Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Casing não colonizou

Matiaspc

Esporo
Cadastrado
22/04/2019
5
3
24
Bom dia, fiz meu 1º casing a cerca de 12 dias atrás.Utilizei sementes de milho inoculadas com esporors de TPB, colonizou perfeitamente com micélio muito rizomorfico. Porém após passar os 12 dia o casing feito com fibra de coco e vermiculita esterilizados não colonizou, as sementes nao se contaminaram mas também não se desenvolveram, algém sabe explicar porque?
o casing foi colocado em temperatura de colonização.
 
você usou apenas fibra de coco e vermiculita? Nunca tentei usar apenas fibra de coco como nutriente, mas das vezes que tentei usar um substrato que fosse mais difícil de quebrar como palha de folha de coqueiro ele não colonizou pq não conseguia quebrar as moléculas do material. Eu imagino que tivesse muita lignina. O cubensis é um decompositor secundário, ele precisa de um material mais fácil de quebrar, por isso eles crescem em bosta e não em madeira. Não tenho certeza se é isso, geralmente vejo o pessoal usar fibra de coco junto com algum outro substrato. Pode ser umidade demais também, se tiver molhado demais eles não se desenvolvem bem. Talvez alguém que conheça melhor possa esclarecer o que aconteceu.
Dei uma pesquisada e alguns integrantes dizem que da pra usar apenas pó de coco. Talvez as fibras de coco que você tenha usado sejam muito grandes. Se você diminuir as partículas talvez vá. Pode ser troca de ar também. Se você faz um substrato muito compactado com pouca troca de ar o micélio pode ficar sufocado, se tiver muito úmido então ai mesmo é que ele sufoca. tem este artigo na biblioteca Fibra + Pó de Coco para Casing
Diz que o coco é ideal para a camada de casing, mas o substrato do bulk eu creio que talvez seja melhor não utilizar apenas coco, justamente pra facilitar a colonização. Use palha de alguma gramínea que o cubensis consegue colonizar mais facilmente e é fácil de achar também.
 
Última edição:
Upvote 0
Então, não foi compactação, e o resto desses graos q n estavam totalmente colonizados deixei no vidro c um resto de vermiculita mais seca do fundo do pote, colonizou perfeitamente, daqui uns dias vou fazer um casing c ele. Então acho q o problema acabou sendo umidade demais mesmo visto q a nutriçãoi do fungo viria do milho. A fibra que eu usei eh moída na proxima vez acho q vou triturar ela ate pó ja que vi muitos cultivos excelentes com ela.
 
Upvote 0
você usou apenas fibra de coco e vermiculita? Nunca tentei usar apenas fibra de coco como nutriente, mas das vezes que tentei usar um substrato que fosse mais difícil de quebrar como palha de folha de coqueiro ele não colonizou pq não conseguia quebrar as moléculas do material. Eu imagino que tivesse muita lignina. O cubensis é um decompositor secundário, ele precisa de um material mais fácil de quebrar, por isso eles crescem em bosta e não em madeira. Não tenho certeza se é isso, geralmente vejo o pessoal usar fibra de coco junto com algum outro substrato. Pode ser umidade demais também, se tiver molhado demais eles não se desenvolvem bem. Talvez alguém que conheça melhor possa esclarecer o que aconteceu.
Dei uma pesquisada e alguns integrantes dizem que da pra usar apenas pó de coco. Talvez as fibras de coco que você tenha usado sejam muito grandes. Se você diminuir as partículas talvez vá. Pode ser troca de ar também. Se você faz um substrato muito compactado com pouca troca de ar o micélio pode ficar sufocado, se tiver muito úmido então ai mesmo é que ele sufoca. tem este artigo na biblioteca Fibra + Pó de Coco para Casing
Diz que o coco é ideal para a camada de casing, mas o substrato do bulk eu creio que talvez seja melhor não utilizar apenas coco, justamente pra facilitar a colonização. Use palha de alguma gramínea que o cubensis consegue colonizar mais facilmente e é fácil de achar também.

Vim aqui me corrigir, a não colonização foi provavelmente culpa das fibras muito grandes e pouco úmidas, o casing que não colonizou enterrei em um vazo com flores e o micélio começou a crescer, um segundo casing foi feito do mesmo material( 50%fibra de coco moída 50%vermiculita) no mesmo dia e colonizou perfeitamente( tirando um pouco de cobweb que fez com que ele pinasse excessivamente com cogus um pouco menores, não tinha água oxigenada para o tratamento, mas agora borrifei a solução e o micélio tomou conta da pequena parte que tinha cobweb). Com aquele resto dos grãos que havia sobrado fiz um casing da mesma forma para tirar a prova,me parece q coloniza lentamente até que o micélio tenha força para consumir a fibra(parece não crescer mas certamente tem alguma atividade micelial) . Como não espero que este colonize bem como o 2 casing amanhã vou misturar um bolo pf com ele( o bolo esta colonizando muuuuito lentamente por causa da compactação) espero que um pouco de farinha de arroz esteril do bolo pf seja o suficiente para recomeçar o crescimento do micélio. amanhã aproveito para postar fotos do segundo casing frutificado.
 
Upvote 0
Fotos das sementes e do primeiro flush de tpb
 

Anexos

  • IMG-20190611-WA0022.jpg
    IMG-20190611-WA0022.jpg
    104.2 KB · Visualizações: 20
  • IMG-20190611-WA0054.jpg
    IMG-20190611-WA0054.jpg
    65.6 KB · Visualizações: 21
  • IMG-20190611-WA0032.jpg
    IMG-20190611-WA0032.jpg
    95.9 KB · Visualizações: 18
  • IMG-20190611-WA0053.jpg
    IMG-20190611-WA0053.jpg
    59.4 KB · Visualizações: 18
  • IMG-20190611-WA0025.jpg
    IMG-20190611-WA0025.jpg
    59.8 KB · Visualizações: 19
  • IMG-20190611-WA0051.jpg
    IMG-20190611-WA0051.jpg
    82.3 KB · Visualizações: 21
  • IMG-20190611-WA0029.jpg
    IMG-20190611-WA0029.jpg
    116.6 KB · Visualizações: 23
  • IMG-20190611-WA0028.jpg
    IMG-20190611-WA0028.jpg
    61.5 KB · Visualizações: 24
  • IMG-20190611-WA0049.jpg
    IMG-20190611-WA0049.jpg
    85.7 KB · Visualizações: 19
  • IMG-20190611-WA0059.jpg
    IMG-20190611-WA0059.jpg
    68 KB · Visualizações: 17
Upvote 0
Po que legal parabéns pela colheita, qual strain é esta que? Acho que vai servir pra mim essa dica, estou fazendo minha propia fibra de coco e tava na duvida se teria que usar ela grande ou bem moída. Boa sorte com os próximos flushes!:)
 
Upvote 0
Eu tive o mesmo problema com arroz e vermiculita, o bolo estava estava completamente seco por dentro! Mesmo aumentando a humidade por fora os cogus não vieram, sómente desevolvimento de mais micelio sem o aparecimento de cogus!
 
Upvote 0
Back
Top