Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Carlos Castañeda

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
:!: Bom primeiro quero falar que não dá pra discutir sobre o Castañeda em um Topico só, enfim vamos lá ....
Quem ai pratica os esinamentos do Carlitos ? e se identifica com oq ele escreveu e o consumo de enteogenios ? ...( dificil não se identificar né )

Pra quem tem uma ideia da obra, vcs acham que o Castañeda era um mentiroso total, um mentiroso parcial ou um grande revelador de um novo caminho totalmente real e perfeito ? oq vcs usam para si nos ensinamentos do nagualismo ?

Pra quem acredita totalmente nele, qual suas opniões sobre ele mentir sobre si ( não sobre apagar a historia pessoal, o fato é que ele mentia realmente, Ex.: Ele se dizia Celibatado e não era; entre outras várias controvérsias) , quero dizer ele se dizia praticante de toda a filosofia , porem pra quem tem curiosidade (e bom senso de analisar friamente) sabe que o Carlitos era do tipo faz oq eu digo e não faz oq eu faço . concordam ? e porque ?
 
Bom tão ai as minhas respostas, são pessoais, não tenho nada com quem discorda delas e nem com quem concorda, são apenas opniões cada um tem as suas
...


Acho que todo mundo que já tomou Enteogenos antes de ler O castañeda se sentiu " em casa" com alguns trechos dos livros. acho que todos somos praticantes da filosofia uma vez que nos identificamos com os trechos vividos por ele ( pessoalmente me identifico muito com a forma de comunicação que os aliados tem, a forma com que mescalito induzia instruções por sentimentos e não por palavras nos livros é de me deixar pensando varios dias ), mais que poucos são praticantes da Doutrina do nagual que é bem diferente.

O carlitos era um grande mentiroso e um revelador de um caminho tbm, um trecho que não me lembro de que livro D. Juan fala que todos os caminhos são apenas caminhos e que devemos seguir aquele que tem coração, ou seja aquele que nos faz sentido, na minha opnião a obra do castaneda é a reunião dos caminhos que ele trilho, experimentou comprovou (não totalmente) e viveu (não totalmente) somadas a uma obra de extraordinária ficção, Audos Huxley disse em As Portas da percepção, que o cerebro é ua valvula redutora da percepção ( uma valvula redutora do conhecimento oniciente de todo o ser humano) carlitos foi +/- como isso ele reduziu tudo oq aprendeu em algo palpável, que lhe custaram 30 anos da sua vida ou até mais

Acho que ele mentia pra sustentar os conceitos variados que eram verdadeiros, não só por isso, ele era inteligentissimo e jamais podemos avaliar com precisão a psique de um genio
 
Última edição por um moderador:
Aproveito o tópico para fazer uma pergunta:


Alguém sabe quais são as cinco ervas usadas com os cogumelos na mistura de Don Juan?
 
Aproveito o tópico para fazer uma pergunta:


Alguém sabe quais são as cinco ervas usadas com os cogumelos na mistura de Don Juan?

nao, pois nao existe nenhum relato sobre o nome delas. em lugar algum, certo?
já vi várias suposiçoes de anticolinergicos, MAOIS, DMT, MARACUJá...
até hemp eu ouvi dizer que entrava.

outra coisa - eu nao acredito em NADA disso, e trato o assunto apenas como uma BOA ficçao saida da mente de um louco.
 
Aproveito o tópico para fazer uma pergunta:


Alguém sabe quais são as cinco ervas usadas com os cogumelos na mistura de Don Juan?

Carlos Castaneda y el mito del "humito" según Ott

En las páginas de su clásico y súper documentado Pharmacoteon, el farmacólogo Jonathan Ott comenta que la publicación del primero de los célebres libros de Carlos Castaneda en 1968: Las enseñanzas de Don Juan (publicado por el Fondo de Cultura en México y avalado por un prólogo de Octavio Paz, galardonado con el premio Nóbel de literatura tiempo después), contribuyó mucho a estimular el interés por los hongos psicoactivos en Estados Unidos y en todo el mundo.

Castaneda comentaba en este libro que Don Juan le dio una mezcla psicoactiva llamada "humito" hecha con hongos que Don Juan secaba durante un año hasta reducirlos a polvo para después mezclarlo con otras cinco plantas secas y fumarlo. Jonathan Ott, considera que tal cosa es "altamente improbable".

Dice que: "Cuando se secan, los hongos no se vuelven polvo, y es de esperar que después de un año de estar guardados dentro de una calabaza habrán perdido mucha (si no toda) su potencia." Señala también que no hay reportes acerca del uso de hongos entre los yaquis, que los hongos no se fuman y que "tampoco son muy efectivos cuando se usan de esa manera". (22) Por último advierte que en sus segundo libro Castaneda cae en inconsistencias respecto al primero y diagnostica por ello que se trata de pura ciencia ficción... Pero también podría ser puro "efecto placebo" y/o impresición farmacológica para los que quieran conservar el mito y más que nada, la validez de las enseñanzas de Don Juan.


http://www.mind-surf.net/drogas/hongos2.htm
 
Castaneda apenas revelou ao mundo um conhecimento que é milenar, vem desde os toltecas pré-colombianos.

Pra mente racional tudo não passa de fixão mesmo, mas tudo o que ele disse sobre o caminho do guerreiro pode ser corroborado com técnicas complexas.

Eu ja estou no caminho a alguns varios anos e pelo menos pra mim tudo ja faz sentido, ou melhor um louco sentido.

Desenvolvi percepções inecessiveis a maioria dos homens, pois estes estão entorpecidos pela presunção e rotina. Em momentos de silêncio consigo "ver" a energia fluindo e sendo moldada pela percepção governada pela atenção.

Nos primeiros livros de carlos ele foi ludibriado pelo indio don juan para continuar no caminho poe isso a impressão de ser algo falso.

Esse é um caminho totalmente prático, apenas reflexões intelectuais não podem dar um vislumbre desse caminho, a prática é o que conta, mas como praticar?

Simples, o guerreiro é o lutador que não luta, intenta.
Esse é um caminho que exige total entrega e disciplina ardua, pois combatemos o sono e inimigos naturais a cada instante, por isso sempre precisamos estar com a atenção focada no tempo mágico que é o aqui/agora, com "lembraça de nos mesmos" e total atenção no ambiente que nos rodeia.

O que vcs no inicio podem praticar pra ato de corroboração é o ensonho. Qdo estiverem com consciência que estão sonhando olhem as mãos, qdo a cena do sonho começar a se desfazer olhem as mãos novamente, esse ato é como recarregar energia atencional pra o ensonho não voltar a ser um sonho comum.

Tudo é questão de percepção, a percepção do homem é como é pos existe algo chamado "ponto de encaixe" que se localiza em todos os homens na altura do umbigo, qdo esse ponto de encaixe se move pra outra posição a percepção muda, é isso o que buscamos, a liberdade de percepção pra podermos mover o ponto de encaixe por um ato de "vontade".

Pra isso foram desenvolvidas técnicas desde o tempo dos toltecas, tecnicas como: passes mágicos, ensonho, recapitulação e espreita.

Conheci no méxico maestro tacho, um desafiante da morte, ele é do tempo dos toltecas. Ele prepara um tónico de 7 em 7 anos pra tapar a fresta onde a morte nos assalta, com esse tonico e seu conhecimento ele copiou o modelo energético dos aliados (seres inorganicos com consciencia de si) e assim até hj desafia a morte, claro que a forma que ele se encontra não é a de um homem como conhecemos.

