Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático "Caseirização" de um cogumelo selvagem

Diário de cultivo problemático.
Olá

Muito motivado por este excelente e literalmente frutífero tópico:
https://teonanacatl.org/threads/selvagem-na-adaptação-del-mago.6948/ (do Mago ) decidi criar este tópico também, pra ver se traz umas energias positivas para meu primeiro cultivo.

Não é epoca de verão, mas semana passada aproveitando alguns dias de chuva seguida, consegui coletar meus primeiros cogumelos numa fazenda, a beira da estrada, nascendo num estrume curtido.

Cogus psilocybe pequenos. Antes de ingerir com a galera os poucos cogumelos que encontrei, removi o chapeu de um dos cogus e fiz um print em 12 horas.

No outro dia comprei 3 copos de whisky, alpiste, painço, farinha de aveia e vermiculita (não usei FAI pois não achei arroz integral, infelizmente na hora que fui comprar só tinha um supermercado aberto e não tinha arroz integral!!! Fiquei puto com isso!).

Medi um copo de vermiculita, um de 1:1 alpiste/painço e outro de farinha de aveia.
Adicionei a mistura de sementes na água, fervi..Enquanto isso misturei a vermiculita com a aveia. Após meia hora desliguei o fogo e escorri bem as sementes.

Misturei tudo e comecei a encher os copos de whisky, deixei um espaço pro selo de vermiculita.. Usei 2 copos americanos também, pra comparar e que foi o máximo que a PP comportava...

Usei alguns colheres e bolas de gude para isolar o fundo dos copos com o fundo da tampa..Fiz os lacres de papel Al, 2 dobrados como tampa e mais um sobressalente (do mesmo modo que no pf tek for simple minds - www.youtube.com/watch?v=3iFi3YrIo7o ), adicionei os copos e a agua e mandei ver na PP por cerca de 50 minutos dai desliguei.

Esperei o outro dia, fechei os potes com fita crepe e inoculei os esporos coletados no carimbo usando uma seringa estéril de 10 mL e água filtrada fervida num copo de cachaça.
Infelizmente no momento do procedimento eu não havia visto ainda sobre a hidratação e mandei ver logo após encher a seringa, pensando em diminuir o risco de contaminação..

Depois disso passei a fita crepe nos buracos e guardei numa caixa.
Isso foi na manhã de quinta feira, dia 03...

Está demorando pra aparecer uns micélios... Hoje percebi que há alguns focos brancos bem pequenos, ainda não há sinal de contaminação 'colorida', isso é normal? Talvez essa demora toda tenha ocorrido porque eu não hidratei os esporos..Alguem pode confirmar isso?
Como o tempo está frio, e isso talvez atrase o avanço dos micélios também, decidi colocar uma garrafa PET com água morna na caixa onde estão os copos.. Vou fazer isso todo dia pra ver os resultados..

Se por acaso algum (ou todos) os copos contaminarem, o que recomendam que eu faça? Rola fazer um outdoor como o do Mago?

Se tudo der certo e eu conseguir frutificar sem dúvida vou mandar um print pro pessoal da PF analisar.. eheh

Vou tentar tirar umas fotos com maior resolução dos copos depois.. E vou dar uma olhada em estrume curtido...

Ah, reparei que os copos americanos, ao contrário dos de Whisky após passar pela PP, ficaram com umas micro trincas bem pequenas que eu quase não vi... Então, realmente pouco recomendável..

Valeu galera!
Neves.0088.jpgNeves.0089.jpgNeves.0090.jpgNeves.0091.jpgNeves.0092.jpgNeves.0093.jpgNeves.0094.jpgNeves.0095.jpgNeves.0096.jpgNeves.0097.jpgNeves.0098.jpgNeves.0099.jpg
 
Última edição:
eu investiria em placas BDA. Acho mais eficiente.

mês passado gastei menos do que R$ 50,00 com material (luvas, mascara, placa petri, agar-agar, dextrose)

sladeabdala, você mora em qual estado? Percebi que há variações consideraveis nos preços em lojas/fornecedores de vidrarias/reagentes para laboratórios quando se passa de um estado a outro ou mesmo de uma cidade a outra.
Em MG que é onde moro eu gastaria ao menos uns 100 reais.. E como não tenho experiencia em isolamento (talvez com a cagada que eu dei conseguindo micelio puro em copos usando strain selvagem sem isolamento seja a exceção) fico mais seguro investindo primeiro em algo mais barato (papelão) pra depois melhorar..

Na minha ultima visita ao pasto lembro de ter encontrado alguns cogumelos parecidos, mas não me convencia de que era panaeolus ou psilocybe.. Tinha caracteristicas boas como as lamelas pretas, com as bordas voltadas pra cima e ponto marrom no centro do píleo se irradiando para as bordas, mas tinha caracteristicas que me deixaram cabreiro.. Tinha um anel escuro na parte de cima do pileo, quase acompanhando a borda e o estipe era marrom escuro/negro e não azulava quando dobrado/quebrado. Infelizmente não levei maquina, não registrei nada só comi os cogumelos (na verdade fiz um chá.. Os suspeitos eu deixei lá no pasto mesmo)..

