Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ciência, o método científico e outras tradições - de: O Elo Perdido

Não. A ciência é viva e dinâmica. As pessoas criam o dogmatismo em suas mentes.

ecuador, não sei se voce percebeu mais fui bem específico da relação, abordagem científica e experiencia com cogumelos.
porque pô, assim fico parecendo um amish, o que é bem diferente de neandertal.:D
 
ecuador, não sei se voce percebeu mais fui bem específico da relação, abordagem científica e experiencia com cogumelos.
porque pô, assim fico parecendo um amish, o que é bem diferente de neandertal.


Não, eu não percebi, e acho que não ficou claro na sua mensagem original.

Mas, para todos os fins: 'Não. A ciência é viva e dinâmica. As pessoas criam o dogmatismo em suas mentes'. E criam esse dogmatismo mesmo tomando cogumelos.


E os amish são de que jeito? E como diferem dos neandertais? E de nós?
 
E os amish são de que jeito? E como diferem dos neandertais? E de nós?
amishs vivem isolados, tem aversão a ciência e tecnologia, eu de minha parte não tenho nada contra( já que me utilizo dela) sobre pesquisas e o trabalho da ciencia.
bem....os neandertais foi só uma referencia sobre a minha ignorancia.
sobre nós....nós quem???
 
Terence sempre falava que cogumelos e outros enteogenos são tecnologias. Assim como um computador onde você pode usar como uma ferramente para acessar informações que você desconhecia, cogumelos agem da mesma forma. São como ferramentas tecnologicas.

Imagina se um computador caisse misteriosamente nas mãos de membros de uma tribo de nativos americanos que nunca tiveram contato com a civilização moderna. Certamente eles iriam ver aquela ferramenta tecnologica como algo mágico, e divino... Mas nós sabemos bem como funcionam os computadores. Possuem uma placa-mãe, uns pentes de Memória RAM, um ou mais HDs etc.
Não precisamos de nenhuma atribuição divina para dar aos computadores.

Da mesma forma ocorreu com nativos que tiveram contato com essa tecnologia poderosa que são os cogumelos. É claro que eles atribuiram uma divindade ao funcionamento deles. Mas hoje sabendo todos os "componentes" dessa tecnologia que temos hoje, realmente faz sentido se manter no passado??
Isso é uma indagação que faço a mim mesmo...

O trecho de uma palestra em que o Terence fala mais sobre enteogenos e tecnologia. Começa aproximadamente no minuto 8:16. Bem interessante...
 
Última edição:
Que eu saiba intolerância religiosa é crime.. E tradições etnológicas como a indígena são muito mais antigas que a maioria das religiões, senão todas.. Tradições como, por exemplo, o Xamanismo Tibetano surgiu muito antes do próprio Budismo.. Elas merecem, portanto, a devida credibilidade e o mínimo de respeito..
 
Que eu saiba intolerância religiosa é crime..
Você sabe mesmo o que é intolerância religiosa?? Eu acho que não... Intolerância é discriminar alguém, escarnecer, vilipendiar objetos de culto etc... Me diga onde isso ocorreu aqui até agora.

Nenhuma religião ou ideologia está isenta de ser questionada por mais que para muitos como aparentemente é o seu caso, seria ótimo não ter seu pensamento questionado. Uma excelente vocação para ditador :D.

Infelizmente para você a livre expressão e liberdade de opinião é assegurado por lei também, então até segunda ordem vai ter que lidar com o fato de que pessoas podem expressar um pensamento diferente do seu. Fazer o que né?
 
Não preciso citar quantas vezes escarneceram tanto da tradição indígena como do espiritismo..
Se você leva um debate de idéias pro pessoal eu não posso fazer nada. Mas questionar uma ideologia não é o mesmo que escarnecer, qualquer idéia pode e na verdade DEVE ser questionada.

Defender suas idéias é sempre bem vindo, como até agora eu fiz e outros fizeram, mas quem não possui argumentos para essa defesa resta chorar mesmo. Já que estava no embalo de Nietzsche, lembrei do conceito de forças ativas e reativas que ele criou que ilustra bem o caso.

Não perco mais meu tempo nesse sub-tópico, pra sua felicidade..

Não me sinto feliz não... Na verdade sinto muita tristeza em ver que uma pessoa se sente ameaçada por conviver com opiniões contrarias e principalmente que alguem acha que suas idéias são imunes a criticas.
Eu sempre debati sobre esses temas, filosofia, religião, politica etc... Aprendi muito convivendo com opiniões contrarias a minha e inclusive fiz muitas amizades com essas pessoas. É realmente triste, lamentavel, lastimavel que uma pessoa não possa compreender isso.
 
