Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amanita no mel

Pinball Wizard

Cogumelo maduro
Membro Ativo
02/06/2006
116
71
Funciona também pra amanita como técnica para conservação?
Haja mel pra cobrir esses gigantes, mas por curiosidade...
 
Funciona também pra amanita como técnica para conservação?
Haja mel pra cobrir esses gigantes, mas por curiosidade...
tanbém tenho minhas duvidas.
o mel serve como "antidoto" natural pro veneno das amanitas, talvez ele diminua consideravelmente a potencia dos cogus OU nao.
nao sei mesm0o algum amigo mais estudado em quimica deveria opinar aqui.
o que eu sei é que deve ficar MUITO bom.
rola fazer uma geleia ou até uma PAÇOCA(nham) com as amanitas.
a geleia já fiz e eh MUITO show.
 
Acredito que estou numa situação em que colocar no mel os poucos cogus que tenho seja uma opção boa, ao menos para fins de teste.
Não posso usar o forno pra secá-los completamente (estão ficando tostados), fiz um parte da desidratação usando o forno e outra parte usando secador de cabelo. Minha geladeira está contra mim e sua traseira não me parece tão quente nem tão ventilada quanto deveria pra fazer o secamento (nunca sequei cogu, nem meia atrás da geladeira, mas colocando a mão parece que não vai secar nada). Então pra não deixar apodrecer os cogus, que não vou comer hoje, talvez nem semana que vem, seria bom testar o mel.
Eu sei que persistência é uma virtude, principalmente quando estamos lidando com amanitas, mas eu to cansado pá carai de ficar com o secador neles e eles ficarem com a mesma cara molhada e consistência de borracha.
O que vocês acham? Mel?
 
De Qualquer Forma Olha A Aparencia De Como Eles Devem Ficar...
indisp.png
 
Que lindeza de vista.
Diz pra nós qual o método que você usou?
 
Que lindeza de vista.
Diz pra nós qual o método que você usou?
POIS BEM ,ESSES JA VEM SECOS P MIM,

MAS METODO EXISTE VARIOS, O SEGREDO E A PACIENCIA, SECAR EM FORNO NAO ACREDITO QUE SEJA UMA BOA, SUPOSTAMENTE DIMINUA , AS TOXINAS DELE ,TENTE SECALOS NO VENTILADOR,...DA UMA OLHADINHA TAMBEM NA BIBLIOTECA....
 
Que lindeza de vista.
Diz pra nós qual o método que você usou?

Fala amigo, tudo certo??

Então, como o Fred falou acima, talvez o melhor método de secagem seja ventilação + dissecante, porque aí vc não usa temperaturas em nenhuma parte do processo, diminuindo assim as perdas na potência dos frutos.

Uma técnica utilizada com sucesso pelo Maurício, é prendê-las na frente da saída do ar condicionado... o ar é gelado quando ligado, porém por estar em baixa temperatura, é um ar de baixíssima umidade.

Quando o ar passa por entre as "aletas" do trocador de calor do aparelho, pela troca térmica, quando ele fica frio, esse trocador acaba por absorver o nível de umidade do ar, então quando este sai do aparelho, se apresenta um ar de baixa temperatura, porém com baixíssima umidade. Essa propriedade faz com que o ar condicionado, seja ótimo para a secagem de cogumelos, pois absorve a umidade do cogu, por isso apresenta resultados melhores do que ventilador ou túnel de vento. Para complementar, use dissecante de mercado (anti-mofo) sem aroma, que seus cogus ficam bem sequinhos, ou sílica gel.

Uma prova do ótimo funcionamento do ar condicionado é.... tente desembaçar o vidro do seu carro com o ar condicionado, então vc percebe como ele absorve rapidamente a umidade disponível no meio.

sucesso, abraço e leia muito a biblioteca!
 
