Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ da PróFungos, meu primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal,
é com muita satisfação e alegria que monto meu primeiro diário. Agradeço a todos pelas informações e acolhimento que tenho recebido aqui no CM.

Li e reli os guias de cultivo, estudei bastante antes de começar:
PF TEK básica -> 50% de vermiculita + 25% de arroz integral + 25% de água. Fiz nove copos, sendo que os quatros primeiros receberam um arroz menos triturado e ficaram uma hora e meia na pp. Os outros cinco ficaram apenas 60 minutos.
Montei uma operação de guerra na hora da inoculação. Lavei e sequei um banheiro, borrifei solução de água sanitária no ar e esperei quinze minutos. Coloquei tudo que precisava dentro da gl improvisada (uma caixa de plástico 64l em 90 graus), limpei cada uma das coisas com álcool líquido. Borrifei lisol no ar e esperei mais quinze. No intervalo, tomei banho e escovei os dentes, vesti roupas limpas (calça e casaco), máscara, touca, luvas e fui pra batalha. O suor correu solto por causa do abafamento completo, não havia corrente de ar. Minhas mãos são grandes e na hora de abrir o carimbo foi um parto, acabou rasgando. Sorte que eu tinha lido o Maurício escrever que eu poderia (na primeira vez) soltar os esporos com os dedos (por fora do papel alumínio, é claro). Deu certo, apesar de ter usado o carimbo inteiro (pouco maior que uma moeda de um Real) para uma única injeção de 20 ml.
Já tinha 'estudado' como manusear a seringa e foi muito útil na hora de injetar nos copos, só os dois últimos receberam um pouco menos de solução água/esporos.

Sexta Feira - 04 de outubro

1 - Esterilização dos copos.
2 - Mistura dos primeiros 4, arroz mal moído.
3 - Copos limpos, folhas de alumínio limpas com álcool (debaixo do papel toalha), vermiculita fina para a tampa e mistura separada.
4 - Pré PP, já prontos.
5 - Segunda PP, mais cinco copos.

1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg

Terça Feira - 08 de outubro

6 - Minha "incubadora". O clima estava bom até o dia que inoculei, dai esfriou demais. Amanhã eu procuro uma caixa de isopor.
7 e 8 -> Vamo que vamos, pau na máquina. =)
7.jpg 8.jpg

Amo vocês! Muito obrigado.

Última edição por um moderador:
Isso ai Papagaio, considere um vencedor já por ter estudado e resolvido cultivar seus próprios cogumelos. Boa sorte e tamo junto. Belo papagaio :galinha:

Muita luz nessa caminhda papagaio, boa sorte amigo.

Esse "acidente" com o primeiro carimbo é bem comum mesmo, principalmente trabalhando dentro de uma glovebox. Espero que tenha sucesso para tirar novos carimbos! Torcendo.

Boa sorte na empreitada!;)
E o papagaio só na cópia, tipo guardião alado dos copos inoculados!:ROFLMAO:

Sigo acompanhando!
Abs,
Thug

Este cultivo tem me dado muita alegria, vou dormir e acordo pensando nos copos. :D

Atualizando:

12/10
12_out_01.JPG 12_out_02.JPG 12_out_03.JPG

16/10
16_out_01.JPG 16_out_02.JPG

Infelizmente, um dos copos apresentou contaminação:
16_out_03.JPG

Última edição:
Nossa, como o micélio está bonito. Bem rizomórfico e robusto. Parece que colonizou rápido, já que tem apenas 10 dias de cultivo. Pena que um dos copos contaminou. Mas não liga pra isso não. Cogu é igual biscoito.. vai um, vem dezoito. Vou ficar no aguardo das próximas etapas! Desejo good vibes pro seu cultivo.

Não esquece de descartar o copo contaminado. E não abra ele no seu local de cultivo, porque pode acabar deixando o ambiente infestado de esporos de contaminantes.

Mago, eu descartei com muito cuidado, bem longe mesmo. Lavei e deixei de molho na água sanitária (tem quase dois dias que ele tá lá). Vou lavar de novo e esterilizar em água quente antes de voltar a usar.

Oi pessoal, muito obrigado pela positividade, vocês são finos demais da conta. =)

Andei muito sem tempo e descuidei do cultivo e do diário. Consegui frutificar metade dos copos, os outros viraram um casing desastrado que não foi pra frente, errei em várias coisas e desisti dele.

Quatro copos foram para um terrário tabajaras (dia 07), depois receberam um dunk de dois dias e meio (dia 10 ao 12), pinaram na sexta. Abria e ventilava bem de leve duas vezes por dia.

Fiz a colheita ontem a noite.

IMG_2042_cleaned.JPG IMG_2050_cleaned.JPG IMG_2051_cleaned.JPG IMG_2052_cleaned.JPG IMG_2054_cleaned.JPG IMG_2056_cleaned.JPG IMG_2057_cleaned.JPG

A cabeça não para de pensar no próximo cultivo, quero repetir o processo inteiro (mas sem casing, nada mais lindo que o simples e vou insistir nos bolos por vários cultivos, até achar que tenho nível para outras experiências) e consolidar essa técnica tão boa, rápida e perfeita para os iniciantes que é a PF.

Agradeço a comunidade, sem vocês eu jamais conseguiria.

Lindíssimos flushes, belos bolos. Parabéns!
Mas saberia dizer qual foi o "desastre" do casing? É corrigindo os erros que aprendemos.

Muito obrigado pessoal, essa camaradagem faz toda diferença.

Anão, eu tentei despedaçar o micélio com um garfo e os pedaços ficaram grandes, eram muitos bolos e eles pareciam secos demais para a tarefa. Eu devia ter procurado um saco bem limpo e feito com as mãos, foi péssima ideia tentar com o garfo. Na hora o nervosismo tomou conta e eu achei que daria certo (usar pedaços grandes), estava com medo de contaminar por causa da exposição ao ar. A camada de casing foi insuficiente, faltou mais de 50%, fruto de um calculo errado por causa do roll e do terrário dos outros quatro bolos).
Cinco, seis dias depois, a "mistura" parecia igualzinha a hora que fechei (com plástico, no lugar do papel alumínio, outro erro). O cheiro que vazava não parecia doce, era diferente do que esperava. Descartei antes de ontem, infelizmente. Acho que era muito provável que eu pudesse salva-lo, com nova camada ou outra técnica, mas já estava satisfeito com os bolos e resolvi guardar a lição (e ter paciência, uma passo por vez).

:)

Grande abraço a todos.

Back