Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cambodian só com alpiste

Diário de cultivo completo.
Pois é pessoal, em outros fóruns por aqui comentei que o uso só do alpiste não deu certo por causa daquela gosma que ele solta e por compactar muito o substrato. No entanto apesar de ter perdido as esperanças nos 5 potes de requeijão que eu tinha preenchido com alpiste, deixei eles lá. Não sei se foi por preguiça de jogar fora ou por ainda ter alguma esperança (talvez um pouco dos dois). Então, querendo dar continuidade com meus cultivos refiz todo o processo, só que usando vermiculita com FAI, e quando terminei fui jogar fora os potes com alpiste, e foi ai que eu tive uma surpresa! Quase 1 mês depois de inocular os potes me deparo com isso:
2012-02-13 19.59.58.jpg2012-02-13 20.00.19.jpg2012-02-13 20.00.33.jpg2012-02-13 20.00.51.jpg2012-02-13 20.01.08.jpg

dos 5 potes 2 foram inoculados com um spawn de um clone que tentei da strain Ecuador, mas não deram certo, estavam mais gosmentos que os outros potes e quando fui abrir para jogar fora subiu um cheiro horrível de algo podre, estragado, quase carniça (já vi muito por aqui essa contaminação no milho, ela é prejudicial a humanos?), ainda bem que eu estava usando luvas e mascara! joguei fora com copo e tudo e tomei um banho com protex. os outros 3 potes foram inoculados normalmente com seringa de esporos, e nesse pote que o micélio está mais desenvolvido foi um pote que eu agitei mais. dai o pote que não apresentou nada eu dei uma agitada. vamos ver no que vai dar.

No mais, não aconselho ninguém a usar apenas alpiste. é um grão muito pequeno e deixa o substrato muito compacto por soltar uma gosma, principalmente quando eles estouram.
 
Vamo que Vamo rapá....

já descartei o alpiste ... o meu chego fica até laranja:ROFLMAO: :alien:
 
pena que vou precisar viajar amanhã.. espero que quando volte esteja no ponto!
 
levou quase 2 meses mas consegui que 2 dos 3 potes que estavam com alpiste colonizar o substrato 100%, esperei mais uns 3 dias e quebrei eles, juntei em um balde e preenchi com vermiculita úmida (pasteurizada deixando 8 mins no microondas) e então deixei em estado de colonização. Detalhe que pasteurizei pouca vermiculita, então algumas partes do bolo ficaram à mostra, penso se faço ou não um remendo da camada. Outro fator importante é que o bolo estava bem compacto e eu podia dar continuidade em forma de bolos sem problemas, foi até difícil quebrá-los (fica ai mais uma opção para quem não tem acesso a vermiculita e tenha um pouco mais de paciência).


Não tirei fotos por que fiz tudo muito na pressa (ainda estou meio na paranoia de contaminações) e não pretendo mexer no balde agora. Quando eu for por o balde em frutificação eu tiro umas fotos.
 
Outro fator importante é que o bolo estava bem compacto e eu podia dar continuidade em forma de bolos sem problemas, foi até difícil quebrá-los (fica ai mais uma opção para quem não tem acesso a vermiculita e tenha um pouco mais de paciência).


Eu já fiz bolos só de sementes. Colonizam bem. O problema é a frutificação.
 
não entendi @Ecuador, se o bolo colonizou é por que a aeração está ok (ou quase isso) levando em conta que o ambiente em relação a iluminação, umidade e temperatura estão ok, qual o problema na frutificação?
 
não entendi @Ecuador, se o bolo colonizou é por que a aeração está ok (ou quase isso) levando em conta que o ambiente em relação a iluminação, umidade e temperatura estão ok, qual o problema na frutificação?


Não sei direito o que ocorre, mas bolos feitos somente de grãos ou sementes são difíceis de frutificar enquanto bolos, e quando o fazem costumam fornecer flushs fracos. Já fazendo casing frutificam bem.

Provavelmente ainda não compreendemos direito todos os parâmetros de crescimento e frutificação dos cubensis.
 
não entendi @Ecuador, se o bolo colonizou é por que a aeração está ok (ou quase isso) levando em conta que o ambiente em relação a iluminação, umidade e temperatura estão ok, qual o problema na frutificação?

Acho que o maior problema da frutificação em grãos puros é que quando combinado com vermiculita, a vermiculita consegue reter muita agua e areação no interior do substrato. Um substrato 100% colonizado puro de milho por exemplo raramente cnsegue frutificar por si mesmo. Isso quer dizer que durante a colonização dentro do pote o micelio vai se desenvolver bem pela boa quantidade de CO², e pela retenção da humidade dentro do pote, mas ao tirar do pote, o substrato seca muito rapido e não tem a consistência apropriada pra frutificação, pois o micélio não tem arejação suficiente para soltar o CO² do interior do substrato.

E substrato pobre em O² = micelio pobre em frutificação. Porisso a vermiculita se faz crucial para retençao de agua e arejaçao do substrato na fase de frutificação.
 