Um dia maestro tacho estava andando pelo deserto de sonora com o nagual do seu grupo sob um sol escaldadete e disse ao nagual: estou muito velho pra caminhar, e o nagual apontou pra um esqueleto de um cavalo que estaca na areia e disse: ali esta nosso transporte, os dois muntaram no esqueleto do cavalo e sumiram soprados pelo vento

Isso é mais ou menos como a "espaçonave" que o mauricio descreveu em um tópico escrito por ele, espaçonave a qual era um tronco de árvore.
Por ai vcs ja podem ter um leve vislumbre das coisas bizarras e irracionais que esses desafiantes da morte fazem.

Acreditar ou não nada importa, a pratica é o que conta!

Só pra por mais lenha na fogueria: um grupo me relatou que encontrarm com Carlos, ainda hj ele desafia a morte.

Pra alguns (maioria esmagadora) isso não passa de fixão, mas para alguns são fatos concretos.
Fixão para nós é acreditar que uma árvore é uma arvore, ou uma pedra uma pedra.
 
Como diria jack o Estripador ... vamos por partes

Castaneda apenas revelou ao mundo um conhecimento que é milenar, vem desde os toltecas pré-colombianos

Carol o castaneda não poderia ter revelado nada desse povo quanto mais o Don juan, já que o povo tolteca foi dominado (e assimilado) pelo Asteca, os principais povos que sobreviveram ao massacre da dominação do mexico por Côrtez (50 mil pessoas sobreviveram em todo mexico. E quase todos os sacerdotes donos dos conhecimentos astecas foram asassinados pelos soldados do cortez num episodio chamado: la noche triste.) que descendem de uma forma mais direta da cultura astecas são os Mijes, Zapotecas, Mazatecas (no estado de Oaxaca) e Nahuas (no estado do México). O proprio Povo Yaqui que tem uma cultura xamanica não reconhece os ensinamentos de D.juan como parte de suas praticas, por isso o castaneda foi classificado como Antropologo alternativo, pq revalou uma cultura alternativa relacionada a uma cultura já conhecida de um povo.

Pra mente racional tudo não passa de fixão mesmo, mas tudo o que ele disse sobre o caminho do guerreiro pode ser corroborado com técnicas complexas

Tirando a mente racional, oq sobra no entendimento humano ??? Na minha opnião pelo menos é impossivel separar a racionalidade de qualquer experiencia seja ela espiritual ou carnal, o problema do ceticismo não esta em querer sempre uma explicação racional, está em que a maioria dos céticos tem padrões de credo prédefinido ... que nunca estão dispostos a perder, são como os fanaticos religiosos, são fanaticos da razão, e todo fanatismo impede o dialogo racional

Como vc explica um indio de um pais pobre, discriminado, subdesenvolvido e massacrado por culturas ocidentais, que na sequencia das obras se revela ( investidor da bolsa de valores ??? ... imagine um indio mexicano passeando pela wall strett nos estados unidos ! naquela época ele não podia investir pela internet ... nem os proprios indios americanos fariam isso vc tem noção do que é essa cena em 1930 ou 1940). então esse mesmo indio astudo no mercado de ações e tudo mais que há pra se ser conhecedor no mundo, já que o PODER conferiu isso a ele, disserta sobre uma SuperDoutrina que nunca se perdeu e se manteve por uma sub-rede de discipulos até chegar ao Castañeda e como se explica que A obra do nagual tenha tanto a ver com outras obras de culturas totalmente diversas Ex: Boshido, o caminho do guerreiro samurai e o Caminho do guerreiro do castaneda, Heiki e o yoga com os passes magicos e principalmnte o Yoga com varios aspectos dos livros como por exemplo ... parar o pensamento ... a meditação visa aumentar as brechas entre os pensamentos a mais de 3000 anos. Enfim eu quero chegar é que as tais tecnicas que vc se refere, são na verdade, frutos da avalição do proprio carlitos. Ele conhecedor de povos e culturas, visto que era antropologo e psicologo, separou oq ele achava importante e que dava resultado e criou uma fabula em cima, senão fosse assim pq ele mesmo nunca se tornou um nagual como seus mestres e se libertou de toda a historia pessoal ... ele escreveu livros autobiograficos até o final da vida ... isso é acabar com a historia pessoal ??????

O que vcs no inicio podem praticar pra ato de corroboração é o ensonho. Qdo estiverem com consciência que estão sonhando olhem as mãos, qdo a cena do sonho começar a se desfazer olhem as mãos novamente, esse ato é como recarregar energia atencional pra o ensonho não voltar a ser um sonho comum

Esse ato de olhar as mãos é ilustrativo vc pode se concentrar no que quiser pra despertar a propria atenção nos sonhos, essas tecnicas tbm não são revelações do Castaneda, nem sequer "sonhos lucidos" é um termo exclusivo já existem no budismo a muito mais tempo: projeção astral, sonho lucido e hipinose constroi o ensonho descritos nos livros.

Tudo é questão de percepção, a percepção do homem é como é pos existe algo chamado "ponto de encaixe" que se localiza em todos os homens na altura do umbigo, qdo esse ponto de encaixe se move pra outra posição a percepção muda, é isso o que buscamos, a liberdade de percepção pra podermos mover o ponto de encaixe por um ato de "vontade"
.

Já ouviu falar de kundalini Yoga ????? informe-se


Conheci no méxico maestro tacho, um desafiante da morte, ele é do tempo dos toltecas. Ele prepara um tónico de 7 em 7 anos pra tapar a fresta onde a morte nos assalta, com esse tonico e seu conhecimento ele copiou o modelo energético dos aliados (seres inorganicos com consciencia de si) e assim até hj desafia a morte, claro que a forma que ele se encontra não é a de um homem como conhecemos

Dá pra vc explicar mais sobre como vc conheceu o "Moon Rá" ?? rss desculpe a brincadeira mais é meio dificil de acreditar que vc passou por isso
 
Conheci no méxico maestro tacho, um desafiante da morte, ele é do tempo dos toltecas. Ele prepara um tónico de 7 em 7 anos pra tapar a fresta onde a morte nos assalta, com esse tonico e seu conhecimento ele copiou o modelo energético dos aliados (seres inorganicos com consciencia de si) e assim até hj desafia a morte, claro que a forma que ele se encontra não é a de um homem como conhecemos.

E ELE fez ISSO na sua frente?:eek:

jezus os desafiadores da morte sao muito loucos mesmo!
 
Os desafiadores da morte só fazem isso para virarem pop-stars :D

Jesus também foi um desafiador da morte :)
 
entao !!!
fico imaginando : vc conhece o cara e bem.. ele faz um treco estranho desses e começa a se entortar todo (tomando formas estranhas)
eu LITERALMENTE cagaria de medo.. ou de rir!!!!

comigo também acontece dessas coisas... hoje mesmo eu fui levar minha noiva pra rodoviária e nao encontrei moto taxi pra voltar (dia de chuva + feriado )
ae eu sentei nos bancos da rodô ao lado de dois Mendigoes bem lokos, que logo me serraram um cigarro e puxaram conversa:
ae branco tu tem cara de mercenario meu amigo...

(eu pensei PORRA ISSO SÒ ACONTECE COMIGO)
jah emendei cinicamente pra ele falando:
é que eu vim aqui buscar uns cogumelos que nascem ali no pé daquelas arvores tá vendo, do lado dos taxi.. tem uns taxisstas que jogam cascas de amendoin e saem uns cogus muito lokos no lugar.

o mendigo me falou: porra vc é louco de comer um negocio desses?

eu: vc viu minah cara d emercenario? eu como os que saem da bosta de vaca, da bosta de cavalo e até da bosta de gente se marcar.
Eu como até você se você marcar aqui perto de mim..
(os dois mendigos saem andando e vao embora......)
 
