Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Aquecedor termostático, aquecer ou umidificar?

Mangano

Primórdia
Cadastrado
21/07/2011
49
31
39
Boa tarde amigos do CM!
Tenho uma pequena dúvida em relação ao aquecedor com termostato...
Reparei que a maioria dos cultivadores utiliza seus aquecedores dentro do uma garrafa ou pote para que possa aquecer a água e conseqüentemente o terrário... Eu lhes pergunto... Não seria mais eficiente colocar o aquecedor (os 100% submersíveis) no fundo do terrário (claro: plástico ou isopor protegido com algum calço)?

Deitado no fundo do terrário além de aquecer mais homogeneamente todo o cultivo, ainda ajudaria bem mais com a umidade.

Para ilustrar um simpático desenho caseiro feito com meus conhecimentos básicos de Photoshop:

alh4.googleusercontent.com__NgSpDPg72L8_TmEkuC0qHvI_AAAAAAAAAEfd133dc5aabc43e3afd17c61fb329cd5.jpg

Claro, não sou experiente então há algumas hipóteses formuladas pelo meu bom senso:
1ª A evaporação se tornará muito mais constante sendo necessário abrir o terrário para encher de água com maior constância, conseqüentemente aumentando o risco de contaminação.

2ª O aquecimento da água + argila expandida poderá aumentar a possibilidade de germinação de possíveis contaminantes (sabem como é, água morninha + argila)

E por último e aquela que eu gostaria de ver validada:

3ª O sistema (terrário) é relativamente fechado o bastante para que grande parte da água em evaporação condense dentro do próprio terrário, não havendo assim necessidade tão constante de abertura do mesmo para reposição de água, além de aumentar consideravelmente a umidade do sistema!

Digam-me o que acham? De repente o aquecedor até mesmo dispensa a argila expandida?

Info: tenho um aquecedor com termostato de 25W totalmente submersível!
 
Não sou o mais indicado pra responder/opinar mas...
um terrário bem feito não teria a necessidade de aumentar a umidade por esses meios... do jeito que é feito fornece a umidade suficiente creio eu.
Quanto a água morna+argila = possibilidade de contaminantes, vi aqui que se 'trata' a água do terrário com H2O2 ou água sanitária, logo essa mistura é 'estéril' e creio que morna ou fria tanto faz (me corrijam se estiver errado)
e outra, o aquecedor dessa forma, a ponto de gerar vapor, num sistema quase fechado como o terrário, não poderia gerar calor excessivo? (terrário sem ventilação por cooler)

acredito nos velhos métodos, sempre deram certo... mas a iniciativa é boa.
vamos ver os coment's dos mais entendidos... só opinei por pura vontade de opinar :roflmao:
 
CUIDADO PRA NAO FAZER SOPA DE MISCELIO MAN...

Nhami nhami! :coffee:

3ª O sistema (terrário) é relativamente fechado o bastante para que grande parte da água em evaporação condense dentro do próprio terrário, não havendo assim necessidade tão constante de abertura do mesmo para reposição de água, além de aumentar consideravelmente a umidade do sistema!

Digam-me o que acham? De repente o aquecedor até mesmo dispensa a argila expandida?

Info: tenho um aquecedor com termostato de 25W totalmente submersível!

Hum, eu uso em um pote com a tampa fechada, somente com um furinho. Veja aqui meu método. Para aumentar a umidade, um borbulhador resolve.

Quanto à mergulhar no fundo, pode funcinar. Mas todo o espaço que você vai desperdiçar com isolamento dos copos da água, não vale muito apena, além de aumentar as chances de contaminação.

e outra, o aquecedor dessa forma, a ponto de gerar vapor, num sistema quase fechado como o terrário, não poderia gerar calor excessivo? (terrário sem ventilação por cooler)

O vapor é gerado por causa que a água está mais quente que o ambiente ao redor. Eu já vi saindo bolhas, mas estava errado. O normal é a água ficar morna.

O calor excessivo, como disse, pode ser liberado por um cooler ou uma pequena abertura.

;)
 
Obrigado pelas opiniões pessoal!

RainSpirt, seu sistema de incubário/terrário inteligente já havia sido fonte de consulta para mim :)

Quanto a perder espaço concordo com vc... já havia pensado nessa possibilidade... mas como vi algumas discussões aqui no CM sobre o que seria melhor, argila expandida ou apenas um espelho d'água, pensei: porque não mergulhar o aquecedor diretamente no espelho d'água?

GnomoLok: estava pensando em água mineral normal dentro do aquário, devo utilizar algo além da água?

Bem, no mais pretendo adquirir o borbulhador em breve... é necessário algum filtro especial para o(s) buraco(s) de ventilação ou apenas gaze/micropore ou algo similar já da conta como filtro???
 
