Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Carimbo em Papel - Dúvidas!

Gargamel

Cogumelo maduro
Cadastrado
29/08/2009
41
48
42
Olá pessoal!

Bom, estou bem emocionado, acabei de receber um carimbo de esporos, mas veio num pedaço de papel tipo folha de ofício. Está dentro de um ziplock, nem abri. Queria saber se pra raspar os esporos é a mesma coisa que raspar do papel alumínio? Alguma dica? Quem sabe eu possa cortar um pedaço com uma tesoura esterelisada já que vou fazer apenas uma seringa? Tenho medo de contaminar o carimbo. É um carimbo bem novinho da strain Thai Lipa Yai. O Pedaço de papel é grandinho até, tiraram o print de um baita chapelão, consigo ver que é metade de um chapéu bem grande. To pensando em nem abrir o papel, como eu consigo enxergar o print, to pensando em cortar um pedaço e guardar o resto no ziplock rapidinho.:confused:
 
A opção de cortar um pedaço é boa, pode depois colocar num pote esteril de coleta de urina (vende em farmácia) e acrescentar água esteril (também vende em farmacia para uso em injeção), o pote vem com uma pazinha você utiliza para soltar os esporos.

Se quiser pode implantar o pedaço de papel, depois de lavado, num pote de substrato esterililizado.

Uma opção para trabalhar com segurança e fazer o serviço dentro de uma caixa plástica transparente deitada sobre a bancada de trabalho, como uma glove box.

Use luvas e máscara, ambiente limpo sem corrente de ar.
Sucesso no cultivo.
 
Opa! Fiz a seringa de esporos! Cortei um pedaço do papel que tinha o carimbo e guardei o resto de volta no ziplock q ele veio.Tentei raspar do papel com a pazinha do pote de coleta mas não saía praticamente nada! Não sai fácil como no papel alumínio! Dae toquei pra dentro do pote mesmo, azar! Juntei a água , tampei o pote e chacoalhei bastante! Deixei descansar um pouco e depois chacoalhei mais! A água ficou bem escura, peguei a seringa e passei a agulha no fogo até ficar vermelha, depois ainda passei algodão com álcool na agulha, pra garantir, e então suguei todo o líquido pra dentro da seringa, deu 10ml certinho (tudo dentro da glovebox). Tudo eu abri na hora, tava tudo lacrado o pote, a seringa e a agulha. 8ml vou inocular 4 potes, e os outros 2ml 3 placas de petri com agar, pra isolar a melhor substrain! Fiz uma garrafa de 500ml com solução de ágar batata dextrose e preenchi umas 20 placas e um tubinho de ensaio daqueles com tampa, que vai ser onde eu vou guardar a master.
 
Quando vem em papel ofício não adianta raspar, os esporos estão nos sulcos da folha, acaba raspando só celulose.
Bom trabalho, tanto da seringa com das placas.
 
Acredito que o pessoal que carimba em papel oficio, tente com isso evitar a detecção de metal, alguns países tem esse controle em cartas.
O melhor recipiente para os esporos, creio seja a superfície do papel alumínio, que permite a raspagem.
 
Coloquei uns PF Redspores em 2008 no alumínio, só que no lado fosco. As 24h em que os píleos estiveram sobre o papel alumínio, deixei dentro da câmara de secagem que eu tinha, com antimofo de mercado mesmo.

O carimbo parecia ter ficado legal, mas agora as tentativas com ele não têm dado muito certo e fico pensando se o lado fosco solta mais partícula de alumínio, o que poderia danificar os esporos.

Qual o lado correto, por favor?

Valeu, queridos amigos da cogumelança!
 
Se tiver muito úmido existe uma possível aderência ao lado fosco.
 
Vc pode tambem fazer uma grande quantidade
de liquido de esporo, asim evita vc ta abrindo,
o carimbo direto e abrindo espaço pro concorrente
contaminante valeu. boa sorte.

Paz e luz.
 
Se tiver muito úmido existe uma possível aderência ao lado fosco.