Está distorcendo tudo novamente.
Se não refuto com argumentações é porque não me cabe mais perder energia nem tempo com discussões que não me acrescentam, entende?
São só especulações, opiniões.. Algumas um pouco agressivas, ofensivas, extenuantes e eu não costumo ficar muito nesse tipo de debate.. Tenho meu livre-arbítrio de ficar na minha..
 
Se não refuto com argumentações é porque não me cabe mais perder energia nem tempo com discussões que não me acrescentam, entende?

Ok, você poderia desacompanhar o topico por exemplo... Ninguem te obrigou a acompanhar o debate. Não deu pra entender tanta polemica.

São só especulações, opiniões.. Algumas um pouco agressivas, ofensivas, extenuantes e eu não costumo ficar muito nesse tipo de debate..
Um debate desse tipo vai ser ofensivo para quem não consegue separar suas ideologias de si mesmo, e acaba com isso levando pro pessoal. Se você não consegue fazer essa separação eu concordo que deva se afastar desse tipo de dialogo e ignorar o máximo possivel de opiniões contrarias a sua. Para quem consegue separar não há o que temer nem o que se ofender. ;)
 
Um debate desse tipo vai ser ofensivo para quem não consegue separar suas ideologias de si mesmo, e acaba com isso levando pro pessoal. Se você não consegue fazer essa separação eu concordo que deva se afastar desse tipo de dialogo e ignorar o máximo possivel de opiniões contrarias a sua. Para quem consegue separar não há o que temer nem o que se ofender. ;)
Acho desgastante e desnecessário continuar em debates assim.. Difícil de entender? De forma alguma me identifico.. Nada pessoal.. Consigo separar perfeitamente as coisas.
ATÉ MAIS VER MEU CARO!
 
Última edição por um moderador:
Pois eu já escrevi aqui no CM e repito: já me recomendaram tantos "um ano de observação" aqui e ali, e isso você está sendo modesto, pois geralmente recomendam vários anos de estudo até você "enxergar a realidade", que tenho recomendações estocadas para as próximas dez vidas ...

Entendo. Então, nesse grupo de pessoas que falam pra você observar alguma coisa por um tempo, você está se referindo àqueles que dizem "você chegará a essa verdade", o que não é o caso do que aqui proponho. Eu digo: "faça o método e você chegará a uma conclusão qualquer", que pode ser diametralmente oposta à minha.

Eu apenas citei um método pra observar um fenômeno por um tempo. Muitas pessoas fizeram a observação e viram um fenômeno, mas que não atribuíram a espíritos. Eles caem para "transmissão de pensamento", "consciente coletivo", etc.

Só o que não vou cansar de repetir é: sem fazer a observação de um ano, não há como dialogar. Não se trata aqui de ciência, mas também não se trata de mero senso comum, pois há um método e um objeto. Há uma proposta de algo a ser realizado objetivamente por um tempo, e daí uma conclusão qualquer pode ser tirada. Eu aprecio ouvir a conclusão das pessoas, não há problemas. Agora, não possui força argumentativa quem fala "o resultado será esse" se a pessoa sequer tentou.

Agora, foi lá, fez, chegou pra mim e disse "meu, cê tá viajando", eu direi "beleza" e vou seguir com a minha vida, porque isso é eticamente irrelevante.

Apenas que o debate sobre a espiritualidade existir ou não, para mim, não passa mais apenas por argumentações e filosofia - mas também envolve uma experiência prática empírica. E, pra evitar picuinha de debates sem fim, uma vez que ao complexo filosófico do materialista terei eu experiência do fenômeno e enquanto ele me dá argumentos ao mesmo tempo se nega em fazer o que proponho, logo não há verdadeiro diálogo, então sem fazer o método nem concluir pelo "não" nem pelo "sim", melhor cortar a conversa.


qualquer idéia pode e na verdade DEVE ser questionada.

@PsychoEvie, o método que cito aqui de observação é uma forma de questionar a ideia de não existência dos espíritos. :coffee:
 
Quando a Projeção Astral Consciente fizer parte do dia a dia dos humanos muita coisa vai acabar, incluindo o que hoje se conhece por Ciência, as religiões e seita e as incertezas de um Universo Multidimensional (Mundo Espiritual ou dos Espíritos).
Cada humano é um vaso com determinado formato e o conhecimento é a água que, quando colocada no vaso, irá se moldar de acordo com o formato do recipiente.
 
Back
Top