Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Amanitas atípicos e não-amanitas de habitats próprios de amanitas

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Pedido de Identificação
Habitat: Encontrado ao pé de uma árvore Pinus.
Lâminas (Lamelas, Gills): Brancas.
Estipe (Talo, Stem): 5-10cm de altura. Superfície lisa branca
Píleo (Chapeu, Cap): 11 cm de diâmetro. convexo. Vermelho, amarelado com a idade. Liso para rugoso.
Cor do carimbo de esporos: Branco.
Local (Poços de caldas)
segue as fotos
 

Anexos

  • IMG_8231.JPG
    IMG_8231.JPG
    148.5 KB · Visualizações: 65
  • IMG_8233.JPG
    IMG_8233.JPG
    118.6 KB · Visualizações: 57
  • IMG_8234.JPG
    IMG_8234.JPG
    85.5 KB · Visualizações: 66
Última edição:
Aproveitando a deixa, esses outros cogumelos foram encontrados na mesma região, saberia identifica-los?
 

Anexos

  • 2015-06-04 08.21.50.jpg
    2015-06-04 08.21.50.jpg
    192.3 KB · Visualizações: 47
  • 2015-06-04 08.23.56.jpg
    2015-06-04 08.23.56.jpg
    163.2 KB · Visualizações: 44
Aproveitando a deixa, esses outros cogumelos foram encontrados na mesma região, saberia identifica-los?
O certo é preencher o modelo de identificação. Mas parecem amanitas.
 
Aproveitando a deixa, esses outros cogumelos foram encontrados na mesma região, saberia identifica-los?
Parecem Amanitas gemmatas, mas sem a confirmação não arrisque, ha muitos Amanitas com diferenças minusculas e facil de serem confundidas. Isso pode por em arrisco a sua saude ou até mesmo vida. Então se ha muscaria não arrisque outro.
 
Boa tarde galera,

Acabei de chegar de uma caçada e encontrei muitas, mas muitas desses cogus aqui (fotos), até onde me tange o conhecimento parece ser a A. pantherina, meu intuito era encontrar umas A. muscaria, mas quando encontrei o lugar mais parecia um cultivo desses cogus, tinham muitos.

Bem coletei alguns e agora espero ver com vocês se confirma a minha hipótese. E quanto ao consumo tem que secar também ou pode comer já?

Desde já agradeço

https://teonanacatl.org/midia/bebê.2440/
https://teonanacatl.org/midia/um-bebê-e-seu-irmão-mais-velho.2439/
https://teonanacatl.org/midia/escondido.2436/
https://teonanacatl.org/midia/não-sabia-que-ia-ficar-de-cabeça-pra-baixo.2437/
https://teonanacatl.org/midia/uma-família-mais-madura.2438/
https://teonanacatl.org/midia/lavadas.2441/
 
até onde me tange o conhecimento parece ser a A. pantherina,

Mesclei seu tópico a este, @Sequeloble.

Me parece que elas são mais claras que os típicos Amanita pantherina fotogrados por aí: https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/page-2#post-67902

Podem ser Amanita gemmata. Ou mesmo alguma variedade despigmentada de Amanita muscaria. Acho que no momento nenhum user ativo do fórum tem experiência em identificar pantherina ou gemmata, infelizmente.
 
Então @Ecuador mas será que essas são psicoativas ou só venenosas mesmo?
Tá com mais cara de A. gemmata mesmo.
 

Anexos

  • IMG_20150609_115125.jpg
    IMG_20150609_115125.jpg
    185.1 KB · Visualizações: 46
mas será que essas são psicoativas ou só venenosas mesmo?

Você encontra relatos de ingestão de Amanita gemmata em sites gringos. A questão é que, assim como Amanita pantherina, elas são mais venenosas que Amanita muscaria, e precisariam de um preparo diferente para não causarem intoxicação.

Veja que mesmo Amanita muscaria, apesar de estar ligada a raros casos fatais, pode provocar quadros como este: Problema Com Amanita Muscaria !! AJUDA !!

 
Veja que mesmo Amanita muscaria, apesar de estar ligada a raros casos fatais, pode provocar quadros como este: Problema Com Amanita Muscaria !! AJUDA !!

@Ecuador cara que tenso essa situação.. Depois que procurei um pouco mais decidi nem tentar fazer nada com eles, justamente por quadros como esse.
Decidi esperar mais um pouco e quando tiver de ser esse encontro ele vai acontecer.

Vlw pelas dicas, paz e luz a todos.
 
Boa noite irmãos, encontrei esse cogumelo que se parece muito com a Amanita Caesarea (que é comestível) mas fiquei na dívida, alguém poderia me esclarecer melhor?
Habitat: em baixo de uns pés de pinus
Lâminas (Lamelas, Gills): branca
Estipe (Talo, Stem): altura: 6 cm largura: 2 cm
Píleo (Chapéu, Cap): 5 cm de circunferência
Cor do carimbo de esporos: não sei
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não
Local: Jardim Botânico do RJ

OBS: Eu não o arranquei propositalmente na verdade um moleque pisou nele (fiquei puto) e então o peguei...
 