No meu caso achei que tivesse ocorrido justamente o inverso: como preparei os carimbos dentro da câmara de secagem com antimofo, achei que talvez tivessem secado em excesso os esporos. Hoje acho difícil que todos os esporos de cada carimbo tivessem secado ao ponto de rachar, mas já perdi dois carimbos de uns 8 que tenho.

Ontem revi meus procedimentos de esterilização e na semana que vem pretendo fazer novamente, pois esses carimbos são antigos e quero renovar essa espécie comigo (PF Redspore), pois me deu bons frutos!


Vc pode tambem fazer uma grande quantidade
de liquido de esporo, asim evita vc ta abrindo,
o carimbo direto e abrindo espaço pro concorrente
contaminante valeu. boa sorte.

Paz e luz.


Então, essa é aquela tek só com melaço e água? Tem que usar uma pitada de sal sem iodo mesmo (está numa receita do Stamets)??

Acabei de colocar num casing um MDK que cresceu no milho. Quando fui transferir do pote para o casing, passei uma colherada para um preparo desses (melaço e água fervidos por 10 min, mas sem pitada de sal). Já está há uns 9 dias e parece ter se espalhado o micélio (eu agitava fortemente duas vezes por dia e abria um pouco pra troca de ar, mas sem tirar a tampa), pois o preparo está esbranquiçado e com cheiro característico do psilocybes, mas nada de hifas. Elas crescem em cultura líquida?

Se usar essa tek com esporos, como faço? Deposito o chapéu recém colhido no preparado e retiro depois de quando?? Jogo só a bundinha rizomórfica (esqueci o termo técnico) de algum cogumelão??? Vou buscar nos tópicos, mas já que estamos aqui, se tiver um link, ajuda.

Valeuzis!
 
No meu caso achei que tivesse ocorrido justamente o inverso: como preparei os carimbos dentro da câmara de secagem com antimofo, achei que talvez tivessem secado em excesso os esporos.

Os esporos presos nas lamelas devem soltar-se e cair sobre a superfície. Evite secar enquanto tira o carimbo.
Se for tirar muitos carimbos, faça dentro de uma caixa plástica, evite abafar pois durante o deposito evapora muita água e pode condensar na superfície do aluminio e molhar o carimbo.
Depois de carimbar, deixe secar naturalmente por 24 horas, dobre e guarde em silica por mais 24 horas e embale em plastico.

Hoje acho difícil que todos os esporos de cada carimbo tivessem secado ao ponto de rachar, mas já perdi dois carimbos de uns 8 que tenho.

Quanto mais seco, mais dificil de hidratar para utilizar, por isso as vezes parece que morreu. O melhor é fazer uma CL, pra obter a hidratação dos esporos.

Ontem revi meus procedimentos de esterilização e na semana que vem pretendo fazer novamente, pois esses carimbos são antigos e quero renovar essa espécie comigo (PF Redspore), pois me deu colheitas boas!

Obtive sucesso com um produto chamado Malto C, (maltodextrina mais vitamina C), fiz CLs 5% (5 g+95 g ou ml de água).
Usei água de injeção, dissolvi o produto e raspei os esporos. Não esterilizei, nem fervi, senão a vitamina C se decompõe.
Se não tiver água de injeção esterilize antes a água e depois que esfriar dissolva o Malto C.
Ressuscitei esporos secos de 2007.
Esse produto é facil de comprar custa R$11,00 pacote de 1 kg.

Então, essa é aquela tek só com melaço e água? Tem que usar uma pitada de sal sem iodo mesmo (está numa receita do Stamets)??

Qual receita, tem ela aí ?
 
Qual receita, tem ela aí ?

Nossa! Valeu mesmo! Já deu pra ver onde comi bola e nos próximos vou projetar uma carimbagem mais adequada!!!! É nóis pelo micélio libertador!!!

Quanto à receita de que falo, ei-la:

Germinação de esporos em Água Nutrificada: Um Caldo de Sal e Açúcar

1. Adicione 1/4 de colher de chá de sal não iodado e uma colher de sobremesa de açúcar ou melaço claro a um galão de água (aprox. 3,78 L) numa panela grande e ferva por 10 minutos. Retire do fogo.

