Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático b+ primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
olá, depois de muito ler a biblioteca, os fóruns e diários de cultivo... resolvi iniciar meu primeiro cultivo, e já agradeço a todos do cm por toda informação contida aqui.. obrigado mesmo.

foram usados quatro copos de whisky:
- as seringas foram preparadas no dia 10/02 e ficaram hidratando na geladeira por pouco mais de 24 horas.
- o substrato utilizado é composto de vermiculita, fai e mistura para pássaros. esterilizado por 1h30min na pp.
- a inoculação dos 4 copos ocorreu no dia 11/02.
- desde então os copos estão na incubadora sem controle de temperatura (anda bem quente por aqui) e os primeiros sinais de micélio foram percebidos na sexta feira dia 15/02.

todo o procedimento foi realizado com muita assepsia (alcool 70 e lysol) dentro de uma glovebox.
segue abaixo fotos dos copos de como estão hoje (18/02), a qualidade não está muito boa mas acho que dá para ter uma noção. não observei nenhuma contaminação... mas como não tenho experiência, gostaria que vocês comentassem se está tudo ok mesmo. obrigado e muita paz!
DSC00231.jpgDSC00232.jpgDSC00233.jpgDSC00234.jpg
 
Bom trabalho irmão! O micélio está com fome!
Procure manter a temperatura nos parâmetros (entre 27 e 29ºC) de colonização e mantê-los no escuro até o aniversário!
Paz e Luz!
 
Tá tudo certo, as fotos mostram bom desenvolvimento.

B+ é bom de mais :D
 
Os copitos tão que tão !!! Parabéns até o momento ....

Muita Luz em sua jornada !
 
obrigado pelo apoio rapaziada!

tiwanaku, valeu pela dica! próxima vez vou tentar deixa-los nessa temperatura.

depois do dia 18, só ontem fui dar uma espiada rápida nos copos para ver como estavam.. quando vi me assustei, não imaginava que eles estariam tão colonizados assim. tirei umas fotos.
já estou correndo pra montar o terrário, comecei hoje. é uma caixa de isopor de 40 litros com argila espandida no fundo e bombinha de aquário.

falou,
paz amor e alegria!
IMAG0003-1.jpgIMAG0004.jpgIMAG0007.jpgIMAG0008.jpg
 
Não esqueça de fazer 1 furo com diâmetro de uma moeda de um real e por um filtro para não entrar microorganismos. O filtro pode ser um pedaço de uma máscara anti-pó. No meu terrário para não precisar se preocupar em como por o filtro sem colá-o na caixa, acoplei uma válvula(ralo) de tanque e prendi o filtro na rosca da válvula(vide fotos).
Os potes estão bonitos, vai mantendo eles no escuro e temperatura controlada e monte o terrário e vá testando, para quando chegar a hora estar tudo pronto!
Sucesso!

afarm3.static.flickr.com_2373_2286407429_edb98b40f4.jpgafarm3.static.flickr.com_2367_2286407351_7cf266d9a2.jpgafarm4.static.flickr.com_3210_2287194702_dae833b223.jpg

Foto 1 - parte externa (coloquei 2 válvulas mas utilizo somente a de baixo e mantenho tampada a de cima)
Foto 2 - detalhe da válvula de cima
Foto1 - detalhe da válvula de baixo

Paz e Luz!
 
olá amigos do cm! desculpem-me pela falta de atualizacao do diario, mas é que agora as aulas comecaram e ainda trabalho, entao as coisas estao um pouco corridas e nao estou conseguindo arranjar muito tempo pra entrar aqui.

pois entao, vamos lá.

aniversariei dois bolos no domingo passado (02/03), e por enquanto nao surgiu nada.. apenas duvidas ahahhaa. qual é a temperatura ideal a se deixar dentro do terrario nessa parte do cultivo? eu li em algum topico de 16 a 18. estava deixando em 16 graus com o auxilio de duas garrafas de gelo, mas como só fico em casa de noite, estava bem difícil conseguir manter essa temperatura.
depois de todo esse tempo, resolvi me informar melhor e encontrei a informacao de que a temperatura ideal para essa fase é de 20 a 26 graus em outro topico.
ja que hoje aniversariei outro bolo, resolvi eliminar as garrafas e deixar na temperatura ambiente mesmo, que pelo que o termometro dentro do terrario afirma.. fica dentre 20 a 23 graus.
também percebi uma queda bastante significativa na umidade, isso foi causado por um vasamento no terrario que eliminou boa parte da agua do fundo. será a causa desse vasamento excesso de água sanitaria que pode ter corroído o isopor ou algo assim?
bom, acrescentei mais agua ao fundo, e como medida de precaução para a baixa umidade espirrei uma mistura de 150ml h2o + 8 gotas de água sanitaria nas paredes (não inteira, é claro hehe).
outra coisa a ser apontada é que, como o terrario está no meu quarto.. eu desligo a bombinha durante a noite pois não tem como dormir com aquela coisa ligada né hahahaha. será que isso pode acarretar em algum problema?
ah! não foi dado cold shock em nenhum dos bolos, foram todos direto pro terrario.. pois como vi no tópico guia de raças.. B+ não necessita. confere? (nossa, estou com a impressão de que estou fazendo tudo errado AHAHAHHAHA)

