Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Arte sob influência

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
lindo tbm né..
uma coisa mais indígena, sulamericana..

os dele se n me engano é tudo com ayahuasca na cachola...
 
Tinha visto alguns desenhos mas não sabia quem era!!
Bem legal!
 
Sim sim influência roda com ayahuasca!!! :cool:
Motivos principalmente animalescos e santos (como se percebe) forças muito fortes sobre a influência da planta.

Não sou católico nem Evangélico, mas percebo as forças dessas entidades que ajudam a guiar o trabalho. Muito interessante :D

Outro fato: algumas pessoas da comunidade, onde é ministrada a medicina, (sem nunca ter contato visual com o trabalho do artista) pois nao possuem internet, etc. Pintam quadros (os que tem pré-disposição) muito, muito, muito semelhantes, tanto nas cores, quanto no teor dos temas.
 
Sem dúvida uma bela arte SOB influência...

Viajo nessas coisas :)
 
bacana, as imagens sao bem coloridas
 
Aproveitando a idéia do EQUADOR sobre o Jacek Yerka lembrei do
artista peruano Pablo Amaringo, já disse em entrevista que gosta de pintar principalmente sobre a influência:):):)


Grande lembrança. Pablo Amaringo é ótimo.

Vejam esta entrevista (não tenho o link):


O pintor peruano Pablo Amaringo, 64 anos, é um dos poucos casos de pessoa que conseguiu obter sucesso em duas artes igualmente exigentes e particulares: a pintura e o xamanismo. Há relatos de que durante vinte anos ele curou diversos tipos de doenças com ayahuasca, o “cipó de morto”, a milenar bebida feita a partir de duas plantas amazônicas: a liana Banisteriopsis caapi e o arbusto Psychotria viridis. Teve a oportunidade de experienciar também um ciclo que poucos têm chance: da pobreza à glória - de volta à simplicidade. Sétimo filho de treze irmãos, conquistou bom pedaço de chão pelo mundo com o seu livro de pinturas Ayahuasca Visions, feito em parceria com o antropólogo colombiano Luis Eduardo Luna, da Escola Superior de Economia Sueca de Helsinki. Seu estilo, denominado neo-amazônico, contém elementos naif e expressa a identidade cultural ribeirinha, a biodiversidade e os espíritos e seres da natureza. Mesclando cosmologia amazônica, esoterismo moderno e religiões orientais, sua influência é visível na cidade de Pucallpa, presente desde nos menus dos restaurantes e nos quiosques de frutas até nos prédios públicos. Durante vários anos, Don Pablo, como é chamado pelos seus discípulos, criou e dirigiu a escola de pintura Usko Ayar, um projeto pioneiro e gratuito na selva peruana. Expôs seus quadros em óleo e acrílico sobre tela e guache sobre papel em toda a Europa, no Japão e até mesmo no Capitólio. Em 1992 ganhou o Prêmio Global 500 da ONU. Ele é solteiro e vive hoje em sua casa - um ponto turístico local - cercado por alguns jovens mestiços, aos quais fornece uma “educação integral”, síntese das suas experiências. Este homem doce e carismático, bom de prosa, rememora aqui a sua trajetória e narra toda sorte de aventuras espirituais, histórias fantásticas dos meandros do xamanismo indígena, um mundo de fatos improváveis e de assustadoras guerras místicas.

B: Como você começou a pintar?
P: Quando tinha 18 anos, trabalhava na capitania do porto. O capitão me mandou pintar dois bancos e eu fiz um serviço ruim que só. Ele me falou: “para tudo você presta Pablo, menos para pintar”. Aquilo doeu no meu coração. Pensei comigo: “se puder, vou aprender a pintar”. E cumpri isto. Logo em seguida fiquei doente do coração e tive que deixar o trabalho. Aí comecei a desenhar com lápis, sozinho. Com 21 anos eu já era pintor.

B: Você se sustentava pintando desde aquela época?
P: Não. Eu trabalhava com agricultura e num cabeleireiro. Com o tempo comecei a pintar notas de dinheiro por conta própria. Não escondo isto. No começo não pintava muito. Depois instalei uma máquina, as notas até que saíam bem bonitinhas...

