Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

All in One Grow Bags

Chiron098

Esporo
Cadastrado
10/07/2024
60
3
25
Alguém sabe se essa técnica funciona?

Um carinha me recomendou fazer essa técnica pq tem uma chance baixa de contaminação. Ele disse pra por grãos de trigo em um saco para cultivo, e um substrato em cima dos grãos, o substrato sendo composto de fibra de coco e vermiculita. Eu inocularia primeiro os grãos, e aí tudo seria colonizado.

Para frutificar, só abrir a bag e espirrar água, e tapar depois com pregadores. Seria o método mais simples e eficiente, já que só precisa do substrato e de um saco.

Como você não mexe na bag até colonizar tudo, também existem chances baixas de contaminação, é tipo um monotub, mas a tub é a bag, e vc não joga um spawn colonizado num substrato, mas faz logo tudo junto, para não ter contaminação.

Funciona sim e fica top,

De fato a chance de contaminação posterior à inoculação é mínima, mas o risco vem desde antes.
Esterilizar grãos não é tão fácil quanto parece. Aliás, é simples de fazer, dificil é ser bem sucedido no começo.

Eu faço cultivo em bags mas optei por seguir um caminho um pouco diferente do "ALL in one",

Primeiro passo: eu colonizo uma bag menor para spawn, com um litro de grão;

Segundo passo: qnd o grão está colonizado, em outra bag maior eu esterelizo dois litros de substrato e faço a transferência do spawn para essa bag, selo a bag e misturo bem o grão com o substrato;

Terceiro passo: após colonizado eu abro a bag e faço uma cobertura com vermiculita e deixo frutificar

Escolhi seguir esse método pois assim caso tenha uma contaminação no estágio de colonização dos grãos eu só perco eles, se fosse fazer ALL in one, iria perder o substrato e desse modo também diminuo o volume a ser esterelizado, e assim aumento a garantia do calor atingir o núcleo da bag e estereliza-la corretamente. Pra mim esse é o calcanhar de Aquiles da técnica "ALL in one", é preciso garantir que a bag seja esterelizada por conta dos grãos.

Funciona sim e fica top,

De fato a chance de contaminação posterior à inoculação é mínima, mas o risco vem desde antes.
Esterilizar grãos não é tão fácil quanto parece. Aliás, é simples de fazer, dificil é ser bem sucedido no começo.

Ele disse também que faz só com o substrato que eu te falei, ele só deu essa ideia pq eu pesquisei na internet essa "all in one grow bags"

Eu faço cultivo em bags mas optei por seguir um caminho um pouco diferente do "ALL in one",

Primeiro passo: eu colonizo uma bag menor para spawn, com um litro de grão;

Segundo passo: qnd o grão está colonizado, em outra bag maior eu esterelizo dois litros de substrato e faço a transferência do spawn para essa bag, selo a bag e misturo bem o grão com o substrato;

Terceiro passo: após colonizado eu abro a bag e faço uma cobertura com vermiculita e deixo frutificar

Escolhi seguir esse método pois assim caso tenha uma contaminação no estágio de colonização dos grãos eu só perco eles, se fosse fazer ALL in one, iria perder o substrato e desse modo também diminuo o volume a ser esterelizado, e assim aumento a garantia do calor atingir o núcleo da bag e estereliza-la corretamente. Pra mim esse é o calcanhar de Aquiles da técnica "ALL in one", é preciso garantir que a bag seja esterelizada por conta dos grãos.
Creio que dê pra fazer só com uma mistura de fibra de coco e vermiculita não?

Hehehehhee gesso e uma pitada de pimenta, inoculando no círculo de velas

Tem gente que coloca farelo de trigo, mas aí entra a questão da esterelização mais uma vez.

Farelo de trigo do bulk de juba de leão deu super certo aqui! Tinha certeza que ia dar ruim pq foi só pasteurizado e depois exposto no ar.
Com cubensis lógico que não teria essa sorte, mas pelo menos deu pra ver que os caras não tiraram a ideia do nada

Farelo de trigo do bulk de juba de leão deu super certo aqui! Tinha certeza que ia dar ruim pq foi só pasteurizado e depois exposto no ar.
Com cubensis lógico que não teria essa sorte, mas pelo menos deu pra ver que os caras não tiraram a ideia do nada
Sim, pra comestíveis é normal, tem até um super substrato que o povo tá usando "casquinha de soja", parece que os comestíveis e medicinais devoram essa mistura, chamam de "Master Mix" e vi pasteurizarem naquela técnica de barril de vapor

Agora com o cubensis eu tentei uma vez colocar uma vez esse suplemento de farelo de trigo mas não curti, não acertei o ponto, achei que o bolo perdeu umidade com mais facilidade. Acho que fazem assim pra diminuir a quantidade de spawn usado, pq pelo que entendi, eles esterelizam o cvg + farelo e depois fazem a inoculação com o spawn.
Mas, sei lá... Eu não mudaria meu método mais.