Carol o castaneda não poderia ter revelado nada desse povo quanto mais o Don juan, já que o povo tolteca foi dominado (e assimilado) pelo Asteca, os principais povos que sobreviveram ao massacre da dominação do mexico por Côrtez (50 mil pessoas sobreviveram em todo mexico. E quase todos os sacerdotes donos dos conhecimentos astecas foram asassinados pelos soldados do cortez num episodio chamado: la noche triste.)

Sempre sobram uma minuria astuta, como leopardos caçando sob o fucinho de leões sem serem notados.
Realmente muitos sacerdotes, homens de conhecimento morreram, pois confiavam cegamente em seus aliados.
Mas qdo o homem branco chegou com sua "consciência coletiva" disimou qse todos esses homens de conhecimento, alguns sobreviveram pra continuar a linhagem.

O proprio Povo Yaqui que tem uma cultura xamanica não reconhece os ensinamentos de D.juan como parte de suas praticas, por isso o castaneda foi classificado como Antropologo alternativo, pq revalou uma cultura alternativa relacionada a uma cultura já conhecida de um povo.

Isso é óbvio, don juan era um indio yaqui, mas com o passar dos anos deixou de ser, ele não tinha nome, não tinha nacionalidade, não tinha familia, amigos, religião, filosofia. Simplismente o personagem don juan foi construido por esse homem pra viver esse "teatro mágico", ele não era mais dominado pela força do ego, esse fo um personagem que ele escolheu ngm sabe pq.

Tirando a mente racional, oq sobra no entendimento humano ??? Na minha opnião pelo menos é impossivel separar a racionalidade de qualquer experiencia seja ela espiritual ou carnal, o problema do ceticismo não esta em querer sempre uma explicação racional, está em que a maioria dos céticos tem padrões de credo prédefinido ... que nunca estão dispostos a perder, são como os fanaticos religiosos, são fanaticos da razão, e todo fanatismo impede o dialogo racional

Exatamente. Sem o lado racional não sobra nada do entendimento humano, e é exatamente isso que queremos atingir, o saber real a testemunhalidade imparcial sem interferencias da razão moldada pelo mundo civilizado e social.
Um leão domina a selva sem precisar racionalizar nada, homens "consciêntes" controlam as massas na sociedade pq possuem um conhecimento que a maioria se quer desconfia.

Como vc explica um indio de um pais pobre, discriminado, subdesenvolvido e massacrado por culturas ocidentais, que na sequencia das obras se revela ( investidor da bolsa de valores ??? ... imagine um indio mexicano passeando pela wall strett nos estados unidos ! naquela época ele não podia investir pela internet ... nem os proprios indios americanos fariam isso vc tem noção do que é essa cena em 1930 ou 1940). então esse mesmo indio astudo no mercado de ações e tudo mais que há pra se ser conhecedor no mundo, já que o PODER conferiu isso a ele, disserta sobre uma SuperDoutrina que nunca se perdeu e se manteve por uma sub-rede de discipulos até chegar ao Castañeda

Um dos personagens dele era o indio don. juan, um de seus outros personagens é esse investidor da bolsa de valores.
COmo vc sabe ele era um homem com conhecimento total de sua totalidade, sendo assim podia moldar caracteristicas físicas por um ato de sua "vontade", ou seja, podia se "moldar" em um home loiro de olhos azuis.

e como se explica que A obra do nagual tenha tanto a ver com outras obras de culturas totalmente diversas Ex: Boshido, o caminho do guerreiro samurai e o Caminho do guerreiro do castaneda, Heiki e o yoga com os passes magicos e principalmnte o Yoga com varios aspectos dos livros como por exemplo ... parar o pensamento ... a meditação visa aumentar as brechas entre os pensamentos a mais de 3000 anos. Enfim eu quero chegar é que as tais tecnicas que vc se refere, são na verdade, frutos da avalição do proprio carlitos. Ele conhecedor de povos e culturas, visto que era antropologo e psicologo, separou oq ele achava importante e que dava resultado e criou uma fabula em cima, senão fosse assim pq ele mesmo nunca se tornou um nagual como seus mestres e se libertou de toda a historia pessoal ... ele escreveu livros autobiograficos até o final da vida ... isso é acabar com a historia pessoal ??????

Esse conhecimento morreu com castaneda.
Sua configuração energética era a de um "nagual de tres pontas", normalmente naguais tem 4 compartimentos de energia em seu casulo luminoso, castaneda tinha só 3.
Os presságios foram muito fortes indicando castaneda a don. juan, por isso este o apanhou como discipulo pois ele seria o nagual do grupo de aprendizes.
Depois em suas "visões", o homem por trás do grupo de don juan (Elias manuel) viu que castaneda seria o ultimo da linhagem dos toltecas que dali em diante seria o tempo dos "guerreiros solitários", o regulamento da águia havia mudado, apareceu um novo regulamento com novas caracteristicas energéticas.
O caminho do guerreiro nada tem a ver com guerreiros samurais, samurais se matavam por honra, feiticeiros não tem honra como tbm não tem escrúpulos, são homens estremamente práticos que sabiam que iriam morrer, procurar a morte por qualquer motivo era apenas atos de vaidade pra eles.
Castaneda não tinha história pessoal, vc pode pesquisar onde for nunca achara nada concreto sobre ele, apenas especulações.
Ele era um ser sem forma humana, soberbo espreitador vivendo seu teatro mágico, seu nome não era carlos castaneda. Esse indivíduo tbm usava nomes como: Roberto aranha, Sergio gomes da silva, Inácio feliz. Onde esta a historia pessoal?


Esse ato de olhar as mãos é ilustrativo vc pode se concentrar no que quiser pra despertar a propria atenção nos sonhos, essas tecnicas tbm não são revelações do Castaneda, nem sequer "sonhos lucidos" é um termo exclusivo já existem no budismo a muito mais tempo: projeção astral, sonho lucido e hipinose constroi o ensonho descritos nos livros.
Em partes vc esta correto, vc pode olhar pra sua bunda se vc quiser (rs) o que realmente importa é a atenção. de se estar num sonho.
O ensonho é muito mais amplo que todas essas outras técnicas descritas por vc.
Imagine frequencias de rádio, viagem astral capta as AM, o ensonho capta as AM, as FM e todas outras acessiveis a percepção do vidente.

Já ouviu falar de kundalini Yoga ????? informe-se
Claro.
Apenas entreterimento que a "mente alienigena" que domina a humanidade dá ao buscador pra ele continuar perdido.
Conhece algo sobre "o quarto caminho"?

Dá pra vc explicar mais sobre como vc conheceu o "Moon Rá" ?? rss desculpe a brincadeira mais é meio dificil de acreditar que vc passou por isso

Conheci o Moon Rá por um presente do "poder", em uma igreja católica onde eu tinha parado pra "recapitular".
Ele era o homem que varria a igreja ( vai saber os motivos dele).
Como a tempos venho organizando meu tonal pra suportar o impácto do nagual ele me "viu" e veio falar comigo, o mundo para nós só é real qdo encontramos pessoas que tbm ja escaparam da força invisivel que dominou o homem a tempos imemoriais.
Disse que era um desafiante da morte e que de 7 em 7 anos precisava entrar na mata pra colher certas plantas pra continuar com a possibilidade de tapar sua "brexa", que é onde a morte nos ataca por uma força conhecida pelos feiticeiros como "a força rolante" ou o "derrubador".


fico imaginando : vc conhece o cara e bem.. ele faz um treco estranho desses e começa a se entortar todo (tomando formas estranhas)
eu LITERALMENTE cagaria de medo.. ou de rir!!!!

