Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cobweb??

Cho;]

Primórdia
Membro Ativo
18/12/2013
74
23
Galera boa noite, apareceu um algodoado no bolo ontem e ele me parece meio suspeito, o que vocês diriam ??
quando o bolo deu o primeiro flush aconteceu algo parecido, mas não era tão fino os fios do algodão
 

Anexos

  • SAM_0725.JPG
    SAM_0725.JPG
    91.9 KB · Visualizações: 89
  • SAM_0726.JPG
    SAM_0726.JPG
    92.3 KB · Visualizações: 89
apareceu um algodoado no bolo ontem e ele me parece meio suspeito, o que vocês diriam ??
quando o bolo deu o primeiro flush aconteceu algo parecido, mas não era tão fino os fios do algodão


Se for contaminante vai crescer muito nos próximos dias e você saberá.

Mas pode ser também outro contaminante além de cobweb, caso se confirme que é contaminante. Cobweb é típico de casings.
 
Upvote 0
é verdade, vou esperar e acompanhar, qualquer coisa eu faço uma cirurgia e retiro essa parte
 
Upvote 0
Galera, desde hoje a tarde olha o que apareceu, é coweb né?? ja até tirei do terrario
 

Anexos

  • SAM_0720.JPG
    SAM_0720.JPG
    98 KB · Visualizações: 80
Upvote 0
ja até tirei do terrario
Nesses casos nem adianta muito, a cobweb deve ter esporulado por todo seu terrário, torço para estar errado, mas verás que se tiver outros bolos deve ter contaminado tbm ou, em breve, irá contaminar. Dilua água oxigenada e tente borrifar sobre os outros bolos + o terrário para tentar matar esses esporos de cobweb. No seu próximo cultivo esterilize muito bem seu terrário inteiro com Lysoform ou Pinho Sol. Lembre-se que a cobweb pd ser decorrente de falta de trocas de ar!!
 
Upvote 0
Por enquanto meu casing e meu outro bolo estão bem saudáveis, não sei se é uma boa borrifar diretamente no bolo, pode prejudicar, mas vou borrifar nas paredes.
 
Upvote 0
Dilua água oxigenada a 10% em água, e pode borrifar no bolo sem dó.

Deixe agir por algumas, depois lave o bolo em água corrente, e coloque de volta no terrário. Se após alguns dias aparecer o cobweb de novo, repita a operação.

Eu já fiz isso e após a desinfecção os bolos pinaram, normalmente.
 
Upvote 0
Dia, caros!

Há 48h coloquei três bolinhos no terrário. Percebi um crescimento "fofo", queria saber se era cobweb... posto aqui algumas imagens:

2DuuGzQ.jpg

esse era um pin que tava crescido desde a colonização, primeiro dia já apareceu grandinho... inclusive, devia vira-lo pra crescer pra cima? é um aborto?

06J6FvP.jpg
dX7HJZw.jpg
 
Upvote 0
Percebi um crescimento "fofo", queria saber se era cobweb...

Não é cobweb. É uma característica natural do micélio. Geralmente ficam muito algodoados quando a umidade está bem alta e há pouca circulação de ar.

esse era um pin que tava crescido desde a colonização, primeiro dia já apareceu grandinho... inclusive, devia vira-lo pra crescer pra cima? é um aborto?

Não faça nada. Eles se adaptam conforme crescem. E não se trata ainda de aborto. Os abortos é quando o crescimento estagna e começam ficar pretos: https://teonanacatl.org/wiki/aborto/

Dica extra, não use papel alumínio, pois reflete a luz e confunde o frutos. Como no seu caso em que o fruto está se direcionando ao ponto mais próximo de luz. Ao invés do papel alumínio, use algum prato ou tampa de algum recipiente por exemplo.
 
Upvote 0
Geralmente ficam muito algodoados quando a umidade está bem alta e há pouca circulação de ar.

Isso é bom, né?

Dica extra, não use papel alumínio, pois reflete a luz e confunde o frutos. Como no seu caso em que o fruto está se direcionando ao ponto mais próximo de luz. Ao invés do papel alumínio, use algum prato ou tampa de algum recipiente por exemplo.

Valeu pela dica! Tirei o papel alumínio e coloquei um pires no lugar.

Como aqui é muito quente tive uma ideia pra controlar a temperatura. Borrifo as paredes com água gelada, tá ajudando.
 
Upvote 0
Geralmente ficam muito algodoados quando a umidade está bem alta e há pouca circulação de ar.

Isso é bom, né?


Não.

Pouca circulação de ar vai te trazer problemas na produção e também pode favorecer o aparecimento de alguns contaminantes.

Na fase de crescimento dos cogumelos é bom baixar um pouco a umidade.

Mas veja pelo lado bom, você já sabe como manter uma umidade alta, o que é muito bom para a fase de pinagem.
 
Última edição:
Upvote 0
Não.

Pouca circulação de ar vai te trazer problemas na produção e também pode favorecer o aparecimento de alguns contaminantes.

Na fase de crescimento dos cogumelos é bom baixar um pouco a umidade.

Mas veja pelo lado bom, você já sabe como manter uma umidade alta, o que é muito bom para a fase de pinagem.

O que posso fazer pra aumentar a circulação? Colocar um ventilador por perto, sem que a corrente de ar fique direta no terrário?
 
Upvote 0
Colocar um ventilador por perto

Ventilador é um exagero, cogumelos não são plantas. Sem contar que circulação excessiva também pode diminuir a umidade relativa.

@lucasgf, vamos tentar manter o foco no assunto discutido no tópico?! Sobre cobweb o assunto foi para abortos e de abortos foi para circulação de ar. Assim o fórum fica fragmentado. Leia a biblioteca, pesquise o fórum ou poste as suas dúvidas nas áreas apropriadas. Grato!
 
Upvote 0
Aumentar os furos do terrário e/ou a quantidade de vezes por dia em que você faz ventilação manual.

Ventilação manual? Nunca fiz...

vamos tentar manter o foco no assunto discutido no tópico?! Sobre cobweb o assunto foi para abortos e de abortos foi para circulação de ar. Assim o fórum fica fragmentado. Leia a biblioteca, pesquise o fórum ou poste as suas dúvidas nas áreas apropriadas. Grato!

Peço desculpas
 
Upvote 0
Back
Top