Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Baixa temperatura.

MindEyes

Esporo
Cadastrado
13/10/2025
11
2
38
Bom dia, pessoal! Tudo bem com vocês?

Sou iniciante no cultivo e realmente preciso de algumas orientações.
Moro em Curitiba, onde o clima é naturalmente mais frio. Estou cultivando a variedade B+, que escolhi por ser recomendada para quem está começando.
Por causa da baixa temperatura ambiente, montei uma estrutura improvisada: coloquei três potes de conserva com spawn (arroz integral) dentro de uma caixa organizadora, e comprei um aquecedor de aquário com termostato de 50 W e coloquei dentro de uma "travessa" de plástico com bastante agua. (segundo dia)
No entanto, não notei melhora significativa na temperatura interna — e, pra piorar, acabei cometendo alguns erros, como molhar a tampa dos potes.
Gostaria muito de saber de vocês como posso resolver o problema da baixa temperatura , se possível, tentar salvar esse meu primeiro projeto.
Toda dica ou sugestão é muito bem-vinda!

Abraços e obrigado desde já!

Anexos

• IMG_20251031_181153.jpg
    IMG_20251031_181153.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 2
  • IMG_20251031_180807.jpg
    IMG_20251031_180807.jpg
    728 KB · Visualizações: 2
  • IMG_20251031_180812.jpg
    IMG_20251031_180812.jpg
    863.1 KB · Visualizações: 2
  • IMG_20251031_180744.jpg
    IMG_20251031_180744.jpg
    952.9 KB · Visualizações: 2
Última edição:
Acabei de ver que não te cumprimentei, boa noite, tudo bem sim irmão, e vc?

A água normalmente deve ficar por baixo da estufa, afinal, o ar quente tende a subir, sua água está mais alta do que os potes, então o ar q está nos potes continua frio (pode aumentar um pouquinho, mas não o suficiente)
O sensor do termostato tá na altura dos potes? se sim, então faça oq eu disse, encha o fundo da estufa de água e coloque o termostato, coloque um apoio para os potes ficarem fora da água e coloque o sensor junto com eles.

Veja como fica, lembrando que, você não deve se basear na temperatura da água, e sim a temperatura dos potes.

Por exemplo, seus potes estão com 21 graus, ent vc colocou 28 graus no termostato e a temperatura dos potes subiu pra 23.
Vc não deve se preocupar com a temperatura da água passar dos 28 graus, afinal, ela não importa, se a água estiver em 40 graus e os potes estiverem em 27, tá perfeito.

Poderia mandar fotos do setup?
Estou no trabalho agora, daqui a pouco vou chegar e mando.

Obrigado pela resposta irmão!
Poderia mandar fotos do setup?
Foi ver agora estava 25, fiquei felizao .
Acabei de ver que não te cumprimentei, boa noite, tudo bem sim irmão, e vc?

A água normalmente deve ficar por baixo da estufa, afinal, o ar quente tende a subir, sua água está mais alta do que os potes, então o ar q está nos potes continua frio (pode aumentar um pouquinho, mas não o suficiente)
O sensor do termostato tá na altura dos potes? se sim, então faça oq eu disse, encha o fundo da estufa de água e coloque o termostato, coloque um apoio para os potes ficarem fora da água e coloque o sensor junto com eles.

Veja como fica, lembrando que, você não deve se basear na temperatura da água, e sim a temperatura dos potes.

Por exemplo, seus potes estão com 21 graus, ent vc colocou 28 graus no termostato e a temperatura dos potes subiu pra 23.
Vc não deve se preocupar com a temperatura da água passar dos 28 graus, afinal, ela não importa, se a água estiver em 40 graus e os potes estiverem em 27, tá perfeito.
Excelente resposta meu irmao!
Em relacao eu ter molhdo a tampa, teria um aumento de chabnce de contaminacao?

Obrigado!

Tirando a fase de colonização micélio, temperaturas mais baixas não são tão ruins, em julho frutifiquei b+akm com dias marcando menos de 18 graus no terrario e eles de boa, só vieram mais devagar (e talvez mais potentes).
Costumo brincar que a gente controla tudo, umidade, sanitização, luminosidade, troca gasosa, mas temperatura a gente faz igual nossos pais: Na volta a gente compra kkkkkkk

Tirando a fase de colonização micélio, temperaturas mais baixas não são tão ruins, em julho frutifiquei b+akm com dias marcando menos de 18 graus no terrario e eles de boa, só vieram mais devagar (e talvez mais potentes).
Costumo brincar que a gente controla tudo, umidade, sanitização, luminosidade, troca gasosa, mas temperatura a gente faz igual nossos pais: Na volta a gente compra kkkkkkk
Fiz a dica do nosso amigo acima ...percebi que os potes estão mornos já fazem 5 dias e ainda não vejo os pontos do micelios.

Back