B: Você não tinha medo de falsificar dinheiro?
P: Eu não sabia que era um delito. Pensava: eu trabalho, não roubo... (risadas). Quando me prenderam, compreendi que era um erro. Na época, estava com 4 milhões de soles. (2.850.000 reais)

B: Quando você tomou a ayahuasca pela primeira vez?
P: Com 10 anos de idade, com o meu pai, que também era curandeiro. Vi muitas coisas, como selvas, lagos e cidades, mas não entendi muito. Era como ver um filme. Depois só voltei a tomar com 22 anos, para me curar de outra doença. No final do tratamento, meu pai me disse: “coloquei um gorro branco na sua cabeça para te proteger”. Eu ri, porque não tinha nada. Naquele tempo eu não acreditava nos espíritos.

B: E como foi que você virou um curandeiro?
P: Anos depois, nós estávamos arrumando a casa para velar a minha irmã, que estava agonizando de hepatite. Uma senhora chegou lá e disse que queria curá-la. Ela pegou um copo e pôs: aguardente, água florida [perfume], tabaco, cânfora e arsênico. Aí tomou tudinho. Eu pensei que ela ia morrer. A mulher ficou intoxicada e me perguntou: “você conhece a ayahuasca?”. Respondi que não. Ela replicou: “Não seja mentiroso. Você tem um gorro branco na cabeça. Agora vai me ajudar a curar a sua irmã”. Eu não queria tomar, mas ela insistiu e me deu uma colherzinha. O vento forte [efeito da bebida] começou a correr. De repente vi uma serpente gigante saindo da cabeça dela. Não suportei, saí correndo gritando. Quando cheguei lá fora umas princesas me vestiram, colocaram-me um cinto, uma capa e uma espada e me coroaram como um rei. Fiquei sentado numas almofadas, com vários animais ao meu redor. Recebi isto das ciências. Naquele mesmo dia minha irmã acordou e voltou à vida. Para mim foi como um milagre.

B: Como é o processo através do qual uma pessoa se torna curandeiro?
P: Você deve ficar isolado na selva, submisso a um processo de dietas [alimentares, sexuais] muito rígido. Um médico fica cuidando de você, e te leva as plantas que você vai tomar. Nós temos muitos tipos de plantas, não só a ayahuasca. Cada uma tem uma finalidade: para ter visão nos sonhos, ter força, para lembrar da infância... Você começa então a escutar no seu ouvido os ícaros [cantos sagrados], que vêm do lado de lá [mundo espiritual]. Os espíritos vêm conversar com você e te ensinam. Por isto dizemos “plantas professoras”! Eu comecei a cantar perfeitamente em quíchua [idioma indígena], sem ninguém ter me ensinado. Durante vinte anos tomei a ayahuasca todos os dias. Podia incorporar-me ao corpo das pessoas e curá-las.

B: O que é exatamente um xamã?
P: O xamã é um avô, um professor, um presidente, um doutor. Todas as pessoas que têm alguém que lhes ensina e educa têm um xamã, porque o xamã se dedica a servir e cuidar dos outros. Um curandeiro de coisas esotéricas ou um sacerdote de qualquer religião também podem ser chamados de xamã.

B: Existem muitos falsos xamãs?
P: E como! Hoje em dia tem um monte de gente aplicando truques, porque a ayahuasca está dando muito dinheiro. Um bom xamã fica caladinho, os charlatães não: se exibem, falam, inventam. Os terroristas [do Sendero Luminoso] mataram muitos falsos curandeiros e também alguns feiticeiros.

B: O que são os feiticeiros? Eles existem mesmo?
P: Claro! Eu só curava, nunca fui feiticeiro nem bruxo. Os bruxos são aqueles que fazem poções, orações, encantos e não sei o quê para malograr o bem-estar dos outros. Os feiticeiros são criminosos, têm um mau hábito de querer tomar sangue. Quer dizer, o bruxo faz misturas só para prejudicar e o feiticeiro mata.

B: Poderia me contar algum causo que você presenciou?
P: Vou contar de mim mesmo, porque eu não acreditava até o dia em que um feiticeiro me mandou um virote [dardo mágico]. Na hora eu não percebi, mas naquela noite senti uma dor enorme no pescoço quando estava dormindo. No dia seguinte, comecei a ter uma febre altíssima. Um velhinho curandeiro teve que chupar o meu pescoço, tirando dali uma coisa que parecia o bico de um passarinho bem pontiagudo. Depois tirou todo o resto do mariri.