Vc não conseguiria ver (sob influencia de cogumelos talvez).
No máximo que vc veria é um vento forte soprando de forma desordenada, ou algum outro "fenomeno natural".
Por isso venho pregando o conhecimento existente alem da razão, coisas do genero para a razão são impossiveis, sendo assim nossa percepção capta esses fenomenos como aparentes "fenomenos naturais".

Se a "seunda atenção" toma o controle percebemos a coisa como ela é, algo caótico e indescritivel, como a "luta" entre dois seres inorganicos, ou um empreendimento de "feiticeiros".

-----------------------------------------------------------------------

So pra curiosidade:

Se alguem aqui ensonha ou faz viagem astral tentem ir até a chamada area 51, la irão encontrar guardiões no astral que lhes impedirão de passar, isso é racional? Lideres do mundo desconhecem esse conhecimento?
Conhecimento não é facil de se suportar....só dando mta risada.


Vou estar fora por uns dias mas comentem ai qdo eu voltar eu respondo, se for o caso!


Tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
 
Sempre sobram uma minuria astuta, como leopardos caçando sob o fucinho de leões sem serem notados.
Realmente muitos sacerdotes, homens de conhecimento morreram, pois confiavam cegamente em seus aliados.
Mas qdo o homem branco chegou com sua "consciência coletiva" disimou qse todos esses homens de conhecimento, alguns sobreviveram pra continuar a linhagem.

Em primeiro lugar não vou discutir sua crença, sinceramente cada um crê no que quer e eu não to aqui pra julgar ngm. Nada do que eu disse é pessoal, apenas vou aproveitar suas respostas para poder expor mais esclarecimento.

Tudo o que eu disse é fato histórico está registrado pra qualquer um ver (me admira vc ter ido ao méxico e não saber a historia do país) não importa se confiavam cegamente em seus aliados ou nos raios que os partam eles morreram junto com o conhecimento, eles eram os sacerdotes, o resto do povo era escravo, soldados ou plebe, nada sabiam apenas seguiam a nobreza (isso não muda para nenhuma antiga civilização, o conhecimento religioso era preservado pra poucos)

Mas qdo o homem branco chegou com sua "consciência coletiva" dizimou qse todos esses homens de conhecimento, alguns sobreviveram pra continuar a linhagem

Bom como eu já disse na primeira parte que o trabalho do Castañeda não tem base histórica mesmo que os sacerdotes sobrevivessem eles jamais poderiam ter transmitido nada já que os próprios não conheciam o assunto

Não sei o que a consciência coletiva tem haver esse episódio ???

Isso é óbvio, don juan era um indio yaqui, mas com o passar dos anos deixou de ser, ele não tinha nome, não tinha nacionalidade, não tinha familia, amigos, religião, filosofia. Simplismente o personagem don juan foi construido por esse homem pra viver esse "teatro mágico", ele não era mais dominado pela força do ego, esse fo um personagem que ele escolheu ngm sabe pq.

O fato da escolha PESSOAL dele ser de não ter passado, isso por si só não o torna sem passado. quer dizer o conhecimento dele saiu de algum lugar no caso do Castaneda da mente Fértil dele ( uma vez que nas suas próprias palavras... Simplesmente o personagem don juan foi construído )


Exatamente. Sem o lado racional não sobra nada do entendimento humano, e é exatamente isso que queremos atingir, o saber real a testemunhalidade imparcial sem interferencias da razão moldada pelo mundo civilizado e social.
Um leão domina a selva sem precisar racionalizar nada, homens "consciêntes" controlam as massas na sociedade pq possuem um conhecimento que a maioria se quer desconfia.

O fato de vc não ter palavras nem entendimento necessário pra descrever algo não quer dizer que isto não se enquadre dentro do raciocinio lógico

Um leão só domina a selva porque tem força e inteligência pra emboscar só isso e mais nada.



Um dos personagens dele era o indio don. juan, um de seus outros personagens é esse investidor da bolsa de valores.
COmo vc sabe ele era um homem com conhecimento total de sua totalidade, sendo assim podia moldar caracteristicas físicas por um ato de sua "vontade", ou seja, podia se "moldar" em um home loiro de olhos azuis.

Quando o castañeda vê D. Genaro saltar ao fundo de uma cachoeira sem cordas e sem segurança o que vc acha que ele estava vendo ??? com certeza não era o corpo real do Genaro (oq é provado nos próprios livros) da mesma forma D. juan não poderia transformar seu corpo real em um Alemão... em um dos livros D. juan fala que o corpo de ensonho não poderia realizar coisas que o corpo real pode, por exemplo comer, e no meu ver nem investir em ações na forma de um loiro :eek: e mesmo que pudesse as outras pessoas devirem ter a faculdade descrita nos livros como :Ato de "Ver"

Esse conhecimento morreu com castaneda.
Sua configuração energética era a de um "nagual de tres pontas", normalmente naguais tem 4 compartimentos de energia em seu casulo luminoso, castaneda tinha só 3.
Os presságios foram muito fortes indicando castaneda a don. juan, por isso este o apanhou como discipulo pois ele seria o nagual do grupo de aprendizes.
Depois em suas "visões", o homem por trás do grupo de don juan (Elias manuel) viu que castaneda seria o ultimo da linhagem dos toltecas que dali em diante seria o tempo dos "guerreiros solitários", o regulamento da águia havia mudado, apareceu um novo regulamento com novas caracteristicas energéticas
.
O caminho do guerreiro nada tem a ver com guerreiros samurais, samurais se matavam por honra, feiticeiros não tem honra como tbm não tem escrúpulos, são homens estremamente práticos que sabiam que iriam morrer, procurar a morte por qualquer motivo era apenas atos de vaidade pra eles.
Castaneda não tinha história pessoal, vc pode pesquisar onde for nunca achara nada concreto sobre ele, apenas especulações.
Ele era um ser sem forma humana, soberbo espreitador vivendo seu teatro mágico, seu nome não era carlos castaneda. Esse indivíduo tbm usava nomes como: Roberto aranha, Sergio gomes da silva, Inácio feliz. Onde esta a historia pessoal?

realmente vc sabe copiar os trechos dos livros.Parabens!

Quanto ao resto sobre as semelhanças das outras culturas não vou me dar o trabalho de explicar agora, está na internet. paginas dedicadas ao Boshido, ao Heiki e ao Yoga basta quem tiver a curiosidade ... Ler! e refletir claro ! :eek:

Quanto a achar fatos concretos sobre Castañeda vc está enganada, ele pode até ter mentido descaradamente sobre o proprio passado, porém nem sempre ele foi um nagual, só conheceu ao D.juan no final da faculdade e antes minha cara, ele deixou muitos registros na terra ... vc pode ver todos eles entre outras na matéria da TIME ( Uma pena essa matéria ser um pouco preconceituosa ) porém é completíssima sobre o passado do carlitos

O poeta Fernando Pessoa tbm usava pseudônimos e nem por isso deixou de ser Fernando Pessoa



Claro.
Apenas entreterimento que a "mente alienigena" que domina a humanidade dá ao buscador pra ele continuar perdido.
Conhece algo sobre "o quarto caminho"?

