Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático B+ : Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Olá pessoal!

Como podem ver eu sou novo por aqui, acabei de me apresentar, e vim apresentar meu primeiro cultivo.

Primeiro existem algumas considerações:
1- Como primeiro cultivo ainda me faltam alguns materiais/equipamentos, pesquisei muito e utilizei os instintos para contornar os que não pude conseguir.
2- Possuo pouco espaço para o cultivo, e ele precisa ser relativamente fácil de disfarçar quando alguma visita vem aqui.
3- Estou adorando aprender e gostaria de diversificar as técnicas para ver com quais eu me dou melhor.

Seringa

Para o primeiro cultivo achei melhor uma seringa adquirida comercialmente, diminuindo o risco de perder o cultivo devido à contaminação na primeira parte.

Ela chegou pelo correio e deixei-a na geladeira por mais ou menos um mês antes de utilizá-la, temi que fosse tempo demais.

Potes

Utilizei três copos de whisky de aproximadamente 300ml e três menores de uns 250ml, principalmente para avaliar as vantagens de desvantagens de cada um.

Para os bolos misturei 4 copos de vermiculita, 1.5 de farinha de arroz integral (fina como a de trigo, comprada em loja de comida natural) e 1.5 de água mineral. Deixei a mistura descansando por algumas horas (li que isto ajuda a permitir que os contaminantes nasçam antes da esterilização,pois dentro de suas "cascas" podem sobreviver à esterilização, especialmente se for a menos de 15psi).

Mais tarde enchi os copos até faltar um dedo com a mistura, sem compactar, e decidi fazer o Ramsey Seal (camada de papel alumínio abaixo do selo de vermiculita), coloquei o selo de vermiculita e cobri com mais duas camadas de papel alumínio.

Esterilização

Como a minha panela de pressão é muito pequena e estou disposto a testar novas técnicas coloquei três potes (dois grandes e um pequeno) na panela de pressão e os outros três em uma outra larga. Coloquei água mineral nelas (acho que quanto menos cloro chegar ao bolo melhor).

Na panela grande coloquei também sal na água para aumentar a temperatura de ebulição, mesmo sabendo que se colocasse sal demais podia desidratar os bolos. No final meu instinto me fez colocar mais colher de sal em aproximadamente um litro de água.

Os bolos esterilizaram durante uma hora e deixei as panelas esfriando por 6 horas.

Inoculação

Decidi fazer a inoculação na boca do forno. Abri as panelas e... (má) surpresa! descobri que na panela de pressão a água havia secado :( ... Como não tinha nada a perder continuei, mas com a moral levemente sacudida.

Ainda acho que a melhor parte da boca do forno é que é tão quente que lhe obriga a agir rápido, hehehe!

Retirei o papel alumínio mais externo, inoculei em 4 pontos e rapidamente coloquei de volta apertando as beiradas cada um deles.

Os potes não ficam selados, mas acredito que uma leve troca gasosa ajude os bolos (e de qualquer forma o selo de vermiculita e o papel alumínio sob ele, furado apenas pela agulha, protegem bem os bolos).

Armazenamento

Coloquei os bolos em uma caixa plástica (dessas que prendem do lado) limpa com Lysol e guardei tudo no armário sobre a TV. Apesar da temperatura não ser controlada acredito que a TV aqueça ele levemente durante o dia e, de qualquer forma, os dias foram bem quentes no período.

Todos os dias, olhei para ver se havia alguma contaminação, às vezes abrindo para trocar o ar.

Semana 1


Depois de 5 dias fiquei feliz ao ver que TODOS os potes germinaram! :D
Alguns germinaram em apenas 2 ou três pontos, mas é muito melhor do que nada, hehehe!

Semana 2


Comecei a observar um belo micélio rizomórfico em todos os potes. Em 13 dias um dos potes pequenos (incrivelmente o que estava na panela de pressão) já estava completamente colonizado.

