Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Babem...

Cygnus X 1

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
21/01/2005
270
76
Quero ver algum de voçês criarem arte do nível que eu crio...

dsc00712.jpg

Drrrrrooooolllll.....:eek:
primeiro flush.jpgprimeiro flush2.jpgmushies.jpg

:p :p :p :p

Este flush sozinho (claro, com ajuda da mucosa bucal!) me fez ficar em ordem durante umas 5 horas perfeitas em dissolução na matéria sólida deste mundo.
A pipoca é de um brother meu que pilhou de fazer uma produção em larga escala. Eu pelo contrário acredito numa produção em baixa escala com técnicas melhoradas (a cada dia q passa) que me garantem cogus muito potentes... como estes q vcs tão vendo. A mancha azul não é contaminação (lamerz), foi um cogu que eu arranquei e graças a potência do bichinho ele ficou azuladasso. O que é comum aos golden teachers, mas este ficou unusualmente azuladão... como o mestre PF dizia, o segredo não está na quantidade de cogumelos, e sim na potência de cogumelos crescidos em condições ótimas!

Bem, vejam e julguem....

Frederico Ramos disse:
então Cygnus X 1 ...
que espécie são esses cogus...

Golden Teachers

ochato disse:
uma coisa ainda nao me foi respondido .. o milho quando colocado na panela de pressao é cozido tb ou o milho tem que ser seco no vidro ? pelo que vi ele parece ter absorvido agua.. mas nao fala nada de ser seco ou umido!

Poxa, de preferencia q o núcleo dos grãos estejam úmidos, nada de seco, tbm nada de líquido acumulado no fundo do pote, existe um meio termo por aí. Os esporos vão precisar de água para germinar e o micélio vai precisar de água para se manter vivo.

albatroSS disse:
que grãos grandes sào esses q vc usa? soja?
aposto q as bandeijas da primeira foto contaminaram... certo??? ;)

milho.

tudo daquela leva já foi terminado.

de fato todos cultivadores q estiveram nesta leva já estao satisfeitos com a experiencia e não cultivam mais.

eu sou o último dos dinossauros, e já estou completamente regojizado com a experiencia portanto tbm estou parando.

albatroSS disse:
milho? que interessante! de pipoca?
prefiro aveia pura ou faço pf cakes com arroz inteiro...

Acredito q o único substrato melhor do q o Arroz inteiro (com casca e tudo, daí q uma farinha de arroz com casca é o melhor e mais prático) seria uma mistura de diversos substratos como centeio, linhaça, alguns grãos de café, esterco (de vaca mesmo, com certeza o esterco de minhoca deve ser perfeito), etc.

Eu estou tendo grande sucesso usando palha (isso mesmo, palha de mato mesmo) pasteurizada...

A pipoca é muito boa tbm, só q inútil para bolos PFs, como spawn de casings é perfeito, barato, nutritivo e difícil de contaminar (já vi dois potes de pipoca colonizada durar 5 meses dentro da geladeira e depois disso ainda frutificaram de boa).

albatroSS disse:
palha é ótimo. exato, qualquer palha...
adorei palha de cana de açúcar seca ou de milho ou gramas (ou tudo misturado), pasteurizado, é sempre ótimo...
mas nada como colocar bastante grãos junto, pra garantir os nutrientes!

albatroSS disse:
milho? que interessante! de pipoca?
prefiro aveia pura ou faço pf cakes com arroz inteiro...

Druida disse:
Bolos PF com arroz inteiro? Como assim? vc usa os grãos de arroz com casca na mistura? eh isso? Nesse caso eh necessario o uso da farinha de arroz?

A palha de cana de açucar triturada e misturada ao bolo?
Vc poderia dar uma esclarecida? Fiquei curioso com essas ténicas...


Cygnus, Como pasteurizar palha em casa???

albatroSS disse:
Respondendo: nada de arroz com casca, arroz integral normal, porém inteiro, ao envés de farinha. assim vc não precisa colocar na panela de pressão (já tentei com outros grãos em pó/farinha e só contamina se não for na PP/autoclave), com grãos inteiros eu já tive sucesso até esterilizando eles no microondas por uns 5 minutos (cuidando pros grãos não explodirem), deixando esfriar ali dentro merrmo.

sobre as palhas, elas são 'bulk substrate'. pasteuriza elas (pica antes, é melhor), deixa esfriar e esmaga uns bolos PF ou joga grãos inoculados (milho, aveia, arroz...) na palaha, simples assim.
deixe colonizar, faça umas boas casings (ponha vermi pasteurizada no topo), fundas o suficiente pra um bom flush!
ou faça o que mais sua imaginação permitir com isso...

pasteurizar é simples! vc só precisa de uma panela, água e um termômetro.
mtas vezes vc vai precisar de um peso.
(é bom colocar a palha dentro dum pano, fronha de travesseiro, qqer coisa), ponha o peso em cima (uma chaleira pesada cheia dágua funciona normalmente mas um tijolo ou 2 tb devem servir).
basta vc esquentar a água até 70 graus Celsius e manter assim por 45 minutos. OBS importante: a temp d'água não pode descer dos 70C nem passar dos 75C... mantenha o olho no termometro e revire as coisas de vez em quando, a temperatura oscila mesmo dentro d'água quente...
boa sorte!