B: O que é o mariri?
P: O feiticeiro faz o virote de pedaços de vidro, de pau, de uma espinha... Só que ele manda este dardo no meio de uma substância líquida que resvala, entendeu? Esta fleuma mágica é o mariri, que também é perigoso. Você pode ver isto nas minhas pinturas. Para possuir mariri, o xamã faz assim: durante a mareación [efeito da bebida], uma serpente se mete para dentro da sua boca e [esta energia espiritual] fica dentro do seu estômago. Durante quatro dias as suas costas ardem sem parar e aos oito dias passa. A partir daí, quando o dono quer, pode retirar a fleuma, despertando-a com a fumaça do tabaco. O mariri sai pela sua boca e depois ele o engole de novo. É comprometedor, porque a pessoa não pode abandoná-lo, ela morre com isto.

B: Que tipo de coisas se pode ver com a ayahuasca?
P: Tudo: personagens, elementos, cidades dentro da água e da terra, cidades de bruxos, todos os tipos de estrelas multicolores e de ilhas, onde existem reinados e vivem seres muito elegantes. Nos trasladamos pelo universo, pelas galáxias, pelos planetas. No mar vi algo da vida que existia lá antes. Eu fui à Lua, a Marte e a Júpiter. Em Saturno não deu para ficar muito, porque te queima. Conheci a cama de Salomão, o livro dele, um livro de couro costurado... São coisas muito maravilhosas, de ficar aí toda uma vida encantado.

B: Tudo o que você vê com a ayahuasca é verdadeiro ou pode haver visões falsas?
P: As falsas visões saem daqui da terra. É como uma escada que vai subindo: aqui embaixo pode haver imaginação, mas quando você está lá no éter astral não. Aqui você vê coisas do nosso mundo, como serpentes - algumas visões são reais e outras falsas. Mas no pluriverso não existe o que nós imaginamos, podemos imaginar ou sabemos que podemos pensar. No mais além existem outras coisas que você não pode nem sonhar. As coisas que vemos lá, que a ayahuasca te mostra, são reais. Em tudo existe um significado, mas quem não é um xamã não pode saber definitivamente qual é.

B: Como você começou a pintar as visões que tinha sob efeito do cipó?
P: Nunca tinha me ocorrido pintar isto antes, porque pensava que as pessoas se assustariam e que ninguém ia querer comprar, já que era coisa da plebe. Em 1983 uns pesquisadores estrangeiros que estudavam xamanismo me entrevistaram. Quando eles descobriram que eu era pintor, me pediram para pintar o que eu via com la purga. Eu aceitei a encomenda. Eles não acreditaram no resultado! Mas, na verdade, não fui eu quem fiz esta ligação: xamanismo e pintura têm tudo a ver. O valor terapêutico das pinturas vêm dos primitivos, que desenharam os primeiros mapas do universo.

B: Como nasceu o projeto do livro Ayahuasca Visions?
P: Foi daí. No total demoramos seis anos. Eu pintava os quadros e explicava o que cada coisa significava, tintim por tintim. Foi o maior sucesso, fui convidado a viajar e dar conferências pelo mundo todo. Estourei. No começo meus quadros valiam mal e mal 75 dólares, depois foi subindo. Chegaram a U$ três mil cada. Mas aqui em Pucallpa, alguns começaram a dizer que eu estava endemoniado por fazer quadros deste tipo.

B: Você pinta exatamente o que vê ou as suas visões são uma inspiração para a sua pintura?
P: Eu tenho uma memória fotográfica. Se não pintasse aquilo que vi, asi tranquilito no más, na verdade eu estaria louco... (risos). Inventar pode prejudicar o cérebro.

B: E a escola Usko Ayar, como nasceu?
P: Meu sonho era ensinar gente pobre como eu a pintar. “Usko Ayar” quer dizer “príncipe sábio” em quíchua. A escola começou em 1985 e chegamos a ter 2700 alunos. A formação era de cinco anos. Quando a polícia dava batidas e via que era uma aluno nosso, liberava logo, porque éramos muito respeitados. Muita gente viajou e ganhou dinheiro. Mas a escola acabou.

B: Porque Usko Ayar fechou?
P: Bom, teve uma coisa obscura, não gosto de lembrar. Uma instituição finlandesa nos apoiava, mas sumiram mais de 200 mil dólares. Eu confiei num amigo (que me representava) e ele nos traiu. Os mais jovens, que são mais coléricos, reagiram, mas não deu certo. Hoje não tenho nadica de nada, é difícil de acreditar, né? Chega uma contribuição daqui, outra dali... Não me importo, estou bem aqui na selva. Fazer o quê? Os mais espertos não sabem, mas ninguém leva nada desta vida.

