Teonanacatl

This is a sample guest message. Register a free account today to become a member! Once signed in, you'll be able to participate on this site by adding your own topics and posts, as well as connect with other members through your own private inbox!

Tutorial Atualização PF Tek 2020 - Feitura do Terrário de Garrafa Pet

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Em andamento ao que será um novo guia de PF Tek atualizado em pdf na Biblioteca, é hora de fazer o terrário enquanto os bolos colonizam - senão antes. Como sempre, aberto aos feedbacks.

As etapas anteriores estão nos seguintes tópicos:
  1. Atualização PF Tek 2020 - Substrato e
  2. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação


Guia 2020 de PF Tek - PARTE III
HORA DE ARTESANATO - Preparação do Terrário em Pet


Por que Garrafa Pet? Porque absurdamente funcional, além de simples e acessível: vai no mercado e compra qualquer refri de 3 litros, de preferência incolor pra ver melhor os cogus lá dentro, e pronto.

Já há bastante material didático sobre terrário em caixas organizadoras e outros materiais pelo fórum. O guia irá fazer apenas referência às outras opções mais comuns.

Vantagens da Garrafa Pet:
  1. Funciona normalmente como qualquer terrário pra manter a umidade;
  2. Possui troca gasosa passiva devido ao formato da garrafa que ajuda cultivos preguiçosos sem ventilar manualmente ou anula a necessidade de ventilar totalmente se a garrafa estiver em ponto de passagem de ar;
  3. O volume interno pode ser alterado para menos (ajuda a aumentar a umidade) ou para mais (reduz o impacto da umidade);
  4. A contaminação de um bolo não passa para outros, pois cada um está em sua garrafa.
  5. Troca gasosa manual prática movendo a tampa superior pra cima e pra baixo rapidamente algumas vezes.

As causas 2 e 4 são as que eu prefiro destacar.

Cortando a Garrafa
A importância desse corte que vou passar é:
  1. Permite dois encaixes diferentes. Um normal e outro que aumenta o fluxo de ar;
  2. No encaixe normal, a Garrafa Pet pode ser ventilada sem a abrir, movendo pra cima e pra baixo o tampo;
  3. Pode regular o volume interno da Garrafa pra favorecer mais a umidade se desejar.

20200804_183112.jpg :apontar: primeiro, faça um corte reto exatamente acima do rótulo que separe as partes superior e inferior. Além de te ajudar a fazer o corte reto, o rótulo costuma marcar o fim da área apta a fazer o corte de forma a manter pressão com a parte inferior.

20200804_183307.jpg :apontar: segundo, faça esses três pequenos cortes de cerca de 1 a 2 cm equidistantes na borda da parte inferior da garrafa. edit: simplificação. Só falarei dos cortes superiores triangulares.

20200804_183407.jpg 20200804_183449.jpg :apontar: terceiro e final, faça esses dois cortes piramidais em duas áreas opostas das bordas da parte superior.

Pronto. Agora você tem dois encaixes:

20200804_183518.jpg 20200804_183521.jpg 20200804_183522.jpg :apontar: O que vamos usar é esse em que a parte de cima entra na parte debaixo e se fixa por pressão. Isso possibilita bombear o ar com a parte superior sem abrir a garrafa pra troca gasosa manual. Observe nas fotos que a tampa superior é estreitada nos pontos de cortes triangulares e então encaixada dentro da parte inferior.
20200804_183603.jpg :apontar: este é o outro encaixe, em que a parte superior se encaixa nos sulcos da parte inferior, de forma que um dos lados do encaixe forma uma passagem extra de ar.

:!: NÃO faça furos de respiro na Garrafa Pet! Ou poderá estragar o funcionamento dela e impossibilitar o controle de umidade. Ela fará a troca gasosa pela tampa e apenas pela tampa. É suficiente e eficiente. Essa coisa de abrir furos nas Pets vem dos hábitos com outros terrários que precisam, mas não ajuda e se fizer algo só atrapalha.


Configuração da Garrafa Pet
E agora, como fica a garrafa Pet?

20200804_193443.jpg 20200804_193449.jpg :apontar: argila expandida lavada (não precisa esterelizar, apenas lave e limpe) e água embaixo (pode ser água oxigenada); perlon no lugar da tampa (segunda foto).

Por que argila? Mais acessível. Coloque água até a metade do nível da argila. (Orientação prevalente mas já sob questionamento, no entanto, manterei a orientação ainda prevalente).

Por que perlon? Por que torna possível uma troca passiva de ar bem maior do que a tampa frouxa, com filtragem perfeita.

Por que não esterilizar a argila? Porque assepcia é dispensada na frutificação. Tenha apenas higiene, se quiser. Tire a sujeira da argila usando a própria garrafa pra lavar ela em sabão. Enxague até sair todo sabão. Pronto. Garrafa e argila lavadas juntas.

Por que água ou água oxigenada? Água normal corrente porque não precisa assepcia, e a argila estará limpa. Mas se quiser muito assepcia sem trabalho, coloque água oxigenada no fundo e pronto.

E aí dentro irão os bolos. :)

P.S.: a saga da atualização PF Tek continua.
 
Última edição:

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
segundo, faça esses três pequenos cortes de cerca de 1 a 2 cm equidistantes na borda da parte inferior da garrafa

Não sei se ensino o corte apenas superior (os dois triângulos) ou se passo o corte inferior (os 3 cortes verticais). O apenas superior já é plenamente funcional. Acho que isso reduz a quantidade de informação no guia, o que reduz as dúvidas.
 
Superior