Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo com micelio a ficar de cor cinzenta...não sei o que fazer...

Zoint

Hifa
Membro Ativo
13/06/2016
52
8
53
Lisboa
Boas ppl!

Aniversariei 2 bolos de Albino A+, faz duas semanas.

Com o aparecimento dos primeiros cogumelos começou também a aparecer algo de cor cinzenta a querer tomar conta dos bolos...

Isto não é normal pois não?

Por outro lado os cogumelos continuam a crescer com ótimo aspeto e (aparentemente), saudáveis.
O que devo fazer, por cautela?

Grato
 

Anexos

  • 20161210_175115.jpg
    20161210_175115.jpg
    230.1 KB · Visualizações: 63
Última edição por um moderador:
começou também a aparecer algo de cor cinzenta


Não parece cinza, mas sim azulamento.

Esses bolos estão secando. Borrife mais água, umedeça a camada de vermiculita de baixo, coloque mais vermiculita úmida em cima dos bolos, enfim, veja como é mais prático para você fornecer mais água para eles.
 
Upvote 0
Ecuador,

Ok, compreendo. Grato pela informação.

Assim farei, embora ache estranho pois tenho o terrário com borbulhador de aquário em funcionamento e pedrinhas de argila expandida com água no fundo. Mas com certeza não deve estar a ser suficiente.

Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Assim farei, embora ache estranho pois tenho o terrário com borbulhador de aquário em funcionamento e pedrinhas de argila expandida com água no fundo. Mas com certeza não deve estar a ser suficiente.
O principal ponto fraco de PF tek é justamente isso. Perde agua com mais facilidade. Por isso é bom que você capriche melhor no Roll na proxima vez pra evitar que isso ocorra.

Não aumente a umidade agora, pois corre o risco de abortar os pins que já nasceram.
 
Upvote 0
tenho o terrário com borbulhador de aquário em funcionamento e pedrinhas de argila expandida com água no fundo.
Tive um problema parecido. Porque deixava o borbulhador ligado 100% do tempo, e isso fazia os bolos secarem, apesar dos respingos.

Se estiver deixando ligado o tempo todo, passe a ligar 2x ao dia por meia hora, mantenha a temperatura acima de 21º e deixe que a argila expandida se encarrega de aumentar a umidade.
 
Upvote 0
Salaam ' aleik,

Olá.

Obrigado pela tua informação! Realmente eu devo de dizer que tenho o borbulhador ligado 24 horas.

Vou testar.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Eu sempre fico curioso quando abro essa imagem (essa é a terceira vez), e sempre me pergunto: como se nascem cogumelos da vermiculita assim?

.jpg

Por sinal, como anda seu cultivo? era mesmo umidade?
 
Upvote 0
Olá Lucastav,

Realmente nunca me aconteceu.
Os cogumelos sempre me nasceram dos bolos, portanto não te sei explicar.
Em relação ao cultivo, correu lindamente e ainda deu para mais 3 ou 4 vezes mais.
Simplesmente segui os conselhos de Salaam ' aleik, não deixando o borbulhador ligado sempre. Funcionou 100%.

Obrigado.

PLUR

Zoint
 
Upvote 0
O principal ponto fraco de PF tek é justamente isso.

Hmmm, nunca tinha reparado nisso, mas é verdade. O cultivo com bolos é o que mais demanda bom controle da umidade.

como se nascem cogumelos da vermiculita assim?

Provavelmente é um micélio bem agressivo que chega a colonizar um pouco a vermiculita, se espalhando mais abertamente apenas absorvendo ar, sem formar pontos densos de micélio que são feitos para sua digestão externa. Tipo dessa foto que irei postar no meu próximo diário, da minha primeira clonagem:

06 - 2 meses 1 dia depois, foram pro dunk - detalhe pra vermiculita colonizada.jpg --> repare na colonização do selo de vermiculita pelo micélio do copo do meio.

Mas esse micélio apenas de respiração já é o suficiente para poder brotar cogumelo.

Acho que é isso. :coffee:
 
Upvote 0
Back
Top