Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cobweb é um parasita, não um competidor

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,044
5
98
O termo cobweb para designar um contaminante é bem conhecido no fórum. Desde os tópicos iniciais sobre contaminantes o mesmo é citado (ver https://teonanacatl.org/threads/quais-são-os-contaminantes-mais-comuns.27/ , por exemplo).

Mas, normalmente, quando o substrato não colonizado, logo no início do cultivo, é tomado por uma massa de bolor filamentoso branco, chamamos de cobweb. E esse não parece ser o caso.

Cobweb (Dactylium spp, Hypomyces spp ou Cladobotryum spp) é um parasita que precisa de uma camada de casing ou de cogumelos para se desenvolver. Não é um competidor pelo substrato, como é, por exemplo, Trichorderma. Cobweb pode crescer em meios de cultura preparados especificamente para ele, mas não parece ter sido identificado em substrato para PFTek ou em grãos para spawn.

Se pegamos a própria definição de cobweb de https://teonanacatl.org/threads/quais-são-os-contaminantes-mais-comuns.27/:

:teo_seta_direita: Bolor de teia de aranha (Cobweb) ou Dactylium Mildew (Hypomyces sp.)

Um micélio algodoado cresce sobre o casing. Quando entra em contato com um cogumelo, o micélio em pouco tempo cobre o cogumelo com bolor e causa um leve apodrecimento. É também um parasita de cogumelos selvagens. O Cobweb é mais escuro que micélio... quase cinza comparado ao branco. A diferença na cor às vezes é difícil de perceber para quem não os viu lado a lado. O Cobweb tem outros vários indicadores: um é que dá uma freada na velocidade de crescimento. Uma pequena mancha do tamanho de uma moeda de um centavo se espalhará para cobrir um casing inteiro em apenas um dia ou dois. Possui tranças muito, muito finas, enquanto o micélio tende a ser mais grosso. Cobweb é favorecido por umidade alta. As estratégias de controle incluem baixar a umidade e/ou aumentar a circulação de ar.

já há um indicativo de que é um parasita, não um competidor.

Da mesma forma outros tópicos antigos do sub-fórum de contaminação, como https://teonanacatl.org/threads/chave-para-identificação-de-contaminantes-chilton-stamets-tmc.462/ - indicam cobweb como um parasita.

Links sobre produção comercial de Agaricus também indicam cobweb como parasita:
- http://aem.asm.org/content/65/2/606.full
- The Mushroom People - Articles
- http://www.mushroombusiness.com/content/articles/detail/268/cobweb-disease-an-overview


Em culturas de cubensis cobweb ocorre preferencialmente nos últimos flushs, e, levando-se em conta que não é o contaminante filamentoso de substratos não colonizados por cubensis, é muito menos frequente do que normalmente vejo mencionado por aí.


Então, se não é cobweb o contaminante filamentoso branco que algumas vezes cresce rapidamente em substratos não colonizados por micélio de cubensis, qual seria este contaminante? Provavelmente espécies ou variações esbranquiçadas de Mucor ou Rhizopus.

P.S.: acrescentando link do Shroomery - The Truth About Cobweb - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Última edição:
Esclareçam se estiver errado:

Os micélios/corpos dos contaminantes comuns (rhizopus, mucor, cobweb, até trichoderma) são todos brancos, até que se desenvolvam completamente, e/ou haja produção de esporos. Porque as hifas não tem pigmentação.

E após o fungo se desenvolver e esporular, é que aparecem as outras cores (verde, azulado, rosa, preto)?
 
Em geral, sim, @Salaam`aleik

Mas tem que ver caso a caso.

Lembrando que dentro do que chamamos "branco" tem um aglomerado de tons. O micélio de cubensis, por exemplo, é branco brilhante, o que algumas vezes permite detectar a presença de um contaminante que tem um branco diferente.
 
Back
Top