Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bulk estagnado

Trevis

Primórdia
Membro Ativo
20/09/2016
174
24
Fala pessoal,
Acho que é a segunda vez que tenho problema com bulk não colonizando :oops:
Desta vez segui a técnica do Grande @Gteach, e ainda assim não tive sucesso.

Hoje completam 10 dias que fiz e coloquei pra incubar, foram 4 bolos de 200ml, fui olhar e.... nada :ressaca:

Mexi ele pra olhar melhor, e todo os pedaços de micélio parecem ter sumido, não tem mais nada vivo lá dentro.

Ele ficou dentro de um isopor de 8L tampado, dentro de um baú. Abri ele 2 vezes durante esses 10 dias pra entrar oxigênio, já que tava dentro de minha cama/baú.

Aonde posso ter errado? O que ainda posso fazer?

(Obs: fiz teste de PH e por ser daltônico tá meio difícil identificar. Aqui em casa disseram que tá mais pro 8, o que acham? Se for 8 mesmo, o que isso tem haver com o processo não estar andando?)

20170216_143807.jpg

Aqui são as fotos da vista lateral e de cima (aonde deveria ser possível notar o micélio tomando conta do bulk)

20170216_141753.jpg 20170216_141744.jpg 20170216_141901.jpg 20170216_141910.jpg

Agradecido a todos!!!

(TL: DR : Bulk não se desenvolve, técnica do GTeach, ph provavelmente em 8 (Conferir teste na foto), O que fazer?)
 
Eu ia dizer que 10 dias tá tranquilo sem pinagem, mas...

todo os pedaços de micélio parecem ter sumido, não tem mais nada vivo lá dentro

Talvez seus micélios tenham todos morrido. :cry: Em casos de outdoor, meus micélios desaparecem e só resta vemiculita, é diferente dos bolos não enterrados que definham e secam.

Não tenho certeza do que pode ter causado. :bigode: Mas...

Não entendo muito de casing nem bulk, mas se forem aplicáveis estas orientações sobre Ph, então pra mim você passou do limite da basicidade (8) - pois me parece um 9 esse marcador. Isso pode ter sido a causa mortis. :coffee:
 
Upvote 0
Não pinar seria tranquilo até rsrs

Vou ficar mais ligado no ph, vou pasteurizar o estrume já com o calcário de concha e ficar atento na acidez ou basicidade! Não imagino outra condição pra ter matado tudo.

Obrigado ExPoro.
 
Upvote 0
Dentro do baú da cama não é ambiente ideal, parece ter pouca umidade, ambiente seco, pouca troca de ar.

Outra problema pode ser os seus esporos não estarem viáveis. Já testou eles em um outro subtrato ou grão?
 
Upvote 0
Como foi a preparação do substrato que você misturou com o spawn?
 
Upvote 0
Acho que minha explicação ficou confusa.
Eu segui a técnica do @Gteach, tudo igual.
E foram 4 bolos de 200ml já colonizados e bem rizomorficos, esses dias em baixo da cama foram pra colonizar o substrato, o que seriam 15 dias. Estava dentro de um isopor tampado.

Quanto ao ratio, não me lembro se na técnica é descrito, mas diria que foi algo próximo a 1;1 ou que. 1.5:1 (pftek/substrato)

Parece que foi o pH que eliminou a vida lá dentro :/ se fosse falta de oxigenação estaria estagnado apenas, se fosse infecção estaria visível...

Obs: a técnica tá em guias>preparação de substrato, Tô no celular, tá meio difícil puxar o link.

:bigode:

Obs: a técnica tá em guias>preparação de substrato, Tô no celular, tá meio difícil puxar o link.
Bulk/Spawn - Como fazer um Bulk - Video Tutorial
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Então pelo o que eu entendi você fez 4 bolos PF e depois misturou com aquele mix de substrato do @Gteach?

Como está o cheiro do substrato?
 
Upvote 0
Sem cheiro forte de nada específico.
Parece que tá tudo bem pasteurizado e sem vida.
 
Upvote 0
Sem cheiro forte de nada específico.
Parece que tá tudo bem pasteurizado e sem vida.

Porque você não tenta um substrato só de pó de coco e vermiculita na próxima, sem adicionar mais nada? Vai eliminar várias variáveis. O ph provavelmente foi um problema porque você adicionou um monte de coisas alcalinas na receita e não colocou nada ácido para equilibrar, como turfa, por exemplo.

Eu também acho que colocar em incubadora é uma má ideia. O recipiente precisa de troca de ar. Simplesmente deixá-lo em uma prateleira é suficiente. Se eu tivesse super poderes acabaria com essa cultura da incubadora que temos aqui no Brasil, pois criar 20 problemas para 1 problema resolvido.

Ou dica que eu daria é que se você está fazendo bolos PF para transformá-los em substrato, não faz sentido seguir a receita original com tanta vermiculita. Simplesmente cozinhe o arroz integral por uns 15 minutos, depois escorra bem e coloque só arroz no copo com uma camada de vermiculita em cima para servir de filtro. Caso contrário a proporção de spawn para substrato fica muito baixa.
 
Upvote 0
Porque você não tenta um substrato só de pó de coco e vermiculita na próxima, sem adicionar mais nada?
Realmente, to arriscando demais, mesmo depois de tantos problemas.

O ph provavelmente foi um problema porque você adicionou um monte de coisas alcalinas na receita e não colocou nada ácido para equilibrar, como turfa, por exemplo.
Por coincidência eu comprei Turfa, e a mistura até hoje está sem nenhum cheiro ruim nem nada. Irei misturar trufa esterilizada e ver como fica com mais micélio!


Como não tô produzindo agora, usei o isopor de 70L de incubadora, ele tem entradas de ar e tudo mais. evita contaminações!

não faz sentido seguir a receita original
Nunca vi ninguem fazendo isso, mas vou testar e posto os resultados!

Valeu @coguosho
 
Upvote 0
Fiz alguns teste de pH, calculei a quantidade de Turfa necessária e acrescentei também mais calcário de concha. Cheguei a um pH próximo de 7, e eis o que aconteceu ao colocar um novo bolo :

IMG_0552red.jpg

Obrigado a todos!
 
Upvote 0
Back
Top