Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Carlos Castañeda

Podemos perder dias, anos... enfim, um tempo precioso, que não volta, tentando defender um ponto de vista sobre Castañeda ser mentiroso ou não. Isso é muito arbitrário, porque não conhecemos o indivíduo! Apenas histórias sobre ele e histórias escritas por ele.
Podemos comprar nas bancas manuais, revistas ou livros que nos ensinam a montar equipamentos ou a construir objetos para os mais variados fins. Da forma semelhante, os livros de Castañeda estão aí. Não importa se são verdade ou não! Se o indivíduo se identifica, se encanta, se sente inteiro, por qual razão deveria, antes, procurar saber se é verdade para os outros, porque é isso o que ocorre quando se tem um debate desse. Ora, é verdade para ele e isso deveria bastar. Prove por si mesmo da forma que preferir.
Sobre a natureza duvidosa de don Juan e seu conhecimento, tenho como base que, de novo, não importa! Por qual motivo ele deveria ser um Yaqui 'original', no sentido de seguir o que os yaquis seguem e viver como os yaquis? As pessoas são indivíduos e percorrem caminhos diversos. O conhecimento que don Juan adquiriu veio da vida dele e de como os acontecimentos de sua vida ocorreram.
Sobre não ser possível fumar cogumelos (psilocybe). Pelas informações contidas no livro os cogumelos não eram incinerados. O que queimava era a mistura com as outras plantas, enquanto os cogumelos, tendo-se tornado um pó fino, eram aspirados e absorvidos pela mucosa da garganta/boca. Sobre o farmacólogo Jonathan Ott dizer que eles apodreceriam guardados por um ano dentro de uma cabaça pode ser que aconteça, mas alguém aqui já realizou o processo ou estão se baseando só no que os outros falam? Não importa se é um farmacólogo ou se é o papa. Não tem valor acreditar no que falam e ficar sem experimentar por si mesmo.
Sobre não ser possível passar o conhecimento tolteca porque tem toda a história sobre os Toltecas, Astecas, Maias, Olmecas... e todos os 'ecas'. A história nos livros da escola e faculdades parece ser apenas um pontinho. Novamente... não estávamos lá nessa época, de forma que o que nos contam, seja por livro ou por imagens ou qualquer meio de informação, não tem necessariamente de ser verídico, assim como a natureza das obras do próprio Castañeda. A história está sendo moldada tem muito tempo. Isso, em vários aspectos. A história da civilização como um todo. Entre alguns poucos grupos existiu um conhecimento direto do Universo. Esse conhecimento parece ser o mesmo para determinado grupo na África e outro grupo na América do Sul, pois ambos estão na Terra. As variáveis principais, podemos dizer, são o ambiente, envolvendo clima, geografia.. e a maneira como o grupo escolhe passar o conhecimento, o que muda o próprio conhecimento, que é a cultura: expressão humana. Nesses 'tempos originais' o conhecimento era íntegro e havia um interesse em preservar a vida no planeta. O conhecimento era passado oralmente e de forma seletiva. Hoje em dia está tudo muito difuso e perdido. É notável que muitas culturas estão no mesmo caminho. Basta perceber, por exemplo, o tema dos sonhos. Os sonhos, para além da psicanálise, estão em diversas culturas ou tradições. O que muda é o que aquele povo escolhe fazer dos sonhos, como faz e como passa essa prática para os demais.
Em outras palavras... é questão de abrir os olhos e ver, sem ficar pensando. Basta ver. Ora, se é algo bonito, por qual razão ficar se questionando se é verdade? Claro que é verdade, simplesmente porque pode ser percebido.
 
Claro que é verdade, simplesmente porque pode ser percebido.


Há percepções válidas e percepções errôneas.

"Perguntaram ao Mestre:

– Para que esse antídoto contra picada de cobra, Mestre?

É que peguei um pedaço de pau e achei que era uma cobra – respondeu o Mestre.

– Mas um pedaço de pau não o picaria!

– E a cobra de verdade que eu peguei para bater no pedaço de pau?"
 