Mente alienígena ????????? :confused: , rsssssss sem comentários sobre essa parte, se vc fosse seria, perceberia facilmente a analogia que eu fiz. E sobre o quarto caminho ou quarta direção e toda a obra do carlitos e sobre o nagual eu já li tudo que se há pra ler, o unico livro que eu ainda não li é o da Amy Wallace APRENDIZ DE FEITICEIRO: MINHA VIDA COM CARLOS CASTAÑEDA justamente uma das mulheres do castañeda que desmente as praticas dele. Mas como eu tenho ceteza que vc tbm não eu ainda estou ganhando pq já conhecia o Kundalini


So pra curiosidade:

Se alguem aqui ensonha ou faz viagem astral tentem ir até a chamada area 51, la irão encontrar guardiões no astral que lhes impedirão de passar, isso é racional? Lideres do mundo desconhecem esse conhecimento?
Conhecimento não é facil de se suportar....só dando mta risada.

Depois dessa da Área 51 eu realmente tenho que dizer que eu Duvido que vc já tenha ido pessoalmente ao mexico (Talvez não tenha saído nem da sua cidade) vc acha que ensonha e domina as tecnicas dos naguais?? vai a lugares maravilhosos e precisa rir como os " Dons " faziam nos livros pra suportar esse pseudo conhecimento?? ... pq vc não ensonha e dá uma passadinha aqui em casa para rirmos juntos! eu medito todas as madrugadas antes de dormir tenho certeza que não será nenhuma dificuldade pra uma CarolTiggs ( já contou a origem desse teu nickname ai??) a mulher nagual !!

Lembra-se que "la gorda" em o presente da águia não tinha a menor dificuldade de encontrar o carlitos nos ensonhos e outra coisa ... ele não ensonhava copletamente ainda !

E não demore a voltar ao Fórum !
 
:!: Eu to preparando um artigo ai bem completo com todas as informações da forma mais imparcial possivel vo desponibilizar os livros e as matérias falando do castaneda. Se por acaso alguem quiser algum livro pra ler já é só deixar um recado aqui.
 
Interessante discussão.

Creio que o ponto central não deve ser se Castaneda era mentiroso ou não, e sim de averiguar o que ele escreveu, afinal quem tem provas concretas de que tudo o que já foi escrito sobre o espírito é verdadeiro?

Alguns taxam a obra dele como um compêndio de outras filosofias, sem nem ao mesmo observar que podem ser apenas meras semelhanças entre os diversos caminhos que existem.

Caro Dahua, boas observações, entretanto o seu argumento sobre a historicidade dos povos toltecas é incompleto. Sabe-se que a história dos povos pré-colombianos é descrita por espanhóis, salvaguardando o mérito de Las Casas de ter tentado ser (aparentemente) imparcial. História não significa verdade. O que chegou até nós foi a história de um povo contada por outro povo e com o seu olhar curioso, alienígena. Portanto, os astecas permanecem um mistério, mesmo com o pouco de história que já se produziu sobre eles e que provavelmente não avançará muito.

O fato dos astecas terem dominado os toltecas, assim como sua assimilação, não significa dizer que suas crenças e costumes foram banidos. Prova disso é a própria crença pelos astecas de que os espanhóis eram Quetzalcoatl, o rei tolteca que voltara.

Outro ponto é que a transmissão de conhecimento era estritamente oral, já que não havia escrita. Fazendo um paralelo com Castaneda, poderíamos supor que a praticidade dos ensinamentos de D. Juan provêm dessa tradição oral, tal como a sua implicância com as anotações do Carlos. Portanto, creio que, ao contrário do que vc mencionou, há enormes possibilidades do conhecimento tolteca ter sobrevivido sim à colonização espanhola. Os astecas não abriram mão de suas crenças quando a colonização já estava estabelecida, apenas as adaptaram ao cristianismo.

Castaneda fala sobre os feiticeiros da antiguidade que agiam sobre determinadas circunstâncias, aludindo às dificuldades provindas da colonização. Muitos fugiram, outros se associaram aos invasores. A dominação espanhola certamente não extinguiu o conhecimento oral.

A aparente incapacidade de Montezuma perante o pífio exército de Cortês até hoje gera discussões historiográficas, mas ninguém leva a discussão para o lado do espírito, do oculto. Apesar do choque inicial, os astecas logo reagiram. Essa reação não foi apenas física, mas antes de tudo cultural.

Pra finalizar, o conhecimento oral é praticamente impossível de ser eliminado, apenas reduzido, mas não extinto. D. Juan pode ser real sim, assim como seus ensinamentos com lógicas que nos impressionam. Quantas ordens, doutrinas, filosofias e seitas surgiram no mundo e nunca foram conhecidas? Castaneda pode ter apenas divulgado uma delas.

A prática está aí. Conclusões a respeito dos ensinamentos do nagual sem averiguação são todas infundadas e acomodadas, obra dos céticos extremados que desperdiçam toda a vida debruçados em teorias inconclusivas.

Abraços!
 
Interessante discussão.

Creio que o ponto central não deve ser se Castaneda era mentiroso ou não, e sim de averiguar o que ele escreveu, afinal quem tem provas concretas de que tudo o que já foi escrito sobre o espírito é verdadeiro?

Realmente essa discussão é interessante, principalmente pelos variados pontos de vista

Não estou julgando a veracidade do Castaneda apenas colocando que a obra dele não é incontestável. Quanto a prova do que se escreve sobre o espirito cabe a cada um ter suas proprias experiencias (intransferiveis) para poder analisar qual a verdade mais aceitável para si. Porém como eu já disse, só porque o termo é "espirito" não quer dizer que não se enquadra no raciocinio humano.


Alguns taxam a obra dele como um compêndio de outras filosofias, sem nem ao mesmo observar que podem ser apenas meras semelhanças entre os diversos caminhos que existem.

É dificil julgar essa sua observação, o castaneda tentou revelar um "novo conhecimento" porem ele foi o unico que teve esse privilegio. Vc não acha estranho apenas uma pessoa ter o encargo de transmitir um conhecimento milenar deste? ou se ter noticia apenas dele?? ou dos gropos descritos por ELE nos livro ? Nunca antes souberam da doutrina e hj nada se sabe senão pelos proprios adoradores do carlitos.

Caro Dahua, boas observações, entretanto o seu argumento sobre a historicidade dos povos toltecas é incompleto. Sabe-se que a história dos povos pré-colombianos é descrita por espanhóis, salvaguardando o mérito de Las Casas de ter tentado ser (aparentemente) imparcial. História não significa verdade. O que chegou até nós foi a história de um povo contada por outro povo e com o seu olhar curioso, alienígena. Portanto, os astecas permanecem um mistério, mesmo com o pouco de história que já se produziu sobre eles e que provavelmente não avançará muito.

Bom historia é fato, e oq não é fato é hipotetico, sem prova. Os argumentos não são incompletos, só que uma explanação sobre toda a historia me tomaria um tempo que eu não tenho(além de ser assunto para grandes historiadores), chamei atenção só para oq é relativo a resposta do post. Só pelo fato da espanha ser a cultura "dominante" (no ponto de vista que ela é quem se impôs ao mexico) não significa que a historia pratica dos eventos não seja a real, eu toquei mais em fatos bélicos do que de culturais, com certeza se fosse uma historia sobre a cultura religião e sociologia dos astecas eu concordaria totalmente que não há meios de se concordar com um "lado que conta" a historia.

