Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolos só frutificando por baixo. Ajudem !

barrrdo

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
03/06/2009
43
50
Olá pessoas todas,
eu sou novo no cultivo, estou na minha segunda leva de bolos de golden teacher.
A primeira leva, de dois bolos, só frutificou uma vez, só na parte de baixo, e depois nunca mais. Eu resolvi partir os bolos e parti pra minha primeira experiência de casing, em balde, que está incubando bem.
Essa minha segunda leva, de 4 bolos começou a frutificar, mas novamente só na parte de baixo. Isso é normal ? Estou com problemas de humidade ?

Uso um terrário grande, com perlita, o único medidor de humidade que encontrei mostra quase 100%.

Seguem fotos.
002.JPG003.JPG
 
Veja como que eles estão pinando justamente na vermiculita.

Coloque em cima dos bolos uma camada de vermiculita úmida.

E e se quiser ter mais trabalho role os bolos em vermiculita seca esterilizada e depois espalhe água com um vaporizador até a vermiculita que aderiu aos bolos ficar úmida.


Mas a produção dos bolos pareceu boa, mesmo pinando só embaixo. É só ir tocando que os demais flushs virão.


De vez em quando aparece um bolo excepcional com dezenas de cogumelos simultâneos, mas pelo menos nos meus cultivos são muitos raros.
 
Eu normalmente só faço dunk logo antes de tirar os bolos dos potes e colocar no terrário. Injeto água no próprio pote. É prático.

Mas tem quem defenda fazer entre os flushs.
 
olá novamente Ecuador,
obrigado pela ajuda !
mostro aqui os resultados de minha primeira colheita, acho que com sua ajuda a segunda será ainda melhor !

abraços e boas energias
xrooms01 (2).JPGxrooms01 (3).JPGxrooms01 (4).JPGxrooms01.JPG
 
Estão muito bonitos.

Qual foi a fórmula do substrato?
 
Ecuador,
é o pf tek clássico, vermiculita e farinha de arroz integral.

hoje mesmo vou preparar mais bolos, agora com minha primeira experiência com cremogema.

abraços e boas energias !
 
Parabéns pelos frutos!
Vai ver que colhe o dobro
com a vermiculita por cima!

Sabedoria e psicodelia!
 
olá pessoas todas,
obrigado pelo apoio !
fiz o que o Ecuador recomendou, coloquei vermiculita nos lados e topo dos bolos (e em um deles eu fiz dunk, deixando submerso por quase 24horas). Como disse é minha segunda leva de bolos, os primeiros só tiveram 1 flush, eu estou ansioso que esses tenham o segundo flush, e que seja melhor que o primeiro.
Notícias e fotos em breve !

Boas energias pra todos nós e novamente obrigado !

ps.: acho que vou fazer o diário de cultivo lá na área específica.
 
olá pessoas,
boas notícias, os primeiros pins do segundo flush apareceram, um tanto dispersos, mas apareceram.
a dica do Ecuador funcionou muito bem.

estou com problemas com umidade, do nada baixou muito. vou arrumar um higrômetro digital em breve...
li em vários tópicos sobre dúvida na quantidade de perlita, e vejo que tenho mais que devia no meu terrário (quase 1,5kg de perlita seca, muitos-litros-não-sei-quantos).

envio fotos do terrário e dos novos pins
DSC_3905.jpgDSC_3904.jpg
 
estou com problemas com umidade, do nada baixou muito. vou arrumar um higrômetro digital em breve...
li em vários tópicos sobre dúvida na quantidade de perlita, e vejo que tenho mais que devia no meu terrário (quase 1,5kg de perlita seca, muitos-litros-não-sei-quantos).

Viva!
Sugiro que meta mais água dentro do terrário.
A perlita parece seca. Também não me parece que seja necessária tanta (perlita).
O terrário não parece ter muita ventilação. Atenção ao CO2.

Bons cultivos!
 
estou com problemas com umidade, do nada baixou muito. vou arrumar um higrômetro digital em breve...
li em vários tópicos sobre dúvida na quantidade de perlita, e vejo que tenho mais que devia no meu terrário (quase 1,5kg de perlita seca, muitos-litros-não-sei-quantos).

Deixe só 2 dedos de perlita ao fundo do terrário, perlita nessa quantidade
vai acabar agindo com efeito contrário do desejado.
Outra, é preciso ter troca de ar dentro do terrário. Uma bombinha de aquário? que tal?
 
Olá pessoas todas,
obrigado pelas respostas.

realmente meu terrário não está bom.
tanto que comprei outro, menor, que acho que suprirá melhor minhas necessidades.
Comprei também um pequeno compressor de ar (com pedra porosa), para aquários de até 40 litros. Achei ele bastante barulhento (especialmente pelo tamanho), mas vamos à uma questão.
Pra que esse compressor funcione bem, aumentando a humidade do terrário ele precisa ter água. Uso o método perlita + água (tipo, 4 dedos e perlita e 2 dedos de água ?), ou posso colocar um pequeno recipiente dentro do terrário, pra água borbulhar só ali ?

Outra pergunta sobre terrário: seria ruim colocar uma ventoinha (de pc, 80mm mesmo) lá dentro, pra cirucular o ar ?

Muito obrigado e em breve mando fotos.
 
Ai mano, te aconselho a olhar a sessão do forum chamada "Terrários"
tem pra todos os gostos e bolsos :pos:
Mas tais indo no caminho certo.
 
Eu normalmente só faço dunk logo antes de tirar os bolos dos potes e colocar no terrário. Injeto água no próprio pote. É prático.

Mas tem quem defenda fazer entre os flushs.

Olá a todos,
aproveito este tópico para tirar uma duvida a respeito do dunk. Após ter os copos 100% colonizados eu posso enche-los de agua e deixar 24H e após as 24h escorro a agua dos copos e retiro os bolos dentro deles e cubro com vermiculite seca e esterilizada ou devo retirar o bolo de cada copo e só colocar o bolo num recipiente com agua e depois vermiculite seca e esterilizada?

Cumprimentos a todos.
 
Pode fazer das duas maneiras.
 
Back
Top