Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Atualização PF Tek 2020 - Do Aniversário à Colheita

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Bem, mais um tópico pra tratar do novo guia em .pdf que será adicionado à Biblioteca com o PF Tek atualizado e simplificado até 2020.

Começamos o tutorial pela feitura do substrato. Nós já tratamos de:
  1. Atualização PF Tek 2020 - Substrato
  2. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação e
  3. Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Preparo do Terrário de Garrafa Pet


Agora é hora do aniversário do bolo PF Tek, colocação no terrário de garrafa Pet, manutenção básica e colheita.

Fico em dúvida do guia apresentar um método de secagem, pois poderia extravasar o básico da PF Tek.

Bem, estes tópicos são relativamente profundos e constituem o material que será simplificado para o pdf.

Mas vamos a essa etapa:

Guia 2020 de PF Tek - PARTE IV
HORA DE FRUTIFICAR - Do Aniversário à Colheita
*higiene necessária

Primeira coisa a deixar de lado: esqueça assepsia, o cultivo só precisa de esterilização na hora de inocular e na hora de fazer a seringa ou CL. Também se recomenda para a feitura do carimbo. Mas, de resto, o cultivo exige higiene e dispensa assepsia. Não adianta tanto você ter um equipamento laboratorial bizarro e caro e morar num chiqueiro; se uma casa mantida limpa (ou não imunda pelo menos) te dará já um ambiente de trabalho bom incapaz de afetar seus bolos ao manejá-los livremente na cozinha, na sala, ou onde for, de mãos limpas.

Uma recomendação geral de higiene pra quem possa é colocar em toda a casa aquelas telinhas de mosquitos (nossa! A vida muda depois que sua casa fica livre deles!). Isso já vai te dar mais liberdade com os bolos dentro de casa com quase nulas ocorrências de contaminações por mosquitos, que podem detonar um casing facilmente com seus verminhos e são uma ameaça igual ou maior do que qualquer fungo contaminante em casings outdoors. Enquanto o fungo contaminante só ataca o bolo micelial enfraquecido, o mosquito bota vermes em bolos saudáveis que vão adorar a carninha suculenta dos seus bolinhos durinhos até matá-los.

Enfim, o bolo está vivo e saudável. Pode pousar esporo de trichoderma nele que não vai restar nem pó do contaminante. O micélio já fortalecido com o fim da colonização só contamina quando enfraquecido e sob certas condições (pra cada contaminante diferente, uma condição diferente). Então :!: invista mais em como deixar seu micélio sempre fresquinho e vivo do que em isolar ele do ambiente se deseja evitar contaminações, e, claro, aumentar bem sua produção. O rool é uma tek básica excelente em manter o bolo mais saudável, apesar de só falarem do aumento de produção que gera.

A) Aniversariar o bolo
Abra o pote onde ele está dentro, vire de cabeça pra baixo, dê uma batidinhas se necessário pra desgrudar, e pegue o bolo.

Pronto! Parabéns!

Não farei fotos disso. kkk Brincadeira:
WhatsApp Image 2020-08-23 at 19.14.43 (1).jpeg :apontar: olha o bolo saindo do copo ae genteeeee!

E tem lá no Diário Completo #1 fotos e mais detalhes desse procedimento :apontar: Completo - Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo.


B) Colocação no Terrário
Com a garrafa Pet pronta, com argila expandida ou perlita limpas (não precisa esterilizar, mas se quiser, esterilize) e com água, coloque o bolo em cima, do jeito que quiser. (Bolo não tem lado, eu prefiro usar o lado da camada de vermiculita pra baixo que fica mais fácil de equilibrar). Em seguida, encaixe a parte superior da Garrafa e finalize com a colocação do perlon onde ficaria a tampa:
WhatsApp Image 2020-08-23 at 19.14.43.jpeg :apontar: eis o bolo dentro da garrafa toda pronta. Foi feito um roll com ele, por isso a cor não tá toda branquinha.

C) Manutenção do Terrário
Idealmente, coloque as garrafas em local com boa passagem de ar que reduz a necessidade de ventilação ativa, pois ressalta a ventilação passiva mecânica da forma da garrafa. Com isso, nem sequer ventilar precisa, caso seus bolos não formem micélio aéreo.

Mas em regra, ventile até 3x ao dia. Pode abrir ou simplesmente bombear, na forma ensinada quando passamos o modo de preparar a garrafa Pet. Se estiver com umidade suficiente ali dentro, não precisa espargir água se não quiser.

Não se preocupe da água tocar levemente ou se aproximar muito do bolo embaixo. Ele tirará proveito dela. Mas isso não dispensa que o ambiente dentro do terrário esteja com alta umidade do ar.

Caso os cogumelos cresçam a partir debaixo, se quiser, vire o bolo então após essa pinagem embaixo.

D) Colheita
Os cogumelos cresceram! Como eles devem ser tirados?

Bem, tire o bolo da garrafa Pet. Vá até a base do(s) cogumelo(s) e os retire com um puxão junta a uma torção, como se fosse desenroscar da base. Procure que toda a base dele venha e limpe o que ficar pra trás.

A sequência de imagens mostrando isso em detalhes está na seguinte postagem do Diário Completo #1 :apontar: Completo - Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo .


-------------------

Bem, o próximo passo é a secagem e consumo, e depois finalizamos com a tiragem de carimbos e feitura de seringas. Até lá, pessoal. Fico no aguardo por qualquer feedback, lembrando que este material todo visa a formar um guia simples de orientações simples sem os aprofundamentos de porquês destes tópicos.
 
Última edição:
Nossa nunca vi tão explicado assim em só um lugar. Quando eu tiver tudo vou seguir seus passos. 😻 eu amei a ideia de poder cultivar meus próprios cogumelos para meus rituais.
 
Back
Top