Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bombinha de aquário - nem sempre é a solução!

Night Storm

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
361
73
Bom, é isso mesmo gente, depois de uma estranha experiencia que eu tive, vi que nem sempre usar bombinhas de aquario é adequado.

Num cultivo meu, eu tava com uns 3 ou 4 bolos pf num terrário de isopor de 40 ou 50 litros cujo fundo estava forrado de água e argila expandida. Eu deixava a bombinha ligada 24h por dia dentro de um potinho com água dentro do terrário (o aparelho pra fora) além de sprayar e ventilar todos os dias umas 3 vezes por dia. E percebi que depois do 1º fluxo o bolo azulava, azulava muito mesmo, todos eles aconteceu isso, redunkei eles, mas não deu muito certo. Segundo o que conhecemos, o bolo pode azular por falta de umidade, então meu amigo cultivador disse pra eu reduzir o tempo da bombinha ou bani-la de vez.

foi o que eu fiz, eu a bani!

resultado: em 2 dias os bolos que estavam azulados ficaram brancos novamente.

Rapaziada,

No meu terrário não tem nada desse negócio de argila expandida ou perlita, o fundo do isopor fica cheio de água e a bombinha ligada 24h por dia, acho que a umidade se mantém dessa forma.

Acho q tou a ter o mesmo problema, os meus bolos estão a ficar azulados, a config do terrário eh parecida com a tua, a bombinha sempre a bombar dentro de agua... eu pensei q fosse das gotas de água sanitária que juntei à água... ñ sei.. a humidade tah a 94%-95%... e a temp a 24ºC...

Além disso parece q o crescimento dos pin eh fraco e tardio...

Nunca tive problemas com ela, e aqui é 24 hrs ligada......

Paz e Luz á todos ....

Quanto tempo em média demora pra formar essa "umidade visível"?(goticulas de água etc) Poruqe eu fiz um teste deixando aproximadamente 12 horas ligada e a umidade do terrário pareceu não mudar...

Quanto tempo em média demora pra formar essa "umidade visível"?(goticulas de água etc) Poruqe eu fiz um teste deixando aproximadamente 12 horas ligada e a umidade do terrário pareceu não mudar...

Aqui no mocó fazemos estabilizar total o terrario em 24 hrs, para ter certeza de estar dentro dos padrões normais de temp, ar e umidade.....

Mas em 12 hrs acredito que já deveria estar suando o bixo....!!!!

Paz e Luz !!!

bom ,dá pra ver q com cada um o negócio aconteceu de forma diferente, mas como eu disse, NEM SEMPRE é a solução usar obmbinha de aquário. Fiquem atentos ao setup de seu terrário!

:!: Além da minha também ficar ligada dia e noite coloco um aquecedor de aquário de 20 w dentro da agua.:pos:

Quando eu desligo o aquecedor a umidade baixa consideravelmente.:neg:

Nunca tive problemas em deixa-la ligada o dia todo e a noite toda.

Evite abrir o terrário...ok...?

Jhon Lock:cool:

A bomba de ar, somada a uma pedra porosa, serve para efetuar troca de ar e auxilia na promoção da umidade. Porém, o que vai garantir a umidade no interior do seu terrário é o uso de argila expandida, perlita ou de um umidificador.

Há outros fatores na qual deve se atentar, para uma boa promoção de umidade.

Se a temperatura é muito baixa, a evaporação da solução ao fundo do terrário é prejudicada. Muitos furos para a troca de ar, também devem ser evitados, pois servem como "escape" de umidade.

O ideal é encontrar um balanço entre o volume do terrário e a quantidade/área de argila e solução.

Dificilmente a bomba de ar é a verdadeira vilã da história. Utilizo ligada 100% do tempo de cultivo, promovendo umidade e troca de ar. Nunca abro o terrário para abanar o cultivo, o nível de oxigênio fica satisfatório somente com o oxigenador.

sucesso !

Sir. MuiLok, vc pode esclarecer uma coisa pra mim?
A quantidade de argila expandida no fundo do terrário é o suficiente pra cubrir o fundo e nada mais, certo?

Eu comprei argila em uma loja de paisagismo aqui na minha cidade. Paguei R$ 2,00 num vaso de argila (um vaso literalmente, foi usado um vasinho de plantas para a medição). A quantidade foi exatamente suficiente pra cubrir o fundo do terrário, sem sobrar e nem faltar. Assim tá bom, né?

Abraços!!

Perfeito! :pos:

Isso mesmo pessoal!

