Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Casing em Balde #1 - TKSSS - Bolos PF - 2º Casing - 11º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Com grande felicidade venho contar sobre meu primeiro casing bem sucedido. É também o primeiro diário que já posto completo. Gostaria também de apresentar logo de cara uma conclusão: casing não rende como bolo, ao menos usando o substrato PF Tek. Isso eu já sabia desde a primeira tentativa de casing que fiz ano passado. Mas, para ser justo, vou tentar repetir a experiência de casing durante o próximo inverno, que é a melhor época pra avaliar a produtividade.

Agora às informações do cultivo...

:teo_seta_direita: Substrato, Strain, Inoculação, Incubação
  • Substrato PF Tek com a receita tradicional (2 de vermiculita para 1 de água e 1 de farinha de arroz integral, moído no moedor de café);
  • Strain TKSSS;
  • Inoculação realizada na boca do fogão em 10/09/2016;
  • Incubação na geladeira-incubadora com termostato para manutenção da temperatura acima de 26°C.
:teo_seta_direita: Colonização e Aniversário

1a - colonização com 6 dias.JPG 1b - colonização com 6 dias.JPG --> os 5 copos com 6 dias já apresentavam boa colonização, mas demoraram até completar esta fase.

Todos completaram 100% apenas no mês seguinte, Outubro, nos dias 2, 5, 7 e 12 - sendo que no dia 12 já havia frutificação in vitro acidental dos que completaram antes.

De qualquer forma, aguardei a consolidação de todos antes de aniversariar qualquer um deles, o que ocorreu em 21 de Outubro. Foi quando colhi os in vitro:

2 - colheita in vitro do aniversário.jpg --> colheita in vitro de aniversário com 4,6 gramas frescas de cogumelos.

Dois dos bolos foram para dunk, os que iriam para garrafas Pet. Já os outros três foram quebrados para ir para o balde terrário.

:teo_seta_direita:
Preparação do Balde Terrário e Colocação do Casing

Fui muito atrapalhado: :atrapalhado: montei o terrário depois do aniversário, derrubei os 3 bolos do casing no chão, me cortei com a faca e com o estilete, ensanguentei o estilete... :LOL:

Para preparação do balde terrário antes de aniversariar, usei o vídeo-tutorial constante da Biblioteca (Tutorial de Frutificação - Balde Terrário), que foi o estímulo pra tentar essa nova forma de cultivo (casing com balde).

3a - itens pra preparo do terrário e bolos.jpg --> aqui tudo pronto para os bolos serem quebrados e distribuídos no fundo do balde, com todo o material necessário: vermiculita para as camadas inferior e superior e mais a água, o insulfilm, etc.
3b - terrário balde xuxa já preparado e com casing.jpg --> os bolos já quebrados e colocados lá sob a camada superior de vermiculita. A boca do balde fechada por dois insulfilm.
3c - detalhe do elástico pra prender o insulfilm.jpg --> e finalmente uma invencionice para segurar o insulfilm na boca do balde (a cadeia de elásticos citada no meu último relato). Devo ressaltar que fiquei até bem orgulhoso de mim, já que não sou afeito a nenhum tipo de trabalho artesanal.

:teo_seta_direita:
Garrafas Pet e Bolos com Roll

Depois de 48 horas de dunk/cold shock, finalmente eu desencantei e resolvi testar o roll! :p Resultado: nunca mais deixo de fazer roll!!! Tão simples e tão eficiente na ajuda a manter a umidade dos bolos... Como resultado, tive uma média de pinagem bem mais alta nas partes superiores dos bolos.

4a - dois bolos foram pra Pets após 48h de dunk-cold shock e roll.jpg4b - confirmação da umidade adequada.jpg--> na esquerda, os bolos recém-colocados nas Pets. Na direita, a condensação horas depois confirmando a umidade adequada dentro das garrafas.

