Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Bulk estranho. Strain Peru, início 18-jan

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Bem, frequento o forum há alguns meses para estudar, mas nunca tinha postado nada. Agora é minha vez de postar meu cultivo também rs. Esse é meu segundo cultivo, mas o primeiro foi tão rudimentar que mal considero como válido. Vamos lá.

Nas fotos vocês podem ver 3 coisas: Meu setup (terrário), dois bulks e 3 potes com milho colinizando.
Primeiro o setup: Caixa organizadora de 50L, dois buracos quadrados dos lados ambos fechados com mascarás de procedimentos. Dentro da caixa água com gotas de hipoclorito até metade da altura da argila expandida. Além disso tem uma garrafa com água que é acoplada a um mini umidificador que (por enquanto) tem capacidade de ficar ligado por umas 16h (após isso o nivel da água fica abaixo do filtro do umidificador e para de funcionar). Vou tentar resolver isso colocando uma garrafa com mais capacidade. Em cima da caixa vai uma luminária LED, que fica ligada 12h ou mais por dia (não faço ciclos exatos). Por fim, um cooler que retira o ar interno da caixa, não fiz calculos, mas acredito que 30min por dia seja o bastante para uma troca gasosa satisfatória.

Os bulks: Foram feitos com um único copo de pf-tek . Esse copo foi inoculado no fim do ano passado, junto de outros 2 copos que contaminaram. Um deles deu uma mancha verde feia, no outro aparentemente havia cobweb. Joguei fora o da mancha verde e fiz um out com o que possivelmente havia cobweb. O out também parece estar desenvolvendo o cobweb :meh:.
Sobrou então 1 copo que aparentemente estava sadio, então fiz 2 bulks, que são os das fotos. Os bulks terminaram de colonizar hoje (04-fev), tirei o papel aluminio e coloquei-os no terrário.

Depois tem as fotos dos grãos de milho. Os dois potes menores foram inoculados dia 18-jan (dessa vez com mais ascepcia) e essas fotos são deles hoje. O pote grande foi inoculado dia 20-jan e está muito mais agressivo que os outros 2.


Agora minhas dúvidas :D:D
O que acham do setup?
O que acham dos bulks? Será que estão saudáveis :huh:?
E os grãos? Parecem est2ar indo bem né?:)
 

Anexos

  • Foto1454.jpg
    Foto1454.jpg
    178.2 KB · Visualizações: 103
  • Foto1458.jpg
    Foto1458.jpg
    127.6 KB · Visualizações: 107
  • Foto1459.jpg
    Foto1459.jpg
    107.4 KB · Visualizações: 86
  • Foto1460.jpg
    Foto1460.jpg
    155.1 KB · Visualizações: 89
  • Foto1461.jpg
    Foto1461.jpg
    163.2 KB · Visualizações: 90
  • Foto1462.jpg
    Foto1462.jpg
    144.4 KB · Visualizações: 88
  • Foto1463.jpg
    Foto1463.jpg
    129.8 KB · Visualizações: 95
  • Foto1455.jpg
    Foto1455.jpg
    129.3 KB · Visualizações: 88
  • Foto1456.jpg
    Foto1456.jpg
    150.7 KB · Visualizações: 87
  • Foto1457.jpg
    Foto1457.jpg
    114.6 KB · Visualizações: 92
O que usou nesse bulk? Aparentemente não está 100% colonizado. Ou espera colonizar o resto, ou retire a parte não colonizada pq pode gerar contaminação. E um casing por cima cairia bem, mas é recomendado aplicar o casing só quando você resolver a situação da parte não colonizada.

Boa sorte.
 
Olá PsychoEvie, então, usei uma mistura de 50% humus de minhoca 50% vermiculita. A vermiculita foi esterilizada no microondas e o humus também. Não consegui fazer um esquema para pasteurização, então acabei fazendo no microondas mesmo em potencia baixa por uns 30 minutos 2x. Tenho que melhorar isso na próxima vez.

Fui ver como os bulks estavam e vi que realmente o bulk do pote azul não colonizou nem 70%, acho que fiquei míope de empolgação:rolleyes:
O pote branco que já estava mais avançado agora só tem um espaçozinho não colonizado que acho que sumirá rapido.
Farei o seguinte, mais tarde retirarei o pote azul e colocarei de volta no escuro por mais 2 dias. Quando ele estiver pronto faço uma camada casing em ambos. Provavelmente daqui 2 dias farei casings com os grãos tbm.
Valeu!
 
O que acham do setup?

Está tudo bem organizado, mas tome cuidado com a ventoinha, se exagerar no uso, pode acabar removendo muita umidade do terrário. Comece usando pouco a pouco monitorando bem a umidade. E falando em monitorar umidade, não confie 100% nos higrômetros baratos, pois eles não são projetados para operarem em ambiente com umidade muito elevada. Com a prática o uso de higrômetros nem se faz necessário.

O que acham dos bulks? Será que estão saudáveis :huh:?

Estão bem saudáveis sim, mas como o PschoEvie disse acima, seria melhor remover as partes não colonizadas. Colonização incompleta são um atrativo para contaminantes.

Depois de remover as partes não colonizados, eu adicionaria no mínimo um pouco de vermiculita úmida e esterilizada por cima do bulk. Ou faria no próximo flush.

E os grãos? Parecem est2ar indo bem né?:)

Super bem. Micélio bonito! :)
 
Então Cosmik, sobre a questão da ventoinha... por enquanto pretendo utiliza-la esporadicamente, quando eu estiver em casa e puder contar o tempo que ficará ligada. Não sei como calcular isso exatamente, mas acredito que em 1 hora ela faça uma boa troca gasosa, sem derrubar muito a umidade. O problema é que não tenho higrômetro e devo continuar assim pelo menos até mes que vem. Então estou controlando a umidade pela aparência da caixa mesmo.
Valeu pelas dicas!
 