O importante agora, é nivelá-las e colocar a solução do fundo, que deve ser água + 3 gotas de alvejante Q-boa por litro de água.

As bolotas de argila não devem ficar totalmente cobertas, pois justamente na face que não está encoberta, é promovido evaporação da solução, devido aos microporos que a estrutura da argila apresenta.

Se vc colocar a mais, as argilas que não estiverem em contato com a água, fazer a função contrária. Quando secas, elas retiram umidade do ambiente.

Se usar bomba de aquário, pode colocar os pontos de saída de ar dentro desta solução, junto com a argila.

a argila deve ser lavada em água corrente e ficar de molho em água + cloro antes de ir pro terrário, afim de eliminar microorganismos presentes.

sucesso, qq coisa tamos aê:pos:

:!: Além da minha também ficar ligada dia e noite coloco um aquecedor de aquário de 20 w dentro da agua.:pos:

Quando eu desligo o aquecedor a umidade baixa consideravelmente.:neg:

Nunca tive problemas em deixa-la ligada o dia todo e a noite toda.

Evite abrir o terrário...ok...?

Jhon Lock:cool:

Jhon, como vc faz para regular a temperatura de pinnagem ?? garrafa de gelo ? com o aquecedor ligado vc mantém a temperatura em quanto ?

Bom, é isso mesmo gente, depois de uma estranha experiencia que eu tive, vi que nem sempre usar bombinhas de aquario é adequado.

Num cultivo meu, eu tava com uns 3 ou 4 bolos pf num terrário de isopor de 40 ou 50 litros cujo fundo estava forrado de água e argila expandida. Eu deixava a bombinha ligada 24h por dia dentro de um potinho com água dentro do terrário (o aparelho pra fora) além de sprayar e ventilar todos os dias umas 3 vezes por dia. E percebi que depois do 1º fluxo o bolo azulava, azulava muito mesmo, todos eles aconteceu isso, redunkei eles, mas não deu muito certo. Segundo o que conhecemos, o bolo pode azular por falta de umidade, então meu amigo cultivador disse pra eu reduzir o tempo da bombinha ou bani-la de vez.

foi o que eu fiz, eu a bani!

resultado: em 2 dias os bolos que estavam azulados ficaram brancos novamente.

A bombinha promove a troca de ar sem a necessidade de abrir o terrário várias vezes como você está fazendo.

A argila ou perlita é que promove a umidade necessária.
A água evapora da superfície da argila ou perlita e cria uma atmosfera bem umida.
Acontece que quando se abre o terrário a umidade escapa e o equilíbrio deve se restaurado.
Se abrir muitas vezes a umidade necessária nunca se estabelece.

Já fiz várias experiencias para promover umidade dentro do terrario, inclusive essa de borrifar água de quando em quando.

A agua borrifada não promove a atmosfera úmida, a névoa logo assenta, mas não umidifica.

Tendo argila no fundo e uma bombinha é o ideal.

A escolha da bombinha deve ser feita adequadamente, conforme o volume do terráro.
Se o terrário tem 60 litros e a bombinha injeta 60 litros de ar por hora , isso significa que todo ar e removado em 1 hora, isso é muito.
Escolha uma bombinha de 30 litros hora.

Há uma grande diferença entre bolos PF e casing no que diz respeito ao terrário.
Quem faz casing não precisa de um terrário tão elaborado , basta argila ou perlita no fundio e bombinha.
Quem faz bolos PF necessita de um terrário que garanta a umidade interna elevada para não secar os bolos.

:!:Desculpem só ví o post agora
rs:p:

eu coloco argila expandida no fundo do terrario:luz:

coloquei pra caramba, umas tres camadas de argila e em baixo dela dentro da água fica um aquecedor de 20 w de aquario akeles sem regulagem :rolleyes:

e mais uma pedra porosa com bombinha externa pra borbulhar dentro da agua e sair goticulas no ar dentro do terrario:pos:

aki na minha terra não preciso de garrafa de agua gelo ou nada :)

é só colocar um termometro de aquario tbem dentro do terrario e ir ligando e desligando o aquecedor qdo houver necessidade

em dias de calor como hj deve ficar em 26/27 de pico:pos:
em dias frios fica em 18/19:pos:

aki com ele ligado o ar fica bem mais umido e quase num da pra ver do ou tro lado do terrario de tanta umidade:luz:

qdo desligo o mesmo (aquecedor de 20) a umidade baixa bem :neg:

segue foto de hj com bolo de agosto de 2007:pos:
rs
esse é guerreiro hein :D

Abraços jhon Lock:cool:

Back