Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Bulk Golden Teacher - 2º tentativa

Diário de cultivo problemático.
Após a última tentativa fracassada, cerca de 5 meses atrás, reiniciei o cultivo com dois spaws remanescentes em minha geladeira (datados da mesma época do cultivo anterior) [5/Dez]
IMG_20151205_024818.jpg IMG_20151205_030136.jpg
Material:

2 copos colonizados 100% FAI (spaw)
3 copos de pó de fibra de côco
3 copos húmus de minhoca
Água suficiente para umidecer sem saturar (cerca de um copo)

Procedimento:

Húmus e pó de côco foram misturados e água foi adicionada na intuição, até pingar no máximo uma gota.
A mistura foi ao fogo em banho maria durante uma hora, com temperatura oscilando entre 65° ~ 70°

[7/dez]
Bulks montados em travessas de alumínio, da seguinte forma:

[ Procedimentos abaixo realizados com "ferramental" esterilizado com álcool 70° ]

O spaw foi retirado do dunk, quebrado em pedaços médios e misturado com o substrato pasteurizado. Não houveram camadas adicionais, apenas o bulk em si.
IMG_20151207_014847.jpg
Após confeccionados, os bulks foram para incubadora. Por se tratar de um spaw de 5 meses, deixei eles por um período mais extenso na incubadora, totalizando 13 dias de incubação.

[20/Dez]

A aparência dos bulks ao abrir a incubadora é essa:
IMG_20151220_192727.jpg IMG_20151220_192743.jpg Bulk 1
IMG_20151220_192423.jpg IMG_20151220_192429.jpg Bulk 2

Ambos bulks apresentam alguns fios finos em determinada área (segunda foto de cada bulk deveria apresentar o detalhe, porém a qualidade não ficou boa) todavia não aparentam ser contaminantes.
O bulk 2 parece que está com "micélio queimado" por conta da água que condensa na tampa da marmita, isso procede?

Pretendo levar ao terrário ainda hoje, caso não existam ressalvas !!!!!
 
É que eu já vi o pessoal usando 80°. Em algumas fontes 65° estaria correto, e na wiki do CM referem como ideal 76°. É realmente um pouco confuso.

Acho que a temperatura está correta.Talvez se pasteurizar por mais tempo ,possa ajudar.Nas primeiras vezes deixava 2 horas de 60 a 70ºC e tive MUITOS cultivos perdidos ,principalmente por fungos verdes :facewall:.Quando resolvi fazer isso durante três dias seguidos, ou seja 2 horas de pasteurização, deixa descansar 24 h.Repetindo isso três vezes ,totalizando 6 horas, consegui diminuir muito o número de contaminações.Outro fator que pode dificultar o sucesso de bulks é a umidade em excesso, o que não parece ser o seu caso, pela descrição dos procedimentos.Outra coisa que me ajudou a diminuir as contaminações é diminuir um pouco a quantidade de húmus ,segundo esse post
do Maurício (https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/) ,não é bom que ultrapasse 10% do peso total.

Sem intenção de ressuscitar o tópico e com a tentativa de completar para os estudantes da micologia ;)..

Desde minha primeira tentativa de pasteurização eu sempre fiz da seguinte maneira sem problemas;

Faz a imersão do substrato bulk dentro da panela com agua e coloque o termômetro(aqueles culinário funciona bem) de preferência um que alcance o meio do bulk. E ligue o fogo no alto até alcançar 60°C. Somente quando a temperatura do meio do bulk chegar aos 60°C que o processo de pasteurização começa.

Mantenha 60°C a 71°C por 60-90min e pronto, deixe esfriar de um dia para o outro.

Tem outros membros do fórum com experiência no assunto que usa temperaturas mais altas como:

.. 75-85°C por 90 minutos tem funcionado muito bem aqui.


Substratos bulk, se bem pasteurizados, podem ser inoculados até ao ar livre!

Deixe esfriar na própria panela tampada, não há problemas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491639116-termometro-culinario-_JM

Recomendo o tópico do @Anatman que fala bem sobre o assunto: https://teonanacatl.org/threads/pasteurização-larga-escala.9005/

Outras leituras: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pasteurização
 
Última edição:
Back
Top