Anexos

  • IMG_0191.JPG
    IMG_0191.JPG
    179.9 KB · Visualizações: 55
  • IMG_0192.JPG
    IMG_0192.JPG
    168.7 KB · Visualizações: 47
  • IMG_0196.JPG
    IMG_0196.JPG
    102.3 KB · Visualizações: 52
  • IMG_0197.JPG
    IMG_0197.JPG
    98.5 KB · Visualizações: 46
Boa noite irmãos, encontrei esse cogumelo que se parece muito com a Amanita Caesarea (que é comestível) mas fiquei na dívida, alguém poderia me esclarecer melhor?
veja so o que esse membro fala sobre a identificação de outra especie de cogumelo https://teonanacatl.org/threads/no-caminho-tinha-um-cogumelo.7735/#post-109116
Ou seja isso pode ser um tanto complexo, mas talvez você consiga ajuda nos fóruns de portugal, lá essa especie é bem comum eu acho.
 
veja so o que esse membro fala sobre a identificação de outra especie de cogumelo https://teonanacatl.org/threads/no-caminho-tinha-um-cogumelo.7735/#post-109116
Ou seja isso pode ser um tanto complexo, mas talvez você consiga ajuda nos fóruns de portugal, lá essa especie é bem comum eu acho.
Realmente se parece muito com a espécie Boletus, pesquisando mais afundo vi que se parece muito com o Suillus granulatus, comestível :). Obrigado pela ajuda irmão, paz e luz!
 
Última edição:
Boa noite irmãos, encontrei esse cogumelo que se parece muito com a Amanita Caesarea (que é comestível) mas fiquei na dívida, alguém poderia me esclarecer melhor?
Habitat: em baixo de uns pés de pinus
Lâminas (Lamelas, Gills): branca
Estipe (Talo, Stem): altura: 6 cm largura: 2 cm
Píleo (Chapéu, Cap): 5 cm de circunferência
Cor do carimbo de esporos: não sei
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não
Local: Jardim Botânico do RJ

OBS: Eu não o arranquei propositalmente na verdade um moleque pisou nele (fiquei puto) e então o peguei...
As 4 fotos são de Suillus granulatus. Ciao.
 
Ola pessoal!! Estava visitando um lugar por diversão e foi quando me reparo com esses amanitas, porém não sei a espécie deles e peço a ajuda de vocês.
Ainda não tirei eles do chão.
Habitat: área de pinus.
Local: Curitiba.
 

Anexos

  • IMG_20150719_120606343.jpg
    IMG_20150719_120606343.jpg
    157.8 KB · Visualizações: 38
  • IMG_20150719_120513483_HDR.jpg
    IMG_20150719_120513483_HDR.jpg
    145.3 KB · Visualizações: 37
Galera, pedido de identificação: Acho que postei no lugar errado e excluiram. Desculpem-me moderação!!

Espécie: Possível Amanita Gemmata
Habitat: Perto de pinus
Cidade: Região da capital do Paraná
obs: não os colhi, então não testei mudanças de cores.

Seguem as fotos: Espero conseguir identificar, pois estou com medo de colhe-los e serem venenosos, pelas pesquisas que fiz parecem ser o gemmata, mas...

Já que não tem jeito de postar imagens... to tentando a duas horas. nem desabilitando o flash nem trocando de navegador, vai de site externo mesmo:

257qb2h.jpg
j8pmxj.jpg
dzuqmt.jpg
30vnb4l.jpg
35cqwdf.jpg
2cgkehk.jpg
 
@cronono,

A confusão com Amanita gemmata é o principal problema com esses amanitas amarelos.

Veja por exemplo a troca de mensagens com o Gokshura a partir da mensagem 178 desse tópico.

Então amigo Ecuador: Obrigado pelas infos mas já tinha lido o tópico. Relamente os meus são parecidos com o do brother Gokshura, porém no lugar onde achei não tive tanta sorte de achar dos vermelhinhos tb. Em todo caso não os colhi, e esporos não faltarão para o ano que vem. É um local privado e não tem muito acesso de pessoas não autorizadas. Agora ficarei acompanhando pra ver se aparece algum muscaria. Li aqui no fórum um cara que ingeriu o gemmata (pelo menos ele acha que era), mas parece que não teve coragem de tomar o suficiente (acho que também não tomarei até que tenhamos certeza que realmente não é perigoso.).

abraço!!!
 
Então, agora achei outros em outro lugar na mesma cidade, porém não no mesmo terreno destes. Tb to suspeito em dizer, mas acho que podem mesmo serem gemmatas. Ou será que são muscaria amarelos?? li aqui no fórum que parece que tem muscarias amarelos. Alguém mais experiênte sabe identificá-los?

Segue as fotos.

Colhi apenas um já que não tenho certeza. Mas sei onde estão caso forem dos bons.
 

Anexos

  • IMG_20150725_105255338.jpg
    IMG_20150725_105255338.jpg
    162 KB · Visualizações: 28
  • IMG_20150725_105309325.jpg
    IMG_20150725_105309325.jpg
    145.5 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20150725_105325605.jpg
    IMG_20150725_105325605.jpg
    131.8 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20150725_105330228.jpg
    IMG_20150725_105330228.jpg
    158.2 KB · Visualizações: 30
  • IMG_20150725_105441671.jpg
    IMG_20150725_105441671.jpg
    132 KB · Visualizações: 29
Então, agora achei outros em outro lugar na mesma cidade, porém não no mesmo terreno destes. Tb to suspeito em dizer, mas acho que podem mesmo serem gemmatas. Ou será que são muscaria amarelos?? li aqui no fórum que parece que tem muscarias amarelos. Alguém mais experiênte sabe identificá-los?

Segue as fotos.

Colhi apenas um já que não tenho certeza. Mas sei onde estão caso forem dos bons.

Para dar uma correta determinação é necessário ver o estipe ea volva. Ciao.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top