O fato dos astecas terem dominado os toltecas, assim como sua assimilação, não significa dizer que suas crenças e costumes foram banidos. Prova disso é a própria crença pelos astecas de que os espanhóis eram Quetzalcoatl, o rei tolteca que voltara. Outro ponto é que a transmissão de conhecimento era estritamente oral, já que não havia escrita. Fazendo um paralelo com Castaneda, poderíamos supor que a praticidade dos ensinamentos de D. Juan provêm dessa tradição oral, tal como a sua implicância com as anotações do Carlos. Portanto, creio que, ao contrário do que vc mencionou, há enormes possibilidades do conhecimento tolteca ter sobrevivido sim à colonização espanhola. Os astecas não abriram mão de suas crenças quando a colonização já estava estabelecida, apenas as adaptaram ao cristianismo.

Os toltecas eram o povo de verdadeiro conhecimento nessa cultura os astecas eram um povo essencialmente bélico,(as grandes quantidades de sacrificios humanos deve-se a essa essencia, os perdedores das batalhas eram oferecidos sempre aos deuses, se não me falha a memoria ao proprio Quetzalcoatl entre outros) enfim ... sendo os toltecas dominados pelos astecas e os astecas pelos espanhois fica duplamente dificil essa cultura ter sobrevivido por boca até os dias de hj ( o proprio evangelho foi escrito por essa necessidade: os povos contavam de gerações em gerações as historias acontecidas com o Senhor e os dicipulos 200 anos depois escreveram os evangelhos devido as historias estarem se desintegrando com o tempo) ... da dominação do mexico até o seculo 20 são 500 anos.

ps.: não estou discordando sobre seu pensamento só contando a historia (registrada) jamais saberemos realmente quem tem razão neste assunto

há enormes possibilidades do conhecimento tolteca ter sobrevivido sim à colonização espanhola

Quais ???

Os astecas não abriram mão de suas crenças quando a colonização já estava estabelecida, apenas as adaptaram ao cristianismo
.

esse é realmente um grande ponto de discussão, assim como o cambomblé no brasil eu tbm creio que a cultura asteca sobreviveu , justamente por meio dessa camuflagem cultural porém o que o castaneda descreve nos livros não é a cultura asteca.

Ps.: nem o povo yaqui, nem o xamanismo do povo mexicano reconhece as praticas do castaneda como fazendo parte da sua cultura... existem resalvas? Sim claro que sim .... a pergunta basica é de onde ele retirou tudo aquilo :confused: ??? dos toltecas que não foi.:?: Vcs já viram o filme Don Juan de marco com o ... johnny depp... eu acho que o Castaneda sofria do mesmo mal que ele.

Castaneda fala sobre os feiticeiros da antiguidade que agiam sobre determinadas circunstâncias, aludindo às dificuldades provindas da colonização. Muitos fugiram, outros se associaram aos invasores. A dominação espanhola certamente não extinguiu o conhecimento oral.

Tirando as tribos amazonicas, as colonias preservadas pela Funai. quantas historias vc, cidadão comum (ou mesmo que tenha interesse nessa area) ouviu falar dos indios do seu proprio pais ??? do seu proprio estado ? da sua cidade ?

Tome como exemplo o brasil onde esta o conhecimento dos nossos indios ???

A aparente incapacidade de Montezuma perante o pífio exército de Cortês até hoje gera discussões historiográficas, mas ninguém leva a discussão para o lado do espírito, do oculto. Apesar do choque inicial, os astecas logo reagiram. Essa reação não foi apenas física, mas antes de tudo cultural.

Os astecas não reagiram de imediato e se não fosse os epsódios que deram origem a Noche triste, provavelmente teriam convivido pacificamente por muito tempo. Foram os espanhois que não aceitaram os astecas não o contrário

Pra finalizar, o conhecimento oral é praticamente impossível de ser eliminado, apenas reduzido, mas não extinto. D. Juan pode ser real sim, assim como seus ensinamentos com lógicas que nos impressionam. Quantas ordens, doutrinas, filosofias e seitas surgiram no mundo e nunca foram conhecidas? Castaneda pode ter apenas divulgado uma delas
.

rss vc gosta do Dan Brown né ??:D brincadeira! porém vc tem que concordar que é muito dificil isso vir a tona por meio de um só individuo que não tem provas do que diz e não é creditado pela propria cultura que ele quer "revelar". quais as outras historias iguais a do castañeda vc conhece ??


A prática está aí. Conclusões a respeito dos ensinamentos do nagual sem averiguação são todas infundadas e acomodadas, obra dos céticos extremados que desperdiçam toda a vida debruçados em teorias inconclusivas
.

O grande Problema disso é que se vc não pesquisar a fundo fica sem argumentos, o castaneda teve milhões de livros publicados, seus leitores normalmente se identificam tanto com ele que acabam por ficar cegos a imparcialidade, pouca coisa foi escrita como critica( porem muitas com averiguação impecavél, tanto que rebateram toda a obra do Castaneda), e tirando as que realmente não prestam, muitos são alvejados como Céticos Extremos. deixando cada vez mais cegos aqueles que não tem curiosidade e se limitam a ler apenas oque lhes convém:pos:


Abraços! e desculpem os erros de ortografia:neg: to a mais de 1 dia sem parar na frente desse pc !
 
Eu gostaria que mais pessoas opinassem, mesmo conhecendo pouco sobre o assunto ou somente a opinião sobre oq estão lendo ai nos posts. Isso é que é importante só uma discussão aberta e sincera traz a verdade a tona ... :) :)
 
Fala Dahua, desculpe pela demora na resposta, mas só estava com tempo de entrar no fórum pra moderar.

É dificil julgar essa sua observação, o castaneda tentou revelar um "novo conhecimento" porem ele foi o unico que teve esse privilegio. Vc não acha estranho apenas uma pessoa ter o encargo de transmitir um conhecimento milenar deste? ou se ter noticia apenas dele?? ou dos gropos descritos por ELE nos livro ? Nunca antes souberam da doutrina e hj nada se sabe senão pelos proprios adoradores do carlitos.

O que eu me questiono, baseado nas suas indagações, é sobre os reais objetivos desse grupo em divulgar os ensinamentos de D. Juan. Se adotarmos as próprias explanações de D. Juan sobre esse conhecimento, verificamos que há uma lógica, afinal teria sido a primeira vez que um cientista social tivera acesso ao mundo dos feiticeiros. Podemos fazer as suas questões: por que Castaneda seria o único? Mas também não podemos descartar a possibilidade dele ter sido o primeiro intelectual a aprender e divulgar a arte dos feiticeiros.

Bom historia é fato, e oq não é fato é hipotetico, sem prova. Os argumentos não são incompletos, só que uma explanação sobre toda a historia me tomaria um tempo que eu não tenho(além de ser assunto para grandes historiadores), chamei atenção só para oq é relativo a resposta do post. Só pelo fato da espanha ser a cultura "dominante" (no ponto de vista que ela é quem se impôs ao mexico) não significa que a historia pratica dos eventos não seja a real, eu toquei mais em fatos bélicos do que de culturais, com certeza se fosse uma historia sobre a cultura religião e sociologia dos astecas eu concordaria totalmente que não há meios de se concordar com um "lado que conta" a historia.

História não é necessariamente fato. História trabalha tanto com a verdade quanto com a verossimilhança, que pode ser uma mentira, mas é válida pra História como fonte, pois dessa mentira pode-se analisar o contexto da época em que fora produzida. O que a História busca são fontes, a partir delas que ela reclama o status de ciência. Só que fontes não têm que ser necessariamente documentais ou visuais, podem ser orais.

