Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cambodian e Transkei

Diário de cultivo completo.
Carimbos do Moe! (moezito!!!)
Os cambodian foram inoculados depois e foram depois para o terrário. Mesmo assim vieram antes dos Transkei e com força tota!!!

Inolucação em PF tek com seringas multiesporos (subtrato arroz inteiro + vermiculita).
Casing com os PF tek (substrato de vermiculita + fibra de côco + 2% de calcáreo)

Este Cambodian aí já pro carimbo!!!
Uns 11 casings no total....vixxx!!! Más companias!!!

DSCF1122.JPG

mais umas fotinhas!!! O transkei é a última!
DSCF1124.JPGDSCF1125.JPGDSCF1127.JPG
 
Última edição por um moderador:
No substrato de apenas dois casings (50% vermiculita/ 50% côco/ 2% de calcáreo) coloquei uma pastilha de NPK (nitrogênio/fósforo/potássio) para fazer um teste. É uma pastilha pequena, talvez uns 5 gramas, para adubar vasos de flores. O resultado foi um primeiro flush muito mais vigoroso em comparação aos outros. Não deixa de ser uma forma de adubação química.


Interessante...

Espero mais resultados com esse teste.. pra certificar de que realmente ajuda.

Abracos
 
Explica direito esse lance da pastilha de NPK pra gente, Sand! Oops... perdão, não tinha visto sua resposta, já esta explicado. É uma boa dica/alternativa pra quem gosta de adubação química. Valeu!
 
No substrato de apenas dois casings (50% vermiculita/ 50% côco/ 2% de calcáreo) coloquei uma pastilha de NPK (nitrogênio/fósforo/potássio) para fazer um teste.


Sand,

Por algum motivo, que eu não sei bem o porquê (toxicidade para o fungo? toxicidade para humanos? outros motivos?), sempre vi em fóruns e guias de cultivo o conselho de evitar esses adubos químicos em cultivos de cogumelos psicoativos. Nem sei bem se são usados em cultivos de cogumelos comestíveis.

Nada contra a sua tentativa e iniciativa de inovação, mas talvez seja melhor pesquisarmos um pouco antes de você aproveitar esses cogumelos. Essas pastilhas podem ser usadas em cultivo de plantas comestíveis, aliás?
 
Vou dar uma pesquisada neste adubo aí. Essa formulação de NPK é a que vai na nossa alimentação (milho, soja, etc...). Sou mais pela adubação orgânica também (humus, esterco bovino, etc...).
mas a pastilha tava ali olhando pra mim e eu pra ela......deu um clima....e ela foi pra panela!
 
Muito bonitos Sand, achei eles demais, e bem diferentes dos australian.. parece ser mais escuro e o caule fica diferente tbm. comparando os dois da pra notar bem a diferença!!!
 
Wooooooho!

Boa titio Sand, belíssimo trabalho com os kambuja hein ô?

Essa variedade esta faz tempo na minha wish list no estilo strain hunter!!!:LOL:

Essa empreitada veio na hora certa para me inspirar.

Pois essa semana fiquei sabendo que estão chegando uns prints novos aqui, e ueeeeeeba tem uns kambuja no meio;)

É uma pastilha pequena, talvez uns 5 gramas, para adubar vasos de flores. O resultado foi um primeiro flush muito mais vigoroso em comparação aos outros. Não deixa de ser uma forma de adubação química.
Qual a concentração do npk?
Justamente por ser químico pode deixar um residual indesejável nos frutos!

Em outras culturas por exemplo, normalmente é feito um tipo de lavagem no substrato afim de eliminar o acumulo de sais, para o produto final ficar "limpo"....talvez o dunk ajude nesse sentido.

Sucesso nos cultivos, saúde e paz!

Abs,
Trich
 
No substrato de apenas dois casings (50% vermiculita/ 50% côco/ 2% de calcáreo) coloquei uma pastilha de NPK (nitrogênio/fósforo/potássio) para fazer um teste. É uma pastilha pequena, talvez uns 5 gramas, para adubar vasos de flores. O resultado foi um primeiro flush muito mais vigoroso em comparação aos outros. Não deixa de ser uma forma de adubação química.

5 g nao eh muito pra um casing? Uma pastilha dessas daria pra adubar um vaso de terra bem grande, se bem distribuido.
Outra coisa, adubo em pastilha tem a caracteristica de concentrar a liberacao de nutrientes na area onde foram colocados. Sabe se os cogus nasceram perto ou longe do local onde vc deixou a pastilha? Notei que os cogus nasceram concentrados em dois pontos.

Outra coisa, se alguem for tentar com outros tipos de fertilizantes (po ou cristal) tome cuidado, pois a liberacao de nutrientes eh muito mais rapido, o que pode saturar o substrato (overfert)
 
Outra coisa, se alguem for tentar com outros tipos de fertilizantes (po ou cristal) tome cuidado, pois a liberacao de nutrientes eh muito mais rapido, o que pode saturar o substrato (overfert)


A minha preocupação é outra.

Em um substrato a fonte de nitrogênio (uréia?) se comporta como na terra? E os cogumelos absorvem nitrogênio ou uréia como as plantas fazem?

Digamos que os cogumelos absorvam a uréia direto do fertilizante NPK. A uréia é tóxica, mas não acho que a quantidade em um flush chegue a ser perigosa para um humano. De qualquer modo é melhor tomar cuidado.

Outros compostos absorvidos direto do fertilizante podem serem também tóxicos em grandes quantidades. E aí começamos a jogar com a adição de pequenos efeitos tóxicos aqui e ali.
 
5 g nao eh muito pra um casing? Uma pastilha dessas daria pra adubar um vaso de terra bem grande, se bem distribuido.
Outra coisa, adubo em pastilha tem a caracteristica de concentrar a liberacao de nutrientes na area onde foram colocados. Sabe se os cogus nasceram perto ou longe do local onde vc deixou a pastilha? Notei que os cogus nasceram concentrados em dois pontos.

Outra coisa, se alguem for tentar com outros tipos de fertilizantes (po ou cristal) tome cuidado, pois a liberacao de nutrientes eh muito mais rapido, o que pode saturar o substrato (overfert)
Daria pra usar uma pastilha dessa moida e mistura ao solo entao ? ou mesmo assim ela pode oferecer riscos ? pq estaria mais 'diluida' no solo...
 
Coisa linda esses Cambo, já está mestre na arte! :bigode: Um abraço
 
Companheiros da luta armada!!!

A pastilha pequena foi macerada e misturada na massa do casing (vermiculita/ côco/ calcáreo). Os bolos foram desfeitos e acomodados em duas camadas da mistura (duplo casing). Duas bandejas para volumes de 750 gramas. Claro que o peso da mistura era menor. Pastilha pequena NPK 6/12/6. A embalagem não traz muito mais informação. Vou pesar a pastilha hoje.

Abraço!
 
Última edição:
Galera 1,5 gramas para um volume de 1500ml (substrato + micélio)
Olha foto da bichinha aí....
Usei muito pouco em relação ao que eles aconselham...
DSCF1152.JPG
 
Muito bom, papito Sand. Ver os resultados dos seus cultivos é um incentivo enorme para mim e pros seus filhotes que estão bombando nos meus terrários. Valendo! :greyalien:
 
Back
Top