Decidi mudá-lo para o terrário, que no caso é o Poor's Man (pelo menos para este primeiro, vou tentar montar um melhor para os próximos... o problema é o espaço e a capacidade de esconder caso seja preciso!), em breve posto as fotos. :)

Terrário 1

Garrafa de refrigerante cortada, coloquei dois dedos de vermiculita no fundo e coloquei o bolo sobre uma folha de guardanapo, o terrário fica sempre com gotículas nas bordas (alta umidade) e troco o ar abandando umas duas vezes ao dia. Umidecido com agua mineral.


Tudo está indo bastante bem, pelo menos para um primeiro cultivo. Acredito que boa parte do meu sucesso se deve à robustez do B+.

Vamos torcer para tudo dar certo! :pos:

Estou ansioso para receber a opinião de vocês! Até breve!

Fotos

Aqui estão as fotos, os potes que ainda estão na incubadora e o no terrário de pobre:
 

Anexos

  • Potes.JPG
    Potes.JPG
    48.4 KB · Visualizações: 57
  • terrario.JPG
    terrario.JPG
    17.7 KB · Visualizações: 80
Última edição por um moderador:
Adorei o improviso! Lacre a garrafa com micropore e passe álcool nele para esterelizar e evitar entrada de microorganismos, além do micropore permitir uma certa troca de ar por mais que seja pouca. Uma outra opção é ao invés de tampa na garrafa, 2 camadas de micropore, aí evitaria abanar e uma possível contaminação através do ar do ambiente. Se precisar de umidade/água, abre um furo(com a agulha mesmo) e injeta. Evite deixar no sol. Luz indireta ou artificial somente, e se possível um certo controle da temperatura.
No mais... muito boa sorte.
Paz e Luz
 
Muito boa sorte no seu cultivo, Cogtrd.

Hoje também inoculei uns potes com Thai Koh Samui, minhas duas tentativas anteriores (uma com thai koh samui em potes de plástico e uma com PESA em ziploc) foram frustradas, por dois motivos que já conheço:

Motivo 1 - Tive a "incrível" idéia de deixar os bolos em potes de plástico boiando em água na temperatura de 28º C. Era pra ter um controle melhor da temperatura, na água ela é mais estável e a água demoraria mais pra perder calor do que o ar, então eu não precisaria olhar a temp. de hora em hora.
Dá pra imaginar o que aconteceu, né? Um pote afundou (¬¬) e os outros estavam soltando a tampa por causa da umidade. Semana passada tava lendo "o que não fazer no cultivo" e uma da coisas era justamente essa: não coloque os potes em contato direto com água. Não faça isso.
Depois coloquei um suporte e botei eles em cima, mas daí já estavam contaminados. De qualquer forma a umidade na incubadora continuava alta. Um pote colonizou uns 30% e estagnou já tem mais de duas semanas. Contaminou, em resumo. Como é meu primeiro cultivo, to tentando salvar isso só pra ver no que vai dar, mas sem muita esperança.

Motivo 2 - A tentativa de fazer bolos em ziploc (era só pra ver se é possível mesmo), por incrível que pareça foi mais frustrante ainda.

Tentei esterilizá-los na panela de pressão com o siploc enrolado em papel alumínio. Como era de se esperar, derreteu. Eu pensei que fossem mais resistentes.

Mas eu não desisto tão fácil! Pulei essa etapa da esterilização e usei o resto do milho pra fazer mais três "potes" com ziploc (previamente limpo com alcool). Contaminou também. Acho que entrou "ar contaminado" nos ziplocs. Um deles aqueceu demais em um outro sistema de aquecimento de terrário que bolei (ficou muito perto da fonte de calor) e nem germinou.

Bom, posso fazer um tópico de como não proceder em cultivo de cogumelos! =)

Mas esses últimos que inoculei hoje vão dar certo. Potes de vidro dessa vez. Já estão na incubadora, sorte pra eles!

