Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Carimbo Psilocybe Cubensis – Cambodian

Diário de cultivo problemático.
Preparação da solução com os esporos.
Para hidratar os esporos usei água mineral fervida num vidrinho fechado na panela de pressão por meia hora. Deixei esfriar e utilizei seringa de 10ml esterilizada, agulha esterilizada, luvas, máscara e ambiente sem vento todo limpo com álcool.
Utilizei a metade do carimbo e deixei hidratar na geladeira por três dias (na seringa fechada com a agulha e tampa da agulha).
Erros: Não mexi na seringa por este período o que fez com que os esporos colassem no interior da seringa.

Preparo do milho de pipoca (substrato para a solução inoculada)
1º dia - Numa panela de pressão fechada fervi por 10 minutos 500gr de milho e um litro de água. Deixei esfriar por 24hs.
2º dia – Aqueci até ferver e deixei repousar mais 24hs.
3º dia – Aqueci até ferver, desliguei, deixei esfriar, passei para escorredor, cobri com um prato e deixei na geladeira por 24hs para secar o milho.

Esterilização total
Espalhei o milho sobre uma toalha limpa e sequei bem.
Distribuí em dois vidros de 500ml, cobri com duas folhas de papel alumínio com pequeno furo no meio, que apertei bem junto ao vidro e mais uma terceira sem furo e com uma borda levemente levantada (saída da pressão nos vidros).

Inoculação do milho.
Cobri parte de uma mesa com um vidro que desinfetei co m álcool, sempre usando máscara. Usei um local sem corrente de ar, deixei a panela aberta fora da área desinfetada, pois esta usei somente para utilizar com o manejo esterilizado. Abri o papel alumínio da seringa com as mãos desinfetadas com álcool, troquei a agulha por uma nova esterilizada. Calcei as luvas, retirei os vidros da panela e coloquei sobre a mesa, abri a primeira tampa de papel de alumínio, bati levemente na seringa para soltar os esporos e injetei em vários furos 5ml de solução no primeiro, e 5ml de solução no segundo vidro.
Fechei com a terceira folha de alumínio, passei fita crepe em torno, apertando bem.
Coloquei na panela de pressão com água até a metade dos vidros, deixei ferver por 90 minutos em fogo baixo, desliguei e deixei esfriar completamente.
Erros – 1º deveria ter injetado somente 2ml de solução. Ficou muito molhado.
- 2º Como não mexi na seringa os esporos não se soltaram da parede interna, tanto que o primeiro vidro apesar dos 5ml de solução ficou sem ser colonizado. Somente o segundo vidro recebeu os esporos, mesmo assim acredito que a maior parte deve ter ficado colada no êmbolo e dentro da agulha.

Incubação.
A temperatura ambiente aqui é de 28º a noite e chega a 31º durante o dia. Eu guardei os vidros naturalmente dentro de uma caixa num quarto fechado sem mexer na temperatura ambiente.
Resultado: O 1º vidro não deu sinal de vida em 15 dias, apenas suou muito nos primeiros dias depois normalizou mas nada brotou.
O 2º vidro demorou 8 dias para dar sinal de vida e agora no 15º apresenta 50% de colonização.

Não sei se espero mais...

Pretendo fazer o cultivo em terrario, numa estufa controlada, com substrato bulk, vermiculite e farinha de conchas do mar.
 
21.jpg 20.jpg
O vidro 1 eu já descartei. Quanto ao 2 espero colonizar por completo? Não corro risco dele se perder por algum motivo? Já esta aí há 15 dias, estou achando muito devagar...
 
O vidro 1 eu já descartei. Quanto ao 2 espero colonizar por completo? Não corro risco dele se perder por algum motivo? Já esta aí há 15 dias, estou achando muito devagar...



Quinze dias está no prazo. A colonização estagnou?

O que pode ser problema é que seu milho está parecendo muito úmido. É impressão minha da foto ou está mesmo molhado?

