Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - 1° cultivo

Diário de cultivo completo.
Cansado de cassadas frustradas resolvi me aventurar no cultivo em casa, depois de ler bastante no forum e tirar algumas duvidas, aqui esta o andamento do meu primeiro cultivo em Pf.

Consegui um pote grande de inoculo com um amigo ja 100% colonizado.

25/01

Fiz a limpeza do local com pinho sol (desinfetante) e alcool, enquanto o material esterelizava no forno (pré aquecido por meia hora em temperatura alta e mais meia hora com o material).

Utilizei alpiste, linhaça e vermiculita para a camada (tive q comprar 100l d vermiculita pra usar nem meio).

Bom o processo de montagem vcs ja sabem,

Montei em vasilhas de alumínio de quentinha, e coloquei deireto na estufa, nem foto lembrei d tirar. (infelizmente minha estufa e fosca e to bolado com contaminações, nem precisa dizer mais nd).

Enquanto o material estava no forno aproveitei para preparar algumas CLs em Karo de Mexican Dutch King, qd tiver pronto para inocular, relato aos amigos como fiz e andamento em outro topico.

28/01

Comecei a notar os primeiros pontos brancos surgindo sob a superfície, primeiro proximo as bordas.

29/01

Os pontos brancos estão se espalhando, agora ja aparecem no centro tambem, alguns lugares os pontos ja se encontraram e formam "manchas" brancas (varios pontos proximos), seriam esses pontos primordios?

vo tentar tirar umas fotos hj a noite, não sei se é uma boa ideia abrir a estufa msm que por poucos segundos, depois de ler varios relatos de contaminações provocadas por menos.

indisp.png

essa foi tirada a uns 15 min.

Última edição por um moderador:
tirei mais algumas fotos agora pouco.

aimg2.orkut.com_images_milieu_1_1296524936977_558561484_of_Z149089238aece3ed694f15dea8b61aa8bf.jpgaimg2.orkut.com_images_milieu_1_1296524936979_558561484_of_Z6y8b96ad558003ec85dd357d1ceeec2d59.jpgaimg1.orkut.com_images_milieu_1_1296524936978_558561484_of_Z1yafe64832031f763a2cb54e3d4ffa6c30.jpg

na foto do meio notem no destaque umas manchas amarelas, isso é normal?

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAHGNc6o0kALjgPx5NHuOz7uKj454853a09198758c1c7b0dee7b0563aa5b.jpg

agora da pra ver.

to apanhando um pouco pra mexer no novo site.

Última edição por um moderador:
A da borda, na esquerda, parece o micélio crescendo sobre alguns grãos de vermiculita.

A outra não dá para ver direito o que é.

A princípio não parece nada sério. Espere mais algum tempo e diga o que aconteceu.

Oi, Dfpx, beleza?

Brother, é o seguinte, eu posso estar te mentindo, mas to achando que isso aí é Cob Web =/

Dê uma olhada você mesmo e compare com o miscélio branco se essa parte aí não é mais felpuda e algodoada e principalmente acinzentada como está me parecendo. O Cob Web é branco, mas não o branco claríssimo do miscélio.

Onde você marcou a bolinha da esquerda até a parte de dentro da borda do marmitex estou achando que é tudo Cob Web, e também ao redor da outra bolinha.

Mas não se apavora, posso estar errado!

Cob Web é coisa ruim e coisa ruim tem cheiro ruim, dá uma fungada pra conferir, heheheh.

No mais tá lindo de ver esse miscélio bem enraigado, hehehhe

Deu saudade de cultivar *-*

Good vibes, brother! :)

Obrigado pela ajuda amigos, vou aguardar uns 2 dias e posto outra foto. Esse da esquerda eu retirei com a mão mesmo, ele não estava em contato com o resto, se for contaminação sei q num resolve mas agora foi. O cheiro está normal e não apresenta coloração acinzentada apenas a mancha amarela, a camera q num ajudou mt.

Aproveitando o post fiz uma Cl com Karo (2 colheres sobremesa para meio litro de agua, raspei o carimbo direto no copo).

Formou um corpo em suspensão que parece uma nuvem, ate agora transparente, visivel contra a luz. Isso se formou em 2 copos, nos outros 2 ficaram alguns pontos pretos no fundo apenas, acredito se esporos, só que estão maiores ou são varios juntos, essas "bolinhas pretas" estão no fundo dos 4 copos.

tirei uma foto mas minha camera não é das melhores

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAKN98rySeEUCiFufXS1gxGsuLVS4202a5fc352e616bb1c63133dff85102.jpg

Bom isso é mais pra vcs entenderem oq eu to falando pq não sei como descrever oq se formou, ta meio embaçada mas esse fosco em destaque é oq to falando, ele fica boiando e não dispersa se agitado, e no fundo não da pra ver mas tem um pó preto em pequena quantidade (presente em todos os copos).

Que bom que está tudo certo. E a cultura líquida parece melhor ainda!

Que bom que está tudo certo. E a cultura líquida parece melhor ainda!
é pra ficar assim msm, não entope a agulha na hora d coletar?
quando é a hora certa de inocular em grãos?
posso fazer mais de uma seringa do msm pote?

Obrigado;
Paz e sabedoria.

Acho que não entope se usar uma agulha grossa, e acho que dá pra fazer quantas seringas render.

To pensando em inocular uns copos com milho, mas antes msm d começar ja desanimei, estou fazendo o processo de esterilização do milho descrito no forum, cozimento de 30min, 24h descansando, 24h com 2 colheres de cloro, 24h com duas colheres d carbonato de calcio, 24h molho na agua pura, 1h na pressão ja nos copos, mas antes mesmo de começar ja notei pontos pretos no interior do grão, devo continuar normal ou será desperdício de tempo e material?

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAALxzyM9dqOOUIMvAC0gVa_4qvobd2586e8ea24a896bc9037bf06f29b334.jpg

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAALVA0Ii3nOGY_lEB_iGs83Gd8HR4e961f62a2eec8c537bbbbd2d337d76f.jpg
esse de cima é o q tava suspeito, mas o cheiro ta normal e ta td branco só to bolado com aquela manchinha amarela mas pode ser só vermiculita.

aimages.orkut.com_orkut_photos_OgAAAPhbvKk_dzZqfVtu9FqB6FPFHY326a4d2c874e72714e290ca3785667bae.jpg
Já esse ta lindo.

Parecem mesmo ótimos. E perto de pinar.

Qual a temperatura do terrário?

kra, ta variando entre 28 - 31°C, a noite as vezes cai mais uns 3°C mas nem to m preocupando mt com isso pq é mt poca diferença e poucas horas durante a madrugada.
To vendo se consigo um carimbo do Porto Rico dizem q suporta temperatura mais alta.

Matias Romero também é uma strain que se dá bem em temperaturas altas. E em temperaturas variáveis.

Vc sabe onde consigo um carimbo aki no Brasil, na profungos ta sem.

Não sei.

Pelo que sei a PF é o único anel de esporos brasileiro. De vez em quando tem MR lá.

Tentei cultivar albino no inverno do ano passado, mas tive alguns problemas e só fiz alguns outdoors.

Já que essa strain parece estar dando certo, concentre-se nela. Quando aprender bem a manejar o cultivo, se for mudar, aí sim tente strains antigas e consagradas, com fama de resistentes e bem domesticadas, como MR, PF e Golden Teacher.

Não sei ao certo em um casing.

Se fosse em bolos seria questão de dias.

Back