)
Verdade... Na intuição, peguei os papelões que colonizaram e joguei em vidros de milho de pipoca e outros de arroz que fiz usando a técnica da Broke Boy.
Os de arroz parecem que vão bem, os de milho fiz anteontem, ainda não tenho resultado.

Upvote 0
Verdade... Na intuição, peguei os papelões que colonizaram e joguei em vidros de milho de pipoca e outros de arroz que fiz usando a técnica da Broke Boy.
Os de arroz parecem que vão bem, os de milho fiz anteontem, ainda não tenho resultado.
Agradeço a dica!

Vou inocular amanhã na pipoca, tomara que tenha bons resultados.

Sigo acompanhando alguns de seus tópicos. Acho massa a forma cômica como descreve seus cultivos!

Upvote 0
Agradeço a dica!

Vou inocular amanhã na pipoca, tomara que tenha bons resultados.

Sigo acompanhando alguns de seus tópicos. Acho massa a forma cômica como descreve seus cultivos!
Consegui testar numa garrafa pet, coloquei um papelão no meio do substrato, deu certo, aparentemente.
A colonização demorou um cadinho.

Anexos

• 16488499433455496311291550094672.jpg
    16488499433455496311291550094672.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 7
  • 16488499654638936750429013714679.jpg
    16488499654638936750429013714679.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 7
Upvote 0
Back