B: Isto tem a ver com você ter deixado o xamanismo?
P: Não, eu me retirei por causa dos feiticeiros. Eu era muito poderoso aqui em Pucallpa. Suponha que você faça daño [feitiçaria] a uma pessoa. Essa pessoa me procura e eu a curo. Então você se volta contra mim. Ganhei muitos inimigos! Estes invejosos se juntaram e eu fui atacado de todos os modos. Lutei tudo que pude mas uma ocasião me descuidei. Tive um sonho do qual acordei louco, sem reconhecer nada. Vi a morte. Me aborreci porque todos aqueles espíritos que trabalhavam comigo não me ajudaram. Estes espíritos são manhosos, tratam a gente como um galo de briga e se divertem vendo quem ganha. Quando me recuperei, abandonei tudo. Uma coisa é certa: nunca mais voltarei a tomar a ayahuasca. Mas o meu trabalho como xamã, acredite ou não, eu continuo fazendo, só que apenas pintando.
 
Última edição por um moderador:
É, eu até ia perguntar se era sobre ou sob a influência.
Mas descobri vendo as imagens hehe!
Gostei! Adoro coisas bem coloridas =)
 
Elmer Inumã Pezo

El Escudo


L Escalera


Filder Agustín Pena

Dos taytas en la cosecha de madre ayahuasca


El Tayta Curando

p01.jpgp02.jpgp03.jpgp04.jpg
 
Última edição:
À vocês eu apresento:
Alexandre Segregio




retirado do site:
http://www.alexandresegregio.art.br

Artista visionário, a força, os encantos e a magia da natureza predominam em seus temas.

Na busca de aprimorar cada vez mais seu trabalho, realiza pesquisas de campo. Tem por hábito viajar para locais em que haja florestas onde a natureza encontra-se mais preservada: Rondônia, Amazonas, Goiás, Tocantins e outros estados brasileiros. É notório, o quanto esses locais trazem uma dimensão não só perceptual, mas também concreta da riqueza da flora, fauna e costumes ritualísticos indígenas brasileiros.

A magia que envolve as florestas revela segredos de um reino sagrado, que por enquanto é reconhecido conscientemente por um número pequeno de pessoas, que lutam para preservar a vida desta magnitude, imprescindível para o equilíbrio do planeta e de cada ser que nele habita.

Diante desse panorama, é que atualmente Alexandre Segrégio busca inspirações para retratar em suas telas toda a diversidade cultural e simbólica existente em nosso país.

Atualmente reside em São Paulo - SP, Brasil.

1959 - Nasceu Alexandre Segrégio, no dia 13 de fevereiro, na pequena cidade mineira de Mathias Barbosa. Aos quatros anos sua família mudou-se para a cidade de Pouso Alegre onde morou até 1981. Desde pequeno já desenhava e pintava como autodidata.

1974 - Iniciou seus estudos de desenho e pintura, com o arquiteto, escultor e artista plástico espanhol - Celestino Roy Artigas - que realizou diversos projetos arquitetônicos de arte sacra em igrejas e catedrais no sul de Minas.

1976 - Conquistou seu primeiro prêmio, no concurso de desenho e pintura patrocinado pelo Lions Club com o tema "Você é responsável pela Paz".

1979 - Primeira mostra coletiva FARPA - II Semana de Arte em Pouso Alegre, o que favoreceu a abertura de novos contatos e convites para participar de outros espaços e projetos culturais e artísticos da cidade.

Na década de 70, realizou diversos trabalhos como retratista, ilustrou livros e cartazes poéticos.

1980/81 - Primeira mostra individual no Teatro Municipal de Pouso Alegre, junto com o movimento artístico de poetas e músicos da cidade. Foi uma exposição polêmica que suscitou percepções polarizadas, pois trouxe a tona todo um conflito político e social. Através do surrealismo, Segrégio retratou e manifestou sua insatisfação com a ditadura militar.

1981 - Mudou-se para São Paulo, com o objetivo de complementar seus estudos e ampliar suas possibilidades de crescimento profissional. Neste período, sobreviveu vendendo cartazes poéticos, desenhos e pinturas, no Bairro Bexiga e em teatros. Em setembro, desse mesmo ano, iniciou um caminho espiritual, pela União do Vegetal, que influenciou todo o seu modo de "olhar a vida", seus valores. Alexandre Segrégio já pintava temas espirituais, mas seus trabalhos foram banhados de luz.

1983 - Reiniciou seus estudos na Faculdade de Artes Plástica. Já casado, nasceu seu primeiro filho.