D. Juan fala dos antigos feiticeiros de muito antes da colonização espanhola. Como o que conhecemos das sociedades pré-colombianas, exceto suas fontes arquitetônicas, datam da era da colonização, há de se convir que pode haver um conhecimento anterior remanescente até hoje, sobretudo pelo fato de haver uma forte tradição oral nessas sociedades.

Outra coisa é que a história produzida sobre as sociedades pré-colombianas se mantêm muito no nível do macro. Raramente se vê estudo de micro-história sobre essas sociedades e o que me vem à memória são aqueles artigos sobre os costumes de determinados grupos. A história de que Castaneda trata é micro, específica, o que a julgar pelo espectro macro dos estudos pré-colombianos, foge à regra desses estudos em geral pois, segundo o autor, parte de fontes até então inacessíveis ou desconhecidas para os intelectuais.

Os toltecas eram o povo de verdadeiro conhecimento nessa cultura os astecas eram um povo essencialmente bélico,(as grandes quantidades de sacrificios humanos deve-se a essa essencia, os perdedores das batalhas eram oferecidos sempre aos deuses, se não me falha a memoria ao proprio Quetzalcoatl entre outros) enfim ... sendo os toltecas dominados pelos astecas e os astecas pelos espanhois fica duplamente dificil essa cultura ter sobrevivido por boca até os dias de hj ( o proprio evangelho foi escrito por essa necessidade: os povos contavam de gerações em gerações as historias acontecidas com o Senhor e os dicipulos 200 anos depois escreveram os evangelhos devido as historias estarem se desintegrando com o tempo) ... da dominação do mexico até o seculo 20 são 500 anos.

Mas a diferença é justamente essa. O evangelho foi escrito e não é à toa que influencia tanta gente hoje. Se pensarmos como o grupo de D. Juan era pequeno e restrito, podemos aludir à uma rede limitada, secreta, que mantinha a tradição oral de tempos longínquos, afinal D. Juan obedecia a determinadas normas de sua linhagem, preocupava-se com o repasse do conhecimento. Havia portanto uma tradição a ser seguida. Poderíamos incluir uma questão nisso tudo: por que Castaneda quebrou a tradição? Hoje, com as obras de Castaneda publicadas, o número de adeptos ao nagualismo cresceu e pode crescer muito mais.

Há um historiador, se não me engano o Tzvetan Todorov que escreveu um capítulo sobre a permanência da cultura asteca após a dominação cultural espanhola. Há gravuras que corroboram essa permanência, portanto são fontes.

ps.: não estou discordando sobre seu pensamento só contando a historia (registrada) jamais saberemos realmente quem tem razão neste assunto

De acordo.

esse é realmente um grande ponto de discussão, assim como o cambomblé no brasil eu tbm creio que a cultura asteca sobreviveu , justamente por meio dessa camuflagem cultural porém o que o castaneda descreve nos livros não é a cultura asteca.

Mas o que seria a cultura asteca? Cultura é assimilada, o próprio contato entre povos diferentes modifica a cultura de ambos. Os astecas dominaram e assimilaram a cultura tolteca, que não sabemos até que ponto sobreviveu no mundo asteca.

Ps.: nem o povo yaqui, nem o xamanismo do povo mexicano reconhece as praticas do castaneda como fazendo parte da sua cultura... existem resalvas? Sim claro que sim .... a pergunta basica é de onde ele retirou tudo aquilo :confused: ??? dos toltecas que não foi.:?: Vcs já viram o filme Don Juan de marco com o ... johnny depp... eu acho que o Castaneda sofria do mesmo mal que ele.

Tirando as tribos amazonicas, as colonias preservadas pela Funai. quantas historias vc, cidadão comum (ou mesmo que tenha interesse nessa area) ouviu falar dos indios do seu proprio pais ??? do seu proprio estado ? da sua cidade ?

Tome como exemplo o brasil onde esta o conhecimento dos nossos indios ???

O conhecimento de D. Juan não era propriedade dos yaquis. Em Uma Estranha Realidade dá pra ver que pessoas bem próximas a ele desconheciam sua personalidade de feiticeiro, o que alude àquela idéia de grupo restrito. O que quero dizer é que o alcance do conhecimento oral não tem que ser de um tamanho específico pra que ele seja válido.

rss vc gosta do Dan Brown né ??:D brincadeira! porém vc tem que concordar que é muito dificil isso vir a tona por meio de um só individuo que não tem provas do que diz e não é creditado pela propria cultura que ele quer "revelar". quais as outras historias iguais a do castañeda vc conhece ??

Hehe, na verdade não li a obra desse autor. Até hoje não vi o tão polêmico filme dele, tenho que tomar vergonha na cara e assistir. :eek:

O grande Problema disso é que se vc não pesquisar a fundo fica sem argumentos, o castaneda teve milhões de livros publicados, seus leitores normalmente se identificam tanto com ele que acabam por ficar cegos a imparcialidade, pouca coisa foi escrita como critica( porem muitas com averiguação impecavél, tanto que rebateram toda a obra do Castaneda), e tirando as que realmente não prestam, muitos são alvejados como Céticos Extremos. deixando cada vez mais cegos aqueles que não tem curiosidade e se limitam a ler apenas oque lhes convém:pos:

Meu caro, você está certo em buscar, não tiro a sua razão. E concordo que há uma paixão cega por Castaneda. Mas qual a finalidade de gastar energia em contestar sua obra enquanto ele dá indícios práticos para verificação? Não estou me referindo a você, mas em outras pessoas, como a Amy Wallace, por exemplo. Digo que, na minha opinião, a melhor e mais prática maneira de contestar Castaneda é realizando sua prática e verificando se é válida ou não. Quem começou com os enteógenos antes de conhecer Castaneda sabe que muitas coisas escritas pelo autor são conhecidas ou já foram vivenciadas em experiências. É aí que surge a inflexão: será que esse cara conheceu mais daquele mundo que eu já experimentei?


Grande abraço e obrigado pela discussão.
 
Tudo o que eu disse é fato histórico está registrado pra qualquer um ver (me admira vc ter ido ao méxico e não saber a historia do país) não importa se confiavam cegamente em seus aliados ou nos raios que os partam eles morreram junto com o conhecimento, eles eram os sacerdotes, o resto do povo era escravo, soldados ou plebe, nada sabiam apenas seguiam a nobreza (isso não muda para nenhuma antiga civilização, o conhecimento religioso era preservado pra poucos)

Em quanto vc insistir em falar sobre parâmetros históticos/culturais o entendimento comum jamais surgirá.
Todo esse conhecimento esta no mundo sem ser do mundo, compreende?
Pra vc ter uma ideia existiu (existe?) um marinheiro chinês chamado Loban, ele era um nagual. Era o nagual de um grupo de guerreiros que antecederam o grupo do nagual Juan mathus, ele como Silvio manuel, Carol tiggs e muitos outros não eram indios, ou seja, jamais saberemos ao certo a origem, a fonte de tais conhecimentos.
Afirmo que a fonte é Tolteca pq assim o Nagual juan mathus nos informou, não tenho o porque nem tempo pra duvidar dele, não tenho o poder para corroborar tal fato fixando minha atenção nesse periodo de espaço/tempo e assim "ver" a verdade, mas certamente o nagual juan tinha esse poder.

Bom como eu já disse na primeira parte que o trabalho do Castañeda não tem base histórica mesmo que os sacerdotes sobrevivessem eles jamais poderiam ter transmitido nada já que os próprios não conheciam o assunto

Não sei o que a consciência coletiva tem haver esse episódio ???
Claro que vc não vai acreditar, mais ai vai;
Muitos sacerdotes dessa epoca ainda estão desafiando a morte nos dias e hj, moveram seu ponto de encaixe e copiaram o modelo dos aliados, sendo assim a força rolante ou "o derrubador" ira levar muito mais tempo pra abate-los.