Saudações a todos amigos da comunidade Teo,

Busco opniões de leitores de Carlos Castaneda...

Quando abri esse tópico, vi algumas indicações de leitura sobre Castaneda. Comecei a ler "A Erva do Diabo" e tenho achado muito interessante os acontecimentos do conto.

Porém, pesquisando mais sobre a figura Castaneda, vi vários indícios e acusações de que suas histórias podem não ser verdade...além de ter criado uma seita, onde afirmava coisas absurdas como que morreria e levaria o seu corpo físico junto, se tornando apenas energia...

Um documentário da BBC fala muitas coisas a respeito, quem se interessar segue o link:


View: https://www.youtube.com/watch?v=PvzLKusEz8A


Claro que a mídia quase sempre distorce situações, mas esse documentário me deixou bem intrigado.

A questão que quero levantar é: O que vcs leitores mais experiêntes de Castaneda tem a dizer sobre essas situações ? Será que vale a pena abstrair o que a obra dele pode trazer de positivo ?

Eu particularmente me sinto incomodado com o rumo que a vida dessas pessoas tomou, assim como Terence Mckenna, que foi responsável por um consumo desenfreado de psicodélicos por pessoas que não estavam preparadas para isso...me desanima acompanhar o que tem a dizer pessoas que chegaram a pontos assim.

Posso estar sendo hipócrita, pois quem não erra na vida? Mas ressalto que as atitude dessas pessoas fazem as suas obras perderem sua credibilidade pra mim.

Se alguém tiver algo a dizer a respeito, sobre tudo que levantei aqui, agradeço o debate e a troca de experiências e ideias.

Uma boa semana a todos!
 
Alguém tem o contato da CarolTigs ou sabe se ela ainda frequenta este ou outro fórum?
 
Quando a gente consegue expandir a percepção, nada é imaginário e nada é real. Só existe o momento e o uso que pode ser feito desse momento ou com esse momento. É perda de tempo comprovar a "dureza" ou concretude das historias de Castaneda. São contos... nunca saberemos se ele conheceu mesmo o índio Don Juan ou não. Aí assumiremos a posição de afirmação ou negação. É preciso transcender esse ponto. Uns são tocados pelas histórias da Bíblia, outros pelas histórias da Marvel, Senhor dos Anéis... e outros pelas historias de Castaneda. Ninguém fica focado em saber se Gandalf existiu ou não. Apenas podemos aplicar sua sabedoria em nossas vidas. Podem argumentar que está claro que ele não existiu em carne e osso. Verdade...e exatamente por isso deveria ser tirado de foco a concretude das historias de Castaneda. São como Senhor dos Anéis. Se existiu 'concretamente', melhor ainda! Mas fica em oculto. A intenção desses livros e obras literárias é fazer com que o leitor encontre Novas Idéias, sem atribuir isso a uma pessoa concreta.
 
Apenas podemos aplicar sua sabedoria em nossas vidas.


É que quando tudo indica que a pessoa foi um charlatão, fica difícil levar a sério a tal "sabedoria" que ele supostamente transmitiu.

Melhor procurar uma fonte que se comportou de forma diferente.
 
O que é "tudo"? Apenas " tudo" o que conhecemos. E deve haver muito além do que conhecemos. Mas é assim mesmo. Nem todo mundo pode ir além do que ouvem dizer ou do que dizem falar. As histórias são bonitas...só isso. Bem simples. =D
 
As histórias são bonitas...só isso. Bem simples. =D
O problema é quando o autor não deixa isso claro, ou pior, afirma que são histórias verdadeiras.

Stan Lee e Tolkien não afirmavam que os X-Men ou Gandalf existiram. E Castañeda está mais para Bruxa de Blair que para a Bíblia.
 
