Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo nao pina

davidlps

Esporo
Cadastrado
03/08/2020
5
2
26
Tem 20 dias que coloquei no território e nada dos cogumelos aparececer, estou cultivando cubensis os bolos estavam todo colonizados, troca de ar está feita mais de 5 vezes por dia é agora começou a querer pegar contaminantes Verde, hj tirei com um colher 3 pontinhos verdes que estavam querendo chegar no cogumelos pelos lados da base, acho que passei muita vermiculita na hora de colocar o bolo no território.
 

Anexos

  • 20200929_192957.jpg
    20200929_192957.jpg
    624.2 KB · Visualizações: 41
  • 20200929_192945.jpg
    20200929_192945.jpg
    659.5 KB · Visualizações: 39
Se ficou verde esporulou, pode ou não contaminar os outros, qual strain? Foi feito roll com vermiculita? Qual o substrato do bolo? Talvez um novo roll seja útil, foi feito cold shock? Algumas linhagens tem tendência de demorar na faixa de 3 semanas, outras realmente precisam do estímulo de temperatura, uma boa é dar uma lida em todos os diários de cultivo da da strain que está cultivando e fazer uma análise e comparação de dados de seu próprio cultivo.
 
Upvote 0
Paciência que uma hora eles aparecem. Ultimo caso, se tu ver que vai acabar contaminando sempre vale à pena tentar fazer uma marmitinha, esfarelando os bolos num substrato pasteurizado ou então enterrando os bolos com uma camada fina de substrato por cima
 
Upvote 0
Tem 20 dias que coloquei no território e nada dos cogumelos aparececer, estou cultivando cubensis os bolos estavam todo colonizados, troca de ar está feita mais de 5 vezes por dia é agora começou a querer pegar contaminantes Verde, hj tirei com um colher 3 pontinhos verdes que estavam querendo chegar no cogumelos pelos lados da base, acho que passei muita vermiculita na hora de colocar o bolo no território.

Pelas fotos, parece que a saturação da umidade está muito alta, pois está formando o micélio algodoado. Não sei o quanto isso pode colaborar em atrasar a pinagem... mas apesar da umidade ideal ser 95-100%, o bolo deve ter algum espaço pra dar uma "secadinha" no estímulo da pinagem.

Além disso, se não fez a consolidação, com a colonização do micélio algodoado, o tempo pro micélio se tocar que não tem substrato nutritivo e decidir pinar fica mais longo.

Então, faça alguma manobra pra reduzir a saturação da umidade no seu terrário, ou pra reduzir o próprio percentual de umidade mesmo. Um local pode ter 100% de umidade de um jeito (um dia chuvoso) e pode ter 100% de umidade de outro jeito, saturado (o pico de um morro no interior de uma nuvem carregada).
 
Upvote 0
Então, faça alguma manobra pra reduzir a saturação da umidade no seu terrário, ou pra reduzir o próprio percentual de umidade mesmo. Um local pode ter 100% de umidade de um jeito (um dia chuvoso) e pode ter 100% de umidade de outro jeito, saturado (o pico de um morro no interior de uma nuvem carregada).
Olá amigo! Como faço pra reduzir a saturação de umidade de um terrário? Tenho percebido que o meu está formando bastante gotas grandes na tampa, como uso o termostato submerso acho que ele está ficando úmido demais.
 
Upvote 0
Olá amigo! Como faço pra reduzir a saturação de umidade de um terrário? Tenho percebido que o meu está formando bastante gotas grandes na tampa, como uso o termostato submerso acho que ele está ficando úmido demais.

Em especial, aumentar a troca gasosa funciona pra reduzir a alta umidade. Mas você também pode só reduzir a entrada de umidade no ar do terrário, se for usar um umidificador, por exemplo.

Mas enfim, tiro e queda é aumentar a troca gasosa pra tirar a umidade saturada. E depois aprender a ir regulando seu método de umidificação (nível de água nas argilas, etc).
 
Upvote 0
Em especial, aumentar a troca gasosa funciona pra reduzir a alta umidade. Mas você também pode só reduzir a entrada de umidade no ar do terrário, se for usar um umidificador, por exemplo.

Mas enfim, tiro e queda é aumentar a troca gasosa pra tirar a umidade saturada. E depois aprender a ir regulando seu método de umidificação (nível de água nas argilas, etc).
Entendi amigo, meu setup é com o termostato é submerso, aí não consigo controlar o nível que ele solta, mas vou tentar aumentar a troca gasosa.
O compressor de ar está soltando o ar em um copo com água (separado da perlita), será que se eu deixar ele jogando o ar direto no terrário, sem passar pela água, melhora o fluxo?
 

Anexos

  • IMG_20210703_220812.jpg
    IMG_20210703_220812.jpg
    169.8 KB · Visualizações: 7
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top