Pessoal, eu estou com uma pequena dúvida de iniciante, será isto um overlay ou é só um micélio belamente agressivo se formando?

2012-03-14 23.41.59.jpg

ps.: Essa foto foi tirada assim que tirei o casing da colonização, logo em seguida borrifei um pouco de agua na camada e borrifei bem as paredes do balde.
ps².: Pode parecer que o micélio está meio cinzento, mas é pela qualidade da câmera que não ajuda alem de ter sido a noite. No mais ele está bem branquinho.
 
Esta tudo normal @Entmelos, o micelio esta atingindo a superficie do bolo, mas não é overlay.
 
Boa sorte com so Cambodianos:)


ta tudo de boa mantenha aquele micro-clima que vc já conhece ;) , é so aguardar as meninos se fortaler:sneak:
 
deveriam tirar o termo OVERLAY dos nossos bancos de dados.
aqui no brasil eh muito calor e muito umido pra rolar overlay(frio+seca = overlay)
a RH ta sempre maior do que 50%, e a temp raramente chega a -5 por aqui entao nao corremos risco, e eu nunca vi um overlay acontecer de fato pra baixo do mexico.
 
deveriam tirar o termo OVERLAY dos nossos bancos de dados.
aqui no brasil eh muito calor e muito umido pra rolar overlay(frio+seca = overlay)
a RH ta sempre maior do que 50%, e a temp raramente chega a -5 por aqui entao nao corremos risco, e eu nunca vi um overlay acontecer de fato pra baixo do mexico.

eu acho que tirar não, mas deviam complementar na biblioteca que é muito raro um caso de overlay por aqui. só pra o pessoal não ficar com psicose =].
 
Atualizando:

Apareceram os primeiros pins, essa foto é do segundo dia desde que começou a frutificação com o aparecimento dos pequenos.
2012-03-22 18.09.48.jpg

Detalhe que no meu cultivo anterior eu não tinha esperado o bulk (vermiculita+terra vegetal com camada grossa) colonizar e o flush foi muito mais fraco que esse (só uma fina camada de vermiculita por cima do spawn) que esperei 3 dias colonizando para poder levar para frutificação.
A temperatura em minha região fica oscilando entre 28~30°(de acordo com o gadget do windows) então levando em consideração que minha casa deve ser um pouco menos quente e o mormaço dentro do balde, creio que eles estejam em temperatura de +- 27~29. Estou fazendo a oxigenação levantando a "tampa" e abanando, até pra ajudar em relação a esse mormaço(quando abro o balde da pra sentir uma onda de calor, o balde possui 4 furos com filtro de café). Já tentei por um balde maior embaixo e por um garrafas pets congeladas para ajudar na temperatura, acredito que o ideal para funcionar seria trocar as garrafas de 4 em 4 horas para manter uma média mais justa. Como eu não fico em casa tanto tempo assim não deu certo, minhas trocas estavam sendo de 12h e só serviu para estressar o micélio que ficava com um tom meio azulado. Estou tentando isso em outro projeto com um isopor, se não der certo vou deixá-los no calor tbm.
 
Isso.Com garrafas de 500 ml,as trocas devem ser feitas de 4 em 4 horas pra manter a temperatura instável.ja que voçê vai se ausentar mas tempo,e se seu terrário não for muito pequeno,coloca uma de 1 litro ou 1,5 pra durar mas tempo,creio que ela fica umas 9 horas com temperatura em torno de 21° 23°.(dependendo do tamanho do terrário).
 
Isso.Com garrafas de 500 ml,as trocas devem ser feitas de 4 em 4 horas pra manter a temperatura instavél
pois é. eu aprendi isso vendo seus cultivos =] mas no meu caso não dá para trocar tantas vezes por dia, e como o morta disse que é melhor deixar em uma temperatura constante mesmo sendo alta, fiz o teste e pelo que estou vendo está sendo melhor prosseguir assim.
 
Entmelos disse:
Como eu não fico em casa tanto tempo assim não deu certo, minhas trocas estavam sendo de 12h e só serviu para estressar o micélio que ficava com um tom meio azulado. Estou tentando isso em outro projeto com um isopor, se não der certo vou deixá-los no calor tbm.




Entmelos vc falou do micélio azulado, isso deve ser falta de umidade como ta o micro-clima?
se eu não me engano micélio estressado solta um liquido amarelo(tipo um xixi), Azul é falta de umidade
 
Entmelos vc falou do micélio azulado, isso deve ser falta de umidade como ta o micro-clima?
se eu não me engano micélio estressado solta um liquido amarelo(tipo um xixi), Azul é falta de umidade

vc ve micro-gotas em todo balde quando vc abre para abanar?

O azulado não é no balde, é no isopor que está com argila expandida e água embaixo.

Atualizando:

Fotos dos pins, acho que apareram mais pins.
2012-03-23 07.52.47.jpg
 
Back
Top