Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Baixa temperatura.

MindEyes

Esporo
Cadastrado
13/10/2025
11
2
38
Bom dia, pessoal! Tudo bem com vocês?

Sou iniciante no cultivo e realmente preciso de algumas orientações.
Moro em Curitiba, onde o clima é naturalmente mais frio. Estou cultivando a variedade B+, que escolhi por ser recomendada para quem está começando.
Por causa da baixa temperatura ambiente, montei uma estrutura improvisada: coloquei três potes de conserva com spawn (arroz integral) dentro de uma caixa organizadora, e comprei um aquecedor de aquário com termostato de 50 W e coloquei dentro de uma "travessa" de plástico com bastante agua. (segundo dia)
No entanto, não notei melhora significativa na temperatura interna — e, pra piorar, acabei cometendo alguns erros, como molhar a tampa dos potes.
Gostaria muito de saber de vocês como posso resolver o problema da baixa temperatura , se possível, tentar salvar esse meu primeiro projeto.
Toda dica ou sugestão é muito bem-vinda!

Abraços e obrigado desde já!

Anexos

• IMG_20251031_181153.jpg
    IMG_20251031_181153.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 3
  • IMG_20251031_180807.jpg
    IMG_20251031_180807.jpg
    728 KB · Visualizações: 3
  • IMG_20251031_180812.jpg
    IMG_20251031_180812.jpg
    863.1 KB · Visualizações: 3
  • IMG_20251031_180744.jpg
    IMG_20251031_180744.jpg
    952.9 KB · Visualizações: 3
Última edição:
Acabei de ver que não te cumprimentei, boa noite, tudo bem sim irmão, e vc?

A água normalmente deve ficar por baixo da estufa, afinal, o ar quente tende a subir, sua água está mais alta do que os potes, então o ar q está nos potes continua frio (pode aumentar um pouquinho, mas não o suficiente)
O sensor do termostato tá na altura dos potes? se sim, então faça oq eu disse, encha o fundo da estufa de água e coloque o termostato, coloque um apoio para os potes ficarem fora da água e coloque o sensor junto com eles.

Veja como fica, lembrando que, você não deve se basear na temperatura da água, e sim a temperatura dos potes.

Por exemplo, seus potes estão com 21 graus, ent vc colocou 28 graus no termostato e a temperatura dos potes subiu pra 23.
Vc não deve se preocupar com a temperatura da água passar dos 28 graus, afinal, ela não importa, se a água estiver em 40 graus e os potes estiverem em 27, tá perfeito.

Poderia mandar fotos do setup?
Estou no trabalho agora, daqui a pouco vou chegar e mando.

Obrigado pela resposta irmão!
Poderia mandar fotos do setup?
Foi ver agora estava 25, fiquei felizao .
Acabei de ver que não te cumprimentei, boa noite, tudo bem sim irmão, e vc?

A água normalmente deve ficar por baixo da estufa, afinal, o ar quente tende a subir, sua água está mais alta do que os potes, então o ar q está nos potes continua frio (pode aumentar um pouquinho, mas não o suficiente)
O sensor do termostato tá na altura dos potes? se sim, então faça oq eu disse, encha o fundo da estufa de água e coloque o termostato, coloque um apoio para os potes ficarem fora da água e coloque o sensor junto com eles.

Veja como fica, lembrando que, você não deve se basear na temperatura da água, e sim a temperatura dos potes.

Por exemplo, seus potes estão com 21 graus, ent vc colocou 28 graus no termostato e a temperatura dos potes subiu pra 23.
Vc não deve se preocupar com a temperatura da água passar dos 28 graus, afinal, ela não importa, se a água estiver em 40 graus e os potes estiverem em 27, tá perfeito.
Excelente resposta meu irmao!
Em relacao eu ter molhdo a tampa, teria um aumento de chabnce de contaminacao?

Obrigado!

