Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Olá , apesar de ter feito meu cadastro recentemente já acompanho o forúm ha algum tempo , e durante esse tempo fui aprendendo sobre o cultivo e decidi comerçar o meu. Comprei o inoculo já esterelizado pronto para ser usado...o vermiculita eu comprei em uma loja de jardinagem e adicionei alpiste e farinha de arroz integral , para as bandeijas usei as boas e velhas ''quentinhas'' laminadas e como estufa um saco especial com um buraco no meio, vedado por um ''filtro'' de microporos....!

Então o resumo da obra acredito que todos aqui já conheçam , esterelização , preparamento do inoculo a quantidade certa de subestrato...etc fiz tudo como ensinan aqui na comu , deixei um pouco de agua em cada uma das ''estufas'' para manter a humidade , comprei um termometro de baixo custo mais de alta precisão( o qual indico á todos é Clcd da coel ) , porem trabalho o dia todo, neste momento estou aqui hehehe e ultimamente só ando lendo os topicos :D então nao tem como ficar monitorando a temperatura , comecei o cultivo na quarta feira a noite até agora a a maxima variação de temperatura enquanto eu estava vendo foi de 21°c (madrugada) a 27°c (tardezinha) acredito que nao passe muito disso pois ando monitorando o clima da minha cidade e aqui ultimamente tem ficado muito nublado a temp maxima nunca passa dos 29 segundo os jornais , eu tinha apenas uma duvida eu deixei minha estufa atras de uma porta de vidro com um insul-film leve , e tem um periodo da tarde que o sol bate diretamente nessa porta , justamente quando eu não estou la , nao sei se a temp passa dos 30°c porém axo que o sol msm sendo 'filtrado' pela porta e pela estufa que é fosca, atinge os cogus ? Vou esperar mais um pouco para abrir as estufas , tirar fotos e postar aqui para que vcs possam me ajudar a acompanhar o cultivo , e enfrentar as eventualidades....até lá aguardo respostas...obg PAZ!

e mais uma coisa , como muda o nome kkkk pq eu coloquei o meu nome completo e tenho mtos irmãos que usam o msm pc , nenhum pode saber da minha pequena empreitada psicodelica kkkkkkkk algn me ajuda !

Como você não tem história nenhum com esse usuário no fórum sugiro cadastrar um novo usuário e avise para eu banir esse atual e excluir o tópico.

Depois você usa só o novo, com o nome que escolher, e abre um novo tópico.

deixa queto ,não tem nada não e quanto a minha pergunta sobre o sol , oque vc me fala ?

Sem medir a temperatura não tem como saber.

Plástico transparente = sol atinge um pouco menos do que sol direto (falando em UV).

Mas o sol esquenta muito. Falo por experiência própria, pois hoje meu terrário subiu quase 4ºC em uma hora e meia!!!

Plástico transparente = sol atinge um pouco menos do que sol direto (falando em UV).

Mas o sol esquenta muito. Falo por experiência própria, pois hoje meu terrário subiu quase 4ºC em uma hora e meia!!!

mais o tempo aqui na minha cidade ta chuvoso , nao anda fazendo muito calor...agorinha tava um solzão agora ja começeu a maior chuva a temperatura fica oscilando entre 22 a 28 acho que esta favoravel para o desenvolviemento dos bebes , vcs acham prudente eu dar uma olhada dentro da estufa hj já ? comecei o cultivo a 48hrs...

Quando a temperatura oscila o micélio cresce mais devagar.

Mas você não falou quando foi o inóculo e usou quentinhas de alumínio.
O micélio pode levar de 10 dias a um mês para desenvolver completamente.
Para acompanhar o desenvolvimento de forma segura use potes de vidro, pois não será necessário abrir para ver o micélio crescendo.
Para controlar bem a temperatura use caixa de isopor como estufa.

Att,
Giuliano ("trampando" também, hehe)

a temperatura ta ficando a maioria do tempo (porque ta mto chuvoso) na faixa de 21°c a 23°c , é bom ?

Não. A temperatura ideal para colonização é 26º à 29ºC e para frutificação é 22ºC à 26ºC. São as estatísticas que percebi (sem anotar nada, meio de cabeça mesmo), mas tive que ler bastante aqui para isso.

