Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ Casing arroz puro

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Selo com Vermiculita
( ) Sim (X) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz

Método de preparação e esterilização do substrato:
125g de arroz, água até 1 dedo de altura mais alto que a superfície do arroz.
(pote 500ml redondo da wsplasticos)
Panela de pressão por 1 hora minutos em 90kPa

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 30 / 01 / 2019
Não é exatamente essa data, mas nessa data os pontos de inoculação estavam pequenos, então vou usar ela como exemplo.
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos (com água de coco de caixinha esterilizada)
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
(X) Sim ( ) Não

Como esse cultivo tem um tempo, ele já está em rumo a frutificação.
ultimo dia do arroz.jpg
(Foto do dia 06/02)
Deixei o casing no escuro (tampa de papel alumínio com furos e micropore) no terrário por 3 dias, depois se parecia mais ou menos com isso:
casing depois de 3 dias.pngcasing 2.png
(as fotos são do dia 13/02)
Eu tinha 3 bolos de arroz, somando mais ou menos 700g, então fiz 1 pote de sorvete com 2 bolos e 1 pote tupperware com 1 bolo, todos com camada de vermiculita esterilizada por 1 hora em 90kPa

Hoje (18/02) meu amigo presenciou algumas cabecinhas saindo do casing, eu não sei se arroz frutifica bem, fiz isso como teste, pois gostei de trabalhar com este substrato.
cabecinhaaaas.jpg
No total foi 12 dias pra frutificar, sendo 3 no escuro, logo 9 dias após a abertura do alumínio.
(O casing está um pouco amarelado, não sei se deveria me preocupar com isso...)
(Atualmente estou fazendo testes com milho, porém com um tempo de preparo menor, já que ter que esperar quase 72 horas pra começar a esterilizar é inviável no meu caso)

Desculpa por não seguir exatamente o modelo, mas espero que tenha ficado claro o que utilizei.
 
Última edição por um moderador:
Atualização do Casing:
IMG_0977[1].JPG
Muito mais frutos começaram a aparecer, enquanto isso nada do outro bolo do pote de sorvete...
Eu inseri mais um bolo de arroz que estava parado la em casa e terminou a colonização, mas como ainda não colonizou a vermiculita não tirei foto. Vou deixar 4-5 dias colonizando para ver se renderá bons frutos
 
Última edição:
Não consegui fotos do casing de arroz tupperware, mas rendeu frutos e em breve trarei a pesagem.
Uma novidade foi o casing do pote de sorvete, que agora dei o nome de sorvete de coco, brotou muitos cogumelos, um inclusive abriu o chapeu, e meu amigo disse que estava muito grosso, pelo visual parece que terá poucos abortos, eu tive que virar o bolo de cabeça pra baixo e desistir do casing, mas está tendo uma frutificação que eu não esperava.
 

Anexos

  • E7D78766-3C64-4ABD-85C1-E8CFA7C27794.jpeg
    E7D78766-3C64-4ABD-85C1-E8CFA7C27794.jpeg
    67.8 KB · Visualizações: 62
Os chapéus se abriram, na manhã seguinte meio amigo resolveu colher (talvez mais 12 horas fosse bom, mas também fiquei satisfeito com a pesagem)
88g frescos (mas está muito encharcado)
 

Anexos

  • 1A3BFC4F-9887-40CB-9C7C-E1A337D7F022.jpeg
    1A3BFC4F-9887-40CB-9C7C-E1A337D7F022.jpeg
    73.2 KB · Visualizações: 71
Umidade é bom, mas demais atrapalha.
É bom manter uma umidade bem alta pra pinar legal, quando os cogumelos começarem a crescer pode reduzir um pouco a umidade, e nada de água nos pins ou chapéu dos cogumelos maiores... :)
Faz o dunk e põe pra frutificar de novo, se for possível fazer o roll, ajuda muito!
Vai atualizando com mais detalhes sobre o ambiente do terrário :)
 
Umidade é bom, mas demais atrapalha.
É bom manter uma umidade bem alta pra pinar legal, quando os cogumelos começarem a crescer pode reduzir um pouco a umidade, e nada de água nos pins ou chapéu dos cogumelos maiores... :)
Faz o dunk e põe pra frutificar de novo, se for possível fazer o roll, ajuda muito!
Vai atualizando com mais detalhes sobre o ambiente do terrário :)
Após esse flush o bolo contaminou com um musgo que já estou familiarizado, não sei o que está causando isso, mas já está dando no saco, não é duende verde, pois é mais escuro, é realmente um musgo.
(esta foto não é desse bolo, mas o contaminante é da mesma cor, o que será que está causando isso???)

Após esse flush o bolo contaminou com um musgo que já estou familiarizado, não sei o que está causando isso, mas já está dando no saco, não é duende verde, pois é mais escuro, é realmente um musgo.
(esta foto não é desse bolo, mas o contaminante é da mesma cor, o que será que está causando isso???)
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-02-26 at 15.25.07.jpeg
    WhatsApp Image 2019-02-26 at 15.25.07.jpeg
    65.3 KB · Visualizações: 64
Última edição por um moderador:
Vim aqui corrigir uma pequena confusão que fiz, o bolo que contaminou não foi o de sorvete, foi o de tupperware, o bolo de sorvete está encaminhado para o segundo flsuh (não tenho fotos mas trarei em breve)
 
O cultivo encerrou! Praticamente todos os bolos pinaram e morreram, total de frutos: 15g seco
 
Última edição:
Back
Top