Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático B+ | Segundo Cultivo, sem vermiculita

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal, não tenho acesso a vermiculita na minha cidade, me frustrei tentando fazer o micélio crescer em grãos na minha primeira tentativa de cultivo, só contaminação.

Essa é a minha segunda tentativa, não iria postar, mas ja estou tendo resultados animadores.

Fiz um substrato com os seguintes elementos:

- Schorot de centeio (é centeio em grão mas moido grosseiramente com casca e tudo, não é farinha)
- Mistura de grãos para pássaros (alpiste, painço, aveia descascada, linhaça)
- Pó de coco.
- Argila expandida quebrada.

O schorot eu comprei um uma loja de produtos naturais, a mistura para pássaros tem no mercado, o pó de coco e a argila em floriculturas.

Como a argila expandida é muito grande, quebrei ela em partes menores, pra melhorar um pouco a consistência do substrato.

Misturei o pó de coco e a argila e umideci a mistura, o pó de coco absorve 5x seu peso em água, eu limitei isso a 2,5x, achei que poderia ficar muito úmido, já ouvi que o pó de coco é extremamente seletivo, mas resolvi testar mesmo assim.

Depois adicionei a mistura de grãos e o schorot sem nenhum cozimento anterior.

Coloquei em um frasco de vidro redondo medindo 20cm de diametro e 12,5 de altura. Levei o frasco para a panela de pressão por 1h, deixei descançar por mais 24h, levei para a panela de pressão novamente por mais 1h.

Inoculei o substrato com esporos B+ numa seringa de 10ml.

Além do papel alumínio, tampei o frasco com uma tampa plástica própria (só estou preocupado com a troca de ar, ela é necessária nessa fase?)

3 dias depois o micélio já era visível, mas muito sutil. Me pareceu algodoado, mas agora, no 5º dia já é possível ver formações rizomáticas.

O micélio está crescendo muito rápido e vigorosamente! =D Estou muito feliz! Sem nenhuma suspeita de contaminação

A temperatura atual é de 27º, um dia após a inoculação a temperatura na minha cidade desceu muito, foi para 15º-19º, mas espero dias quentes na próxima semana.

É isso por enquanto. Logo posto fotos.
 
parece estar indo tudo ok,so a argila que eu acho desnescessario...
 
quando cozinhar essa argila vai virar um tijolo, literalmente.
 
Sihnuhie, parabéns pelo crescimento do micélio aqui eu utilizo esterco em substituição à vermiculita. Uma vez também pensei em utilizar a argila expandida moida, mas acabei não utilizando visto que esterco é mais facil de encontrar do que ela.

A argila expandida não muda sua "forma" quando esterilizada ela em si já é quase um tijolo. Sihnuhie vai construir uma casa com esses tijolos mágicos.

Como o tchescko afirmou, a argila PARECE não ser necessária no seu caso visto que já tem em mãos o pó (fibra?) de coco.
 
A argila não muda mesmo de forma, argila expandida é produzida em grandes fornos giratórios, eu adicionei ela pra não deixar o substrato muito compacto, sem ar. É um componente inerte, só para propriedades físicas e não químicas.

Tchescko, vou tentar num próximo cultivo o mesmo substrato sem a argila e comparar os desempenhos, pq realmente não sei se a argila melhora algo ou não.

Achei muito bom o uso de esterco em substituição da vermiculita, figurinha.

Obrigado pelas respostas!
 
nao esquecer de marcar um achievement depois:
EU JA COZINHEI BOSTA NA MINHA PANELA DE FEIJAO.
abrass
 
Eu fiquei surpreso com o fato da argila expandida não ter se tornado um tijolo. Porque eu já tentei usar e virou.

Talvez o meio que tentei tivesse bem mais água que o seu, ou foi a minha panela de pressão, sei lá.
 
Ecuador, eu coloco muitas pedras no fundo da panela, pra água nao tocar o frasco, só a vapor, talvez seja isso.

A quantidade que usei também foi menor do que quando se usa vermiculita.
 
poste fotos do miscelio pra gente acompanhar o desenvolvimento...
 
encontrei um bom substituinte para a vermiculita: sal usado para a dieta do gado, nao lembro bem o nome, mas pode ser encontrado em veterinária se vcs pedirem assim, fiz um bolo misturando milho moido com esterco e agua, e outro igual so que com um pouco desse sal e o resultado foi um pouco melhor
 
estou absurdamente frustrado.

fui viajar e quando voltei o frasco estava preenchido em parte micélio que eu vi crescer e uma parte com uma coisa verde horrenda!

abri tudo pra ver o que aconteceu...

O meu erro foi fechar o frasco com a tampa própria sobre as folhas de alumínio. As folhas rasgaram, a umidade se acumulou entre elas e a tampa, um fungo estranho cresceu ali e entrou prelos rasgos no substrato... joguei tudo no lixo.

Comecei um novo cultivo ontem, vou viajar hoje e espero ter surpresas melhores quando voltar.

Não vou desistir, questão de honra.
 
nao esquecer de marcar um achievement depois:
EU JA COZINHEI BOSTA NA MINHA PANELA DE FEIJAO.
abrass

aaeaeuaehu eu tenho duas, uma pro feijão, outra pro bostão!

iausento disse:
encontrei um bom substituinte para a vermiculita: sal usado para a dieta do gado, nao lembro bem o nome, mas pode ser encontrado em veterinária se vcs pedirem assim, fiz um bolo misturando milho moido com esterco e agua, e outro igual so que com um pouco desse sal e o resultado foi um pouco melhor

"Yeack os cogumelos estão salgados"

sihnuhie disse:
estou absurdamente frustrado.

fui viajar e quando voltei o frasco estava preenchido em parte micélio que eu vi crescer e uma parte com uma coisa verde horrenda!

abri tudo pra ver o que aconteceu...

O meu erro foi fechar o frasco com a tampa própria sobre as folhas de alumínio. As folhas rasgaram, a umidade se acumulou entre elas e a tampa, um fungo estranho cresceu ali e entrou prelos rasgos no substrato... joguei tudo no lixo.

Comecei um novo cultivo ontem, vou viajar hoje e espero ter surpresas melhores quando voltar.

Não vou desistir, questão de honra.

A argila não é necessária no próximo cultivo também!
 
Back
Top