Existem mais coisas q vc deve levar em consideração sobre a palha. No geral as instruções do Albatross estão corretas, mas não são via de regra. Esse papo de pasteurizar vermiculita por exemplo é um absurdo...

A única coisa q é via de regra na pasteurização é manter o substrato submerso em água nas temperaturas entre 70 e 75 Celsius por pelo menos 40 minutos, para isto é necessário um termometro facilmente adquirido em lojas de artesanato (daquelas q fazem velas), é óbvio q o termometro não pode ter uma margem de erro maior q 5 Celsius ou para aqueles mais ricos, um fogão elétrico q permite seleção de temperatura da chapa; tbm é importante algum sistema de refrigeração para "estabilizar" a temperatura, q pode ser improvisado de diversas formas, como por exemplo colocar a panela da pasteurização em banho maria, e a água do banho maria ser trocada constantemente (mais simples do q parece).

Toda a bioquímica da pasteurização é bastante complexa, se refere à organismos decompositores (ou seja lá qual for o termo correto) q aguentam esta temp (70 a 75C) e outros organismos q não aguentam, digamos q nesta temperatura nós matamos os maus e seguramos os bons. O lançe é q estes organismos "decompositores" quebram o substrato em cadeias menores (em outras palavras, substâncias mais simples) e portanto mais fáceis de serem consumidas (por qualquer coisa) daí q pasteurização produz mais e/ou um pouco mais rápido q esterilização.

O q faz com q seja resistente à contaminações são estes organismos q falei, q possuem seus próprios mecanismos de defesa, impedindo a proliferação de um grande número de bactérias e fungos, até mesmo esporos destes outros organismos não sobrevivem à germinação em um meio como este (considerando q alguns esporos só são destruídos em altíssimas temperaturas, 70 graus é algo.... morno). Isto tudo não quer dizer q a parada é invencível e nunca vai contaminar, as mesmas precauções q teria com esterilização vale para a pasteurização: não expor o substrato ao ar livre (por muito tempo) por exemplo.

... mesmo assim não é uma técnica perfeita, nem mais simples q o PF, nem simples em todos casos. Sem controle de pH a coisa contamina fácil fácil (conchas, cal, carbonato de cálcio), outra coisa a se preocupar é o tempo de colonização q o micélio vai precisar, o q depende bastante do tanto de "spawn" para o tanto de "bulk" pasteurizado (detalhe: proporção importante!), se o micélio demorar muito, irá contaminar.

A incubação disto tbm requer bastante consideração, copos são legais mas não são perfeitos (não são bulk para falar a verdade); potes, tupperware e derivados são bons, dependendo do formato; sacos bem resistentes são ideais, nas gringas o q se faz e bem feito são os logs, os infamos "straw logs" (TEKs), basicamente: dindim gigante de micélio.

Para frutificar não são absolutamente necessárias as camadas de casing extra de vermiculita ou qualquer outra coisa. A palha colonizada irá frutificar bem por si só... no caso dos sacos é simples, basta rasgar o saco e colocar o "bolo" no terrário. Quanto mais palha estiver exposta a condições de umidade do ar ideais, melhor será a produção (daí q rolam "bolos" suspensos).

Alguns benefícios são:
  • total (ou parcial) desligamento do uso de vermiculita... uma palha bem úmida não é uma palha encharcada de água, assim como a vermiculita; o q é importante é q todo o volume esteja úmido (sim, a palha seca e bem umidificada (se não estiver bem flexível, o q pode significar mole em algumas situações, basta deixar um dia de molho) retêm água suficiente para aposentarmos a vermiculita).
  • é perfeito para casings, rápida produção e consistente (basidiocarpos grandes e massudos).
  • suposta resistência a contaminações (o q não é garantido).
  • palha é de graça!!
Malefícios:
  • dá trabalho (sem falar no cuidado necessário em situações como a mistura de micélio com a palha, it gets messy, fazer isto o mais rápido possível não é fácil).
  • termometro é caro.
  • precisa de controle de pH
  • não é para crianças!
  • não aposenta mais nada das outras téknicas complementares (como terrário, umidificação, ventilação(detalhe q este é duplamente mais necessário!)).

albatroSS disse:
pasteurizar vermi é besteira?
tá bom.
só sei que nada sei!
tente usar um casing layer (palha não é um grande casing layer, não substitui vermi na real), use a vermi como vc preferir, talvez ajude com seus flushes... =P
se der certo, ponha um layer em baixo da casing, outro em cima... (cuide pra não compactar o layer de baixo).

Esterilizar vermiculita até q vai, agora pasteurizar irá melhorar o q do composto sendo q vermiculita é composta por coisas "inorganicas"?

Coloquei a palha como substituta da vermi, pode ser usada com é claro, mas pode ser usada sem com ótimos resultados. Vou acrescentar aqui (ou enfatizar) que a palha deverá estar totalmente colonizada e deve ter pego bastante luz antes de ir para a fase de frutificação, isto é bastante importante.