O problema é que não tenho higrômetro e devo continuar assim pelo menos até mes que vem. Então estou controlando a umidade pela aparência da caixa mesmo.

Ah, sim. Pensei que esse fio branco (View attachment 76833) fosse o sensor do higrômetro.

Não consegui fazer um esquema para pasteurização, então acabei fazendo no microondas mesmo em potencia baixa por uns 30 minutos 2x. Tenho que melhorar isso na próxima vez.

Essa técnica de pasteurização descrita pela @Champis eu acho simples e eficaz. Requer apenas duas panelas de tamanhos diferentes, um fogão (dããã), um termômetro de cozinha e um saco plástico: :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-australian.9500/page-11#post-144441
 
Atualizando o tópico com o trabalho de hoje :)

Hoje fiz como me indicaram e fiz uma camada casing sobre aquele bulk do pote azul (após ele ter colonizado um pouco mais). Como já havia dito, ele estava estranho, com um aspecto de cobweb ou algo parecido, não pareciam os 'fios' do micélio, parecia algodoado demais. Então fiz o casing e isolei o cultivo em um out, coberto por uma saquinho transparente.
Visualizar item de mídia 1780
Além disso fiz um casing com um dos potes de milho que estava 100% colonizado. Esterilizei o material na PP por 45 min. Em seguida tirei o milho do pote e fiz: 1 camada de milho > 1 camada de casing > 1 camada de milho > 1 camada de casing. Lacrei com papel aluminio e voltou para o escuro para colonizar.
Visualizar item de mídia 1790Visualizar item de mídia 1791Visualizar item de mídia 1792Visualizar item de mídia 1793
Outros potes estão esperando o micélio desenvolver bem no milho:
Visualizar item de mídia 1784
Os bolos PF tek que foram inoculados dia 28-01 não estão se desenvolvendo bem pois 2 deles foram esterilizados na PP e calculei mal a quantidade de água, agora estão SECOS. Amanhã vou comprar seringas novas e colocar água limpa neles pra ver se voltam a desenvolver. O pote que foi esterilizado na PP tem umidade o bastante então desenvolveu mais.
Visualizar item de mídia 1785Visualizar item de mídia 1789Visualizar item de mídia 1788Visualizar item de mídia 1787Visualizar item de mídia 1786
Por fim, os outs em garrafa PET que achei estarem contaminados pela mesma coisa que estaria o POTE AZUL:
Visualizar item de mídia 1781Visualizar item de mídia 1795Visualizar item de mídia 1794Visualizar item de mídia 1782Visualizar item de mídia 1783
Um deles não está segurando umidade e estava seco, sem pins. BOrrifei água nele. O outro já pinou bem, mas ainda acho o aspecto estranho, pena que as fotos tem resolução baixa :(. Vou deixa-lo desenvolvendo os cogus e depois decidir o que fazer.

Enfim, foi isso por hoje. O pote no terrário ainda não pinou e estava ficando muito molhado. Acho que vou diminuir o tempo de uso do umidificado (tem ficado quase 24h) Talvez amanhã eu tente fazer minha primeira CL. Nos dias seguintes atualizo mais. Abraços e muita paz a vocês!:)
 
Um deles não está segurando umidade e estava seco, sem pins. BOrrifei água nele.

Talvez isso explique o aspecto estranho do micélio. Não se borrifa diretamente o micélio. Isso é agressivo para o mesmo.
O micélio por experiencia propria, pode desenvolver essa camada espessa se tiver agua borrifada diretamente.

Evite fazer isso. Você poderia simplesmente jogar uma camada de casing seco por cima e borrifar levemente essa camada até que ela ficasse umida.
 
Talvez isso explique o aspecto estranho do micélio. Não se borrifa diretamente o micélio. Isso é agressivo para o mesmo.
O micélio por experiencia propria, pode desenvolver essa camada espessa se tiver agua borrifada diretamente.

Evite fazer isso. Você poderia simplesmente jogar uma camada de casing seco por cima e borrifar levemente essa camada até que ela ficasse umida.

Então PsychoEvie, no caso desse que borrifei, ele não estava com a aparência algodoada ou de teia. Mas os outros realmente podem estar estranhos por isso. Inclusive o pote branco que está no terrário... Este estava com muitas gotas na superfície devido a alta umidade que o aparelhinho faz (acho que caíram gotas da tampa do terrario no pote). Então empurrei o pote para longe do aparelho e começarei a deixar o aparelho desligado durante a noite. Valeu pela dica :D
 
Hoje o bulk pinou. Visualizar item de mídia 1805O pedaço que eu esperava que colonizasse dentro do terrario não foi colonizado, então farei como fui orientado e após esse flush retirarei essa parte e farei uma camada de vermiculita. Nesse caso devo tirar o pote do terrario por uns dias para que possa colonizar a camada de verm, certo?
 
Nesse caso devo tirar o pote do terrario por uns dias para que possa colonizar a camada de verm, certo?

não, mantenha no terrário de agora em diante. Só tenha cuidado para os cogumelos não abrirem o chapéu por completo e lançarem esporos por tudo ai dentro.
 
Desculpa ressuscitar, mas deixa eu te perguntar uma coisa.
Quando os cogumelos esporulam nos bolos, eles ficam com dificuldade de pinar?
Sim, não é nada legal deixar isso acontecer. Vai comprometer o teu bolo, dificilmente vai conseguir bons frutos nele novamente, isso se conseguir algo novamente.
.
 
Back
Top