Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Caminhando para o Simples --> Balde + Saco de Lixo

Putz, a fibra de coco é uma pentelhação de misturar com o esterco!

Fiz uma mistura com vermiculita, pois a mistura sugerida (E/F=1/1) ficou muito seca e difícil de homogeneizar, já que a fibra faz rolos muito grudados que não deixam o esterco formar uns pedaços.

Minha receita ficou mais ou menos assim: duas partes de esterco pra uma de vermiculita e uma de fibra de coco.

Sei que não deve ficar compactado, mas muito solto também não dá! ehehe

Veremos o que se passa e depois eu conto e posto umas fotos!!

abraços cósmicos
 
A fibra de coco é terrivel para misturar, no inicio eu piquei com a tesoura, mas muito trabalho, agora comprei pó de coco, muito melhor.
 
Caminhando para o simples -> "balde+saco de lixo"

Aê mano...
Num entendi direito so a etapa 9.
Tipo...
Vc fala...
" Colocar o substrato no balde e inocular com o milho colonizado (~300mL de milho colonizado), misturando com uma colher limpa. "

Como assim mano?
tipo..
eu coloco o substrato embaixo e quebro o milho colonizado em cima e ta feito?
ou eu boto o substrato ( n todo ) Quebro o milho e boto por cima e boto mais uma camada de saubstrato encima?

So tow com essa duvida.
Se alguem poder me ajudar eu agradeço
;D
 
Entao Fetz,embaixo vai uma camada de vermiculita humida ,emcima quebra-se o bolo e misturada com o novo substrato.Espera colonizar o novo substrato,e cobre-se com uma camada de vermiculita tamponada.
 
uheueuheuheuhuhueh

Não viu de quando era o tópico cara?

Metade dos loucos que postaram ali nem estão mais no fórum, pelo menos não participam.



Mas claro, seria ótimo se tivessem fotos.

O mundo dá voltas e agente volta ao cultivo novamente..:D

Fotos do experimento 2009 virão em breve..

Paz

K.

A fibra de coco é terrivel para misturar, no inicio eu piquei com a tesoura, mas muito trabalho, agora comprei pó de coco, muito melhor.

no tempo que fiz isso num tinha visto ainda a "fibra" que vende hoje em dia o que eu usava era pó de coco mesmo..

coloque fotos para o melhor entendimento..
pelo menos o meu..^^

boa sorte no teu cultivo.

aguarde as cenas dos próximos capítulos..;)
 
Última edição por um moderador:
salve comunidade........eu tava lendo essa tecnica, parece ser mto boa, e simples......soh que me apareceu uma duvida..........se ao inves de inocular com o milho colonizado, fosse inoculado com algum pedaço de bosta colonizado retirada de algum pasto, alguem tem alguma ideia se poderia dar certo?
outra duvida, ja vi comentarios por aqui sobre cuidados ao colher cogumelos selvagens, cuidados pra nao estragar o bolo e tal........entao queria sabe o que a galera acha sobre isso, de pega um pedaço da boxtinha e traze, ou se eh melhor, tenta retira soh o carimbo mesmo(mesmo contaminado), pra da continuidade na especie pelo menos por ali naquele bolo?......uma vez tb li um topico CULTIVO ROOTERA, que se tratava de um mano que tinha um pedacinho de esterco colonizado e que ele soh misturava com mais um poco de bosta que ele encontrava e regava nos campins da vida.........., entao sei la, tava pensando se sera que da pra unir esses 2 jeito? um outdor sendo inoculado com fezes colonizada de pasto....
se alguem puder dar uma força....
eh isso galera
mta saude e paz pra todos.
 
Hmmmmm!
Olá Karirí!
Parece ótimo e muito fácil.
Vou copiar e tentar um assim.

Fiz uma dentro de duas bacias iguais.Uma para ser tampa.
Botei um pano estendido, embebido em água + tintura de iodo no fundo, e por cima dele 3 sacos (pós choque térmico) de compostos micelados com shiitake, abertos por cima somente.
Mas entrou insetos(mosquinhas) e contaminou toda superfície dos 3 bolos, com bolor cinza-esverdeado.
Depois nasceram larvas das mosquinhas que terminaram de comer todo miolo do micélio.

Eu devia ter lacrado toda junta das bacia com fita adesiva, creio.
 
Entao Fetz,embaixo vai uma camada de vermiculita humida ,emcima quebra-se o bolo e misturada com o novo substrato.Espera colonizar o novo substrato,e cobre-se com uma camada de vermiculita tamponada.

Já li alguns dos diários relacionados a balde no forum, e percebi que shroower e biolouka usam (ou usaram nos que li) camada de casing com vermiculita no balde e obtiveram bom sucesso.... mas, contudo, entretanto, nessa presente descrição de procedimento, kariri não menciona camada de Casing, e a não ser a citação acima do mathgordo, que aliás inclui etapas que não foram mencionadas no artigo original por kariri (como camada umida embaixo do milho quebrado), não encontrei a informação que procuro, (a não ser uma pista na técnica do materpirr que diz de uma camada fina de pó de coco esterilizado)...

Então

AFINAL de contas,

A técnica do "balde+saco de lixo" (Karirí) necessita obrigatoriamente de uma camada de Casing (vermiculita/pó de coco, ou outra..), ou não?

