Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Bolos sem sinal de pins

magobranco

Hifa
Cadastrado
11/04/2016
7
5
35
Olá irmãos buenas, já faz alguns dias que venho evitando abrir um post(o meu primeiro aqui), visto que o mesmo não seria um diário de cultivo, mas não teve jeito, tive que abrir. Estou com 4 bolos no terrário da strain que estou cultivando Albino + A, o mais velho aniversariante completou hoje 15 dias de terrário, os demais tem 1 diaa de diferença sucessivamente, nenhum deles apresenta mudanças em seus aspectos, desde a retirada do pote para ir para o dunk. Este tempo está me preocupando, pelo meus estudos aqui está bem passado. Gostaria de saber se ainda há esperanças nestes bolos, e também se há algo a ser feito em benefício da pinagem. Desde já agradeço!!
 
Última edição:
Acho que há esperanças sim, os bolos vivem por alguns meses geralmente.

Que tal incluir mais detalhes sobre como os bolos e terrário foram preparados? E fotos, principalmente. Sem o diário nem fotos, não temos como saber se há algo errado.
 
Upvote 0
Slaam, grato pela atenção. Dando uma encorpada no diário então. Meu cultivo teve início via carimbo de esporos, onde inoculei 6 bolos de pf-tek segue foto.

Bolo pf-tek em processo de colonização IMG_20161206_200913707.jpg

Bolo pf-tek totalmente colonizado indo para dunk/cold-shock
IMG_20161207_152308150.jpg

Destes 6 bolos 4 estão no terrário(terrário de caixa-isopor) com argila expandida para umidade e furos para troca gasosa, e mais troca manual.

Outro Bolo fiz transfer g2g para 9 frascos subs pf-tek. O sexto Bolo ainda estou deixando mais um tempo, pois ele foi o último a ser inoculado com um respingo de solução na seringa, mas que hoje já se encontra 100% colonizado e saudável.

Terrário
IMG_20161222_134106294_HDR.jpg
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Hoje tirei o último Bolo que restava na incubadora e fazer dunk/cold-shock e pude notar algo... O bolo aparenta estar bem seco, assim como os demais já aniversariados anteriormente, também apresentavam esta aparência.
 
Upvote 0
Os bolos na foto parecem saudáveis. Se estiverem secos começam a azular.

Eu acho que tem muita vermiculita no prato e pouca nos bolos, costumo deixar o prato limpo e os bolos "empanados". A vermiculita nos bolos ajuda a segurar a umidade dando tempo para os bolos absorverem. Com a vermiculita molhada no prato eles podem começar a pinar por baixo... Você pode tirar a vermiculita do prato e pelo menos colocar uma colher de sopa de vermiculita no topo dos bolos, ajuda bastante.

As trocas de ar pode abanar brevemente 2 vezes ao dia. Nesse momento aproveita para borrifar um pouco de água, umedecendo a vermiculita do roll. A vermiculita tem que ficar brilhante mas não escura, e pode secar nos intervalos.

E pode deixar água no fundo do terrário até metade da altura da argila, senão não funciona. Tem aquecimento no terrário? Qual a temperatura ambiente aí?
 
Upvote 0
O intuito de por a vermiculita em baixo foi para fazer uma base para os bolos, os mesmos não estavam planos e fiquei receoso que pudessem tombar. Quanto a temperatura tbm estou um pouco preocupado a mesma está por volta de 27°. As trocas gasosas estão sendo feitas em torno de 3 vezes ao dia, junto com algumas borrifadas, nas paredes do terrário e até mesmo nos bolos. Talvez não esteja dando para ver com nitidez, mas a água está até a metade da argila até un pouco mais. Fico muito grato pela ajuda✌
 
Upvote 0
Alguma novidade neste cultivo? Como está a iluminação do terrário?
 
Upvote 0
Alguma novidade neste cultivo? Como está a iluminação do terrário?
Daleee hermano, eu esqueci completamente da minha postagem. O cultivo ocorreu o tão esperado pin-set, em dois dos bolos, com 23 dias de terrário. Essa strain tem sido de grande aprendizado desde smp, só agradeço por eles, abaixo vai uma foto do pin-set.
 

Anexos

  • IMG_20170110_205151577.jpg
    IMG_20170110_205151577.jpg
    276.9 KB · Visualizações: 44
Upvote 0
Conseguiu fazer um novo carimbo? Quando for iniciar o próximo cultivo avisa para a gente te ajudar a otimizar e ter um flush um pouco mais completo. Você fez mergulho do bolo e colocou de volta para um novo flush?
 
Upvote 0
Então não pude carimbar, por que vou me ausentar por uns dias, achei melhor colher sem mesmo ter aberto os chapeus e por no túnel para desidratação. Isso pode enfraquecer o micélio? Tipo colher eles ainda jovens? Eu fiz mergulho e cold no aniversário e agora para o próximo Flush fiz tbm, espero conseguir carimbar nestes próximos flushs. E uma coisa excelente que tá acontecendo, os baldes estão com dois pins cada, espero tirar carimbos deles tbm. Esta foto é antecedente a colheita e dunk. Fico extremamente agradecido pelo sua ajuda irmão!!
 

Anexos

  • IMG_20170112_140514625.jpg
    IMG_20170112_140514625.jpg
    134.5 KB · Visualizações: 19
Upvote 0
Então não pude carimbar, por que vou me ausentar por uns dias, achei melhor colher sem mesmo ter aberto os chapeus e por no túnel para desidratação. Isso pode enfraquecer o micélio? Tipo colher eles ainda jovens? Eu fiz mergulho e cold no aniversário e agora para o próximo Flush fiz tbm, espero conseguir carimbar nestes próximos flushs. E uma coisa excelente que tá acontecendo, os baldes estão com dois pins cada, espero tirar carimbos deles tbm. Esta foto é antecedente a colheita e dunk. Fico extremamente agradecido pelo sua ajuda irmão!!

A colheita não é um problema para a saúde do micélio. Eles podem ser colhidos enquanto jovens sim, sem problemas. Você pode descrever como tá sendo esse processo do mergulho e revestimento com vermiculita?
 
Upvote 0
Back
Top