2. Enquanto esfria, coloque o caldo num pote limpo e bem esterilizado feito de plástico, aço inoxidável ou vidro. Certifique-se que o pote nunca foi usado para acondicionar leite ou produtos químicos.

3. Uma vez que o caldo tenha esfriado até a temperatura ambiente, adicione uma colher de chá de esporos (1g). Use uma máscara e não inale enquanto trabalha com esporos! Após, lave suas mãos bem. Evite contato com esporos se você tiver alergia a fungos.
Alternativamente, pode ser usada a água em que ficaram imersos 2 ou 3 cogumelos maduros, por exemplo. Entretanto, caldos de esporos feitos de carimbos tendem a ter menos bactérias do que aqueles feitos de cogumelos submersos.

4. Cubra o caldo imediatamente e a incube por 24 a 48 horas num local escuro e com a temperatura adequada à espécie. Caso não tenha certeza, procure algum manual que dê as temperaturas de frutificação em ambiente selvagem. Frequentemente, mas não sempre, esses valores estarão na janela de temperatura para germinação.

5. Durante a incubação, chacoalhe o caldo vigorosamente duas vezes ao dia. Dependendo da espécie e das circunstâncias, um estado hiperativo de germinação é disparado e pequenas malhas de micélio, quase invisíveis, flutuam no meio. Se os esporos estiverem velhos, poucos germinarão, o que pode significar que a incubação na água deverá ser extendida, mas não mais do que cinco dias (de outra forma, o crescimento das bactérias pode se sobrepor ao crescimento dos esporos). Em geral, você deveria usar esporos com não mais do que dois anos de vida.

Fonte: Mycelium Running, de Paul Stamets, pgs. 131/132 (tradução minha)


Disfarça, mas só vi agora esses dois detalhes que ele recomenda: esporos com no máximo 2 anos e manter o caldo por não mais do que 5 dias.

Farei um teste com o caldo essa semana pra gerar mais inóculo para um projeto bulk.
Também vou comprar esse Malto C e testar essa tua receita, que parece ser bem funcional.
Veremos no que dá!

Valeu mais uma vez à Família CM!!!!!
 
O difícil vai ser arrumar sal não iodado.
 
Se for para uso humano, tem adição de iodo. O sal grosso de supermercado, por exemplo.

O sal grosso para uso animal não deve ter iodo adicionado. Ou mesmo sal sem iodo para piscinas. Mas não é tão trivial assim conseguir.

Talvez aquele sal grosso de casas de artigos religiosos. Mas aí é meio incerto.
 
O difícil vai ser arrumar sal não iodado.

Realmente não é fácil, mas existe, pois muita gente com problemas de tireóide que precisa fazer jejum de iodo para alguns exames.

Na falta, usei do iodado mesmo, mas numa medida beeem menor. Espero que não afete tanto, pois imagino que o seu papel seja apenas equilibrar a solução.
 
Hoje passei na farmácia para comprar água boricada (nada a ver com cultivo) e por acaso vi na mesma prateleira uma alternativa.

Sabem aquelas soluções fisiológicas de cloreto de sódio a 0,9%? Bem, em teoria é cloreto de sódio (sal puro) dissolvido em água destilada.

Em um frasco de 10ml, por exemplo, vai ter 0,9g de cloreto de sódio. Pelo que vi em um site um colher de chá de sal equivale a 5g de sal. Então, é só fazer as contas.

Acho que vai sair mais em conta que comprar NaCl PA, que é outra solução.

20050831092830.JPG
 
Hoje passei na farmácia para comprar água boricada (nada a ver com cultivo) e por acaso vi na mesma prateleira uma alternativa.

Sabem aquelas soluções fisiológicas de cloreto de sódio a 0,9%? Bem, em teoria é cloreto de sódio (sal puro) dissolvido em água destilada.

Excelente para fazer seringas e CLs.
 
Back
Top