Vc não vai conseguir cultivar sem uma fonte de nutrientes, o cvg não é um substrato muito nutritivo.
Estava pensando em adicionar estrume de vaca, mas o cara disse que era melhor não pq é difícil de esterelizar. O que mais posso adicionar nesse substrato que não seja grão e que possa deixar ele nutritivo?

Estava pensando em adicionar estrume de vaca, mas o cara disse que era melhor não pq é difícil de esterelizar. O que mais posso adicionar nesse substrato que não seja grão e que possa deixar ele nutritivo?
Qualquer coisa nutritiva que vc coloque vai precisar de uma esterelização maior.
Tem gente que coloca 20% de farelo de trigo, porém depois inoculam com spawn de graos em menor quantidade, por exemplo ao invés de usar 1 litro de spawn, usam 200ml.

Se não for fazer o pftek, dificilmente vc vai conseguir fazer alguma coisa sem grãos. Não tem muita alternativa, ou melhor, não que funcione comprovadamente...

Qualquer coisa nutritiva que vc coloque vai precisar de uma esterelização maior.
Tem gente que coloca 20% de farelo de trigo, porém depois inoculam com spawn de graos em menor quantidade, por exemplo ao invés de usar 1 litro de spawn, usam 200ml.

Se não for fazer o pftek, dificilmente vc vai conseguir fazer alguma coisa sem grãos. Não tem muita alternativa, ou melhor, não que funcione comprovadamente...

Como esterilizar grãos então? Sementes de trigo.

Esse método do all in one bag precisa de glovebox pra inocular?

É só fazer pftek de arroz integral e pó de coco, não tem nada mais seguro.

Se você abrir a bag e não tiver um ambiente limpo e não souber manusear de forma certa, vai entrar contaminante. Apesar de ser mais difícil contaminar depois, se já contaminou na inoculação...

Eu fiz alguns blocos axenicos de shiitake uma época, nunca fiz pra cubensis assim.

A forma que o spiritual explicou que ele faz, é a mais garantida de não ter contaminação.

Fazer tudo junto demora mais pra colonizar e dá mais tempo pros contaminantes se espalharem.
Nenhum substrato continua estéril depois que você abre pra inocular, a diferença é que inoculando com grãos I processo é mais rápido e não dá tempo de outro organismo colonizar.

É fácil perceber isso com pftek.
Você esteriliza o potinho, fura com agulha e nunca abre a tampa pra entrar contaminante. Mas se você fizer um pftek de 2 litros, em vez de 300-500ml, vai contaminar.

É só fazer pftek de arroz integral e pó de coco, não tem nada mais seguro.

Se você abrir a bag e não tiver um ambiente limpo e não souber manusear de forma certa, vai entrar contaminante. Apesar de ser mais difícil contaminar depois, se já contaminou na inoculação...

Eu fiz alguns blocos axenicos de shiitake uma época, nunca fiz pra cubensis assim.

A forma que o spiritual explicou que ele faz, é a mais garantida de não ter contaminação.

Fazer tudo junto demora mais pra colonizar e dá mais tempo pros contaminantes se espalharem.
Nenhum substrato continua estéril depois que você abre pra inocular, a diferença é que inoculando com grãos I processo é mais rápido e não dá tempo de outro organismo colonizar.

É fácil perceber isso com pftek.
Você esteriliza o potinho, fura com agulha e nunca abre a tampa pra entrar contaminante. Mas se você fizer um pftek de 2 litros, em vez de 300-500ml, vai contaminar.
Então é melhor fazer com grãos. Não parece ser tão difícil. Ele disse pra usar sementes de trigo. Hidratar, cozinhar na panela de pressão por 15 minutos, depois poe na parte de baixo da bag(onde inocula), e o substrato em cima. Sela e manda pra panela de pressão por 1 hora e meia. Depois álcool em tudo, inocula com CL, põe numa caixa esterelizada, de isopor de preferência e já era. Há o filtro pro micélio respirar e como tem a parte "curativa" pra inocular, não entra contaminante

Bem vindo, amigo.

A técnica básica recomendada para iniciantes é a PfTek por diversos motivos.

Estou pressupondo que você é iniciante, se for o caso, aprenda a andar antes que querer correr uma maratona. Você vai economizar tempo, dinheiro, trabalho e frustração.

Back