o último bolo ainda não foi aniversariado pois têm uma parte não colonizada que me parece meio acinzentada. não sei se é micélio não totalmente desenvolvido ou algum contaminante.

muito obrigado pela ajuda e pelas vibes!
paz!
IMAG0011.jpgIMAG0007-1.jpgIMAG0012.jpgIMAG0009.jpgIMAG0016.jpgPicture0002.jpgPicture0003.jpg
 
consegui fazer fotos de melhor qualidade.

464 e 465 - visão geral do terrário

467 e 470 - bolos aniversariados dia 02/03

468 - bolo aniversariado ontem 07/03

474 - bolo possivelmente contaminado?

valeu, paz!
DSC00467.jpgDSC00470.jpgDSC00468.jpgDSC00474.jpgDSC00464.jpgDSC00465.jpg
 
Você dunkou os bolos? Que quantidade de água usou para cada bolo?

Paz e Luz!
 
fala tiwanaku!

então, não fiz dunk! como disse ali em cima, eles foram direto pro terrário.
agora que você falou, acredito que isso era necessário não? pois percebo principalmente no bolo da foto 467 como ele está seco.
hahaha minha intuição estava certa, estou fazendo tudo errado mesmo!

ainda tem como eu fazer o dunk agora que eles já estão mais de 5 dias no terrário? o outro que foi aniversariado ontem também pode ir pro dunk?

muito obrigado pela ajuda, paz!
 
:!:primeiramente
creio que não ainda disse a vc

seja bem vindo

segundo
tira assim mesmo

ferve agua mineral

deixa esfriar coloca os bolos num pote previamente limpo com esta água e poe na gelosa

no ou tro dia vc tira e vai fazendo isso com todos
e ja era

abraços

troque a água e o pote todos os dias

ósculos

jl:cool:
 
Jão Loco explicou!
Dá para injetar também, mas o ideal, creio que seja como o JL disse!

Paz e Luz!
 
opa!
valeu pelas boas vindas e pela ajuda jhon!

então, fiz o dunk como está explicado na biblioteca por 24 horas.
aproveitei que tirei os bolos do terrário e o desmontei, dei uma boa limpada e remontei.
agora os bolos ja estão de volta no terrario em uma temperatura de 19 graus.
também mudei o terrario de local, para não ser necessário desligar a bombinha. pois antes estava no meu quarto e desligava-a para dormir.

agora vou esperar para ver no que vai dar né haha. mais tarde posto fotos.

valeu, paz!
 
opa!
valeu pelas boas vindas e pela ajuda jhon!

então, fiz o dunk como está explicado na biblioteca por 24 horas.
aproveitei que tirei os bolos do terrário e o desmontei, dei uma boa limpada e remontei.
agora os bolos ja estão de volta no terrario em uma temperatura de 19 graus.
também mudei o terrario de local, para não ser necessário desligar a bombinha. pois antes estava no meu quarto e desligava-a para dormir.

agora vou esperar para ver no que vai dar né haha. mais tarde posto fotos.

valeu, paz!
É isso aí conterrâneo!
Agora é só esperar!

Paz e Luz!
 
Fala isolator ! Tudo tranquilo ?

Como anda aquele copo que vc tinha suspeita de estar contaminado, o da foto 474 !!!