No geral é uma técnica incomum, mas funciona, não explorei a técnica por completo (acredito q estou começando) mas estou reportando aqui o q já experienciei e percebi, de fato, tudo q divido com voçês são MINHAS conclusões da experiência, já não faz mais sentido ler e ler sobre técnicas e melhores práticas sem praticar nenhuma delas!

Daqui a algumas semanas irei documentar minha primeira experiência com cultivo Outdoor... espero q dê certo.

Alguns dados básicos achados na net sobre o assunto:

A pasteurização é um tratamento térmico que elimina os microorganismos termossensíveis (todos os patogênicos e outros não esporulados) existentes no alimento. A temperatura não passa dos 100°C, podendo este aquecimento ser produzido por vapor, água quente, radiações ionizantes, calor seco, microondas, etc.

Utiliza-se a pasteurização quando os tratamentos térmicos mais elevados trazem perdas de qualidade significativas, quando os agentes microbianos responsáveis pelas alterações no alimento não são muito termorresistentes ou quando deseja-se destruir agentes competitivos (ex: antes de uma fermentação)
http://www8.ufrgs.br/tecvege/feira/...opc_pasteur.htm

The process of pasteurization was named after Louis Pasteur who discovered that spoilage organisms could be inactivated in wine by applying heat at temperatures below its boiling point. The process was later applied to milk and remains the most important operation in the processing of milk.[ou: O processo de pasteurização foi nomeado com base no nome de Louis Pasteur, após este descobrir que organismos que causam apodrecimento podem ser "desativados" no vinho ao aplicar calor em temperaturas abaixo do ponto de ebulição (do vinho eu acho) e é a operação mais importante no processamento do leite.] em. http://www.foodsci.uoguelph.ca/dair...eurization.html

-- como eu disse antes, o fundamento da pasteurização está no termo "thermal destruction of the organisms" ou "destruição térmica dos organismo". Como se chegou à temperatura 70 celsius é algo complicado, tem base na temperatura q causa a morte de certas bactérias patogênicas, principalmente aquelas q causam doenças (no caso do leite estudou-se Mycobacterium tuberculosis e Coxiella burnetti, mas não são só estes). Também são estudadas as temperaturas q destroem certas enzimas e vitaminas que certamente irão contribuir para a conservação do objeto a ser pasteurizado.

No caso do cultivo de cogumelos é importante ressaltar dois propósitos: manter um substrato altamente nutritivo e uma microflora/fauna resistente. Pasteurização não é esterilização completa, não destrói todos esporos e nem mata todos seres vivos, portanto é essencial que a pasteurização seja bem regulada.

É complicado explicar como q rola de inibir tantos microorganismos, e muitos são bastante fortes... pelo q entendi rola uma explicação meio q matemática para isso.

Vc tem um substrato e começa a aumentar sua temperatura, conforme ela vai aumentando os organismos vão morrendo, a pegada é o fato q o número de microorganismos "assassinados" será proporcional ao tanto q existe inicialmente, daí q estas taxas q representam a velocidade de morte deste microorganismos são variáveis (logarítmicas) de espécie para espécie e de acordo com a quantidade inicial de organismos. Digamos q vc atingiu os 70 celsius, neste ponto vc matou grande parte dos organismos mas não por completo, alguns irão sobreviver em proporções maiores q outros, esperemos q os q tenham sobrevivido nas maiores proporções sejam pacíficos, aqueles q sobreviveram em menor quantidade terão um trabalho homérico para sobreviver, o q é simples de compreender dado q o crescimento bacterial é normalmente uma Progressão Geométrica, então 10000 bactérias irão dominar um substrato muito mais rápido q 10 bactérias. Mesmo assim temos de considerar q ocorrem batalhas químicas entre estes organismos, alguns liberam toxinas no meio para inibir outros organismos, mas isto só vira preocupação quando a quantidade de toxinas é intolerável, e é possível q outros organismos consumam estes produtores de toxinas antes deles fazerem sua tragédia. Esta outra proposta da pasteurização de conservar as vitaminas também deve ter resultados chocantes, acredito q os metabolismos fiquem bem mais rápidos.

albatroSS disse:
justamente! a pasteurização, descoberta pelo senhor Pasteur é até os 70-75oC.
ela visa matar as bactérias maléficas e deixar algumas bactérias ainda (as mais resistentes), afinal, um substrato completamente estéril é muito facilmente contaminado.
pasteurizo minha vermi pq não quero me dar o trabalho de cozinhar ela na panela de pressão. como muitas vezes o saco já está aberto, podemos contar que contaminantes entraram alí, então só ferver pode ser pior do que pasteurizar...
entende?
tente! =)
tentem!

L'Esprit Libre disse:
como o mestre PF dizia, o segredo não está na quantidade de cogumelos, e sim na potência de cogumelos crescidos em condições ótimas!

Excelente relevância!

;):(:D:eek::)
 
Back
Top