Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Camada aveludada branca sobre o micélio

• Criador do tópico Criador do tópico pcult
  • Data de início Data de início

pcult

Primórdia
Contribuidor
26/02/2017
24
38
113
Oi gente

Há exatos 13 dias coloquei meus bolos na incubadeira, depois de 4 dias já tinha um sinal impressionante de avanço de micélio e agora eles parecem estar já prontos pra aniversariar. Porém, notei através do vidro uma camada de algo bem branco mas meio aveludado demais em comparação com o aspecto do micélio, pelo menos do que eu me lembro do meu ultimo cultivo.

Fiquei pensando que talvez possa ser o tal plaster mold ou algo semelhante, ou será que talvez simplesmente devido a diversas variáveis como temperatura e umidade, o micélio pode apresentar diferentes aspectos? (meu primeiro cultivo foi durante um inverno muito frio e seco) Melhor ver opiniões mais experientes do que ficar tentando adivinhar por conta própria :D

Ah, e nas fotos da pra ver uma folha de papel alumínio solta cobrindo os copos mas não se engane, por baixo dela tem uma outra folha devidamente vedada com fita isolante e os furos da inoculação cobertos com fita micropore. Coloquei também uma foto do fundo do copo para ver se vcs concordam que o bolo está pronto para aniversariar, ou se é esperado que o fundo fique 100% branco também.

Obrigado!

Anexos

• IMG_3561.jpg
    IMG_3561.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 40
  • IMG_3562.jpg
    IMG_3562.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 41
  • IMG_3563.jpg
    IMG_3563.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 40
  • IMG_3564.jpg
    IMG_3564.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 40
Parece que o fundo já tá colonizado. Pode aguardar a consolidação de 4 a 7 dias.

O algodão é o micélio mesmo crescendo nessa área aérea dentro do copo com a redução do bolo ao ser colonizado. Às vezes fazem isso.

Upvote 0
O algodão é o micélio mesmo crescendo nessa área aérea dentro do copo com a redução do bolo ao ser colonizado. Às vezes fazem isso.

Interessante :unsure: será que logo mais eles começam a pinar in vitro?

Aproveitando sua ilustre presença aqui @ExPoro , esse outro bolo abaixo apareceu com duas manchinhas verdes bem pequenas há mais ou menos 7 dias, quando ainda tinha pouco micélio no copo. Separei ele e coloquei em uma gaveta em outro cômodo por segurança mas continuei observando. O micélio continuou crescendo normalmente mas as manchinhas continuaram do mesmo tamanho, só que o micélio parece não ter colonizado ainda a área próxima às manchas. Coloquei uma foto do outro lado do copo aonde o micélio parece mais saudável, pra comparação.. o que vc acha?

Anexos

• fundo.jpg
    fundo.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 29
  • Lado bom 1.jpg
    Lado bom 1.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 31
  • Mancha 1.jpg
    Mancha 1.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 28
  • Mancha 2.jpg
    Mancha 2.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 28
Upvote 0
Interessante :unsure: será que logo mais eles começam a pinar in vitro?

Aproveitando sua ilustre presença aqui @ExPoro , esse outro bolo abaixo apareceu com duas manchinhas verdes bem pequenas há mais ou menos 7 dias, quando ainda tinha pouco micélio no copo. Separei ele e coloquei em uma gaveta em outro cômodo por segurança mas continuei observando. O micélio continuou crescendo normalmente mas as manchinhas continuaram do mesmo tamanho, só que o micélio parece não ter colonizado ainda a área próxima às manchas. Coloquei uma foto do outro lado do copo aonde o micélio parece mais saudável, pra comparação.. o que vc acha?

:D

Se o micélio parou o crescimento em torno das manchas verdes, é contaminação. Parece que um mofo eclodiu mas não vingou muito... o que é inédito pra mim. Mas esse bolo deve render uns flushes. Usa uma garrafa Pet pra ele frutificar separado dos demais bolos (ou tenta in vitro) e não tire carimbos dos frutos.

Upvote 0
Se der certo e ele frutificar, eu volto aqui com fotos e conto o que eu fiz de diferente.. mas por enquanto.. :censored::ROFLMAO:

Obrigado pelas boas respostas!

Este bolo no caso foi pros beleléu mesmo... demorou bastante mas o fungo vingou :(

Porém! Aniversariei dois bolos com sucesso, faz 3 noites, vou postar foto deles aqui porque novamente tem uma camada muito grossa branca ao redor. Fiz dunk em um deles e roll nos dois, mas não se vê a vermiculita, ou seja, esse crescimento branco é tão forte que em um dos bolos quase encobre a vermiculita por completo. Não acredito que seja contaminação mas não sei do que se trata, acho que pode ser um crescimento vegetativo devido à alta umidade no terrário mas gostaria de confirmar!

Anexos

• Bolo com Dunk 1.jpg
    Bolo com Dunk 1.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 40
  • Bolo com Dunk 2.jpg
    Bolo com Dunk 2.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 36
  • Bolo Sem Dunk .jpg
    Bolo Sem Dunk .jpg
    1.3 MB · Visualizações: 35
  • Terrario.jpg
    Terrario.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 35
Upvote 0
Coloquei também uma foto do fundo do copo para ver se vcs concordam que o bolo está pronto para aniversariar, ou se é esperado que o fundo fique 100% branco também.
Você conseguiu frutificar com sucesso esse bolo que faltava colonizar no fundo? To com um bolo similar aqui, faz uns 10 dias que eu to esperando ele colonizar um pedacinho no fundo, se liguem nas fotos 1 e 2.
Será que tá tranquilo frutificar desse jeito? A foto 3 é do resto do bolo, creio que esteja saudável. Agradeço.

Anexos

• 1.jpg
    1.jpg
    102.7 KB · Visualizações: 17
  • 2.jpg
    2.jpg
    47 KB · Visualizações: 17
  • 3.jpg
    3.jpg
    84.3 KB · Visualizações: 16
Upvote 0
Você conseguiu frutificar com sucesso esse bolo que faltava colonizar no fundo? To com um bolo similar aqui, faz uns 10 dias que eu to esperando ele colonizar um pedacinho no fundo, se liguem nas fotos 1 e 2.
Será que tá tranquilo frutificar desse jeito? A foto 3 é do resto do bolo, creio que esteja saudável. Agradeço.

Olha vou deixar sua questão para usuários mais experientes, mas ja vi relatos de pessoas aqui no fórum que aniversariaram bolos nessas condições, tomando o cuidado de remover a parte não-colonizada com o maior nível de higiene possível..

Upvote 0
Back