 

Quinze dias está no prazo. A colonização estagnou?

O que pode ser problema é que seu milho está parecendo muito úmido. É impressão minha da foto ou está mesmo molhado?
Não estagnou, está avançando lentamente, percebi que é mais no interior, tipo de dentro pra fora. O milho já secou mais, eu acho que a ocilação da temperatura do dia e da noite faz com que o milho sue. por isso coloquei num isopor, mantem a temperatura constante na média de 38 39º

Não estagnou, está avançando lentamente, percebi que é mais no interior, tipo de dentro pra fora. O milho já secou mais, eu acho que a ocilação da temperatura do dia e da noite faz com que o milho sue. por isso coloquei num isopor, mantem a temperatura constante na média de 38 39º

Muito bom , Vou tentar Deste Jeito , Pois já Tive Contaminação com Milhos

O milho não contaminou de forma alguma. Descartei o vidro 1 que não colonizou depois de 17 dias, melhor, eu pensei que não havia colonizado, mas bem no meio estava se formando uma pequena colônia. E o restante do milho estava totalmente bom, esterilizado, poderia ser colonizado ou comido, nem azedou, nem contaminou.
 
Última edição por um moderador:
Agora minha grande dúvida é quanto ao bulk. Li vários diários e métodos, cada um tem o seu o que me deixa somente mais confusa. Penso em usar somente o esterco curado de gado + vermiculite + pó de conchas marítimas. Vejo que quase todos acrescentam palha de arroz, trigo, ou algo similar, acontece que aqui em Alagoas estas coisas são difíceis. Até o próprio grão de trigo não encontrei, por isso utilizei o milho de pipoca.
Posso usar fibra de coco, palha de milho, folha de bananeira, etc.
 
Posso usar fibra de coco, palha de milho, folha de bananeira, etc.

Perfeitamente. Mas não use palha verde (fresca), use palha bem secas pelo sol (amarelas ou marrom). Também recomendo cortar em pedaços de mais ou menos 5 centímetros. Se vierem muito sujas de óleo, lave em água corrente com um pouco de sabão liquido. Antes de misturar ao bulk deixe a palha de molho com água da torneira mesmo por pelo menos 24 horas (a palha seca leva um tempo para hidratar), se quiser também pode adicionar um pouco de gipsita ou um pouquinho de hidróxido de cálcio (cuidado, essa coisa é potente!).

Há quem prefira pasteurizar ou esterilizar a palha antes de misturar ao bulk, para então pasteurizar. Particularmente, prefiro o método mais simples/prático e que tem dado muito certo, que é misturar tudo de uma vez e pasteurizar.
 
Perfeitamente. Mas não use palha verde (fresca), use palha bem secas pelo sol (amarelas ou marrom). Também recomendo cortar em pedaços de mais ou menos 5 centímetros. Se vierem muito sujas de óleo, lave em água corrente com um pouco de sabão liquido. Antes de misturar ao bulk deixe a palha de molho com água da torneira mesmo por pelo menos 24 horas (a palha seca leva um tempo para hidratar), se quiser também pode adicionar um pouco de gipsita ou um pouquinho de hidróxido de cálcio (cuidado, essa coisa é potente!).

Há quem prefira pasteurizar ou esterilizar a palha antes de misturar ao bulk, para então pasteurizar. Particularmente, prefiro o método mais simples/prático e que tem dado muito certo, que é misturar tudo de uma vez e pasteurizar.

Valeu pelas dicas. Como esta é minha primeira experiência vou sem muita química mesmo. Mas vou fazer uma bandeja somente com esterco e farinha de conchas, e mais dois nos quais vou adicionar matéria prima fácil do local.
 
... Mas vou fazer uma bandeja somente com esterco e farinha de conchas ...