A Biblia tambem nao deixa claro se as histórias sao Mitos e Alegorias ou se ''existiram concretamente". Tanto que ha pessoas acreditando que Eva originou-se concreta e fisicamente de uma costela de Adão. De forma geral, estamos todos acostumados a querer tudo mastigadinho igual um neném. Ou é ''sim" ou é "não". Ou e Verdade ou e Mentira. E nisso defende-se um extremo ou outro...sem poder apreciar as coisa como elas são.

Existe um koan zen budista que ilustra essa situação.

Um monge tinha como instrutor um outro monge que resumia todo seu ensinamento em uma única sentença, que era "Buda é a mente".
Com isso o aluno passou anos em profunda meditação sobre o significado dessa sentença.
Um dia, talvez coincidentemente, encontrou um monge e conversando descobriu que ele também foi aluno do mesmo instrutor. Vendo nisso a oportunidade de aumentar sua clareza sobre a percepção do ensinamento, não perdeu tempo e perguntou " E o ensinamento, o que ele te disse?"
- Ah, sim! Ele era muito enfático sobre isso...e disse pra mim "Buda NÃO é a mente"
 
Última edição por um moderador:
É exatamente esse o ponto: histórias bonitas. Há muitas histórias bonitas por aí. Muitas, mas muitas mesmo. Tantas que não faltarão histórias bonitas ligadas a fontes confiáveis. E às vezes a mesma história, com uma roupagem ligeiramente diferente.

Às vezes histórias bonitas ligadas a figuras controvertidas terminam tragicamente, como no caso de Jim Jones. Outras vezes terminam de forma triste, como no caso de algumas das pessoas que estavam em volta de Castaneda. Basta ver no documentário.

Mas não só no caso dele. Crowley, por exemplo, foi outro cercado por casos mal resolvidos. E mesmo assim tem a sua legião de fãs das suas histórias bonitas. Como Castaneda tem.

Qualquer semelhança com as notícias recentes envolvendo um famoso médium brasileiro (mais um com histórias bonitas) é, ou não, mera coincidência ...

Por isso é melhor se certificar bem da sua fonte. Como humanos não somos perfeitos. Estamos bem longe disso. Mas um mínimo de coerência e virtude são desejáveis.

É somente a minha opinião. Quem quiser ir trás dos textos de Castaneda, bem, é só procurar.
 
Verdade esse ponto. Existem muitas histórias bonitas. Mas não posso garantir que estejamos falando sobre o mesmo tipo de beleza. O interessante não são as histórias em si, mas de onde elas derivam. Se analisarmos os livros podemos acabar chegando num impasse sobre a veracidade e concretude da existência dos relatos. É muito provável - muito mesmo - que nada tenha ocorrido como foi relatado. É mais provável que Castaneda tenha entrado em contato com alguma escola do Quarto Caminho, ou alguma outra que passe a tradição do "Cristianismo Esotérico". As linhas de pensamento expostas nos livros não são inéditas. É inédito a forma na qual elas foram descritas, mas em essência... é a mesma essência de milênios atrás. Castaneda pode ter sido terrível como pessoa, assim como parece ter sido o Osho. O interessante é encontrar as idéias sob uma nomenclatura diferente e, talvez, compreende-las melhor. Mas isso não é pra todos. Há quem não se interesse nem veja nada nos livros porque fica atolado sobre a personalidade duvidosa do autor. Existem documentários e documentários... Podemos novamente nos limitar a crer ou não crer nesses documentários.
 
Gostou muito do Castaneda.
Li alguns livros, não todos, mas vou lê-los.

Sobre determinadas coisas, que uma coisa parece outra e outra coisa parece isso, que induz aquilo que veio daquilo outros, que tudo parece ser uma rede conectada, e foi escrito pq já tinha algo escrito, ou é conspiração...

Deus é um só, mas os caminhos que levam a ele são vários, então pode ter coinscidencias nas palavras e pensamentos, mas de cada pessoa é único, pq esse é o caminho de cada um.

Castaneda era um cético, queria por que queria ver os baratos dos psicodélicos... até mostrarem e descobrir por si só que atrás do véu dos psicodélicos se encontra uma verdade(que tem um custo) e não só o barato... E passar a admitir e viver essa vida, tlvz é o que nos falte.