Hum, ainda não os sequei direito, moro com a família e tenho que aproveitar horários em que a casa está deserta. Agora estão na máquina de secar roupa. Mas não fique chocado, a máquina de casa é diferente da convencional - ela tem uma bolsa de plástico mole que envolve a roupa pendurada numa espécie de varal. Sobre o varal está um troço que sopra vento quente pra dentro do bolsão. É meio difícil de imaginar mesmo... Os cogus não estão girando e se batendo contra uma máquina desumana, rs.
E alguém me diz quanto tempo dura um amanita não seco fora da geladeira?
 
Hum, ainda não os sequei direito, moro com a família e tenho que aproveitar horários em que a casa está deserta. Agora estão na máquina de secar roupa. Mas não fique chocado, a máquina de casa é diferente da convencional - ela tem uma bolsa de plástico mole que envolve a roupa pendurada numa espécie de varal. Sobre o varal está um troço que sopra vento quente pra dentro do bolsão. É meio difícil de imaginar mesmo... Os cogus não estão girando e se batendo contra uma máquina desumana, rs.
E alguém me diz quanto tempo dura um amanita não seco fora da geladeira?
24 horas +- depende muito do calor umidade etc.
mas me diz pra que vc quer saber se tem uma ESTUFA?
(facinho d eimaginar. e acho que funciona sim!)
 
É, minha máquina de secar roupa parece uma estufa. Tentei usar pra secar amanitas e até daria certo não fosse tão demorado. (depois dos pobres coitados terem passado por duas horas no forno mais um tempinho no secador de cabelo)
Creio que eu tenha que jogar fora as chapeletas, pois ficaram mais de 24 horas fora da geladeira com mudança de odor. Antes tinha cheiro forte e adocicado de um fungão culinário... acho que porque eu o cozinhei um pouco. Agora está entre um cheiro apetitoso e fedido, heuaehuehauhae, não está fedido, está um princípio de fedido. Minha precaução diz 'não coma'.
Ah, se eu tivesse lido sobre a porção mágica antes de jogá-los no forno não estaria passando por isso.
Obrigado todos pelas infos.
 
E aí pessoal, eu havia pensado nesse método com mel antes pq ele é o único produto orgânico do mundo que nao estraga, ele no máximo cristaliza e como eu já havia visto o morta falando que o uso das amanitas com mel era muito bom eu resolvi começar a conservar os meus no mel. Eles estão num pote de mel a umas duas semanas mas ocorreram alguns imprevistos.
Eles boiam, nada legal, meu medo é q a parte q fica em cima, p/ fora do mel estrague, outra coisa, eles acabaram liberando agua no mel, deichando o mel mais fluido, e outra é q eles estão bem moles e escureceram, mas eu acho q eles estão "chupando" o mel agora e apesar da aparencia deles nao ter ficado muito legal( tá parecendo um doce daqueles caseiros q vc come d colher), eu acho q vai acabar funcionando, vamos dar um tempinho agora e ver.
 
Bom pesoal, uma tecnica que ainda não utilizei mas dizem que funciona muito bem(http://www.gratisweb.com/delysid/indice.html) é a seguinte: forno elétrico na temperatura mínima 50 graus celsius com a porta aberta e o mais alto possível em relação a fonte de calor, nada de altas temperaturas como se fôssemos assar um bolo, e detalhe, isso tarda mais ou menos umas doze horas, é tentar pra ver.
 
Bom pesoal, uma tecnica que ainda não utilizei mas dizem que funciona muito bem(http://www.gratisweb.com/delsid/indice.html) é a seguinte: forno elétrico na temperatura mínima 50 graus celsius com a porta aberta e o mais alto possível em relação a fonte de calor, nada de altas temperaturas como se fôssemos assar um bolo, e detalhe, isso tarda mais ou menos umas doze horas, é tentar pra ver.

Não funciona e ainda estraga o cogumelo. :)
 
Não sei onde está a duvida...
Ar condicionado simples 30€
Dissecante 3 a 6€
Mete algumas horas no ar condicionado e uma noite no dissecante, depois cada pessoa vê se é preciso aumentar o tempo em cada parte do processo..
A coisa da meia atras do frigorifico parece a melhor alternativa.
Abraços
 
Back
Top