:teo_seta_direita:
Frutificações e Colheitas

A) No Balde

5a - pinagem no balde.jpg 5b - pinagem no balde.jpg 5c - pinagem no balde.jpg --> Primeiro pino no balde visto em 27/10 - 6 dias após aniversário.

6 - cogumelos jovens no balde.jpg --> Cogumelos jovens no balde em 29/10 - 8 dias após aniversário. (Foto concorrente no CMF de Dezembro/2016 :fotogenico: - participe do concurso você também! :fotos:)

7 - cogumelos crescendo mais no balde.jpg --> Crescendo mais em 31/10 - 10 dias após aniversário.

Primeira colheita do balde:
8a - colheita dia 2 de nov.jpg 8b - pesagem da colheita de 46 gramas.jpg Dia 02/11 - 12 dias após aniversário. Peso fresco total de 46 gramas.

Teve mais uma colheita do primeiro flush do balde. Posteriormente veio o segundo flush:
15 - segundo flush do balde.jpg --> segundo flush no balde, antes de colher

Foi bom que por acaso o jeito que coloquei o insulfilm me permitiu fazer todas as colheitas sem tirar toda a cobertura:
13 - por onde fiz a colheita do casing.jpg --> foi assim que fiz as colheitas. :D

Por fim, o dunk entre os dois primeiros flushes fiz preenchendo o balde de água até o nível da camada superior de casing:
14 - dunk do casing dentro do próprio balde.jpg --> dunk de 24 horas dentro do próprio balde. Depois não reforcei a camada superior de vermiculita, pois não ficou micélio à mostra.

E então, antes do terceiro flush, o micélio recebeu a visita de outro fungo, um contaminante:
17 - mofo verde no casing do balde.jpg --> chegou o mofo verde, no dia 22/11, um mês após o aniversário.

Pesagens secas das colheitas:
  • flush: 7 gramas (1ª colheita) e 1,71 gramas (2ª colheita);
  • flush: 1,09 gramas (1ª colheita) e 5,07 gramas (2ª colheita);
  • Total de 14,87 gramas secas advindas do casing.
E sobre minha primeira experiência bem-sucedida de casing, usando um terrário balde, isto é tudo que tenho a dizer. Considerando que a temperatura por aqui estava bem fora do esperado... Foi ótimo.

Chato foi apenas a dificuldade para separar a vermiculita dos cogumelos que crescem desde baixo dela, em especial nos primeiros flushes em que a camada é mais grossa, o que vai me forçar a fazer chá com eles porque não consegui separar.

B) Nas Garrafas Pet

Primeiro pino nas garrafas visto em 25/10 - 4 dias após aniversário.
Cresceram mais em 31/10 - 10 dias após aniversário.

Primeiras colheitas:
9 - primeira colheita do bolo 2.jpg --> Primeira no bolo #2 em 02/11 - 12 dias após aniversário.
10a - primeira colheita do bolo 1.jpg 10b - primeira colheita do bolo 1.jpg --> Primeira colheita do bolo 1 em 03/11 - 13 dias após aniversário.

Os dois bolos alcançaram o segundo flush:
12 - segundo flush dos bolos.jpg --> a iluminação vêm naturalmente pela janela.

Contaminações. Cada um deles pegou um mofo diferente:
16 - mofo verde no bolo 1 após segundo flush.jpg --> mofo verde no bolo #1 antes do terceiro flush.
18 - mofo branco no bolo #2.jpg --> mofo branco no bolo #2 após o terceiro
flush.

Chegamos então aos totais em peso seco dos bolos:
  • flush: 3,6 gramas e 4,4 gramas;
  • Demais flushes: 0,94 gramas, 2,32 gramas, 1,01 gramas e 0,3 gramas.
  • Total de 12,57 gramas secas.
Como podemos ver, a média de peso seco por bolo usado é maior que a do casing.