Galera, ontem mesmo eu pesquisando achei que estes cogu 'suspeitos' se parecia MUITO com umas fotos de Panaeolus subbalteatus (cincitulus) . Fiquei PUTO pois tinha colhido só um e depois que vi que não azulava deixei no pasto mesmo..Nem carimbo nem nada.. Cabação!!!! arghhh
Dizem que era menos potente que o panaeolus cyanensis, mas também compensa..

Quando for no pasto novamente (esperando os dias chuvosos) vou ficar de olho!
 
Última edição:
Galera, ontem mesmo eu pesquisando achei que este cogu 'suspeito' se parecia MUITO com umas fotos de Panaeolus subbalteatus (cincitulus) . Fiquei PUTO pois tinha colhido só um e depois que vi que não azulava deixei no pasto mesmo..Nem carimbo nem nada.. Cabação!!!! arghhh


Panaeolus subbalteatus tem uma banda ou faixa de coloração típica no chapéu. Veja as fotos.

E apresenta pequeno azulamento ou esverdeamento na haste após algum tempo, uns 10 minutos.

Pode ser cultivado.
 
Então Ecuador, eu acredito que achei os dois tipos de panaeolus, o cyanensis (ou similar) e o subbalteatus, que eu deixei lá achando que era suspeito..
Teve um terceiro cogumelo que eu achei, de longe achei que era dos bons, mas era bem branco, lamelas brancas e quando eu peguei a estipe era escorregadia, nem tirei do chão, deixei lá mesmo..
 
sladeabdala, você mora em qual estado? Percebi que há variações consideraveis nos preços em lojas/fornecedores de vidrarias/reagentes para laboratórios quando se passa de um estado a outro ou mesmo de uma cidade a outra.
Em MG que é onde moro eu gastaria ao menos uns 100 reais.. E como não tenho experiencia em isolamento (talvez com a cagada que eu dei conseguindo micelio puro em copos usando strain selvagem sem isolamento seja a exceção) fico mais seguro investindo primeiro em algo mais barato (papelão) pra depois melhorar..

hmm...moro em curitiba/PR. Não tinha idéia dessa variação de preço.
Mesmo assim tu pode comprar pelo mercado livre...

mas pensando melhor, como tu já tem micélio puro, talvez só papelão seja eficiente mesmo.
O problema e garantir que esse micélio realmente está puro...
 
hmm...moro em curitiba/PR. Não tinha idéia dessa variação de preço.
Mesmo assim tu pode comprar pelo mercado livre...

mas pensando melhor, como tu já tem micélio puro, talvez só papelão seja eficiente mesmo.
O problema e garantir que esse micélio realmente está puro...

Não havia me lembrado do ML, embora em geral tenha o frete e alguns itens podem estar com preços altos...

Galera, felizmente lembrei que um amigo meu bateu umas fotos na hora que eu cheguei do campo e fui preparar um chá, só lembrei agora..Também fiz uns prints. Ao contrario do que eu mencionei, por alguma razão, de fato eu acho que levei uns subbalteatus junto no chá, só não fiz print, que eu deixei escapar pelo exame 'ocular' e acabei colhendo e fazendo o chá... Sensação de quem encontra uma nota de 10 ou 50 reais que estava esquecida no bolso aahahh

Tem também umas fotos +/- antigas do inicio da preparação dos prints, tem umas fotos do desenvolvimento INICIAL do micelio (hoje o micelio está BEM maior nos copos) , do esterco pronto que comprei e do início da preparação do chá.
Breve posto fotos do atual desenvolvimento do micélio.
Ant-27.jpgAnt-28.jpgAnt-29.jpgAnt-30.jpgAnt-31.jpgAnt-32.jpgAnt-33.jpgAnt-34.jpgAnt-35.jpgAnt-36.jpgAnt-37.jpgAnt-38.jpgAnt-39.jpgAnt-40.jpgAnt-41.jpgAnt-42.jpgAnt-43.jpgAnt-44.jpgAnt-45.jpgAnt-46.jpg

Só terminando de postar as fotos pendentes (do miceio selvagem)..

Também tem uma foto ali em cima com a caixa de papelão com a garrafa PET com agua morna como incubadora.
Vlw
Ant-25.jpgAnt-26.jpgAnt-27.jpg
 
Última edição por um moderador:
as fotos estão meio borradas colega, mas aparentemente o micélio parece saudável, está indo bem pra caramba :)
 
as fotos estão meio borradas colega, mas aparentemente o micélio parece saudável, está indo bem pra caramba :)

É, foi com camera de celular, não ficou muito boa.. E estas fotos estão bem desatualizadas.. O micélio segue avançando nos copos.. No copo americano está proximo de colonização total, mas notei que havia alguns pontos suspeitos.. Nos outros está >60-70%

No fundo do copo americano tem um ponto do tamanho aproximado de um grão de arroz envolto com uma massa branca que lembra a 'sopa bacteriana', grudado como uma ventosa no interior do vidro.. E tem dois pontos bem mais acima meio azulados/esverdeados..Não acho que estes pontos sejam duendes, mas vai saber...

Vou esperar mais algum tempo pra tirar este bolo do copo americano e tentar aniversaria-lo separadamente num miniterrario PET (antes disso remover os pontos suspeitos e dar um dunk'n'roll), o que acham?

Não sei se este é o melhor procedimento pra Pans, se não for talvez seja melhor usar um casing com boa quantidade de estrume pasteurizado/verm/fibra de coco/calcario..

O que vocês recomendam fazer?
Vlw
 
Back
Top