Sobre os fins de pessoas aos seu redor, sempre haverá, caso não seja o próprio a falecer primeiro.

onde afirmava coisas absurdas como que morreria e levaria o seu corpo físico junto, se tornando apenas energia...

Não me parece tão absurdo assim. Já desenvolver o cerebro a tal ponto, parece ser um caminho árduo.

"Perguntaram ao Mestre:

– Para que esse antídoto contra picada de cobra, Mestre?

É que peguei um pedaço de pau e achei que era uma cobra – respondeu o Mestre.

– Mas um pedaço de pau não o picaria!

– E a cobra de verdade que eu peguei para bater no pedaço de pau?"
kkkkkkkk muito boa!!!

Recomendo Castaneda a todos! Ajuda a expandir as idéias e olhar o mundo como um novo mundo pra quem não conhece as coisas além do plano material.
Abraços.
 
Sobre os fins de pessoas aos seu redor, sempre haverá, caso não seja o próprio a falecer primeiro.


Não sei se essa parte ficou clara.

É claro que as pessoas ao redor vão morrer, como a figura central morre. É o destino de quem nasce ...

Só que dirigir até o meio de um deserto e sair andando para morrer de sede, como uma das seguidoras próximas fez após a morte de Castaneda, não parece um final sugestivo de progresso espiritual.
 
Não sei se essa parte ficou clara.

Quem morre cedo, geralmente não tem o desgosto de perder pessoas queridas. Falecimento por causa naturais, ou alguém que sofre de alguma doença acamado, a perca é dolorosa mas menos pesada por se tratar de um certo alívio. Agora mortes bruscas sempre causam muita dor, inclusive pra quem parte, mas esse geralmente não conta a história, só as pessoas ao seu redor que ai ficaram.

Só que dirigir até o meio de um deserto e sair andando para morrer de sede, como uma das seguidoras próximas fez após a morte de Castaneda, não parece um final sugestivo de progresso espiritual.

É, concordo com vc sobre isso. Certamente colaboraria mais seguindo os estudos e passando adiante a palavra do mestre; Mas tlvz ela não captou a real mensagem dele; Uma atitude dessas é de uma pessoa cega por "paixão/obsessão"; Tem aos montes fanáticos religiosos, políticos, entre outros... Agora, foi ele que disse pra ela fazer isso?
 
Agora, foi ele que disse pra ela fazer isso?


Você investiu um tempo assistindo o documentário da BBC, postado acima, em 25/03/2018?

Se sim, tire suas conclusões. Se não, acho que vale a pena.
 
Eu nunca entendi a pagação de sapo pra esses caras ! Sendo que temos a chave nas mãos e podemos ver por nós mesmos aquilo que viram e muito mais !

Tem um ditado antigo que diz :
" o papel aceita tudo ..."
Hj seria :
"o youtube aceita tudo.. "

Muito cuidado com o que vem de fora! (Um ensinamento do cogumelo para mim)
 
Esse tópico realmente é excelente. Pelo debate que há muitos anos vocês fizeram.

Ajudou bastante. Obrigado.

Há alguns dias li o livro a arte de sonhar, pois estou numa pesquisa de campo sobre os sonhos lúcidos, com o intento de ampliar a capacidade neste evento diário da vida. Eu não conhecia a história do autor. Mas durante a leitura comecei a querer saber sobre ele. Pois a imersão foi das boas durante a leitura. Então encontrei o link do documentário da BBC.
Mas resolvi primeiro terminar a leitura do livro, e hoje assisti o vídeo.

Então, estou passando aqui para agradecer a todos que deixaram seu ponto de vista.
Como estou especificamente caçando conhecimentos para os sonhos lúcidos, não vou opinar sobre o tema em questão, até porque seria muito superficial. Respeitei cada um de vocês, li cada comentário acima postado.
E passei aqui só para agradecer a cada um. Pois vocês fizeram algo muito bom com este debate.
Obrigado.
 
Back
Top