Já que já está incubado, leia isso:
https://teonanacatl.org/forums/técnica-o-pf.64/

Alias, leia tudo o que está escrito aqui!
Não irá se arrepender...

Bom, acho que você já deve saber em que fase está o cultivo, então bolo pra frente!

Boa sorte!

5° DIA E OLHA COMO JÁ ESTA, ACREDITO QUE ESTOU INDO BEM...HEHEHE

Imagem 001.jpg Imagem 002.jpg

São duas bandeijas a 2 é a que esta mais colonizada...!

Galera to indo agora pro 7° dia , mais apareceu um pequena ''bolinha'' acinzentada em uma das estufas , não sei ao certo oque é gostaria muito que vcs me ajudassem nessa...to com medo que possa ser uma contaminação , se for será que tem como me livrar dela ? seilá esterelizando uma pinça ou uma colher e retirando a parte ''cinza'' ...marquei a parte em questão nas fotos...vejam oque vcs acham, desde já obg , PAZ!

Imagem 002.jpg Imagem 002.jpg Imagem 003.jpg

Ainda não dá para ver o que é. Pode retirar com uma colher esterilizada, se estiver inseguro.

Mas se for mesmo contaminação quase certamente o micélio da mesma já se espalhou pelo substrato. Mesmo assim a produção não está perdida. Vá com calma, tente controlar a ansiedade e discuta aqui o que pretende fazer.

acordei cedo hoje , peguei uma colher metalica e lavei bem com sabão e agua , dps passei desinfetante , dps esquentei 5min de cada lado na chama mais alta da boca do fogão (sem encostar em nada) imediatamente jpa retirei o 'bolor' cinza , ela tava bem acinzentado msm...porém embaixo dele qnd já tinha tirado o micelio do cogumelo ainda estava branco e aparentemente normal , oque poderá ser ? :S

retirou o contaminate? espera pra ver então... te aconselho a cobrir com vermiculita esterilizada depois que colonizar tudo

vou esperar um pouco pra ver oque acontece...até pq como já disse a parte de baixo onde tava o contaminante tava normal...as vezes o micelio nao se espalhou, vou esperar mais uns dias para abrir a estufa denovo, para nao entrar muita corrente de ar, o foda é que o tempo ta muito humido na minha cidade , a temp nunca ta ficando relativamente alta so 24,25°c pelo que eu li isso favorece alguns contaminantes né...vamos ver!

aquela mancha cinza muito provavelmente era cobweb...
mas vc fez certinho, talvez nao esteja tudo perdido...

se é cobweb mesmo recomendo que vc isole essa quentinha da outra o quanto antes pra não passar pros outros(se já não passou). Espero que não seja mesmo se não as chances de infectar a outra sobe muito.
Mas de qualquer jeito o micélio parece super sadio e resistente, provável q vc tire uns bons frutos dai!

tenho quase certeza que é cobweb, pois hojê qnd acordei olhei novamente na estufa e tinha uma nova bolinha acinzentada se formando ao lado da onde eu retirei aquela outra , e novamente esterelizei a colher , fiz todos os procedimentos e retirei a 'bolinha cinza' , porém o resto do cultivo esta lindo toooodo branco parecendo que nevou só nesse cantinho que está dando esses problemas , quero saber se essa contaminação afeta o cultivo da estufa inteira , será ? ;(

quero saber se essa contaminação afeta o cultivo da estufa inteira , será ? ;(

Pode afetar sim, na duvida eu tiraria certo. Ja perdi um cultivo inteiro de PF que foi dominado por cobwebs.

No entanto meu caso era q estavam entrando mosquitinhos e se reproduzindo nos bolos e traziam esporos de cobweb junto.. Se o fungo voltou a aparecer tira sim man, c não vc vai acabar contaminando o outro muito provavelmente.

já isolei a outra bandeja...a questa é que nao queria perder nem essa...! quando você disse 'na duvida eu tiraria certo' vc quis dizer oque ?
pra eu tirar toda a parte que estava o cobweb , até o vermiculita que ficou em baixo ea area em volta dele , no caso arrancar um pedaço do cultivo ?

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back