Dá notícias dele ok !!!
 
opa! fala cia oregon!

então, aquele bolo foi descartado. provavelmente aquilo era contaminação mesmo. pois entre o durex que protegia o furo da seringa existiam alguns pontos negros com uma massa acinzentada. e dentro, a colonização do micélio estagnou naquelas partes duvidosas. quando vi isso, resolvi não arriscar e me livrar dele logo.

quanto aos bolos que estão no terrário, continuam lá... aquele que estava com a aparencia bem seca melhorou um pouco depois do dunk. porém o vazamento no terrário aumentou. a ponto de vazar toda agua contida lá, então o bolo voltou a secar.
resolvi não colocar água novamente no terrario pois encharca muito o chão e é um trabalho chato ter que ficar secando toda hora (coisa que não posso fazer sempre). e visto que estava colocando um tapetinho debaixo do terrario para conter um pouco a agua, esse ficou totalmente ercharcado e com odor caracteristico de bacterias. não sei como não chegou a afetar os bolos lá dentro (ou será que afetou?). quando terminar esse cultivo, irei atentar para reparar esse vazamento.

visto isso, meu terrario se metamorfoseou em um terrario sem recursos haha. estou fazendo a troca de ar com o abano com a tampa e logo após epirro o spray agua+agua sanitaria, e a temperatura continua sendo mantida com uma garrafa congelada em torno dos 18/21 graus. sei que com isso estou espondo os bolos que podem ser contaminados mais facilmente... mas nao tenho ideia do que mais eu possa fazer. só acho que vou fazer o dunk no bolo seco novamente... seguem algumas fotos dos bolos tiradas agora, 13/03, 00:35h.

valeu, paz!
DSC00474-1.jpgDSC00477.jpgDSC00478.jpgDSC00479.jpg
 
Fala Isolator, lamentável o ocorrido com seu terrário.

A água vai vasar, a argila vai ficar seca, então vai faltar umidade na atmosfera do seu terrário, então os bolos podem não frutificar.

Você pode fazer uma mudança de planos:
cultive dentro de um balde, cobrindo os bolos com vermiculita estéril e umidecida, cubra com plástico filme, e faça pequenos furos. Uma vez ao dia, você retira o plástico e deixa trocar o ar. Se quiser, pode borrifar água fervida nas paredes do balde.

Ou talvez, fazer o mesmo procedimento, porém em uma quentinha de alumínio, cobrindo os bolos com uma camada de casing, que pode ser só vermiculita, como no caso anterior.

A vermiculita vai fornecer umidade e aeração ao micélio.

good vibes:pos:
 
certo muilok! era isso que eu estava pensando em fazer e que de fato fiz! obrigado pela ajuda!

os bolos mudaram de residencia, agora estao morando no balde da dona aurea!
usei como base os tópicos "casing tek para mentes simples" e "caminhando para o simples" da biblioteca e alguns diarios de cultivo em balde para preparar o meu.

já estão lá faz 3 dias, e estão como a foto abaixo mostra.

bom, depois de tanta trapalhada vamos esperar mais um pouco e ver no que vai dar né! tomara que ocorra tudo nos conformes! ahahaha

paz!
IMAG0017.JPGIMAG0024.JPG
 
Não esqueça de fazer 1 furo com diâmetro de uma moeda de um real e por um filtro para não entrar microorganismos. O filtro pode ser um pedaço de uma máscara anti-pó. No meu terrário para não precisar se preocupar em como por o filtro sem colá-o na caixa, acoplei uma válvula(ralo) de tanque e prendi o filtro na rosca da válvula(vide fotos).
Os potes estão bonitos, vai mantendo eles no escuro e temperatura controlada e monte o terrário e vá testando, para quando chegar a hora estar tudo pronto!
Sucesso!
Meu, nota 10 esse terrário, coisa de profissa, parabéns

certo muilok! era isso que eu estava pensando em fazer e que de fato fiz! obrigado pela ajuda!

os bolos mudaram de residencia, agora estao morando no balde da dona aurea!
usei como base os tópicos "casing tek para mentes simples" e "caminhando para o simples" da biblioteca e alguns diarios de cultivo em balde para preparar o meu.

já estão lá faz 3 dias, e estão como a foto abaixo mostra.

bom, depois de tanta trapalhada vamos esperar mais um pouco e ver no que vai dar né! tomara que ocorra tudo nos conformes! ahahaha

paz!
Fala Isolator, vai colher ótimos frutos com a técnica do balde, da Dona Aurea, em média 3 semanas começarão a aparecer os pins, no meu adicionei carbonato de calcio na água para pulverizar, mas não deixe muito húmido.
Dê uma olhadinha no meu cultivo e veja o que te espera. muita paz e sorte
 
Última edição por um moderador:
valeu pelo apoio miguel fi!

então, fazendo a troca de ar diária no balde agora a pouco reparei em algo que me chamou bastante a atenção:
o primeiro pin!!!!!

aiaiai que emoção HAHAHAHA!

mais uma vez , obrigado a todos pela ajuda!
paz!
DSC00616.jpg
 
Back
Top