O vapor é gerado por causa que a água está mais quente que o ambiente ao redor. Eu já vi saindo bolhas, mas estava errado. O normal é a água ficar morna.

O calor excessivo, como disse, pode ser liberado por um cooler ou uma pequena abertura.

Entendi. Mas não seria condensação?

GnomoLok: estava pensando em água mineral normal dentro do aquário, devo utilizar algo além da água?

Sempre vi aqui no CM colocarem agua sanitária ou oxigenada na água do terrário, por que o ar do borbulhador vem de fora (pode ter contaminantes) e vai pra dentro do terrário (água) e se essa água tiver algo que mate contaminantes tá tudo ok, caso contrário... teremos uma surpresinha de manhã hahaha

Bem, no mais pretendo adquirir o borbulhador em breve... é necessário algum filtro especial para o(s) buraco(s) de ventilação ou apenas gaze/micropore ou algo similar já da conta como filtro???

Perlon (lã acrílica) tambem serve. Consegue-se em lojas de estofados ou que consertem estofados... ou de um edredom ('recheio') e é bem barato.
 
Entendi. Mas não seria condensação?

A condensação não passa de água evaporada que volta ao estado líquido. Esse processo ocorre nas paredes do terrário.

Sempre vi aqui no CM colocarem agua sanitária ou oxigenada na água do terrário, por que o ar do borbulhador vem de fora (pode ter contaminantes) e vai pra dentro do terrário (água) e se essa água tiver algo que mate contaminantes tá tudo ok, caso contrário... teremos uma surpresinha de manhã hahaha

Hum... A água sanitária pode liberar vapores tóxicos.
 
Acho que você tá meio confuso cara.
Não sei afirmar com certeza se a necessidade da água ser esterilizada é extrema, mas creio que sim.
O ar do borbulhador traz contaminantes que param na água. Aí que tá.
Se ela for normal, esses contaminantes se espalham pelo terrário. (Tá certo?)
 
No meu terrário sempre usei água da torneira, que já vem com um pouco de cloro. Já passei até 14 dias sem trocar a água e nunca tive problemas de contaminação na água.
 
Entendi.
é que sempre vi aqui muita gente tratando aquela água, pensei que fosse necessário...

Andei lendo bastante sobre o assunto aqui no fórum GnomoLok,
Vi em alguns posts menções ao uso do hipoclorito de sódio na água que servirá para umidificar o terrário. Concluí que sim, pode ser usada como "filtro" para o borbulhador de ar... acredito que cuidados com a "dosagem" seria interessante... acho que o mais importante é ter a argila expandida muito bem lavada antes, é óbvio que deve ser lavada em solução de água sanitária, mas meu ponto é que realmente não sobre nenhum resquício de matéria orgânica na argila expandida... a matéria orgânica que poderá gerar alguma reação com o hipoclorito.... e cuidados também com o aquecedor (se não me engano o aquecimento a 40° do hipoclorito pode resultar em gases tóxicos)... resumindo, bem diluído o hipoclorito só tem a beneficiar o cultivo...
 
Andei lendo bastante sobre o assunto aqui no fórum GnomoLok,
Vi em alguns posts menções ao uso do hipoclorito de sódio na água que servirá para umidificar o terrário. Concluí que sim, pode ser usada como "filtro" para o borbulhador de ar... acredito que cuidados com a "dosagem" seria interessante... acho que o mais importante é ter a argila expandida muito bem lavada antes, é óbvio que deve ser lavada em solução de água sanitária, mas meu ponto é que realmente não sobre nenhum resquício de matéria orgânica na argila expandida... a matéria orgânica que poderá gerar alguma reação com o hipoclorito.... e cuidados também com o aquecedor (se não me engano o aquecimento a 40° do hipoclorito pode resultar em gases tóxicos)... resumindo, bem diluído o hipoclorito só tem a beneficiar o cultivo...

Boa garoto!
Quanto à argila, citarei o Wikipedia:
"A argila expandida é produzida em grandes fornos rotativos, utilizando argilas especiais que se expandem a altas temperaturas (1100 °C), transformando-as em um produto leve, de elevada resistência mecânica, ao fogo e aos principais ambientes ácidos e alcalinos, como os outros materiais cerâmicos. Suas principais características são: leveza, resistência, inércia química, estabilidade dimensional, incombustibilidade, além de excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico."
Me pareceu que as informações: "1100 °C" e "inércia química" quiseram dizer alguma coisa relacionado à matéria orgância que pudesse ser prejudicial no cultivo...
Tô errado? (levem isso como dúvida, realmente quero saber...)
 
Back
Top