Agora vou tocar una Pink Floyd pra eles se desenvolverem bem!

Abraços, cara, e novamente boa sorte no seu cultivo.
 
Muito legal!
Gostei da Simplicidade!

Estou mandando as boas vibes para seu cultivo!

Parabéns pela dedicação!
 
Muito boa sorte no seu cultivo, Cogtrd.

Hoje também inoculei uns potes com Thai Koh Samui, minhas duas tentativas anteriores (uma com thai koh samui em potes de plástico e uma com PESA em ziploc) foram frustradas, por dois motivos que já conheço:

Motivo 1 - Tive a "incrível" idéia de deixar os bolos em potes de plástico boiando em água na temperatura de 28º C. (...)
Motivo 2 - A tentativa de fazer bolos em ziploc (era só pra ver se é possível mesmo), por incrível que pareça foi mais frustrante ainda. (...)

Mas esses últimos que inoculei hoje vão dar certo. Potes de vidro dessa vez. Já estão na incubadora, sorte pra eles!

Agora vou tocar una Pink Floyd pra eles se desenvolverem bem!

Abraços, cara, e novamente boa sorte no seu cultivo.

Hahaha, admiro sua criatividade! Sou da sua turma, mesmo não sabendo se vai dar certo o que custa tentar !? Hehehe

A idéia do "banho-maria" eu achei boa... será que se fosse com menos água daria certo? Bom, só não sei se vale o esforço! :)

A do ziplock eu ficaria surpreso se desse certo! Qual o tipo de saco que o pessoal usa para fazer grandes cultivos???

Estou torcendo para que o seu novo cultivo seja um sucesso!!!

Muito obrigado pelas dicas e congratulações de todos!
 
Essa do banho maria não daria certo de jeito nenhum, cara.
Umidade facilita muito a entrada de contaminantes (agora eu sei).

Valeu pela torcida, Cogtrd, esperando fotos dos seus chapeludos!

Abraços.
 
Boa sorte ae irmão! pela iniciativa e pela simplicidade!

Paz e Paciência!
 
Seu bolo tá lindo, com muita energia, tenho os mesmos problemas que vc a respeito de alguma "emergência" torço para que de certo e acho que vai dar, boa sorte

Hahaha, admiro sua criatividade! Sou da sua turma, mesmo não sabendo se vai dar certo o que custa tentar !? Hehehe

A idéia do "banho-maria" eu achei boa... será que se fosse com menos água daria certo? Bom, só não sei se vale o esforço! :)

A do ziplock eu ficaria surpreso se desse certo! Qual o tipo de saco que o pessoal usa para fazer grandes cultivos???

Estou torcendo para que o seu novo cultivo seja um sucesso!!!

Muito obrigado pelas dicas e congratulações de todos!
Fala greenomo, já colhi alguns frutos do meu 1º cultivo, usei coisas simples também, mas o abuso pode trazer frustações, procure fazer seguindo o máximo das instruções dos amigos, torço por vc, boa sorte
 
Pois é, Miguel, agora to fazendo tudo certinho.
Inoculei antes de ontem, temperatura no terrário tá ótima.

Ahh!

Greenomo disse:
Como é meu primeiro cultivo, to tentando salvar isso só pra ver no que vai dar, mas sem muita esperança.

Então, esse casing foi tomado por cobweb, vou borrifar água oxigenada. Mas fiz uma outra experiência. Isolei parte do micélio de cobweb e ele tá se desenvolvendo em um outro pote com níger e água. Quero ver como vai ficar depois e quanto tempo ele vai durar.
 
Olá pessoal, desculpas pela demora em atualizar o cultivo. Tive alguns problemas ultimamente e ficou difícil de publicar.

