Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo pftek - Crostas disformes e bolotas brancas

Psilosophia

Primórdia
Contribuidor
29/10/2016
68
33
Salve, galera! Bons dias!

Apesar do calor do verão e sem poder contar com o manancial de conhecimento do fórum, no início de fevereiro eu havia confeccionado seringa de esporos, inoculado e colonizado 5 bolos PF TEK (um pequeno e quatro maiores) a partir de um belo carimbo gentilmente doado pelo irmão @Abzû por meio do Compartilhando e Trocando.

O bolo pequeno foi aniversariado há 7 dias, mas estou precisando de auxílio...

Ele estava 100% colonizado e consolidado. Antes do aniversário fiz dunk de 24 horas e roll em vermiculita esterilizada no microondas por 5 minutos.

O bolo está com umas crostas disformes e bolotas brancas estranhas crescendo por cima dele. Seria algum tipo de contaminação?

Troca de ar: o terrário de 36 litros está com uma bomba de aquário bombeando ar dentro de uma vasilha com água e um pouco de água oxigenada. Além disso, duas a três vezes por dia dou uma abanada de ar.

Umidade: o fundo do terrário está com perlita expandida, água (mineral fervida) e um de pouco de água oxigenada. Além disso, depois de abanar o terrário dou uma borrifada de água nas laterais.

Temperatura: atualmente a temperatura na minha cidade está na faixa dos 28º a 30º. Estou tentando baixar a temperatura do terrário com garrafas de gelo, mas observei que baixa a umidade do ar...

Alguém de vocês sabe o que pode estar acontecendo? Pode me dar uma orientação?

Infelizmente não estou conseguindo carregar os arquivo com as fotos: aparece reiteradamente a mensagem "erro ao carregar arquivo". Reconheço que sem fotos fica difícil, mas quem sabe...

Gratidão.

Edição: O meu bolo está parecido com o deste post, interrompido pelo backu-up recente: Possíveis contaminações?
 
Última edição:
O bolo 2 parece estar pinando. Se forem pins irão crescer e se espremer contra o plástico, e não tarda para parecem cogumelos.

O bolo 7 está com um aspecto estranhíssimo, pode ser contaminação por bactéria ou produto químico. Frutifique para ver o que dá.
E também pode ser simplesmente a genética. Já tive bolos que não produziam nada além de micélio algodoado, mesmo quando colonizados e colocados ao lado de bolos perfeitamente saudáveis e produtivos.
 
Upvote 0
Back
Top