Se não, o substrato inoculado (no caso de milho de pipoca) ficaria descoberto, nu, encima do substrato inóculo (esterco) somente tampado pelo saco?

Se sim, como é composta/preparada acamada para esta técnica "balde+saco de lixo", igualmente qualquer outro Casing comum?

e se possível o motivo, se é por chance de contaminação, ou se é uma condição para frutificação, ou melhora resultados..... etc... sei lá

estou no meio de um processo de balde e essas informações se tornaram um tanto urgentes... falous
 
Já li alguns dos diários relacionados a balde no forum, e percebi que shroower e biolouka usam (ou usaram nos que li) camada de casing com vermiculita no balde e obtiveram bom sucesso.... mas, contudo, entretanto, nessa presente descrição de procedimento, kariri não menciona camada de Casing, e a não ser a citação acima do mathgordo, que aliás inclui etapas que não foram mencionadas no artigo original por kariri (como camada umida embaixo do milho quebrado), não encontrei a informação que procuro, (a não ser uma pista na técnica do materpirr que diz de uma camada fina de pó de coco esterilizado)...

Então

AFINAL de contas,

A técnica do "balde+saco de lixo" (Karirí) necessita obrigatoriamente de uma camada de Casing (vermiculita/pó de coco, ou outra..), ou não?

Se não, o substrato inoculado (no caso de milho de pipoca) ficaria descoberto, nu, encima do substrato inóculo (esterco) somente tampado pelo saco?

Se sim, como é composta/preparada acamada para esta técnica "balde+saco de lixo", igualmente qualquer outro Casing comum?

e se possível o motivo, se é por chance de contaminação, ou se é uma condição para frutificação, ou melhora resultados..... etc... sei lá

estou no meio de um processo de balde e essas informações se tornaram um tanto urgentes... falous

Ola, ja testei sem a camada de vermiculita ( pq m inha vermiculita tinha cabado e so notei na hora ), flui, tive frutificação, mas contaminou mais rapido durante a primeira frutificação. Como eu tenho problemas de contaminação, depois da primeira frutificação, prefiro cobrir com uma camada de vermiculita,e guardar o balde fechado no escuro por 3 a 5 dias ate ver o micelio aparecendo na camada de vermiculita, quanto mais colonizado o substrato o micelio fica mais forte na competição com contaminantes, depois cobre as partes que o micelio estiver exposto com vermiculita.

Boa sorte no cultivo, crie seu diario de cultivo
 
Valeu Biolouka!
resolvi deixar sem vermiculita mesmo, pensei inclusive em colocar vermiculita depois do primeiro flush (mas não sei se é interessante já nessa altura, to pesquisando) e resolvi fazer o diário um pouco atrasado, tenho algumas dúvidas ainda... vou postar lá.!falou!
 
Última edição por um moderador:
eu tenho uma duvida seria meu primeiro cultivo em bulk e nessesariamente ter que por no caldeirao ? nao da pra fazer uma linpesa no balde com alchool e cloro e colokar o subtrato na panela di presao pq eu vi um caldeirao desse pra vende e e muito caro ?:?: se alguem solber oltro modo ?
 
eu tenho uma duvida seria meu primeiro cultivo em bulk e nessesariamente ter que por no caldeirao ? nao da pra fazer uma linpesa no balde com alchool e cloro e colokar o subtrato na panela di presao pq eu vi um caldeirao desse pra vende e e muito caro ?:?: se alguem solber oltro modo ?

Eu usei o microondas para fazer a esterelização.
Misturei bem o substrato e deixei em uma pote resistente ao microondas, por 15 a 20 minutos.
Esterelizei o balde com alccol 70 e agua sanitaria,deixei fechado com uma toca.
E assim que tirei do microondas, joguei quente saindo fumaça dentro do balde, e lacrei com a touca transparente, aguardei ate ter certeza que estava frio e coloquei o milho.
Assim não precisa comprar o caldeirão.

da uma olhada no meu diario.
https://teonanacatl.org/threads/4-cultivo-milho-bulk-buscando-o-simples.3859/

Boa sorte
 
para min usar fibra de coco e esterco bovino é complicado
posso usar esterco de cavalo e algo para subtituir a fibra de coco?
 
para min usar fibra de coco e esterco bovino é complicado
posso usar esterco de cavalo e algo para subtituir a fibra de coco?

pode sim, tu tem muitas opções, procure por substratos bulk.
Aqui mesmo, no fórum, há vários cultivadores que usaram de vários outros substratos.
 
para min usar fibra de coco e esterco bovino é complicado
posso usar esterco de cavalo e algo para subtituir a fibra de coco?

O pó de fibra de coco vende na Leroy e casa de jardinagem, no lugar do esterco pode usar Terra vegetal ou humos de minhoca.
 
Eu sou português cá n se vende fibra de coco ou pó n existe nada que posso substituir
como borra de café ou algo assim?

pode sim, tu tem muitas opções, procure por substratos bulk.
Aqui mesmo, no fórum, há vários cultivadores que usaram de vários outros substratos.
Bem pode me indicar quais os membros ?
 
Eu sou português cá n se vende fibra de coco ou pó n existe nada que posso substituir
como borra de café ou algo assim?


Bem pode me indicar quais os membros ?

Estava dando uma pesquisada, pode usar pó de pinus ou fibra de bananeira.
 
Back
Top