1984 - Realizou sua segunda mostra individual na residência do senhor Deivanir Alves Medeiros em São Paulo.

1986 - Uma de suas obras foi selecionada para compor o acervo permanente no Museu de Artes de Guarabira - Paraíba.

1988 - Concluiu a faculdade de Artes Plásticas, dando continuidade a outros cursos de extensão universitária. Nesse mesmo ano, nasceu sua filha. Trabalhou em estúdios de comunicação visual. Recebeu mais dois prêmios em concursos de caricaturas, primeiro e terceiro lugar - realizado pelo Instituto Cultural Itaú. Ilustrou capas de vários livros com temas diversos para algumas editoras renomadas e realizou outras mostras de pinturas.

1995 - Participou de uma mostra coletiva no Hotel Glória, Rio de Janeiro, na Conferência Internacional dos Estudos da Hoasca.

1996 - Fase de grande produção artística. Lecionou desenho e pintura em seu primeiro ateliê. Nesse mesmo ano estabeleceu contatos com o mercado exterior de artes. Realizou mostras coletivas na Firedworks Gallery, Alamosa - CO, e em Santa Fé - NM - EUA.

1997 - Ilustrou texto de Jimmy Weiskopf "Ayahuasca Vision" para a revista Shaman´s Drum A Journal Of Experiential Shamanism (Canadá - USA), tendo sua obra retratada também na contra capa da revista e na galeria da revista.

2004 - Inaugurou seu Ateliê/ Galeria, em São Paulo, onde suas obras são expostas ao público.
Participou do"4º Festival Água no 3º Milênio, Hotel Caxambu em Caxambu - MG, entre os seus quadro expostos, destacou-se o quadro fonte "Águas Cristalinas".

2005 - Viajou para Manaus-AM, continuando seu trabalho de pesquisa, conheceu algumas tribos de índios. Também realizou em Manaus duas mostras individuais bem significativas. No Shopping Center Studio Cinco, "Cenas Brasileiras", pinturas do cotidiano e rituais indígenas, a mostra teve um belo destaque pela decoração do ambiente, o chão foi forrado com folhas secas, os cavaletes foram construídos do caule da folha do Buriti, flores, frutas da região e aromas, tudo num clima de floresta. A segunda mostra foi realizada no Hotel Ariau, este "hotel selva" é conhecido internacionalmente por sua característica rústica, ele foi construído de madeira entre as árvores da Floresta Amazônica.

2006 - Participou do Evento Internacional Brasil / França em Honfleur. Através da Galeria Mali Villas-Bôas. Exposição coletiva realizada na GALERIE PATRICK BUGAIN.
Começou a editar a suas próprias giclées.

2007 - Foi convidado a expor suas pinturas no VITAL WELLNESS INSTITUTE em Santa Fé, Novo México - USA.
Mostras Coletivas no Centro Cultural Tao Sigulda, Jarinú - SP.

2008 - Em Janeiro, viajou para Rio Branco e Cruzeiro do Sul - Acre, visitou algumas tribos de índios entre elas os Achaninkas (antigos Kampas - próximo à floresta Peruana). Participou de seus rituais místicos.
- Em maio participou de uma exposição coletiva no IV Congresso da União do Vegetal e II Congresso Internacional da Hoasca em Brasília DF.
Mostra Individual no Espaço Cultural Ary Barroso, SESC Estação Sul 504 em Brasília no período de 16 a 31 de agosto.
- Convidado a utilizar suas obras para ilustrar texto de Annelise Schinzinger "Enlightened by Hoasca: Enchanted journeys with the Sacred Tea" para a revista Shaman´s Drum A Journal Of Experiential Shamanism (Canadá - USA), tendo sua obra retratada também na contra capa da revista e na parte interna (galeria da revista)
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg06.jpg07.jpg08.jpg09.jpg10.jpg
 
Última edição:
É realmente muito bom, tupy.

Grato.
 
Lindo!
Vale a pena uma visita no site do artista. Tem várias outras telas, uma mais incrível que a outra. Parabéns !
 
Nota mil!

É um Amaringo mais detalhado e menos caótico.

É preciso estar caótico em si,
para não ver o dúbio em Amaringo.

Ele é um caso a ser estudado.
 
Não me levem a mal vai... Achei clichê.
 
claro que não amigo.:pos:
mas o que é clichê para você, pode não ser para outros.

Obrigado pela compreensão.

Espero que seja só para mim mesmo, pois valorizo muito a arte.
 
Back
Top