Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

casca de amendoim e arroz integral

soulriver

Hifa
Cadastrado
21/04/2015
5
8
Olá. Sou novo aqui na cm, porém, já vinha fazendo alguns testes com alguns substratos não muito usuais. Minha última invenção foi substituir a vermiculita por casca de amendoim ( na mesma proporção do pf tek tradicional) não muito triturada , já que havia acabado a vermiculita e sobrava amendoim aqui. Os resultados foram bons com mexican e ecuador; estou testando agora com golden teacher , que após 3 dias já apresenta pontos de inoculação. Tenho gostado bastante de trabalhar com este substrato , além de bons resultados é fácil de ser achado.

Não acho que casca de amendoim tenha as mesmas propriedades da vermiculita, o material que mais se aproxima é o pó de coco. Colonizar pode até ser mas na hora de frutificar como bolo acho que deixe a desejar. Me tire uma duvida como você frutificou esse substrato colonizado? bolo ou casing/bulk?

Pena não ter fotos para postar.

É uma pena mesmo. Na próxima invenção não deixe de tirar fotos para que possamos comprovar a veracidade e quem sabe até se torne um método alternativo. :)

O que os cultivadores de comestíveis utilizam para reter umidade no composto é o bagaço de cana e sabugo de milho, porém estes materiais não podem serem comparados ou considerados como substitutos da vermiculita que é Inorgânica, na verdade podem serem adicionados ao meio a ser esterilizado.

Então quer dizer que, se eu pegar alguns sabugos de milho, moer e esterilizar... terei a mesma eficiência que a vermiculita?
O @Arcturus bem disse: não podem ser comparados ou considerados substitutos. Usar ou bagaço de cana ou sabugo de milho achando que será tão eficaz ou melhor que vermiculita é complicado. Precisamos de testes. O autor do tópico levantou a sugestão em abril e não deu retorno ou fotos comparativas.

O que os cultivadores de comestíveis utilizam para reter umidade no composto é o bagaço de cana e sabugo de milho, porém estes materiais não podem serem comparados ou considerados como substitutos da vermiculita que é Inorgânica, na verdade podem serem adicionados ao meio a ser esterilizado.

Back