Consciência coletiva gera um poder inimaginavel.
Qdo os conquistadores chegaram guerreiros vaidosos e presunsoços confiaram tanto em seus poderes e no poder de seus aliados que sucumbiram ao inimigo.
A consciência coletiva que os conquistadores trouxeram consigo no primeiro anel de poder "sugou" a percepção dos guerreiros impedindo-os de acessar seu segundo anel de poder, o lado silencioso e escuro, o Lado esquerdo. Assim morreram como mosca.
Os videntes astutos que ja não estavam mais presos ao mundo "viram" isso e antes de chegar seus inimigos ja haviam sumido desse mundo a muito tempo, moveram seus pontos de encaixe pra posições que nem nos sonhos mais loucos o cético ira vislumbrar.

O fato da escolha PESSOAL dele ser de não ter passado, isso por si só não o torna sem passado. quer dizer o conhecimento dele saiu de algum lugar no caso do Castaneda da mente Fértil dele ( uma vez que nas suas próprias palavras... Simplesmente o personagem don juan foi construído )
O personagem Don Juan foi construido não por carlitos, mas sim por um vidente que era o nagual de um grupo de guerreiros.
Essa nagual era o benfeitor de carlitos, castaneda apenas nos relata o que presenciou como testemunha imparcial.

Quando o castañeda vê D. Genaro saltar ao fundo de uma cachoeira sem cordas e sem segurança o que vc acha que ele estava vendo ??? com certeza não era o corpo real do Genaro (oq é provado nos próprios livros) da mesma forma D. juan não poderia transformar seu corpo real em um Alemão... em um dos livros D. juan fala que o corpo de ensonho não poderia realizar coisas que o corpo real pode, por exemplo comer, e no meu ver nem investir em ações na forma de um loiro :eek: e mesmo que pudesse as outras pessoas devirem ter a faculdade descrita nos livros como :Ato de "Ver"
Exatamente, enquanto o corpo de ensonho envestia na bolsa com seu personagem loiro o corpo "fisico" realizava outra tarefa qualquer, pois o nagual sabe como "olhar nas duas direções".
Pra vc ver como o homem comum é adormecido, conviveu com o corpo de ensonho de um nagual sem nem suspeitar disso. Carlitos só depois de muitos anos descobriu que conviveu pouquissimo com genaro, ele interagia era com o corpo de ensonho de genaro, mas na verdade isso pouco importa.

realmente vc sabe copiar os trechos dos livros.Parabens!

Quanto a achar fatos concretos sobre Castañeda vc está enganada, ele pode até ter mentido descaradamente sobre o proprio passado, porém nem sempre ele foi um nagual, só conheceu ao D.juan no final da faculdade e antes minha cara, ele deixou muitos registros na terra ... vc pode ver todos eles entre outras na matéria da TIME ( Uma pena essa matéria ser um pouco preconceituosa ) porém é completíssima sobre o passado do carlitos

O poeta Fernando Pessoa tbm usava pseudônimos e nem por isso deixou de ser Fernando Pessoa
Ja li todos os livros, não é de se estranhar que muitas coisas que eu escrevo saiam como resumos deste.
Tudo o que aparece na Times ou em qualquer outra revista é o que o nagual deixou para nós, quem te garante que é verdade?
Tudo o que realmente provava sua história pessoal pegou fogo ou inundou "misteriosamente", isso vc tbm pode comprovar, ou seja, esses seus argumentos são inválidos.
Fernando Pessoa tinha história pessoal, todos conheciam seus pais, sua nacionalidae, endereço....ele construia personagens com sua mente brilhante mas não deixava de ser Fernando Pessoa, carlitos qdo construia um personagem deixava de ser carlitos, ele era um mestre soberbo da arte da espreita.


Mente alienígena ????????? :confused: , rsssssss sem comentários sobre essa parte, se vc fosse seria, perceberia facilmente a analogia que eu fiz. E sobre o quarto caminho ou quarta direção e toda a obra do carlitos e sobre o nagual eu já li tudo que se há pra ler, o unico livro que eu ainda não li é o da Amy Wallace APRENDIZ DE FEITICEIRO: MINHA VIDA COM CARLOS CASTAÑEDA justamente uma das mulheres do castañeda que desmente as praticas dele. Mas como eu tenho ceteza que vc tbm não eu ainda estou ganhando pq já conhecia o Kundalini

Cruzes meu caro. :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
Vc se contradiz a cada paragrafo.
Como ja leu tudo sobra as obras do nagual se nem sabe o que é a mente alienigena?
Bom, eu te explico resumidamente.
A mente alienígena ou o predador é a mente racional. A mente instalada por seres que não são desse mundo no homem.
Esse ser nos deu sua mente! E atravéz dela ele nos mantem em cativeiro e se alimenta de nós, do ponto de vista estratégico esses seres foram perfeitos pois dominaram a humanidade a tempos imemoriais.
O dialogo interno incessante é a ferramenta deles, por isso que a liberdade total só vem com o silencio, o silêncio faz nossa energia perder o sabor para eles, assim eles recuam e nos deixam em paz, e qdo isso acontece recuperamos manobras perceptivas indescritiveis.
Se quiser saber mais a respito leia "O lado ativo do infinito".



Depois dessa da Área 51 eu realmente tenho que dizer que eu Duvido que vc já tenha ido pessoalmente ao mexico (Talvez não tenha saído nem da sua cidade) vc acha que ensonha e domina as tecnicas dos naguais?? vai a lugares maravilhosos e precisa rir como os " Dons " faziam nos livros pra suportar esse pseudo conhecimento?? ... pq vc não ensonha e dá uma passadinha aqui em casa para rirmos juntos! eu medito todas as madrugadas antes de dormir tenho certeza que não será nenhuma dificuldade pra uma CarolTiggs ( já contou a origem desse teu nickname ai??) a mulher nagual !!

Lembra-se que "la gorda" em o presente da águia não tinha a menor dificuldade de encontrar o carlitos nos ensonhos e outra coisa ... ele não ensonhava copletamente ainda !

E não demore a voltar ao Fórum !

Conhecendo-te pessoalmente certamente eu seria capaz de "agarra-lo", mas vc dificilmente se lembraria do lado esquerdo, esta dominado demais por "eles", pensa demais.
O que vc chama meditar eu chamo devaneio, me desculpe!
O meditar real é a prolongação da "presença" por tempo indeterminado, ou seja 24h/dia, é a lembrança do lado esquerdo/direito.
Basta perquisar pra saber a origem desse meu nick, carol tiggs ainda esta entre nós, na "cupula" em um mundo muito parecido com esse.

Amy Wallace era uma recalcada, tinha ciumes de carlitos pq ele saia com outras mulheres. Mas que tola, o que ela esperava? Um nagual bonzinho???
Tadinha!
Se quiser ler algo sobre castaneda escrito por outras pessoas leia o livro do mensageiro dele, Arnaldo Torres.
Perceba, o mensageiro do nagual carlos castaneda esta entr nós, nesse momento deve estar na Argentina.

Enfim, contudo, todavia, nada é pessoal, mesmo pq não me importo com isso, o tom pode soar presunçoso mas são só relatos de uma pessoa que esta nesse mundo sem ser dele.

Um beijo, saudo-te!
 
Back
Top