Semana 6

Aconteceram bastante coisas, mas vamos por partes:

- Segui as dicas do Tiwanaku e coloquei micropore na garrafinha. Ela até que deu certo, apesar de não ter sido o ideal. Produziu até agora 1 cogumelo muito grande (10 cm de altura e 2,5 de chapéu, o que parece bom, sendo que meu cultivo não tem controle de temperatura nem de umidade!) e 2 médios. Porém só surgiram os pins colocando a garrafa na geladeira durante algumas noites!

- Os outros 5 bolos restantes resolvi esperimentar frutificar em duas topologias de balde, em ambas há argila expandida e água no fundo, e sobre ela um prato plástico (daqueles de vaso, com borda alta) com papel (guardanapo) e os bolos:

->Balde com 2 bolos empilhados: Nesta configuração empilhei dois bolos e os deixei fixos utilizando um palito de madeira (grande) esterilizado com álcool. Os bolos ficaram bem saudáveis, avançando um pouco sobre o papel e puxando umidade pelo mesmo, porém pinaram pouco mas resultando em cogumelos bastante grandes(até agora 1 médio que eu já colhi e mais dois de uns 10 cm, como dá para ver na foto), fica um cultivo bem limpo e higiênico.

->Balde com 3 bolos lado-a-lado: Nesta em coloquei três bolos e cobri com vermiculita fervida (depois de esfriar, lógico), a idéia era que eles virassem um "super-bolo", mas não deu certo, os cogumelos teimam em nascer pelo meio e tive que mover um dos bolos para deixar espaço. Interessante que nesta configuração surgem muito mais pins mas cogumelos muito menores (uns fininhos de 5cm). Já colhi uns 4 desses.

Os baldes eu cobri com filme de PVC e micropore em 3 pontas para permitir alguma ventilação, raramente eu abano por medo dos contaminantes. Os baldes só pinam quando deixo uma garrafa congelada do lado durante uns 2 dias, mas não fica aquela coisa bonita do pessoal que tem os terrários "de boy", hehehehe! Os cogumelos dificilmente abrem o chapéu todos juntos, mas meu investimento foi muito mais baixo.

De qualquer forma está sendo ótimo para um primeiro cultivo!
 

Anexos

  • DCAM0104.JPG
    DCAM0104.JPG
    193.4 KB · Visualizações: 54
  • DCAM0105.JPG
    DCAM0105.JPG
    196.1 KB · Visualizações: 55
Só faltou o terrário mesmo! Mas Pachamama não decepciona seus filhos!
Parabéns pelo sucesso!
Paz e Luz!
 
... os terrários "de boy", hehehehe! Os cogumelos dificilmente abrem o chapéu todos juntos, mas meu investimento foi muito mais baixo.

De qualquer forma está sendo ótimo para um primeiro cultivo!

hehe, fazia tempo q nao via essa expressão.

deu uns cogu bonito hein?
 
Lindos Cogs, B+ são bonitinhos também!
O balde funcionou muito bem como um terrário deu tudo o que o fungo precisava para frutificar!

Na verdade terrários podem ser bem simples, o meu anterior eu achei na beira da estrada rsrsrss
O improviso já me quebrou muitos "galhos"

parabéns e boa viagem...:pos:
 
Vc entra em um laboratório e chama um aparelho de "microscópio de boy"?

Quando o meu em casa é improvisado sim, huahuahuauha! =)

Coloquei entre aspas pois acho essa expressão bizarra! Não tem muito nexo o uso que o povo faz dela.
 
cara, muito bom! parabéns pelo sucesso!
eu estou ficando maluco esperando a pinagem dos meus b+ aqui hahahha, mas acho que dessa semana não passa!
paz!
 
cara, muito bom! parabéns pelo sucesso!

não conseguia responder a não ser citando.

fico extremamente feliz em ver que seu cultivo e suas improvizações deram certo e produziram frutos!!!
to querendo começar um cultivo, mas não disponho de recursos financeiros para isso.
achei muito boa a idéia de utilizar livro descartavel casing.

que seus cultivos produzam belos e grandes frutos.
 
Back
Top