Tirando a fase de colonização do micélio, temperaturas mais baixas não são tão ruins, em julho frutifiquei b+akm com dias marcando menos de 18 graus no terrario e eles de boa, só vieram mais devagar (e talvez mais potentes).
Costumo brincar que a gente controla tudo, umidade, sanitização, luminosidade, troca gasosa, mas temperatura a gente faz igual nossos pais: Na volta a gente compra kkkkkkk

Última edição:
Quase irrelevante, já molhei diversas vezes, fique tranquilo
Nossa irmão obrigado mesmo!!! Estava muito preocupado

Tirando a fase de colonização micélio, temperaturas mais baixas não são tão ruins, em julho frutifiquei b+akm com dias marcando menos de 18 graus no terrario e eles de boa, só vieram mais devagar (e talvez mais potentes).
Costumo brincar que a gente controla tudo, umidade, sanitização, luminosidade, troca gasosa, mas temperatura a gente faz igual nossos pais: Na volta a gente compra kkkkkkk
Fiz a dica do nosso amigo acima ...percebi que os potes estão mornos já fazem 5 dias e ainda não vejo os pontos do micelios.

Nossa irmão obrigado mesmo!!! Estava muito preocupado

Fiz a dica do nosso amigo acima ...percebi que os potes estão mornos já fazem 5 dias e ainda não vejo os pontos do micelios.
Assim, não sei onde vc mora, ou pelo menos não achei nesse fórum ou esqueci kkkkkkk, mas teu problema é o frio, vamos lá, a temperatura ideal de colonização costuma estar entre 25°C até 30°C, o que eu costumo fazer, seto o meu termostado da incubadora em 31 graus quando está frio, e em 26 quando está calor (para manter a constancia caso esfrie), mas o teu setup não tem muito isolamento termico, procure fazer uma incubadora com caixa de isopor ou que nem, peguei uma caixa de ovos no supermercado ela é grande, e forrei com papel aluminio, coloquei um garrafão de água de 5l com o termostato lá dentro e tchau.
Lembre que a temperatura do termostato se reflete na água como o @PrMyco abordou, e não no ambiente, por isso a necessidade de setar temperaturas mais altas no frio.
Mas mesmo com temperatura mais baixas como 20°C a 25°C ainda é capaz de colonizar tranquilamente, mas tente ter controle da temperatura pelo menos na colonização...

Assim, não sei onde vc mora, ou pelo menos não achei nesse fórum ou esqueci kkkkkkk, mas teu problema é o frio, vamos lá, a temperatura ideal de colonização costuma estar entre 25°C até 30°C, o que eu costumo fazer, seto o meu termostado da incubadora em 31 graus quando está frio, e em 26 quando está calor (para manter a constancia caso esfrie), mas o teu setup não tem muito isolamento termico, procure fazer uma incubadora com caixa de isopor ou que nem, peguei uma caixa de ovos no supermercado ela é grande, e forrei com papel aluminio, coloquei um garrafão de água de 5l com o termostato lá dentro e tchau.
Lembre que a temperatura do termostato se reflete na água como o @PrMyco abordou, e não no ambiente, por isso a necessidade de setar temperaturas mais altas no frio.
Mas mesmo com temperatura mais baixas como 20°C a 25°C ainda é capaz de colonizar tranquilamente, mas tente ter controle da temperatura pelo menos na colonização...
Rapaz ! que excelente idéia, eu vou copiar essa ideia da caixa de ovos com papel alumínio, vivendo e aprendendo.

Eu percebi que a caixa organizadora fica bastante úmida...fiquei preocupado, a agua que está sendo utilizada eu utilizei uma tampinha de agua sanitariária.

Irmao sem querer ser chato, voce teria fotos do seu projeto para eu tentar fazer algo parecido?

Rapaz ! que excelente idéia, eu vou copiar essa ideia da caixa de ovos com papel alumínio, vivendo e aprendendo.

Eu percebi que a caixa organizadora fica bastante úmida...fiquei preocupado, a agua que está sendo utilizada eu utilizei uma tampinha de agua sanitariária.

Irmao sem querer ser chato, voce teria fotos do seu projeto para eu tentar fazer algo parecido?
Agora eu não tenho fotos, mas eu te mando mais tarde.
O projeto é simples, eu peguei uma daquelas caixas de ovos de 350 ovos, ela é bem grande e resistente. ai eu peguei papel milimetrado A3 de desenho técnico e colei papel aluminio, ai as folhas de papel milimetrado com papel aluminio colado usei como forro para a caixa de ovos, ali eu ponho toda sorte de meio de cultivo em fase de colonização, e para manter a temperatura bacana eu uso um galão de pet 5L com termostato dentro sempre setado para uma temperatura ligeiramente mais alta do que pretendo manter nos meios de cultivos (quanto mais frio mais alta a temperatura no termostato). Convém trocar a água pq acaba crescendo um filme bacteriano ou fazer um tratamento igual de piscina.

Back