O maior ganho com os bolos neste cultivo foi finalmente ter aplicado a técnica do roll. :)

:teo_seta_direita: Carimbos

Estimulado pelo amigo @Koda que perguntou se eu teria um carimbo de TKSSS, resolvi me esforçar mais pra tirar carimbos destes cogumelos. Foram vários carimbos que tirei, e os primeiros não saíram muito bem:
11a - carimbo 1 ralinho.jpg 11b - carimbo 2 ralinho.jpg --> ficaram bem fraquinhos, porque os cogumelos estavam excessivamente úmidos quando colhi.

Isso quase me desanimou, porque no cultivo anterior de TKSSS (Diário Completo #1), tive o mesmo problema com essa strain. Mas, já que tinha quem quisesse os carimbos, tentei de novo e nas tentativas seguintes tudo deu 100% certo:
11c - carimbos tirados da primeira colheita do bolo 1.jpg --> Uhuuu :eba: deu certo, e pelo menos mais 3 que tirei. Em breve vou abrir o tópico ofertando alguns.

:teo_seta_direita:
Conclusão

Foi um ótimo cultivo e serviu pra me tirar um pouco da quase aversão que fiquei de cultivar os TKSSS por conta do meu primeiro cultivo com eles, que veio cheio de fat-asses. Agora eles se comportaram mais "normalmente" e pude tirar seus carimbos, finalmente.

Também fico feliz de ter dado certo este casing, e ter aprendido a usar um balde como terrário. Mas em especial a ter finalmente usado o simples roll.

E é isso. Espero que tenham gostado deste diário que já veio terminado. ;)
 
Última edição:
Olá ExPoro, tudo bem?!

H.C.I. [Humilde Considerações de Iniciante] H.C.I.
-
Esse 'Dunk' no balde acho que não precisava hein, acredito que pós colheita é só adicionar (burrifar) H20 para manter uma boa umidade.
- Quando você montou as camadas (vermiculita, bolos, vermiculita) você burrifou h20, ou usou vermiculita já úmida?

-
Nos Terrários Pet, que tal uma base? Um quadrado de papel alumínio (ou um isopor cortado) para separar os bolos da argila expandida? (e até uma camada de vermiculita sobre esta base)

Valeu, abraço!
 
Olá, maestro @AlfaZemma, obrigado por suas considerações. Antes de responder, queria dizer que ainda pretendo ouvir suas duas horas de composição do seu primeiro relato antes de responder a ele. :musica:

Sobre o cultivo:

1 - Me parecia que o casing tava precisando do dunk. Eu não borrifo nem ventilo meus terrários, prefiro arcar com a redução na produtividade, pois já supre minha demanda. Então prefiro quanto à umidade submergir, e o roll se demonstrou bem eficiente também para os bolos. :coffee:

2 - Adicinei a água antes da primeira camada de vermiculita, a inferior. Como não tenho espargidor pra água, simplesmente misturei com a mão limpa. Adicionei os bolos quebrados e mais a camada superior de vermiculita, que não lembro se umideci ou não. :atrapalhado:

3 - Eu usava base nos primeiros cultivos, até que vi serem desnecessárias, apesar de recomendável. Isso não aumentou meu índice de contaminação, desde que use água oxigenada de 10 volumes (ou 3%) no fundo do terrário. Acho que fica mais fácil de manusear. Com o tempo perdi alguns dos parâmetros na verdade inexistentes: o bolo não tem cima nem baixo, e pode ficar inclinado e até apoiado de lado que os cogumelos se viram pra crescer normalmente. Prefiro girar a garrafa para re-entortar o cogumelo em alguma direção desejada em função da luz que vem pela janela. Também tenho começado a aplicar uma leve pressão do lacre de vermiculita que fica na base dos bolos quando tá muito ruim de ficar em pé sobre a argila. Neste caso, usar perlite seria melhor pra manter em pé sem uso das tampinhas de potes. :bigode:

E é isso. :p
 
Back
Top