Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Bulk Golden Teacher - 2º tentativa

Diário de cultivo problemático.
Após a última tentativa fracassada, cerca de 5 meses atrás, reiniciei o cultivo com dois spaws remanescentes em minha geladeira (datados da mesma época do cultivo anterior) [5/Dez]
IMG_20151205_024818.jpg IMG_20151205_030136.jpg
Material:

2 copos colonizados 100% FAI (spaw)
3 copos de pó de fibra de côco
3 copos húmus de minhoca
Água suficiente para umidecer sem saturar (cerca de um copo)

Procedimento:

Húmus e pó de côco foram misturados e água foi adicionada na intuição, até pingar no máximo uma gota.
A mistura foi ao fogo em banho maria durante uma hora, com temperatura oscilando entre 65° ~ 70°

[7/dez]
Bulks montados em travessas de alumínio, da seguinte forma:

[ Procedimentos abaixo realizados com "ferramental" esterilizado com álcool 70° ]

O spaw foi retirado do dunk, quebrado em pedaços médios e misturado com o substrato pasteurizado. Não houveram camadas adicionais, apenas o bulk em si.
IMG_20151207_014847.jpg
Após confeccionados, os bulks foram para incubadora. Por se tratar de um spaw de 5 meses, deixei eles por um período mais extenso na incubadora, totalizando 13 dias de incubação.

[20/Dez]

A aparência dos bulks ao abrir a incubadora é essa:
IMG_20151220_192727.jpg IMG_20151220_192743.jpg Bulk 1
IMG_20151220_192423.jpg IMG_20151220_192429.jpg Bulk 2

Ambos bulks apresentam alguns fios finos em determinada área (segunda foto de cada bulk deveria apresentar o detalhe, porém a qualidade não ficou boa) todavia não aparentam ser contaminantes.
O bulk 2 parece que está com "micélio queimado" por conta da água que condensa na tampa da marmita, isso procede?

Pretendo levar ao terrário ainda hoje, caso não existam ressalvas !!!!!
 
Pelo que vi aqui os dois bulks estão contaminados com duende verde em estágio avançado (esporulando em grande quantidade).
Edit: você pasteurizou o substrato do bulk?
 
Da uma cheirada nesse verde! hehe

Infelizmente vai ter que tentar de novo...:(
 
Pelo que vi aqui os dois bulks estão contaminados com duende verde em estágio avançado (esporulando em grande quantidade).
Edit: você pasteurizou o substrato do bulk?

O substrato foi pasteurizado durante uma hora, com temperatura entre 65 ~ 70º

Ahahahaha. Chega a ser engraçado como você não dá a minima atenção a um Trichoderma mutante que está comendo todo seu cultivo. :hilario::hilario::hilario::hilario:

Pode preparar pra 3ª tentativa cara. :hilario::hilario::hilario::hilario::hilario:

Minha única opção vem a ser descarte/outdoor?

Da uma cheirada nesse verde! hehe

Infelizmente vai ter que tentar de novo...:(

Aí está um pequeno problema, sou levemente daltônico e não vejo esse verde HAHAHAHA porém acredito que seja a cor divergente das demais.
 
Galera, fazendo pesquisas no fórum acabei com uma série de novas constatações.

Acreditava que meu cultivo anterior havia se encerrado devido as altas temperaturas (embora na prática não tenha alcançado a letal, 40º)
Porém a hipótese que um Trichoderma tenha se alimentado de todo meu cultivo torna-se extremamente plausível. (embora não tenha esporulado)
A informação que encontrei é que o duende verde é benéfico para as plantas, isso explicaria o crescimento exponencial de todas plantas que receberam o substrato-descarte. (Sério, elas não estão compatíveis com o tamanho do vaso)

O que gostaria de descobrir é onde estou pecando. A pasteurização anterior foi de cerca de uma hora e meia.

Irei jogar o bulk 2 nas plantas.
Quanto ao 1, arrancarei a parte contaminada e manterei no terrário, porém fora de casa (eu sei que o provavelmente já esporulou e não vai adiantar em nada no final das contas, mas dói se entregar sem lutar HAHAHAHA)
 
Eu recomendaria jogar tudo fora, sem exceção. Mantenha o que for manter não apenas fora, mas bem longe das entradas da casa, pois esporos são levados facilmente pelo vento.

Agora você precisa triplicar os cuidados com assepsia, e fazer uma limpeza geral, no mínimo. Pois pelo jeito que esses bulks estão verdes, já deve ter esporos de Trichoderma até no teto...
 
Farei isso!

Pedirei ajuda para alguém que não seja daltônico pra verificar os spaws da próxima vez.
Lamentável é olhar pra dois bulks quase inteiramente VERDES, não enxergar contaminantes e ainda abrir um diário de cultivo achando que estão saudáveis ):
 
O substrato foi pasteurizado durante uma hora, com temperatura entre 65 ~ 70º



Minha única opção vem a ser descarte/outdoor?



Aí está um pequeno problema, sou levemente daltônico e não vejo esse verde HAHAHAHA porém acredito que seja a cor divergente das demais.

Sabe, quando uso fibra de coco, tinderizo ele por receio.

Infelizmente é, enterra na terra e espera...

Sobre o Verde, sou daltônico também, hehe. Por isso acredito no meu olfato. Também não acredito que va me prejudicar testando algumas coisas pelo olfato, vai de cada um...
Entendo que uma cultura contaminada é um problema, é só evitar ficar muito tempo em contato com o contaminante do seu bolo, que pode se tornar o seu. Hehe
 
Vou tomar mais cuidado com meu aparelho respiratorio... hehehe
 
É que eu já vi o pessoal usando 80°. Em algumas fontes 65° estaria correto, e na wiki do CM referem como ideal 76°. É realmente um pouco confuso.
 
Acho que a temperatura está correta.Talvez se pasteurizar por mais tempo ,possa ajudar.Nas primeiras vezes deixava 2 horas de 60 a 70ºC e tive MUITOS cultivos perdidos ,principalmente por fungos verdes :facewall:.Quando resolvi fazer isso durante três dias seguidos, ou seja 2 horas de pasteurização, deixa descansar 24 h.Repetindo isso três vezes ,totalizando 6 horas, consegui diminuir muito o número de contaminações.Outro fator que pode dificultar o sucesso de bulks é a umidade em excesso, o que não parece ser o seu caso, pela descrição dos procedimentos.Outra coisa que me ajudou a diminuir as contaminações é diminuir um pouco a quantidade de húmus ,segundo esse post
do Maurício (https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/) ,não é bom que ultrapasse 10% do peso total.
 
Última edição:
Esses foram seus dois primeiros cultivos? Por que não tenta o bolo PF Tek? A chance de sucesso é bem maior.

Parabéns por tentar de novo. Aguardamos o próximo cultivo :).
 
Back
Top