Se for usar somente esterco, recomendo que adicione ao menos uns 30 a 40% de vermiculita. Porque dependendo do tipo de esterco, ao molhar, fica parecendo uma lama. Tornando o meio muito complicado para o micélio colonizar.
 
Grata pelas instruções e dicas. Realmente o meu maior erro foi umidade demais na substrato. Já corrigi isso nas novas inoculações que fiz, inclusive acrescentando duas colheres de sopa de vermiculite no fundo de cada vidro. Neste fim de semana vou preparar o terrário conforme orientações acima.
Postando mais duas fotos nas quais ainda é visível a umidade, mas já praticamente colonizados depois de 20 dias.

6 003.jpg 6 002.jpg
 
Boa Semana para todos.
Preparei duas seringas com o restante do carimbo (quase) exatamente como havia feito da primeira vez, diferença é que raspei tudo que havia no papel laminado para dentro da solução. Inoculei 4 vidros, deles dois se contaminaram (um de cada seringa) com este fungo preto. Existe explicação lógica para isso? Não consegui carregar a foto.
 
Última edição por um moderador:
Inoculei 4 vidros, deles dois se contaminaram (um de cada seringa) com este fungo preto. Existe explicação lógica para isso? Não consegui carregar a foto.



Há algumas variáveis que podem ter influenciado. Por exemplo, os esporos do fungo preto podem ter sido inoculados em dois dos vidros e nos nos outros dois não. Ou o cubensis pode ter superado o fungo preto em dois dos vidros e nos outros não.


Para subir fotos:
Como colocar imagens no fórum

Se ainda assim tiver dificuldades verifique sua conexão e/ou seu navegador.



 
8 008.jpg s 014.jpg Hoje vi que o terceiro vidro contaminou. Mas como gosto de experiências fico observando tambem os contaminados, somente isolando-os bem distantes dos outros. Percebi que o psilocybe tambem está colonizando, inclusive mais rápido do que o que ainda não contaminou. Será que a vermiculite pode ter ajudado a contaminar? Eu a coloquei seca sem nenhuma esterilização a priore, apenas fervi junto com o milho.
Vou observar se o psilocybe consegue matar o invasor.
 
Percebi que o psilocybe tambem está colonizando, inclusive mais rápido do que o que ainda não contaminou. Será que a vermiculite pode ter ajudado a contaminar? Eu a coloquei seca sem nenhuma esterilização a priore, apenas fervi junto com o milho.



Relendo sua preparação do milho não vi quanto tempo você esterilizou o milho na panela de pressão na última etapa. Quanto tempo foi?

E a vermiculita já devia estar junto nessa última esterilização, é claro.

De qualquer modo pode ser que o seu preparo do milho não tenha sido suficiente para matar todos os contaminantes.
 
Coloquei duas colheres de mermiculite seca no fundo do vidro e sobre ele o milho e esterilizei por 90min. na pressão.
Se eu colocar vermiculite seca num vidro fechado e submeter a fervura na pressão por 90min. ele esteriliza? Ou a umidade é necessária ao processo de esterilização?
 
Se eu colocar vermiculite seca num vidro fechado e submeter a fervura na pressão por 90min. ele esteriliza? Ou a umidade é necessária ao processo de esterilização?

Esteriliza sim. Aliás, o que esteriliza é a pressão alta somada ao vapor quente.
 
Se eu colocar vermiculite seca num vidro fechado e submeter a fervura na pressão por 90min. ele esteriliza? Ou a umidade é necessária ao processo de esterilização?



Viridis, a resposta do @Cosmik ficou ambígua, no meu ponto de vista.

Considere correta esta parte:

o que esteriliza é a pressão alta somada ao vapor quente.


Mas se você colocar vermiculita seca num vidro fechado e submeter à fervura na pressão por 90min não vai ter vapor com pressão alta dentro desse vidro fechado, logo não esteriliza. Embora possa matar muitos dos microorganismos que estejam presentes na vermiculita.

 
Back
Top